← Mais simulados

Simulado: Médico - Farmácia - Farmacologia - Hospital Universitário de Brasília

Simulados, Provas e Questões - Médico - Farmácia - Farmacologia - Hospital Universitário de Brasília. Ao Terminar de Resolver o Teste, Clique em Corrigir para ver o Gabarito.

6 resolveram
44% acertos
Difícil
1 gabaritaram
1 ótimo
0 bom
5 regular
0 péssimo

A respeito de medicamentos beta-bloqueadores, julgue os itens subsecutivos. Esses medicamentos são contraindicados para pacientes com insuficiência cardíaca crônica.
De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde do Ministério da Saúde (PNAD), a asma atinge 6,4 milhões de brasileiros, sendo as mulheres as mais acometidas pela doença, que é responsável por mais de 100.000 internações no Sistema Único de Saúde (SUS). Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes. Os agonistas beta-2 adrenérgicos de ação curta, classificados como simpatomiméticos, são agentes de inalação e constituem a primeira opção para o alívio de crises instaladas em todos os estágios da asma, por sua ação ter rápido início (cinco minutos ou menos), pico entre trinta e sessenta minutos e duração de quatro a seis horas.
A respeito da terapia antineoplásica, julgue os itens subsecutivos. O antibiótico antineoplásico bleomicina — que pode causar efeitos adversos, como cardiotoxicidade e nefrotoxicidade — é utilizado no tratamento de pacientes com câncer por se ligar fortemente às bases púricas e pirimidínicas, interrompendo o prolongamento da cadeia de DNA e causando distorções que bloqueiam a síntese de novo RNA nas células cancerígenas.
A respeito do tratamento medicamentoso do diabetes melito (DM), julgue os próximos itens. A glicemia varia não apenas em razão da ação da insulina, mas também de fatores como a ingestão de alimentos e a ação de hormônios contrarreguladores como a epinefrina e o glucagon.
A respeito de um medicamento administrado por via oral e que contém bambuterol (pró-fármaco da terbutalina, agonista adrenérgico que estimula predominantemente os receptores beta-2), julgue os itens subsequentes. Como agonista, o bambuterol se liga a receptores fisiológicos e simula efeitos de compostos endógenos.
A respeito de um medicamento administrado por via oral e que contém bambuterol (pró-fármaco da terbutalina, agonista adrenérgico que estimula predominantemente os receptores beta-2), julgue os itens subsequentes. Esse medicamento é indicado para tratamento da asma brônquica.
Entre as afecções comuns à população ambulatorial e hospitalar estão as infecções bacterianas, de modo que o aumento na resistência aos antibióticos disponíveis torna a promoção do uso racional desses medicamentos uma preocupação de saúde pública. A respeito da terapia antimicrobiana e da resistência bacteriana, julgue os itens subsequentes. A cilastatina associada ao imipeném evita a degradação do imipeném por uma enzima presente no túbulo renal.
A respeito de medicamentos beta-bloqueadores, julgue os itens subsecutivos. Os beta-bloqueadores aumentam o risco de efeito rebote observado na interrupção do tratamento com clonidina.
Entre as afecções comuns à população ambulatorial e hospitalar estão as infecções bacterianas, de modo que o aumento na resistência aos antibióticos disponíveis torna a promoção do uso racional desses medicamentos uma preocupação de saúde pública. A respeito da terapia antimicrobiana e da resistência bacteriana, julgue os itens subsequentes. As fluorquinolonas são antibióticos tempo-dependentes que diferem dos beta-lactâmicos, cuja atuação é dependente da concentração e cujo efeito é pós-antibiótico.
A respeito da terapia antineoplásica, julgue os itens subsecutivos. A via mais utilizada para a administração dos quimioterápicos é a oral.
Entre as afecções comuns à população ambulatorial e hospitalar estão as infecções bacterianas, de modo que o aumento na resistência aos antibióticos disponíveis torna a promoção do uso racional desses medicamentos uma preocupação de saúde pública. A respeito da terapia antimicrobiana e da resistência bacteriana, julgue os itens subsequentes. Os principais efeitos adversos dos aminoglicosídeos são a nefrotoxicidade e a ototoxicidade.
Acerca da dexclorfeniramina, fármaco anti-histamínico de primeira geração ou clássico, e da loratadina, fármaco anti-histamínico de segunda geração ou novo, julgue os itens que se seguem. Tanto a dexclorfeniramina quanto a loratadina podem ser utilizadas para alívio dos sintomas da rinite alérgica, tais como coceira nasal, coriza e espirros.
Acerca da dexclorfeniramina, fármaco anti-histamínico de primeira geração ou clássico, e da loratadina, fármaco anti-histamínico de segunda geração ou novo, julgue os itens que se seguem. A loratadina interfere no clearance mucociliar na medida em que demonstra efeito adicional antitussígeno.
Entre as afecções comuns à população ambulatorial e hospitalar estão as infecções bacterianas, de modo que o aumento na resistência aos antibióticos disponíveis torna a promoção do uso racional desses medicamentos uma preocupação de saúde pública. A respeito da terapia antimicrobiana e da resistência bacteriana, julgue os itens subsequentes. O ertapeném é o carbapenêmico de escolha para o tratamento de P. aeruginosa.
