Simulado: Produtor Cultural - Artes - Produção Cultural - UNIPAMPA RS

22 questões | Artes, Produção Cultural, Produtor Cultural, UNIPAMPA RS, CESPE, Ensino Médio | Comentar (0)

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1 Questão 351519 | Artes, Produção Cultural, Produtor Cultural, UNIPAMPA RS, CESPE, Ensino Médio, 2009

Com relação a supervisão e coordenação de um evento cultural, julgue os itens que se seguem.

O conhecimento luminotécnico é muito importante na concepção de uma mostra. A iluminação de um desfile de moda conceitual, por exemplo, difere drasticamente da iluminação de uma exposição de indumentária.

2 Questão 351593 | Artes, Produção Cultural, Produtor Cultural, UNIPAMPA RS, CESPE, Ensino Médio, 2009

A Lei n.º 8.313/1991, que estabelece o Programa Nacional de Apoio a Cultura (PRONAC), ficou conhecida como o principal mecanismo de estímulo ao marketing cultural. Essa lei estabelece que o PRONAC deve ser implementado mediante o Fundo Nacional de Cultura (FNC), o Fundo de Investimentos Cultural e Artístico (FICART) e o incentivo a projetos culturais. Com relação a essa lei, julgue os itens de 107 a 110.

A renúncia fiscal representa uma opção exclusiva para empresas patrocinadoras que invistam nos projetos que tenham correlação com a sua marca.

3 Questão 351604 | Artes, Produção Cultural, Produtor Cultural, UNIPAMPA RS, CESPE, Ensino Médio, 2009

O suplemento de cultura da Pesquisa de Informações Básicas Municipais, realizada pelo IBGE em 2006, possibilitou um amplo diagnóstico dos equipamentos culturais no Brasil. Nesse suplemento, consta que apenas 9% dos municípios brasileiros possuem pelo menos um cinema; 21% possui pelo menos um teatro ou uma sala de espetáculo; 21% possui pelo menos um museu; 31% possui pelo menos uma livraria; 78% possui pelo menos uma videolocadora e 85% possui pelo menos uma biblioteca pública. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir.

Mesmo considerando a alta distribuição de produções audiovisuais nacionais e internacionais, percebe-se no Brasil baixa permeabilidade desses conteúdos audiovisuais pelo conjunto dos equipamentos culturais públicos, privados e domésticos.

4 Questão 351616 | Artes, Produção Cultural, Produtor Cultural, UNIPAMPA RS, CESPE, Ensino Médio, 2009

O suplemento de cultura da Pesquisa de Informações Básicas Municipais, realizada pelo IBGE em 2006, possibilitou um amplo diagnóstico dos equipamentos culturais no Brasil. Nesse suplemento, consta que apenas 9% dos municípios brasileiros possuem pelo menos um cinema; 21% possui pelo menos um teatro ou uma sala de espetáculo; 21% possui pelo menos um museu; 31% possui pelo menos uma livraria; 78% possui pelo menos uma videolocadora e 85% possui pelo menos uma biblioteca pública. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir.

Embora as bibliotecas públicas sejam o equipamento cultural com maior presença no território brasileiro, apenas com esse dado não é possível saber sobre sua qualidade e seu perfil de gestão cultural.

5 Questão 351623 | Artes, Produção Cultural, Produtor Cultural, UNIPAMPA RS, CESPE, Ensino Médio, 2009

A Lei n.º 8.313/1991, que estabelece o Programa Nacional de Apoio a Cultura (PRONAC), ficou conhecida como o principal mecanismo de estímulo ao marketing cultural. Essa lei estabelece que o PRONAC deve ser implementado mediante o Fundo Nacional de Cultura (FNC), o Fundo de Investimentos Cultural e Artístico (FICART) e o incentivo a projetos culturais. Com relação a essa lei, julgue os itens de 107 a 110.

A Comissão Nacional de Incentivo a Cultura (CNIC), órgão coordenado pelo Ministério da Cultura, é responsável pela análise apriorística dos projetos apresentados que pleiteiem renúncia fiscal e, por possuir competência de âmbito consultivo, não está apta a indeferir um projeto.

