Simulado: Técnico Meio Ambiente - Geografia - Cartografia - IBRAM DF

49 questões Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio

Responda as 49 questões do simulado abaixo (Técnico Meio Ambiente - Geografia - Cartografia - IBRAM DF). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

0 resolveram
0% acertos
n/d
0 gabaritaram
0 ótimo
0 bom
0 regular
0 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 480909. Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

O NAVSTAR-GPS consiste de três segmentos principais: espacial, controle e de usuários. Acerca da tecnologia NAVSTAR-GPS, julgue os itens de 106 a 110.

Os parâmetros observáveis básicos do GPS, que permitem determinar posição, velocidade e tempo, são a pseudodistância a partir do código e a fase (ou diferença de fase) da onda portadora.

2Questão 480968. Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

Julgue os itens de 76 a 92, relativos a conceitos básicos fundamentais para um topógrafo.

O meridiano que limita a zona 1 UTM a oeste é o de Greenwich, que tem longitude 0º.

3Questão 481132. Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

Acerca de instrumentos e métodos usados para execução de serviços topográficos, julgue os itens a seguir.

Hipsômetros são instrumentos cujo princípio construtivo baseia-se na variação da temperatura de evaporação da água em função do aumento ou da diminuição da temperatura da água.

4Questão 481183. Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

Julgue os itens de 76 a 92, relativos a conceitos básicos fundamentais para um topógrafo.

Ponto trigonométrico é um vértice de figura cuja posição é determinada com o levantamento geodésico.

5Questão 481184. Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

No que se refere a cartografia, julgue os seguintes itens.

O sistema de projeção UTM, que é métrico, corresponde a um sistema de coordenadas retangulares, com eixos x (leste) e y (norte) ortogonais entre si.

6Questão 481214. Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

O NAVSTAR-GPS consiste de três segmentos principais: espacial, controle e de usuários. Acerca da tecnologia NAVSTAR-GPS, julgue os itens de 106 a 110.

Cada satélite GPS transmite duas ondas portadoras: L1 e L2, geradas a partir da frequência fundamental de 10,23 MHz, a qual é multiplicada por 154 e 120, respectivamente.

7Questão 481269. Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

No que se refere a cartografia, julgue os seguintes itens.

A superfície do geoide, que apresenta forma regular e elipsoidal, pode ser descrita matematicamente de forma simples.

8Questão 481309. Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

Acerca de instrumentos e métodos usados para execução de serviços topográficos, julgue os itens a seguir.

Apesar de simples e de fácil operação, a bússola tem como desvantagem a pouca precisão das suas indicações, devido à natureza da força magnética, que leva a um erro de leitura.

9Questão 481419. Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

No que se refere a levantamentos cadastrais, julgue os itens que se seguem.

Peritagem é o conjunto de operações que visam obter informações técnicas ou científicas para esclarecer fatos que servirão de base para conclusões em ações judiciais. Em várias ações judiciais, faz-se necessária a atuação de um topógrafo ou engenheiro agrimensor como perito. Comumente, ele é nomeado pelo juiz para, além de fazer vistoria, intervir nas ações de demarcação, divisão, manutenção e reintegração de posse.

10Questão 481461. Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

Acerca de levantamento topográfico, julgue os próximos itens.

No nivelamento geométrico, as diferenças de nível são determinadas com o emprego de instrumentos que fornecem retas do plano horizontal. A interseção deste plano com a mira, colocada sucessivamente nos pontos topográficos em estudo, permite determinar as alturas nos respectivos pontos. Pela diferença entre os valores encontrados, chega-se às diferenças de nível procuradas.

11Questão 481497. Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

Acerca de instrumentos e métodos usados para execução de serviços topográficos, julgue os itens a seguir.

Os clinômetros permitem medir rampas pelos ângulos de inclinação, em porcentagem ou grau, e são baseados no princípio dos níveis que possuem planos de visadas ascendentes ou descendentes em relação ao plano horizontal.

12Questão 481504. Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

Acerca de instrumentos e métodos usados para execução de serviços topográficos, julgue os itens a seguir.

Há três tipos de clinômetros: o de tambor, o pêndulo e o nível de Abney, sendo este o mais comum.

13Questão 481624. Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

No que se refere a levantamentos cadastrais, julgue os itens que se seguem.

A ação de reintegração de posse tem por objetivo recuperar a posse de uma propriedade para um proprietário prejudicado por desvio de uma linha divisória natural ou artificial.

14Questão 481630. Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

No que se refere a levantamentos cadastrais, julgue os itens que se seguem.

A aviventação de rumos tem por finalidade descobrir os marcos primitivos e reconstruir os alinhamentos por eles determinados.

15Questão 481667. Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

O NAVSTAR-GPS consiste de três segmentos principais: espacial, controle e de usuários. Acerca da tecnologia NAVSTAR-GPS, julgue os itens de 106 a 110.

O sistema de controle de satélites é composto por cinco estações monitoras: Hawaii, Kwajalein, São José dos Campos, Diego Garcia e Colorado Springs.

