Simulado: Técnico Desportivo - Educação Física - Universidade de Brasília

58 questões Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE, Ensino Superior

Responda as 58 questões do simulado abaixo (Técnico Desportivo - Educação Física - Universidade de Brasília). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

1 resolveram
31% acertos
Difícil
0 gabaritaram
0 ótimo
0 bom
1 regular
0 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 473878. Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2018

As modalidades esportivas individuais (MEIs) são aquelas em que o praticante tem pela frente apenas o obstáculo que deve vencer, podendo ser um aparato, elemento ou um adversário. Com relação às MEIs, aos seus aspectos técnicos e táticos e às suas regras, julgue os itens subsequentes. O tiro esportivo exige do atleta um alto grau de estabilidade psíquica, manifesta por uma grande capacidade de autocontrole psicomotor, fator que proporciona estabilidade na execução dos disparos.

2Questão 473879. Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2018

Tendo em vista que, devido à conhecida relação positiva entre atividade física, aptidão física e saúde, a prática de exercícios físicos tem sido amplamente recomendada, inclusive para grupos especiais — idosos, hipertensos, obesos etc. —, julgue os itens a seguir. Para um indivíduo hipertenso, com sessenta anos de idade, que apresente frequência cardíaca máxima de 160 bpm e frequência cardíaca de repouso de 60 bpm, a zona de treinamento de 50% a 70% da frequência cardíaca de reserva será situada entre 120 bpm e 140 bpm.

3Questão 473881. Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2018

Em uma partida de basquetebol, os jogadores Antônio e Bruno, ao saltarem para dominar a bola, chocaram-se no ar e caíram na quadra. Antônio, jogador da equipe A, queixou-se de fortes dores e apresentou deformidade, hematoma, crepitação e incapacidade de movimento no tornozelo esquerdo. Bruno, jogador da equipe B, queixou-se de dores na articulação do joelho direito ao movimentar-se e à palpação, além de apresentar inchaço e vermelhidão.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os próximos itens.

Os sinais e sintomas apresentados por Antônio indicam que ele sofreu uma fratura.

4Questão 473883. Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2018

Julgue os itens que se seguem, relativos a noções de nutrição desportiva. As combinações de aminoácidos ligados entre si formam as proteínas, cujas funções incluem ser matéria-prima para o reparo tecidual, ser componente de enzimas e hormônios, e ter papel importante na contração muscular.

5Questão 473887. Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2018

Em uma partida de basquetebol, os jogadores Antônio e Bruno, ao saltarem para dominar a bola, chocaram-se no ar e caíram na quadra. Antônio, jogador da equipe A, queixou-se de fortes dores e apresentou deformidade, hematoma, crepitação e incapacidade de movimento no tornozelo esquerdo. Bruno, jogador da equipe B, queixou-se de dores na articulação do joelho direito ao movimentar-se e à palpação, além de apresentar inchaço e vermelhidão.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os próximos itens.

O procedimento de transporte recomendado para ambos os jogadores é o transporte pelas extremidades.

6Questão 473889. Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2018

De uma maneira geral, uma modalidade esportiva coletiva (MEC) caracteriza-se pelo confronto entre duas equipes que se posicionam no terreno de jogo e se movimentam de forma particular, com o objetivo de vencer, alternando-se em situações de ataque e defesa. Com relação às MECs, aos seus conceitos técnicos e táticos e às suas regras, julgue os itens a seguir. No ultimate frisbee, assim como no basquetebol e no handebol, é permitido um número restrito de passos com o frisbee em mãos para realizar deslocamentos de ataque.

7Questão 473910. Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2018

Durante um treinamento físico com ênfase no desenvolvimento da capacidade cardiorrespiratória, ministrado para uma equipe de futebol universitário, um dos jogadores caiu no gramado após realizar uma corrida por 50 m em velocidade máxima. Ao se aproximar e chamá-lo pelo nome, o profissional de educação física que o treinava não obteve resposta. Em seguida, verificou-se que o atleta apresentava pulsação e respiração fracas, quadro esse que evoluiu rapidamente para uma parada cardiorrespiratória (PCR).