6 Questão 351648 | Artes, Produção Cultural, Produtor Cultural, UNIPAMPA RS, CESPE, Ensino Médio, 2009

A Lei n.º 8.313/1991, que estabelece o Programa Nacional de Apoio a Cultura (PRONAC), ficou conhecida como o principal mecanismo de estímulo ao marketing cultural. Essa lei estabelece que o PRONAC deve ser implementado mediante o Fundo Nacional de Cultura (FNC), o Fundo de Investimentos Cultural e Artístico (FICART) e o incentivo a projetos culturais. Com relação a essa lei, julgue os itens de 107 a 110.

O FICART é subutilizado e, desde a sua constituição, não há uma estratégia de marketing cultural atrelada ao lançamento de ativos de projetos e produções culturais regulados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

7 Questão 351685 | Artes, Produção Cultural, Produtor Cultural, UNIPAMPA RS, CESPE, Ensino Médio, 2009

Com relação a supervisão e coordenação de um evento cultural, julgue os itens que se seguem.

As coordenações de equipes de eventos de grande porte devem trabalhar de forma integrada, com vistas à obtenção do resultado esperado pelo diretor/curador do evento.

8 Questão 351724 | Artes, Produção Cultural, Produtor Cultural, UNIPAMPA RS, CESPE, Ensino Médio, 2009

O suplemento de cultura da Pesquisa de Informações Básicas Municipais, realizada pelo IBGE em 2006, possibilitou um amplo diagnóstico dos equipamentos culturais no Brasil. Nesse suplemento, consta que apenas 9% dos municípios brasileiros possuem pelo menos um cinema; 21% possui pelo menos um teatro ou uma sala de espetáculo; 21% possui pelo menos um museu; 31% possui pelo menos uma livraria; 78% possui pelo menos uma videolocadora e 85% possui pelo menos uma biblioteca pública. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir.

Em decorrência das modernas leis de financiamento a atividades culturais vigentes no Brasil, a gestão cultural não precisa necessariamente de uma relação direta com equipamentos culturais dos municípios onde atua para ser implementada.

9 Questão 351850 | Artes, Produção Cultural, Produtor Cultural, UNIPAMPA RS, CESPE, Ensino Médio, 2009

Com relação a supervisão e coordenação de um evento cultural, julgue os itens que se seguem.

Ao se planejar um evento cultural, deve-se adotar o gerenciamento de pessoal.

10 Questão 351926 | Artes, Produção Cultural, Produtor Cultural, UNIPAMPA RS, CESPE, Ensino Médio, 2009

Com relação a supervisão e coordenação de um evento cultural, julgue os itens que se seguem.

As atividades de organização de eventos, por envolverem noções espaciais bastante complexas, que podem afetar a segurança e o bem-estar do público, devem, por lei, contar com a supervisão de arquitetos.

11 Questão 351977 | Artes, Produção Cultural, Produtor Cultural, UNIPAMPA RS, CESPE, Ensino Médio, 2009

O suplemento de cultura da Pesquisa de Informações Básicas Municipais, realizada pelo IBGE em 2006, possibilitou um amplo diagnóstico dos equipamentos culturais no Brasil. Nesse suplemento, consta que apenas 9% dos municípios brasileiros possuem pelo menos um cinema; 21% possui pelo menos um teatro ou uma sala de espetáculo; 21% possui pelo menos um museu; 31% possui pelo menos uma livraria; 78% possui pelo menos uma videolocadora e 85% possui pelo menos uma biblioteca pública. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir.

Os gestores de equipamentos culturais devem, entre outros fatores, se preocupar com a qualidade e a forma de acesso aos bens e serviços culturais que promovem.

12 Questão 352014 | Artes, Produção Cultural, Produtor Cultural, UNIPAMPA RS, CESPE, Ensino Médio, 2009

Julgue os próximos itens, a respeito da elaboração ou aprovação de materiais de divulgação cultural.

O produtor cultural deve saber decodificar os conteúdos utilitários da mensagem e identificar a ordem proposta pelo designer, os aspectos que ele considera mais importantes e as sensações que ele pretende provocar.

13 Questão 352031 | Artes, Produção Cultural, Produtor Cultural, UNIPAMPA RS, CESPE, Ensino Médio, 2009

Com relação a supervisão e coordenação de um evento cultural, julgue os itens que se seguem.

A contratação dos profissionais que irão trabalhar em eventos culturais deve ser guiada pela lógica multidisciplinar, ou seja, equipes compostas por pessoas com saberes, habilidades e competências das mais diversas áreas.