16Questão 481680. Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

Acerca de levantamento topográfico, julgue os próximos itens.

O levantamento por caminhamento consiste em percorrer os limites da área do terreno, medindo-se ângulos e distâncias.

17Questão 481768. Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

Julgue os itens de 76 a 92, relativos a conceitos básicos fundamentais para um topógrafo.

A referência de nível (RN) é um ponto de controle vertical, estabelecido em um marco de caráter permanente, cuja altitude foi determinada acima ou abaixo de um datum.

18Questão 481826. Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

Acerca de instrumentos e métodos usados para execução de serviços topográficos, julgue os itens a seguir.

O nivelamento consiste em se medirem as diferenças de altitude entre dois ou vários pontos. Altitude é a elevação vertical de um ponto da superfície terrestre em relação à superfície do nível médio dos mares. Altura de um ponto é a sua elevação em relação ao plano médio da região em que este ponto se encontra.

19Questão 481906. Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

No que se refere a levantamentos cadastrais, julgue os itens que se seguem.

Memorial descritivo é todo o material contido na caderneta de campo do topógrafo.

20Questão 482091. Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

No que se refere a cartografia, julgue os seguintes itens.

O Distrito Federal está localizado em dois fusos UTM diferentes: e 23 e o 24, que têm como meridianos centrais 51º W e 45º W, respectivamente.

21Questão 482172. Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

Acerca de levantamento topográfico, julgue os próximos itens.

Sistematização de um terreno é uma operação que consiste em representar a superfície desse terreno em planos tridimensionais e variáveis.

22Questão 482183. Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

No que se refere a cartografia, julgue os seguintes itens.

O sistema cartográfico do Distrito Federal (SICAD) apoia-se no datum horizontal Córrego Alegre e no elipsoide de Hayford.

23Questão 482261. Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

O NAVSTAR-GPS consiste de três segmentos principais: espacial, controle e de usuários. Acerca da tecnologia NAVSTAR-GPS, julgue os itens de 106 a 110.

O segmento espacial consiste de 240 satélites distribuídos em seis planos orbitais igualmente espaçados.

24Questão 482328. Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

Acerca de instrumentos e métodos usados para execução de serviços topográficos, julgue os itens a seguir.

A taqueometria é a parte da topografia que se ocupa da medida indireta das distâncias e das diferenças de nível, quer por meios ópticos, quer por mecânicos.

25Questão 482460. Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

Julgue os itens de 76 a 92, relativos a conceitos básicos fundamentais para um topógrafo.

Na representação cartográfica, a equidistância entre determinada curva e outra tem de ser sistematicamente constante.

26Questão 482463. Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

Acerca de instrumentos e métodos usados para execução de serviços topográficos, julgue os itens a seguir.

Com o teodolito, medem-se ângulos horizontais e verticais, sendo este último a inclinação da linha de pontaria em relação ao plano vertical.

27Questão 482725. Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

O NAVSTAR-GPS consiste de três segmentos principais: espacial, controle e de usuários. Acerca da tecnologia NAVSTAR-GPS, julgue os itens de 106 a 110.

As estações de controle de satélites tiveram, originalmente, suas coordenadas determinadas em relação ao sistema de referência WGS 84. Atualmente, adota-se o sistema SIRGAS2000.

28Questão 483079. Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

Julgue os itens de 76 a 92, relativos a conceitos básicos fundamentais para um topógrafo.

Como regra geral, as curvas de nível cruzam os cursos de água em forma de V, com o vértice apontando para jusante.

29Questão 483132. Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

Julgue os itens de 76 a 92, relativos a conceitos básicos fundamentais para um topógrafo.

Nem todos os pontos de uma curva de nível se encontram na mesma elevação.

30Questão 483286. Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

Julgue os itens de 76 a 92, relativos a conceitos básicos fundamentais para um topógrafo.

A escala numérica é mais apropriada que a escala gráfica para se fazer uma apresentação de um mapa em um auditório, usando um sistema de projeção que irá aumentar o mapa na tela de projeção.

31Questão 483586. Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

Julgue os itens a seguir, relativos aos conceitos de azimute e rumo.

Se o rumo de A-1 é N 33º E, então o azimute de A-1 é 33º.

32Questão 483619. Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

Quando se mede a distância entre dois pontos e a trena utilizada não tem exatamente o comprimento que está marcado nela, o resultado da medida está errado. O comprimento real de uma trena de trabalho é definido como o valor encontrado quando se compara o comprimento desta trena com outra trena-padrão tida como correta. O comprimento nominal desta trena de trabalho é o valor que ela deveria fornecer para determinada medida. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Suponha que foi obtido como resultado da medida da linha B-C, utilizando-se uma corrente de agrimensor de 19,90 m, o resultado de 84,20 m. Nessa situação, considerando-se que o comprimento nominal da corrente é 20 m, é correto concluir que o comprimento corrigido da linha B-C é igual a 80,779 m.

33Questão 483646. Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

Julgue os itens de 76 a 92, relativos a conceitos básicos fundamentais para um topógrafo.