Nessa situação hipotética, o profissional de educação física deve

realizar compressões torácicas a uma profundidade entre 5 cm e 6 cm e permitir o retorno total do tórax do jogador a cada compressão.

8Questão 473911. Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2018

Um profissional de educação física de uma instituição de ensino universitário foi incumbido de organizar um evento esportivo de voleibol do qual participarão vinte e uma equipes.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Caso opte por realizar uma competição em que todas as equipes se enfrentem, pelo menos uma vez, o profissional de educação física organizará um campeonato.

9Questão 473914. Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2018

Em um projeto de evento esportivo, o cronograma é um quadro no qual são apresentadas de forma resumida todas as atividades do evento, incluindo-se a data e o tempo de duração de cada uma delas.

10Questão 473920. Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2018

De uma maneira geral, uma modalidade esportiva coletiva (MEC) caracteriza-se pelo confronto entre duas equipes que se posicionam no terreno de jogo e se movimentam de forma particular, com o objetivo de vencer, alternando-se em situações de ataque e defesa. Com relação às MECs, aos seus conceitos técnicos e táticos e às suas regras, julgue os itens a seguir. Meta ou alvo é uma característica importante das MECs que determina a pontuação do jogo, variando de acordo com o tipo de modalidade.

11Questão 473944. Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2018

De uma maneira geral, uma modalidade esportiva coletiva (MEC) caracteriza-se pelo confronto entre duas equipes que se posicionam no terreno de jogo e se movimentam de forma particular, com o objetivo de vencer, alternando-se em situações de ataque e defesa. Com relação às MECs, aos seus conceitos técnicos e táticos e às suas regras, julgue os itens a seguir. MECs que se caracterizam por duas equipes disputando a posse de uma bola (ou um implemento de jogo), em um mesmo campo (comum às duas equipes), tentando proteger sua zona-alvo e avançando para finalizar contra a do adversário, são classificadas como esporte de invasão.

12Questão 473950. Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2018

Um profissional de educação física de uma instituição de ensino universitário foi incumbido de organizar um evento esportivo de voleibol do qual participarão vinte e uma equipes.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Caso realize uma programação paralela à competição esportiva com atividades recreativas em diferentes estações, o profissional de educação física fará uma gincana.

13Questão 473952. Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2018

Um profissional de educação física de uma instituição de ensino universitário foi incumbido de organizar um evento esportivo de voleibol do qual participarão vinte e uma equipes.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Caso se adote o sistema de rodízio simples, será realizado um total de vinte rodadas.

14Questão 473964. Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2018

De uma maneira geral, uma modalidade esportiva coletiva (MEC) caracteriza-se pelo confronto entre duas equipes que se posicionam no terreno de jogo e se movimentam de forma particular, com o objetivo de vencer, alternando-se em situações de ataque e defesa. Com relação às MECs, aos seus conceitos técnicos e táticos e às suas regras, julgue os itens a seguir. A condição para que se determine a equipe atacante e a equipe defensora durante um jogo de MEC é a posse de bola ou do implemento de jogo.

15Questão 473974. Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2018

De uma maneira geral, uma modalidade esportiva coletiva (MEC) caracteriza-se pelo confronto entre duas equipes que se posicionam no terreno de jogo e se movimentam de forma particular, com o objetivo de vencer, alternando-se em situações de ataque e defesa. Com relação às MECs, aos seus conceitos técnicos e táticos e às suas regras, julgue os itens a seguir. É pressuposto das MECs que as equipes desenvolvam suas ações de jogo em um espaço comum, com participação simultânea sobre a bola ou implemento de jogo.

16Questão 474035. Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2018

Tendo em vista que, devido à conhecida relação positiva entre atividade física, aptidão física e saúde, a prática de exercícios físicos tem sido amplamente recomendada, inclusive para grupos especiais — idosos, hipertensos, obesos etc. —, julgue os itens a seguir. O teste ergométrico convencional possibilita a medida direta e precisa do consumo máximo de oxigênio.