14 Questão 352054 | Artes, Produção Cultural, Produtor Cultural, UNIPAMPA RS, CESPE, Ensino Médio, 2009

O suplemento de cultura da Pesquisa de Informações Básicas Municipais, realizada pelo IBGE em 2006, possibilitou um amplo diagnóstico dos equipamentos culturais no Brasil. Nesse suplemento, consta que apenas 9% dos municípios brasileiros possuem pelo menos um cinema; 21% possui pelo menos um teatro ou uma sala de espetáculo; 21% possui pelo menos um museu; 31% possui pelo menos uma livraria; 78% possui pelo menos uma videolocadora e 85% possui pelo menos uma biblioteca pública. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir.

Cabe ao gestor cultural otimizar os equipamentos culturais disponíveis, elaborando programações de conteúdos culturais que sejam atrativos paras os municípios onde atuam.

15 Questão 352118 | Artes, Produção Cultural, Produtor Cultural, UNIPAMPA RS, CESPE, Ensino Médio, 2009

Com relação a supervisão e coordenação de um evento cultural, julgue os itens que se seguem.

Cabe ao gestor/curador a concepção de espaços que contemplem o registro das imagens do evento.

16 Questão 352199 | Artes, Produção Cultural, Produtor Cultural, UNIPAMPA RS, CESPE, Ensino Médio, 2009

Com relação a supervisão e coordenação de um evento cultural, julgue os itens que se seguem.

Um gestor de eventos deve possuir habilidades para criar e gerenciar fluxogramas e planilhas.

17 Questão 352206 | Artes, Produção Cultural, Produtor Cultural, UNIPAMPA RS, CESPE, Ensino Médio, 2009

A Lei n.º 8.313/1991, que estabelece o Programa Nacional de Apoio a Cultura (PRONAC), ficou conhecida como o principal mecanismo de estímulo ao marketing cultural. Essa lei estabelece que o PRONAC deve ser implementado mediante o Fundo Nacional de Cultura (FNC), o Fundo de Investimentos Cultural e Artístico (FICART) e o incentivo a projetos culturais. Com relação a essa lei, julgue os itens de 107 a 110.

A lei em questão é responsável por um aumento crescente da produção cultural no Brasil.

18 Questão 352237 | Artes, Produção Cultural, Produtor Cultural, UNIPAMPA RS, CESPE, Ensino Médio, 2009

Com relação a supervisão e coordenação de um evento cultural, julgue os itens que se seguem.

As curadorias de eventos culturais seguem, via de regra, um mesmo e rígido esquema de agrupamento das obras que comporão qualquer tipo de mostra.

19 Questão 352273 | Artes, Produção Cultural, Produtor Cultural, UNIPAMPA RS, CESPE, Ensino Médio, 2009

Com relação a supervisão e coordenação de um evento cultural, julgue os itens que se seguem.

O transporte das peças para qualquer tipo de mostra deve seguir os mesmos padrões de exigência contratual, mesmo em se tratando de peças com elevada importância histórica.

20 Questão 352331 | Artes, Produção Cultural, Produtor Cultural, UNIPAMPA RS, CESPE, Ensino Médio, 2009

O suplemento de cultura da Pesquisa de Informações Básicas Municipais, realizada pelo IBGE em 2006, possibilitou um amplo diagnóstico dos equipamentos culturais no Brasil. Nesse suplemento, consta que apenas 9% dos municípios brasileiros possuem pelo menos um cinema; 21% possui pelo menos um teatro ou uma sala de espetáculo; 21% possui pelo menos um museu; 31% possui pelo menos uma livraria; 78% possui pelo menos uma videolocadora e 85% possui pelo menos uma biblioteca pública. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir.

Uma confluência entre as políticas culturais e o gestor cultural pode ter como resultado hipotético a melhoria na qualidade da leitura pelo cidadão.

21 Questão 352363 | Artes, Produção Cultural, Produtor Cultural, UNIPAMPA RS, CESPE, Ensino Médio, 2009

Com relação a supervisão e coordenação de um evento cultural, julgue os itens que se seguem.

A determinação do número de profissionais responsáveis por cada setor do evento é responsabilidade exclusiva da direção.

22 Questão 352368 | Artes, Produção Cultural, Produtor Cultural, UNIPAMPA RS, CESPE, Ensino Médio, 2009

Julgue os próximos itens, a respeito da elaboração ou aprovação de materiais de divulgação cultural.

Não é de responsabilidade do produtor cultural, e sim da empresa de programação visual contratada, a aprovação dos materiais de divulgação, como cartazes, outdoors, filipetas, programas impressos e convites.

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