O levantamento topográfico pode ser planimétrico, quando somente as projeções horizontais dos contornos e os pontos medidos são representados sobre um plano básico de referência, ou altimétrico, quando são medidas as alturas desses pontos acima do plano horizontal da base.

34Questão 483818. Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

Acerca dos conceitos de rumos e azimutes magnéticos e verdadeiros, julgue os itens subsequentes.

Rumos e azimutes magnéticos são parâmetros medidos com auxílio de agulha imantada, em relação à direção norte-sul magnéticos.

35Questão 483860. Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

No que se refere a cartografia, julgue os seguintes itens.

A diferença angular entre o norte geográfico e o norte da quadrícula é denominada divergência meridiana.

36Questão 483940. Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

Julgue os itens de 76 a 92, relativos a conceitos básicos fundamentais para um topógrafo.

As curvas de nível sempre se cruzam, independentemente do terreno.

37Questão 484180. Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

Julgue os itens de 76 a 92, relativos a conceitos básicos fundamentais para um topógrafo.

Perfil topográfico é a representação cartográfica de uma seção horizontal da superfície terrestre.

38Questão 484183. Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

Julgue os itens a seguir, relativos aos conceitos de azimute e rumo.

Se o rumo-ré de A-3 é N 38º E, então o rumo de 3-A é N 38º E.

39Questão 484333. Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

Julgue os itens de 76 a 92, relativos a conceitos básicos fundamentais para um topógrafo.

A latitude de um ponto é o ângulo formado entre a normal e o elipsoide nesse ponto e o plano do meridiano de Greenwich.

40Questão 484405. Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

Julgue os itens de 76 a 92, relativos a conceitos básicos fundamentais para um topógrafo.

O Sistema de Referência da América do Sul (SAD69: South American Datum of 1969) é geocêntrico.

41Questão 484481. Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

Julgue os itens a seguir, relativos aos conceitos de azimute e rumo.

Se o rumo de A-2 é S 47º E, então o azimute de A-2 é 233º.

42Questão 484486. Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

Acerca de levantamento topográfico, julgue os próximos itens.

Pode-se realizar três tipos de nivelamento usando teodolitos: trigonométrico, estadimétrico e geométrico.

43Questão 484597. Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

Julgue os itens de 76 a 92, relativos a conceitos básicos fundamentais para um topógrafo.

Importante para todos os profissionais que trabalham com topografia, o Projeto de Infraestrutura Geoespacial Nacional (PIGN) é um projeto de cooperação técnica, assinado em 2004, entre a sede canadense da Agência Internacional de Desenvolvimento e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC). A parte canadense é coordenada por instituições canadenses governamentais e privadas, e a brasileira, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

44Questão 484658. Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

Julgue os itens de 76 a 92, relativos a conceitos básicos fundamentais para um topógrafo.

Em uma carta topográfica na escala 1:50.000, um milímetro na carta equivale a 50.000 centímetros no terreno.

45Questão 484720. Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

Acerca dos conceitos de rumos e azimutes magnéticos e verdadeiros, julgue os itens subsequentes.

O ângulo entre a direção N-S verdadeira ou geográfica e a direção N-S magnética é conhecido como declinação magnética e varia com o tempo e com o local. A declinação magnética é sempre medida na ponta norte, do norte geográfico para o norte magnético.

46Questão 484984. Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

No que se refere a levantamentos cadastrais, julgue os itens que se seguem.

Marcos são elementos que definem e testemunham, em qualquer época, a existência e a direção dos rumos divisórios. Podem ser de madeira, de pedra ou de concreto. Quando de madeira, devem ser de árvore que tenha grande resistência ao apodrecimento.

47Questão 485137. Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

Acerca de instrumentos e métodos usados para execução de serviços topográficos, julgue os itens a seguir.

Entre os processos de determinação de áreas, inclui-se o método das pesagens, por meio do qual se pode determinar a área de uma planta, usando-se uma balança de precisão, com base no princípio de que a relação entre as superfícies de dois pedaços de papel homogêneos e de mesma espessura é a mesma que há entre os respectivos pesos.

48Questão 485203. Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

Julgue os itens a seguir, relativos aos conceitos de azimute e rumo.

Se o azimute-ré de A-5 é 20º, então o azimute de A-5 é 200º

49Questão 485327. Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

Quando se mede a distância entre dois pontos e a trena utilizada não tem exatamente o comprimento que está marcado nela, o resultado da medida está errado. O comprimento real de uma trena de trabalho é definido como o valor encontrado quando se compara o comprimento desta trena com outra trena-padrão tida como correta. O comprimento nominal desta trena de trabalho é o valor que ela deveria fornecer para determinada medida. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Considere que foi realizada uma medida de uma distância DE utilizando-se uma trena, obtendo-se como resultado 101,10 m. Considere também que se constatou posteriormente que a trena utilizada na determinação da medida estava com 20,05 m de comprimento em lugar dos 20 m exatos. Nessa situação, a distância real de DE medida pela trena é igual a 100,85 m.