17Questão 474063. Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2018

As modalidades esportivas individuais (MEIs) são aquelas em que o praticante tem pela frente apenas o obstáculo que deve vencer, podendo ser um aparato, elemento ou um adversário. Com relação às MEIs, aos seus aspectos técnicos e táticos e às suas regras, julgue os itens subsequentes. Na ginástica artística, as competições são organizadas de acordo com o peso, a estatura e o sexo dos atletas, uma vez que a composição corporal possui influência direta no desempenho do atleta dessa MEI.

18Questão 474064. Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2018

As modalidades esportivas individuais (MEIs) são aquelas em que o praticante tem pela frente apenas o obstáculo que deve vencer, podendo ser um aparato, elemento ou um adversário. Com relação às MEIs, aos seus aspectos técnicos e táticos e às suas regras, julgue os itens subsequentes. Halterofilismo é uma MEI na qual os atletas procuram desenvolver ao máximo a musculatura do corpo. As competições são organizadas a partir da comparação da musculatura dos diferentes atletas e de seus desempenhos.

19Questão 474066. Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2018

Durante um treinamento físico com ênfase no desenvolvimento da capacidade cardiorrespiratória, ministrado para uma equipe de futebol universitário, um dos jogadores caiu no gramado após realizar uma corrida por 50 m em velocidade máxima. Ao se aproximar e chamá-lo pelo nome, o profissional de educação física que o treinava não obteve resposta. Em seguida, verificou-se que o atleta apresentava pulsação e respiração fracas, quadro esse que evoluiu rapidamente para uma parada cardiorrespiratória (PCR).

Nessa situação hipotética, o profissional de educação física deve

utilizar desfibrilador externo automático, se disponível, somente seis minutos após o início da reanimação cardiopulmonar.

20Questão 474071. Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2018

Tendo em vista que a avaliação física aplicada à educação física fornece, por exemplo, resultados relacionados a tamanho, proporcionalidade e composição corporal, bem como dados sobre desempenho físico, julgue os itens seguintes, a respeito de avaliação física, tipos e finalidades dos testes, e interpretação de medidas. Avaliação diagnóstica é comumente efetuada antes do início de um programa de treinamento, ao passo que a avaliação formativa corresponde à soma de todas as avaliações realizadas ao final de um ciclo de treinamento.

21Questão 474092. Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2018

Em um projeto de evento esportivo, uma forma de captação de recursos poderá ser a do incentivo fiscal, que ocorre quando uma empresa privada compra cotas de patrocínio do evento.

22Questão 474109. Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2018

Tendo em vista que as adaptações crônicas — alterações anatômicas e fisiológicas advindas do treinamento físico — estão diretamente relacionadas a variáveis do treinamento, tais como frequência e duração das sessões de exercícios, modalidade, intensidade e volume, entre outras, julgue os próximos itens, à luz dos princípios que norteiam o treinamento físico e esportivo. Percentual da frequência cardíaca máxima, limiar anaeróbio ou consumo máximo de oxigênio são meios possíveis de se expressar o volume de treinamento.

23Questão 474133. Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2018

Em um projeto de evento esportivo, o objetivo principal e os objetivos secundários devem ser definidos de modo que se relacionem com as metas e os resultados esperados.

24Questão 474160. Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2018

De uma maneira geral, uma modalidade esportiva coletiva (MEC) caracteriza-se pelo confronto entre duas equipes que se posicionam no terreno de jogo e se movimentam de forma particular, com o objetivo de vencer, alternando-se em situações de ataque e defesa. Com relação às MECs, aos seus conceitos técnicos e táticos e às suas regras, julgue os itens a seguir. Nas MECs, as ações de jogo ocorrem em cooperação com os companheiros de uma mesma equipe e em oposição aos adversários.

25Questão 474176. Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2018

Tendo em vista que as adaptações crônicas — alterações anatômicas e fisiológicas advindas do treinamento físico — estão diretamente relacionadas a variáveis do treinamento, tais como frequência e duração das sessões de exercícios, modalidade, intensidade e volume, entre outras, julgue os próximos itens, à luz dos princípios que norteiam o treinamento físico e esportivo. O treinamento intervalado é uma metodologia que geralmente utiliza intensidades leves a moderadas e que se compõe de momentos de estímulo físico intercalados por momentos de recuperação (ativa ou passiva).

