Simulado: Produtor Cultural - Artes - Produção Cultural - UNIPAMPA RS

22 questões Artes, Produção Cultural, Produtor Cultural, UNIPAMPA RS, CESPE, Ensino Médio

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1Questão 351519. Artes, Produção Cultural, Produtor Cultural, UNIPAMPA RS, CESPE, Ensino Médio, 2009

Com relação a supervisão e coordenação de um evento cultural, julgue os itens que se seguem.

O conhecimento luminotécnico é muito importante na concepção de uma mostra. A iluminação de um desfile de moda conceitual, por exemplo, difere drasticamente da iluminação de uma exposição de indumentária.

2Questão 351593. Artes, Produção Cultural, Produtor Cultural, UNIPAMPA RS, CESPE, Ensino Médio, 2009

A Lei n.º 8.313/1991, que estabelece o Programa Nacional de Apoio a Cultura (PRONAC), ficou conhecida como o principal mecanismo de estímulo ao marketing cultural. Essa lei estabelece que o PRONAC deve ser implementado mediante o Fundo Nacional de Cultura (FNC), o Fundo de Investimentos Cultural e Artístico (FICART) e o incentivo a projetos culturais. Com relação a essa lei, julgue os itens de 107 a 110.

A renúncia fiscal representa uma opção exclusiva para empresas patrocinadoras que invistam nos projetos que tenham correlação com a sua marca.

3Questão 351604. Artes, Produção Cultural, Produtor Cultural, UNIPAMPA RS, CESPE, Ensino Médio, 2009

O suplemento de cultura da Pesquisa de Informações Básicas Municipais, realizada pelo IBGE em 2006, possibilitou um amplo diagnóstico dos equipamentos culturais no Brasil. Nesse suplemento, consta que apenas 9% dos municípios brasileiros possuem pelo menos um cinema; 21% possui pelo menos um teatro ou uma sala de espetáculo; 21% possui pelo menos um museu; 31% possui pelo menos uma livraria; 78% possui pelo menos uma videolocadora e 85% possui pelo menos uma biblioteca pública. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir.

Mesmo considerando a alta distribuição de produções audiovisuais nacionais e internacionais, percebe-se no Brasil baixa permeabilidade desses conteúdos audiovisuais pelo conjunto dos equipamentos culturais públicos, privados e domésticos.

4Questão 351616. Artes, Produção Cultural, Produtor Cultural, UNIPAMPA RS, CESPE, Ensino Médio, 2009

O suplemento de cultura da Pesquisa de Informações Básicas Municipais, realizada pelo IBGE em 2006, possibilitou um amplo diagnóstico dos equipamentos culturais no Brasil. Nesse suplemento, consta que apenas 9% dos municípios brasileiros possuem pelo menos um cinema; 21% possui pelo menos um teatro ou uma sala de espetáculo; 21% possui pelo menos um museu; 31% possui pelo menos uma livraria; 78% possui pelo menos uma videolocadora e 85% possui pelo menos uma biblioteca pública. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir.

Embora as bibliotecas públicas sejam o equipamento cultural com maior presença no território brasileiro, apenas com esse dado não é possível saber sobre sua qualidade e seu perfil de gestão cultural.

5Questão 351623. Artes, Produção Cultural, Produtor Cultural, UNIPAMPA RS, CESPE, Ensino Médio, 2009

A Lei n.º 8.313/1991, que estabelece o Programa Nacional de Apoio a Cultura (PRONAC), ficou conhecida como o principal mecanismo de estímulo ao marketing cultural. Essa lei estabelece que o PRONAC deve ser implementado mediante o Fundo Nacional de Cultura (FNC), o Fundo de Investimentos Cultural e Artístico (FICART) e o incentivo a projetos culturais. Com relação a essa lei, julgue os itens de 107 a 110.

A Comissão Nacional de Incentivo a Cultura (CNIC), órgão coordenado pelo Ministério da Cultura, é responsável pela análise apriorística dos projetos apresentados que pleiteiem renúncia fiscal e, por possuir competência de âmbito consultivo, não está apta a indeferir um projeto.

