Simulado: Professor de Nível Superior PNS - Pedagogia - Planejamento de Ensino

27 questões Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE, Ensino Superior

Responda as 27 questões do simulado abaixo (Professor de Nível Superior PNS - Pedagogia - Planejamento de Ensino). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

1 resolveram
26% acertos
Difícil
0 gabaritaram
0 ótimo
0 bom
1 regular
0 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 319348. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE, Ensino Superior, 2017

Acerca das tecnologias assistivas adequadas ao atendimento educacional especializado para alunos cegos ou com baixa visão, assinale a opção correta.

2Questão 319825. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE, Ensino Superior, 2017

No processo de avaliação dos alunos em matemática, o professor deve privilegiar alguns aspectos particulares. Assinale a opção que apresenta aspectos a ser enfatizados pelo professor na avaliação.

3Questão 319826. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE, Ensino Superior, 2017

No que diz respeito a brincadeira, educação e infância, assinale a opção correta.

4Questão 319951. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE, Ensino Superior, 2017

No ensino de ciências em sala de aula, comumente se recorre à utilização de modelos, que podem ser construídos em forma de desenhos, gráficos ou outros recursos que facilitem o entendimento de diferentes processos. Acerca da utilização de modelos nas aulas de ciências, assinale a opção correta.

5Questão 320247. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE, Ensino Superior, 2017

Na década de 80 do século passado, Yves Chevallard, um matemático francês, levou o conceito de transposição didática para dentro do contexto da matemática. Em suas pesquisas sobre o assunto, Chevallard analisou como o conceito de ?distância? entre objetos se insere na pesquisa em matemática pura e como ele ressurge, de forma modificada, quando o contexto é o ensino de matemática.

Tendo como referência as análises de Chevallard, assinale a opção correta a respeito do conceito de transposição didática.

6Questão 320392. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE, Ensino Superior, 2017

Na organização do trabalho pedagógico, a utilização de projetos como estratégia pedagógica tem como objetivo valorizar

7Questão 320559. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE, Ensino Superior, 2017

Com relação à experimentação, assinale a opção correta.

8Questão 321841. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE, Ensino Superior, 2017

Na educação infantil, a metodologia de projetos contribui para

9Questão 322228. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE, Ensino Superior, 2017

Na metodologia de projetos,

10Questão 322793. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE, Ensino Superior, 2017

Em sala de aula, o professor pode e deve usar instrumentos de avaliação distintos da tradicional prova escrita. Esses instrumentos alternativos podem ser utilizados para desenvolver, além do aspecto cognitivo, outras habilidades relacionadas à matemática.

Com relação a instrumentos de avaliação alternativos, assinale a opção correta.

11Questão 322875. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE, Ensino Superior, 2017

O processo de avaliação da aprendizagem na educação infantil busca

12Questão 323101. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE, Ensino Superior, 2017

Para realizar um processo de avaliação autêntica e significativa na educação infantil, que considere as experiências reais de cada criança em particular, o professor deve

13Questão 323291. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE, Ensino Superior, 2017

Com relação à atuação da equipe multidisciplinar, composta por pedagogos, psicólogos, médicos, assistentes sociais, entre outros profissionais, no atendimento educacional especializado para alunos com deficiências múltiplas, assinale a opção correta.

14Questão 323595. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE, Ensino Superior, 2017

O uso de material concreto e de aplicativos digitais de apoio em sala de aula, desde que satisfeitas algumas condições, favorece a aprendizagem significativa teorizada por David Ausubel. No entanto, é importante que certas condições indispensáveis sejam obedecidas e que as novas ideias trabalhadas com esses materiais não sejam propostas de forma arbitrária.

A respeito desse assunto, assinale a opção correta acerca das atribuições do professor que visem favorecer a aprendizagem significativa.

15Questão 323677. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE, Ensino Superior, 2017

A respeito da importância do espaço na educação infantil, assinale a opção correta.

16Questão 323699. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE, Ensino Superior, 2017

Com o intuito de proporcionar assistência educacional, tecnológica, psicológica, moral e técnica aos portadores de deficiência múltipla, as ações de apoio devem

17Questão 324004. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE, Ensino Superior, 2017

No ambiente escolar, é possível utilizar metodologias, ferramentas e processos próprios das organizações para auxiliar na gestão do conhecimento e na criação de inteligência organizacional. Acerca dessas práticas, assinale a opção correta.

18Questão 324327. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE, Ensino Superior, 2017

O uso de recursos ópticos e não ópticos pode contribuir com a qualidade, o conforto e o desempenho visual dos alunos com baixa visão. Acerca dos tipos de recursos ópticos e não ópticos e seu uso em sala de aula, assinale a opção correta.

19Questão 325195. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE, Ensino Superior, 2017

No que concerne à organização de conteúdos e a sua aplicação, assinale a opção correta.

20Questão 326029. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE, Ensino Superior, 2017

Acerca das modalidades organizativas dos conteúdos e seus respectivos produtos, assinale a opção correta.

21Questão 326057. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE, Ensino Superior, 2017

O uso de multimídia educativa na educação infantil

22Questão 327238. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE, Ensino Superior, 2017

Com relação ao uso de jogos e mídias digitais no ensino de matemática, assinale a opção correta.

23Questão 327752. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE, Ensino Superior, 2017

Para que a aprendizagem de ciências em sala de aula seja efetiva, é fundamental que haja objetivos preestabelecidos no currículo. A esse respeito, assinale a opção correta.

24Questão 327968. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE, Ensino Superior, 2017

Define-se planejamento educacional como

25Questão 328384. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE, Ensino Superior, 2017

A respeito de tecnologia assistiva (TA), assinale a opção correta.

26Questão 328849. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE, Ensino Superior, 2017

No planejamento pedagógico na educação infantil,

27Questão 328863. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE, Ensino Superior, 2017

No que se refere à elaboração do plano global de médio prazo do processo de planejamento, assinale a opção correta.