26Questão 474178. Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2018

Em uma partida de basquetebol, os jogadores Antônio e Bruno, ao saltarem para dominar a bola, chocaram-se no ar e caíram na quadra. Antônio, jogador da equipe A, queixou-se de fortes dores e apresentou deformidade, hematoma, crepitação e incapacidade de movimento no tornozelo esquerdo. Bruno, jogador da equipe B, queixou-se de dores na articulação do joelho direito ao movimentar-se e à palpação, além de apresentar inchaço e vermelhidão.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os próximos itens.

Os sinais e sintomas apresentados por Bruno indicam um quadro de luxação.

27Questão 474180. Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2018

Tendo em vista que as adaptações crônicas — alterações anatômicas e fisiológicas advindas do treinamento físico — estão diretamente relacionadas a variáveis do treinamento, tais como frequência e duração das sessões de exercícios, modalidade, intensidade e volume, entre outras, julgue os próximos itens, à luz dos princípios que norteiam o treinamento físico e esportivo. O treinamento físico aeróbio aprimora o metabolismo dos lipídios durante o exercício físico submáximo. Nessa condição, após um período de treinamento, a energia total derivada da oxidação das gorduras aumenta consideravelmente para uma mesma intensidade absoluta de esforço.

28Questão 474181. Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2018

As modalidades esportivas individuais (MEIs) são aquelas em que o praticante tem pela frente apenas o obstáculo que deve vencer, podendo ser um aparato, elemento ou um adversário. Com relação às MEIs, aos seus aspectos técnicos e táticos e às suas regras, julgue os itens subsequentes. Na corrida, especificamente em provas mais longas, sobretudo as de rua, coelho é o atleta que procura seguir à frente do pelotão que lidera a prova, com o objetivo de aumentar o ritmo de corrida e, consequentemente, estimular a quebra de recordes.

29Questão 474183. Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2018

Julgue os itens que se seguem, relativos a noções de nutrição desportiva. Em comparação com gorduras e carboidratos, as proteínas constituem o combustível predominante durante a atividade física intensa, visto que elas fornecem mais rapidamente energia na forma de ATP.

30Questão 474197. Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2018

Em uma partida de basquetebol, os jogadores Antônio e Bruno, ao saltarem para dominar a bola, chocaram-se no ar e caíram na quadra. Antônio, jogador da equipe A, queixou-se de fortes dores e apresentou deformidade, hematoma, crepitação e incapacidade de movimento no tornozelo esquerdo. Bruno, jogador da equipe B, queixou-se de dores na articulação do joelho direito ao movimentar-se e à palpação, além de apresentar inchaço e vermelhidão.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os próximos itens.

O procedimento de atendimento a Antônio deve envolver a verificação de hemorragias e a redução e imobilização da articulação do tornozelo lesionado.

31Questão 474206. Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2018

Em uma partida de basquetebol, os jogadores Antônio e Bruno, ao saltarem para dominar a bola, chocaram-se no ar e caíram na quadra. Antônio, jogador da equipe A, queixou-se de fortes dores e apresentou deformidade, hematoma, crepitação e incapacidade de movimento no tornozelo esquerdo. Bruno, jogador da equipe B, queixou-se de dores na articulação do joelho direito ao movimentar-se e à palpação, além de apresentar inchaço e vermelhidão.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os próximos itens.

O procedimento de atendimento a Bruno deve envolver aplicação de gelo ou compressa fria no local da lesão e imobilização da articulação do joelho direito.

32Questão 474228. Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2018

Tendo em vista que, devido à conhecida relação positiva entre atividade física, aptidão física e saúde, a prática de exercícios físicos tem sido amplamente recomendada, inclusive para grupos especiais — idosos, hipertensos, obesos etc. —, julgue os itens a seguir. Um dos benefícios agudos do exercício físico em indivíduos com diabetes do tipo 2 é um aumento agudo da captação de glicose não insulino-dependente.

33Questão 474232. Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2018

Tendo em vista que a avaliação física aplicada à educação física fornece, por exemplo, resultados relacionados a tamanho, proporcionalidade e composição corporal, bem como dados sobre desempenho físico, julgue os itens seguintes, a respeito de avaliação física, tipos e finalidades dos testes, e interpretação de medidas. A fidedignidade de um teste diz respeito à reprodutibilidade dos resultados quando um mesmo indivíduo é testado por avaliadores distintos.