6Questão 351648. Artes, Produção Cultural, Produtor Cultural, UNIPAMPA RS, CESPE, Ensino Médio, 2009

A Lei n.º 8.313/1991, que estabelece o Programa Nacional de Apoio a Cultura (PRONAC), ficou conhecida como o principal mecanismo de estímulo ao marketing cultural. Essa lei estabelece que o PRONAC deve ser implementado mediante o Fundo Nacional de Cultura (FNC), o Fundo de Investimentos Cultural e Artístico (FICART) e o incentivo a projetos culturais. Com relação a essa lei, julgue os itens de 107 a 110.

O FICART é subutilizado e, desde a sua constituição, não há uma estratégia de marketing cultural atrelada ao lançamento de ativos de projetos e produções culturais regulados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

7Questão 351685. Artes, Produção Cultural, Produtor Cultural, UNIPAMPA RS, CESPE, Ensino Médio, 2009

Com relação a supervisão e coordenação de um evento cultural, julgue os itens que se seguem.

As coordenações de equipes de eventos de grande porte devem trabalhar de forma integrada, com vistas à obtenção do resultado esperado pelo diretor/curador do evento.

8Questão 351724. Artes, Produção Cultural, Produtor Cultural, UNIPAMPA RS, CESPE, Ensino Médio, 2009

O suplemento de cultura da Pesquisa de Informações Básicas Municipais, realizada pelo IBGE em 2006, possibilitou um amplo diagnóstico dos equipamentos culturais no Brasil. Nesse suplemento, consta que apenas 9% dos municípios brasileiros possuem pelo menos um cinema; 21% possui pelo menos um teatro ou uma sala de espetáculo; 21% possui pelo menos um museu; 31% possui pelo menos uma livraria; 78% possui pelo menos uma videolocadora e 85% possui pelo menos uma biblioteca pública. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir.

Em decorrência das modernas leis de financiamento a atividades culturais vigentes no Brasil, a gestão cultural não precisa necessariamente de uma relação direta com equipamentos culturais dos municípios onde atua para ser implementada.

9Questão 351850. Artes, Produção Cultural, Produtor Cultural, UNIPAMPA RS, CESPE, Ensino Médio, 2009

Com relação a supervisão e coordenação de um evento cultural, julgue os itens que se seguem.

Ao se planejar um evento cultural, deve-se adotar o gerenciamento de pessoal.

10Questão 351926. Artes, Produção Cultural, Produtor Cultural, UNIPAMPA RS, CESPE, Ensino Médio, 2009

Com relação a supervisão e coordenação de um evento cultural, julgue os itens que se seguem.

As atividades de organização de eventos, por envolverem noções espaciais bastante complexas, que podem afetar a segurança e o bem-estar do público, devem, por lei, contar com a supervisão de arquitetos.

11Questão 351977. Artes, Produção Cultural, Produtor Cultural, UNIPAMPA RS, CESPE, Ensino Médio, 2009

O suplemento de cultura da Pesquisa de Informações Básicas Municipais, realizada pelo IBGE em 2006, possibilitou um amplo diagnóstico dos equipamentos culturais no Brasil. Nesse suplemento, consta que apenas 9% dos municípios brasileiros possuem pelo menos um cinema; 21% possui pelo menos um teatro ou uma sala de espetáculo; 21% possui pelo menos um museu; 31% possui pelo menos uma livraria; 78% possui pelo menos uma videolocadora e 85% possui pelo menos uma biblioteca pública. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir.

Os gestores de equipamentos culturais devem, entre outros fatores, se preocupar com a qualidade e a forma de acesso aos bens e serviços culturais que promovem.

12Questão 352014. Artes, Produção Cultural, Produtor Cultural, UNIPAMPA RS, CESPE, Ensino Médio, 2009

Julgue os próximos itens, a respeito da elaboração ou aprovação de materiais de divulgação cultural.

O produtor cultural deve saber decodificar os conteúdos utilitários da mensagem e identificar a ordem proposta pelo designer, os aspectos que ele considera mais importantes e as sensações que ele pretende provocar.

13Questão 352031. Artes, Produção Cultural, Produtor Cultural, UNIPAMPA RS, CESPE, Ensino Médio, 2009

Com relação a supervisão e coordenação de um evento cultural, julgue os itens que se seguem.

A contratação dos profissionais que irão trabalhar em eventos culturais deve ser guiada pela lógica multidisciplinar, ou seja, equipes compostas por pessoas com saberes, habilidades e competências das mais diversas áreas.

