Simulado: Analista Ambiental - Pedagogia - Fundamentos da Educação - SEGEP MA

8 questões Pedagogia, Fundamentos da Educação, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCC, Ensino Superior

Responda as 8 questões do simulado abaixo (Analista Ambiental - Pedagogia - Fundamentos da Educação - SEGEP MA). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

5 resolveram
23% acertos
Difícil
0 gabaritaram
0 ótimo
0 bom
3 regular
2 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 319301. Pedagogia, Fundamentos da Educação, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCC, Ensino Superior, 2016

Os homens/sujeitos relacionam-se diretamente com o lugar em que vivem, preenchido de percepções de sua realidade e sentimentos, caracterizados em suas experiências. Por isso, exige-se uma leitura que não se contenta em ter no lugar, mera localização, mas a compreensão das diversas experiências vividas tanto no lugar como no espaço de atuação.

Nessa perspectiva, uma proposta educacional

2Questão 319893. Pedagogia, Fundamentos da Educação, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCC, Ensino Superior, 2016

Os resultados das pesquisas desenvolvidas por Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron, nos anos de 1970, contribuíram para que melhor compreendêssemos como a escola, em conjunto com outras instituições sociais,

3Questão 320097. Pedagogia, Fundamentos da Educação, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCC, Ensino Superior, 2016

Na alfabetização, o domínio da linguagem oral e escrita constitui uma das dimensões da expressividade. O aprendizado da leitura e da escrita não terá significado real se ele se faz através da repetição puramente mecânica das sílabas. Este aprendizado só é válido quando, simultaneamente com o domínio do mecanismo da formação vocabular, o educando vai percebendo o profundo sentido da linguagem. Quando vai percebendo a solidariedade que há entre a linguagem-pensamento e realidade.

Por isso, o processo de alfabetização libertadora

4Questão 320185. Pedagogia, Fundamentos da Educação, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCC, Ensino Superior, 2016

A ideia de educação para a cidadania não pode partir de uma visão da sociedade homogênea, como uma grande comunidade [...]. Torna-se necessário entender educação para a cidadania como formação do cidadão participativo e solidário, consciente de seus deveres e direitos ? e, então, associá-la à educação em direitos humanos. Segundo estas ideias, uma proposta democrática de educação para a cidadania é aquela que envolve:

I. a participação ativa e a reciprocidade.

II. os direitos humanos.

III. a defesa de políticas afirmativas.

IV. a crença na cidadania como concessão e os direitos humanos como conquista.

V. a defesa da nação como um todo indiviso e heterogêneo.

Está correto o que se afirma APENAS em

5Questão 320355. Pedagogia, Fundamentos da Educação, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCC, Ensino Superior, 2016

Uma concepção crítica de educação e educação escolar é aquela que adota como princípio elementar que os educandos, homens e mulheres, são

6Questão 321196. Pedagogia, Fundamentos da Educação, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCC, Ensino Superior, 2016

A noção de ?socialização? guarda estreitas relações com a educação escolar e não escolar e pode ser entendida como

7Questão 323608. Pedagogia, Fundamentos da Educação, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCC, Ensino Superior, 2016

Há uma somatória de fatores que contribuem para a construção de um modelo de educação que traduza as necessidades de um determinado povo.

Para Paulo Freire, não se pode esperar resultados positivos de um programa, seja educativo num sentido mais técnico ou de ação política, se,

8Questão 324688. Pedagogia, Fundamentos da Educação, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCC, Ensino Superior, 2016

Numa concepção crítica, nas interações sociais e também no campo da educação, uma postura ?etnocêntrica? é aquela que