34Questão 474286. Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2018

Tendo em vista que as adaptações crônicas — alterações anatômicas e fisiológicas advindas do treinamento físico — estão diretamente relacionadas a variáveis do treinamento, tais como frequência e duração das sessões de exercícios, modalidade, intensidade e volume, entre outras, julgue os próximos itens, à luz dos princípios que norteiam o treinamento físico e esportivo. Redução da frequência cardíaca de repouso, aumento do débito cardíaco máximo e aumento da densidade mitocondrial são exemplos de adaptações crônicas ao treinamento físico aeróbio.

35Questão 474300. Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2018

Um profissional de educação física de uma instituição de ensino universitário foi incumbido de organizar um evento esportivo de voleibol do qual participarão vinte e uma equipes.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

O profissional de educação física deverá, prioritariamente, elaborar o regulamento da competição.

36Questão 474307. Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2018

As modalidades esportivas individuais (MEIs) são aquelas em que o praticante tem pela frente apenas o obstáculo que deve vencer, podendo ser um aparato, elemento ou um adversário. Com relação às MEIs, aos seus aspectos técnicos e táticos e às suas regras, julgue os itens subsequentes. Atletismo, natação, ginástica artística, halterofilismo, ciclismo, triatlo, patinação e tiro são exemplos de MEIs.

37Questão 474314. Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2018

Em avaliação física feita por profissional de educação física, uma atleta de handebol, adulta, sem dor, apresentou o seguinte quadro: pressão arterial sistólica = 140 mmHg; pressão arterial diastólica = 95 mmHg; frequência cardíaca = 56 bpm; frequência respiratória = 18 irm; temperatura = 36,8 ºC.

Considerando os valores apresentados na situação hipotética, julgue os itens seguintes.

A atleta apresentou bradicardia no momento da aferição da frequência cardíaca.

38Questão 474355. Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2018

Tendo em vista que, devido à conhecida relação positiva entre atividade física, aptidão física e saúde, a prática de exercícios físicos tem sido amplamente recomendada, inclusive para grupos especiais — idosos, hipertensos, obesos etc. —, julgue os itens a seguir. O envelhecimento é comumente acompanhado por uma diminuição progressiva do volume da massa magra e da força muscular, fenômeno que é conhecido como sarcopenia.

39Questão 474385. Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2018

Em um projeto de evento esportivo, a apresentação refere-se ao nome, à logomarca e ao slogan desse projeto.

40Questão 474388. Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2018

Julgue os itens que se seguem, relativos a noções de nutrição desportiva. As vitaminas e os aminoácidos são exemplos de micronutrientes que desempenham papéis altamente específicos como facilitadores da transferência de energia para as fibras musculares e da síntese tecidual.

41Questão 474392. Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2018

Julgue os itens que se seguem, relativos a noções de nutrição desportiva. O glicogênio, que constitui um grande polímero polissacarídico sintetizado a partir da glicose no processo de glicogênese, é o carboidrato de armazenamento nos músculos, rins e fígado dos seres humanos.

42Questão 474402. Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2018

Um profissional de educação física de uma instituição de ensino universitário foi incumbido de organizar um evento esportivo de voleibol do qual participarão vinte e uma equipes.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Caso a competição seja disputada em sistema de eliminatória dupla, serão realizadas quarenta ou quarenta e uma partidas no total.

43Questão 474412. Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2018

Em avaliação física feita por profissional de educação física, uma atleta de handebol, adulta, sem dor, apresentou o seguinte quadro: pressão arterial sistólica = 140 mmHg; pressão arterial diastólica = 95 mmHg; frequência cardíaca = 56 bpm; frequência respiratória = 18 irm; temperatura = 36,8 ºC.

Considerando os valores apresentados na situação hipotética, julgue os itens seguintes.

A atleta deve ser classificada como hipertensa estágio 2.

