Simulado: Analista Ambiental - Pedagogia - Fundamentos da Educação - SEGEP MA

8 questões | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCC, Ensino Superior | Comentar (0)

Responda as 8 questões do simulado abaixo (Analista Ambiental - Pedagogia - Fundamentos da Educação - SEGEP MA). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

21 resolveram
22% acertos
Difícil
0 gabaritaram
0 ótimo
1 bom
10 regular
10 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1 Questão 319301 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCC, Ensino Superior, 2016

Os homens/sujeitos relacionam-se diretamente com o lugar em que vivem, preenchido de percepções de sua realidade e sentimentos, caracterizados em suas experiências. Por isso, exige-se uma leitura que não se contenta em ter no lugar, mera localização, mas a compreensão das diversas experiências vividas tanto no lugar como no espaço de atuação.

Nessa perspectiva, uma proposta educacional

2 Questão 319893 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCC, Ensino Superior, 2016

Os resultados das pesquisas desenvolvidas por Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron, nos anos de 1970, contribuíram para que melhor compreendêssemos como a escola, em conjunto com outras instituições sociais,

3 Questão 320097 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCC, Ensino Superior, 2016

Na alfabetização, o domínio da linguagem oral e escrita constitui uma das dimensões da expressividade. O aprendizado da leitura e da escrita não terá significado real se ele se faz através da repetição puramente mecânica das sílabas. Este aprendizado só é válido quando, simultaneamente com o domínio do mecanismo da formação vocabular, o educando vai percebendo o profundo sentido da linguagem. Quando vai percebendo a solidariedade que há entre a linguagem-pensamento e realidade.

Por isso, o processo de alfabetização libertadora

4 Questão 320185 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCC, Ensino Superior, 2016

A ideia de educação para a cidadania não pode partir de uma visão da sociedade homogênea, como uma grande comunidade [...]. Torna-se necessário entender educação para a cidadania como formação do cidadão participativo e solidário, consciente de seus deveres e direitos ? e, então, associá-la à educação em direitos humanos. Segundo estas ideias, uma proposta democrática de educação para a cidadania é aquela que envolve:

I. a participação ativa e a reciprocidade.

II. os direitos humanos.

III. a defesa de políticas afirmativas.

IV. a crença na cidadania como concessão e os direitos humanos como conquista.

V. a defesa da nação como um todo indiviso e heterogêneo.

Está correto o que se afirma APENAS em

5 Questão 320355 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCC, Ensino Superior, 2016

Uma concepção crítica de educação e educação escolar é aquela que adota como princípio elementar que os educandos, homens e mulheres, são

6 Questão 321196 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCC, Ensino Superior, 2016

A noção de ?socialização? guarda estreitas relações com a educação escolar e não escolar e pode ser entendida como

7 Questão 323608 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCC, Ensino Superior, 2016

Há uma somatória de fatores que contribuem para a construção de um modelo de educação que traduza as necessidades de um determinado povo.

Para Paulo Freire, não se pode esperar resultados positivos de um programa, seja educativo num sentido mais técnico ou de ação política, se,

8 Questão 324688 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCC, Ensino Superior, 2016

Numa concepção crítica, nas interações sociais e também no campo da educação, uma postura ?etnocêntrica? é aquela que

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!