Simulado: Pesquisador em Propriedade Industrial - Biologia - Fisiologia Vegetal - INPI

17 questões Biologia, Fisiologia Vegetal, Pesquisador, INPI, CESPE, Ensino Superior

Responda as 17 questões do simulado abaixo (Pesquisador em Propriedade Industrial - Biologia - Fisiologia Vegetal - INPI). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

0 resolveram
0% acertos
n/d
0 gabaritaram
0 ótimo
0 bom
0 regular
0 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 382911. Biologia, Fisiologia Vegetal, Pesquisador, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Acerca dos mecanismos de defesa das plantas, julgue os itens subsequentes. Quando expostas a diferentes condições de estresse abiótico, algumas plantas são capazes de produzir espécies reativas de oxigênio que podem causar danos oxidativos às suas próprias células.

2Questão 382926. Biologia, Fisiologia Vegetal, Pesquisador, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Com relação aos hormônios vegetais e às suas aplicações, julgue os itens seguintes. O etileno é um hormônio gasoso relacionado com o processo de amadurecimento dos frutos e de abscisão de folhas e flores.

3Questão 383333. Biologia, Fisiologia Vegetal, Pesquisador, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Com relação aos hormônios vegetais e às suas aplicações, julgue os itens seguintes. Auxinas podem ser empregadas para estimular a formação de raízes com o objetivo de auxiliar a propagação de plantas cultivadas.

4Questão 383579. Biologia, Fisiologia Vegetal, Pesquisador, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Com relação aos hormônios vegetais e às suas aplicações, julgue os itens seguintes. Giberelinas estimulam a divisão e o alongamento celular e, consequentemente, plantas mutantes na via de síntese de giberelinas podem se tornar anãs.

5Questão 383661. Biologia, Fisiologia Vegetal, Pesquisador, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

A seca (escassez de água e altas temperaturas) é um dos fatores abióticos que mais afetam o crescimento e o desenvolvimento das plantas. Com relação a esse assunto e aos mecanismos de adaptação desenvolvidos pelas plantas para sobreviverem aos fatores abióticos, julgue os itens que se seguem. Os níveis de expressão de proteínas abundantes de embriogênese tardia (LEA), encontradas nas sementes das angiospermas, sofrem redução durante a maturação do embrião e quando as plantas ficam expostas a condições de estresse.

6Questão 383697. Biologia, Fisiologia Vegetal, Pesquisador, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Acerca dos mecanismos de defesa das plantas, julgue os itens subsequentes. Para tentar eliminar um agente fitopatogênico, a planta pode produzir substâncias capazes de inibir o desenvolvimento desse agente.

7Questão 385142. Biologia, Fisiologia Vegetal, Pesquisador, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Com relação aos hormônios vegetais e às suas aplicações, julgue os itens seguintes. Auxinas sintéticas, como o 2,4-D, têm sido empregadas na agricultura como moléculas herbicidas para o controle de plantas invasoras.

8Questão 385328. Biologia, Fisiologia Vegetal, Pesquisador, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Acerca dos mecanismos de defesa das plantas, julgue os itens subsequentes. O sistema de defesa da planta é multicompetente e se inicia com mudanças na atividade gênica do hospedeiro.

9Questão 385382. Biologia, Fisiologia Vegetal, Pesquisador, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Julgue os próximos itens, referentes à percepção e transdução de sinais em plantas. No que diz respeito à ativação e transdução de sinais, a ausência de receptores específicos que reconheçam padrões moleculares do patógeno é resultado de falhas evolutivas das plantas.

10Questão 385457. Biologia, Fisiologia Vegetal, Pesquisador, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Acerca dos mecanismos de defesa das plantas, julgue os itens subsequentes. As fitoalexinas são proteínas antimicrobianas produzidas por várias espécies de plantas em resposta a diferentes tipos de estresses bióticos ou abióticos.

11Questão 386019. Biologia, Fisiologia Vegetal, Pesquisador, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Com relação aos hormônios vegetais e às suas aplicações, julgue os itens seguintes. O movimento das auxinas é polar, sendo que nos caules se dá em direção à base.

12Questão 386130. Biologia, Fisiologia Vegetal, Pesquisador, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Com relação aos hormônios vegetais e às suas aplicações, julgue os itens seguintes. A síntese de ácido abscísico, também conhecido como ABA, é estimulada pelo déficit hídrico.

13Questão 386545. Biologia, Fisiologia Vegetal, Pesquisador, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

A seca (escassez de água e altas temperaturas) é um dos fatores abióticos que mais afetam o crescimento e o desenvolvimento das plantas. Com relação a esse assunto e aos mecanismos de adaptação desenvolvidos pelas plantas para sobreviverem aos fatores abióticos, julgue os itens que se seguem. O fator de transcrição DREB (dehydration responsive element binding protein), que está associado à tolerância à seca, atua na base da cascata de eventos moleculares da célula.

14Questão 386604. Biologia, Fisiologia Vegetal, Pesquisador, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

A seca (escassez de água e altas temperaturas) é um dos fatores abióticos que mais afetam o crescimento e o desenvolvimento das plantas. Com relação a esse assunto e aos mecanismos de adaptação desenvolvidos pelas plantas para sobreviverem aos fatores abióticos, julgue os itens que se seguem. O fechamento dos estômatos é estimulado pela redução dos níveis de fitormônio ácido abscísico (ABA) em plantas expostas a condições de estresse como a escassez de água.

15Questão 386862. Biologia, Fisiologia Vegetal, Pesquisador, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Acerca dos mecanismos de defesa das plantas, julgue os itens subsequentes. A indução de proteínas relacionadas à patogênese (PR-proteínas) é mediada por substâncias sinalizadoras denominadas elicitores.

16Questão 387323. Biologia, Fisiologia Vegetal, Pesquisador, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

A fotossíntese é um processo de conversão de energia radiante em energia química realizada pelas plantas verdes e constitui a rota pela qual a maior parte da energia entra na nossa biosfera. Acerca desse processo, julgue os itens a seguir. A oxidação de di-hidroxiacetona fosfato gera ATP e NADPH.

17Questão 387376. Biologia, Fisiologia Vegetal, Pesquisador, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Julgue os seguintes itens, relativos ao processo de direcionamento e degradação de proteínas em plantas. A indução e síntese de proteínas de choque térmico ou Hsp (heat shock proteins) é um fenômeno comum que permite às plantas se adaptarem a situações de estresse abiótico causadas, por exemplo, por altas temperaturas.