44Questão 474414. Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2018

Tendo em vista que a avaliação física aplicada à educação física fornece, por exemplo, resultados relacionados a tamanho, proporcionalidade e composição corporal, bem como dados sobre desempenho físico, julgue os itens seguintes, a respeito de avaliação física, tipos e finalidades dos testes, e interpretação de medidas. Conforme a Organização Mundial da Saúde, na avaliação de risco cardiometabólico a partir da medida da circunferência da cintura, são considerados indivíduos com risco aumentado homens e mulheres que apresentem, respectivamente, as medidas de 102 cm e 88 cm.

45Questão 474419. Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2018

Durante um treinamento físico com ênfase no desenvolvimento da capacidade cardiorrespiratória, ministrado para uma equipe de futebol universitário, um dos jogadores caiu no gramado após realizar uma corrida por 50 m em velocidade máxima. Ao se aproximar e chamá-lo pelo nome, o profissional de educação física que o treinava não obteve resposta. Em seguida, verificou-se que o atleta apresentava pulsação e respiração fracas, quadro esse que evoluiu rapidamente para uma parada cardiorrespiratória (PCR).

Nessa situação hipotética, o profissional de educação física deve

posicionar o jogador em decúbito dorsal e realizar quinze compressões com as mãos sobrepostas sobre metade inferior do esterno do jogador, seguidas de uma ventilação, até a chegada do serviço médico especializado.

46Questão 474438. Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2018

Julgue os itens que se seguem, relativos a noções de nutrição desportiva. A mobilização de ácidos graxos por meio da lipólise encontra-se aumentada nas seguintes condições: durante atividades físicas com intensidade leve a moderada; dieta hipocalórica ou jejum; e exercício prolongado que cause depleção das reservas de glicogênio.

47Questão 474442. Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2018

Em avaliação física feita por profissional de educação física, uma atleta de handebol, adulta, sem dor, apresentou o seguinte quadro: pressão arterial sistólica = 140 mmHg; pressão arterial diastólica = 95 mmHg; frequência cardíaca = 56 bpm; frequência respiratória = 18 irm; temperatura = 36,8 ºC.

Considerando os valores apresentados na situação hipotética, julgue os itens seguintes.

No momento da avaliação, a atleta estava em estado febril.

48Questão 474465. Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2018

Tendo em vista que as adaptações crônicas — alterações anatômicas e fisiológicas advindas do treinamento físico — estão diretamente relacionadas a variáveis do treinamento, tais como frequência e duração das sessões de exercícios, modalidade, intensidade e volume, entre outras, julgue os próximos itens, à luz dos princípios que norteiam o treinamento físico e esportivo. Declínio do desempenho físico, perda de apetite e aumento da frequência cardíaca de repouso são sintomas do sobretreinamento (do inglês overtraining).

49Questão 474466. Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2018

Tendo em vista que as adaptações crônicas — alterações anatômicas e fisiológicas advindas do treinamento físico — estão diretamente relacionadas a variáveis do treinamento, tais como frequência e duração das sessões de exercícios, modalidade, intensidade e volume, entre outras, julgue os próximos itens, à luz dos princípios que norteiam o treinamento físico e esportivo. Comparativamente a um indivíduo sedentário, um indivíduo com excelente aptidão física aeróbia apresenta maior VO2 máximo, frequência cardíaca de repouso mais baixa, maior volume sistólico e menor débito cardíaco máximo.

50Questão 474467. Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2018

Durante um treinamento físico com ênfase no desenvolvimento da capacidade cardiorrespiratória, ministrado para uma equipe de futebol universitário, um dos jogadores caiu no gramado após realizar uma corrida por 50 m em velocidade máxima. Ao se aproximar e chamá-lo pelo nome, o profissional de educação física que o treinava não obteve resposta. Em seguida, verificou-se que o atleta apresentava pulsação e respiração fracas, quadro esse que evoluiu rapidamente para uma parada cardiorrespiratória (PCR).

Nessa situação hipotética, o profissional de educação física deve

realizar de 100 a 120 compressões torácicas por minuto.

51Questão 474475. Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2018

Em avaliação física feita por profissional de educação física, uma atleta de handebol, adulta, sem dor, apresentou o seguinte quadro: pressão arterial sistólica = 140 mmHg; pressão arterial diastólica = 95 mmHg; frequência cardíaca = 56 bpm; frequência respiratória = 18 irm; temperatura = 36,8 ºC.