14Questão 352054. Artes, Produção Cultural, Produtor Cultural, UNIPAMPA RS, CESPE, Ensino Médio, 2009

O suplemento de cultura da Pesquisa de Informações Básicas Municipais, realizada pelo IBGE em 2006, possibilitou um amplo diagnóstico dos equipamentos culturais no Brasil. Nesse suplemento, consta que apenas 9% dos municípios brasileiros possuem pelo menos um cinema; 21% possui pelo menos um teatro ou uma sala de espetáculo; 21% possui pelo menos um museu; 31% possui pelo menos uma livraria; 78% possui pelo menos uma videolocadora e 85% possui pelo menos uma biblioteca pública. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir.

Cabe ao gestor cultural otimizar os equipamentos culturais disponíveis, elaborando programações de conteúdos culturais que sejam atrativos paras os municípios onde atuam.

15Questão 352118. Artes, Produção Cultural, Produtor Cultural, UNIPAMPA RS, CESPE, Ensino Médio, 2009

Com relação a supervisão e coordenação de um evento cultural, julgue os itens que se seguem.

Cabe ao gestor/curador a concepção de espaços que contemplem o registro das imagens do evento.

16Questão 352199. Artes, Produção Cultural, Produtor Cultural, UNIPAMPA RS, CESPE, Ensino Médio, 2009

Com relação a supervisão e coordenação de um evento cultural, julgue os itens que se seguem.

Um gestor de eventos deve possuir habilidades para criar e gerenciar fluxogramas e planilhas.

17Questão 352206. Artes, Produção Cultural, Produtor Cultural, UNIPAMPA RS, CESPE, Ensino Médio, 2009

A Lei n.º 8.313/1991, que estabelece o Programa Nacional de Apoio a Cultura (PRONAC), ficou conhecida como o principal mecanismo de estímulo ao marketing cultural. Essa lei estabelece que o PRONAC deve ser implementado mediante o Fundo Nacional de Cultura (FNC), o Fundo de Investimentos Cultural e Artístico (FICART) e o incentivo a projetos culturais. Com relação a essa lei, julgue os itens de 107 a 110.

A lei em questão é responsável por um aumento crescente da produção cultural no Brasil.

18Questão 352237. Artes, Produção Cultural, Produtor Cultural, UNIPAMPA RS, CESPE, Ensino Médio, 2009

Com relação a supervisão e coordenação de um evento cultural, julgue os itens que se seguem.

As curadorias de eventos culturais seguem, via de regra, um mesmo e rígido esquema de agrupamento das obras que comporão qualquer tipo de mostra.

19Questão 352273. Artes, Produção Cultural, Produtor Cultural, UNIPAMPA RS, CESPE, Ensino Médio, 2009

Com relação a supervisão e coordenação de um evento cultural, julgue os itens que se seguem.

O transporte das peças para qualquer tipo de mostra deve seguir os mesmos padrões de exigência contratual, mesmo em se tratando de peças com elevada importância histórica.

20Questão 352331. Artes, Produção Cultural, Produtor Cultural, UNIPAMPA RS, CESPE, Ensino Médio, 2009

O suplemento de cultura da Pesquisa de Informações Básicas Municipais, realizada pelo IBGE em 2006, possibilitou um amplo diagnóstico dos equipamentos culturais no Brasil. Nesse suplemento, consta que apenas 9% dos municípios brasileiros possuem pelo menos um cinema; 21% possui pelo menos um teatro ou uma sala de espetáculo; 21% possui pelo menos um museu; 31% possui pelo menos uma livraria; 78% possui pelo menos uma videolocadora e 85% possui pelo menos uma biblioteca pública. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir.

Uma confluência entre as políticas culturais e o gestor cultural pode ter como resultado hipotético a melhoria na qualidade da leitura pelo cidadão.

21Questão 352363. Artes, Produção Cultural, Produtor Cultural, UNIPAMPA RS, CESPE, Ensino Médio, 2009

Com relação a supervisão e coordenação de um evento cultural, julgue os itens que se seguem.

A determinação do número de profissionais responsáveis por cada setor do evento é responsabilidade exclusiva da direção.

22Questão 352368. Artes, Produção Cultural, Produtor Cultural, UNIPAMPA RS, CESPE, Ensino Médio, 2009

Julgue os próximos itens, a respeito da elaboração ou aprovação de materiais de divulgação cultural.

Não é de responsabilidade do produtor cultural, e sim da empresa de programação visual contratada, a aprovação dos materiais de divulgação, como cartazes, outdoors, filipetas, programas impressos e convites.