Considerando os valores apresentados na situação hipotética, julgue os itens seguintes.

A frequência respiratória da atleta estava abaixo dos valores de referência para adultos.

52Questão 474492. Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2018

Tendo em vista que a avaliação física aplicada à educação física fornece, por exemplo, resultados relacionados a tamanho, proporcionalidade e composição corporal, bem como dados sobre desempenho físico, julgue os itens seguintes, a respeito de avaliação física, tipos e finalidades dos testes, e interpretação de medidas. A mais utilizada métrica da aptidão cardiorrespiratória é a medida do consumo máximo de oxigênio (VO2 máximo), que pode ser estimada em testes indiretos ou medida diretamente por meio da ergoespirometria.

53Questão 474498. Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2018

Tendo em vista que a avaliação física aplicada à educação física fornece, por exemplo, resultados relacionados a tamanho, proporcionalidade e composição corporal, bem como dados sobre desempenho físico, julgue os itens seguintes, a respeito de avaliação física, tipos e finalidades dos testes, e interpretação de medidas. De acordo com a classificação de indivíduos segundo o índice de massa corporal, um indivíduo com massa corporal de 79 kg e estatura de 176 cm apresenta sobrepeso.

54Questão 474506. Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2018

De uma maneira geral, uma modalidade esportiva coletiva (MEC) caracteriza-se pelo confronto entre duas equipes que se posicionam no terreno de jogo e se movimentam de forma particular, com o objetivo de vencer, alternando-se em situações de ataque e defesa. Com relação às MECs, aos seus conceitos técnicos e táticos e às suas regras, julgue os itens a seguir. Um aspecto comum ao basquetebol e ao handebol é o drible — adotado como forma de deslocamento com a bola durante o jogo —, para o qual ambas as modalidades adotam regras e execução técnica comuns.

55Questão 474522. Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2018

Tendo em vista que, devido à conhecida relação positiva entre atividade física, aptidão física e saúde, a prática de exercícios físicos tem sido amplamente recomendada, inclusive para grupos especiais — idosos, hipertensos, obesos etc. —, julgue os itens a seguir. Conhecido na área da fisiologia clínica do exercício, o fenômeno da hipotensão pós-exercício diz respeito a uma tontura episódica que ocorre após a realização de uma sessão de exercícios físicos de moderada intensidade.

56Questão 474532. Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2018

Tendo em vista que a avaliação física aplicada à educação física fornece, por exemplo, resultados relacionados a tamanho, proporcionalidade e composição corporal, bem como dados sobre desempenho físico, julgue os itens seguintes, a respeito de avaliação física, tipos e finalidades dos testes, e interpretação de medidas. Para fins de medição, a dobra cutânea subescapular é obtida paralelamente em relação ao eixo longitudinal do corpo, a 2 cm abaixo do bordo inferior da escápula.

57Questão 474538. Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2018

Tendo em vista que, devido à conhecida relação positiva entre atividade física, aptidão física e saúde, a prática de exercícios físicos tem sido amplamente recomendada, inclusive para grupos especiais — idosos, hipertensos, obesos etc. —, julgue os itens a seguir. O treinamento resistido tem sido recomendado como um dos tipos de exercícios que podem beneficiar indivíduos envolvidos em programas para a redução de peso/gordura corporal, na medida em que essa modalidade de treinamento pode possibilitar manutenção da massa magra, manutenção da taxa metabólica basal e aumento da força muscular.

58Questão 474558. Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2018

De uma maneira geral, uma modalidade esportiva coletiva (MEC) caracteriza-se pelo confronto entre duas equipes que se posicionam no terreno de jogo e se movimentam de forma particular, com o objetivo de vencer, alternando-se em situações de ataque e defesa. Com relação às MECs, aos seus conceitos técnicos e táticos e às suas regras, julgue os itens a seguir. Os aspectos técnicos de uma MEC envolvem as possibilidades de organização e estrutura de ocupação espacial no campo de jogo entre os jogadores, combinando as funções a serem desempenhadas por cada um.