Entre as afecções comuns à população ambulatorial e hospitalar estão as infecções bacterianas, de modo que o aumento na resistência aos antibióticos disponíveis torna a promoção do uso racional desses medicamentos uma preocupação de saúde pública. A respeito da terapia antimicrobiana e da resistência bacteriana, julgue os itens subsequentes. A ceftazidima difere das demais cefalosporinas de terceira geração por possuir atividade superior contra bactérias gram-negativas.
De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde do Ministério da Saúde (PNAD), a asma atinge 6,4 milhões de brasileiros, sendo as mulheres as mais acometidas pela doença, que é responsável por mais de 100.000 internações no Sistema Único de Saúde (SUS). Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes. Os broncodilatadores com ação anti-inflamatória utilizados no tratamento da asma incluem fármacos simpatomiméticos e corticosteroides.
Em relação à administração de medicamentos pela via pulmonar, que pode ser realizada com sistemas inalatórios pressurizados, inaladores de pó seco e nebulizadores, julgue os itens que se seguem. A administração via pulmonar de medicamentos por inaladores de pó seco requer coordenação da técnica de inalação pelo paciente.
A respeito de medicamentos beta-bloqueadores, julgue os itens subsecutivos. Os beta-bloqueadores podem provocar bloqueio atrioventricular.
Em relação à administração de medicamentos pela via pulmonar, que pode ser realizada com sistemas inalatórios pressurizados, inaladores de pó seco e nebulizadores, julgue os itens que se seguem. Os inaladores pressurizados são apresentados em embalagens herméticas e dão maior estabilidade ao medicamento.
Em relação à administração de medicamentos pela via pulmonar, que pode ser realizada com sistemas inalatórios pressurizados, inaladores de pó seco e nebulizadores, julgue os itens que se seguem. A administração pela via pulmonar evita a metabolização de fármacos; por isso, requer dosagem inferior que a administrada por via oral.
A respeito das enfermidades cardiopulmonares e da assistência farmacêutica, julgue os itens a seguir. O tabagismo pode provocar acometimento concomitante do pulmão e do coração, provocando doenças cardiopulmonares.
A respeito de um medicamento administrado por via oral e que contém bambuterol (pró-fármaco da terbutalina, agonista adrenérgico que estimula predominantemente os receptores beta-2), julgue os itens subsequentes. Tremores e distúrbios cardíacos, como palpitações, são efeitos adversos comuns nessa classe de medicamentos.
A respeito da terapia antineoplásica, julgue os itens subsecutivos. O grupo dos antineoplásicos naturais é formado por alcaloides derivados da vinca, etoposido e teniposido, antibióticos e paclitaxel.
A respeito de um medicamento administrado por via oral e que contém bambuterol (pró-fármaco da terbutalina, agonista adrenérgico que estimula predominantemente os receptores beta-2), julgue os itens subsequentes. Para início do efeito terapêutico, o bambuterol deve ser biotransformado, ou seja, metabolizado.
A respeito do tratamento medicamentoso do diabetes melito (DM), julgue os próximos itens. A insulinoterapia é indicada como opção secundária de tratamento para pacientes com DM tipo 1 se o controle com a medicação oral mostrar-se inadequado.
A respeito do tratamento medicamentoso do diabetes melito (DM), julgue os próximos itens. A insulina periférica é capaz de reproduzir o efeito direto da insulina endógena sobre o metabolismo hepático.
Entre as afecções comuns à população ambulatorial e hospitalar estão as infecções bacterianas, de modo que o aumento na resistência aos antibióticos disponíveis torna a promoção do uso racional desses medicamentos uma preocupação de saúde pública. A respeito da terapia antimicrobiana e da resistência bacteriana, julgue os itens subsequentes. A penicilina é a opção terapêutica com maior evidência para o tratamento de sífilis em gestantes.
A respeito dos inibidores da enzima conversora da angiotensina (IECA), tais como o captopril e o enalapril, julgue os itens a seguir. Esses inibidores são indicados para o tratamento da hipertensão em paciente gestante.
Acerca da terapia de nutrição enteral e parenteral, julgue os próximos itens. A principal indicação clínica para a nutrição parenteral é a insuficiência cardíaca.
A respeito da terapia antineoplásica, julgue os itens subsecutivos. Os principais efeitos tóxicos dos agentes alquilantes — um grupo de substâncias químicas cuja característica comum é a interrupção dos ácidos nucleicos — são estomatite e alopecia moderada.
A respeito do tratamento medicamentoso do diabetes melito (DM), julgue os próximos itens. A hemoglobina glicada (A1c) não deve ser utilizada regularmente no controle da resposta terapêutica ao tratamento.
Em relação à administração de medicamentos pela via pulmonar, que pode ser realizada com sistemas inalatórios pressurizados, inaladores de pó seco e nebulizadores, julgue os itens que se seguem. A administração de fármacos suspensos por via pulmonar provoca efeito local, enquanto a de fármacos dissolvidos provoca efeito sistêmico.
A respeito de um medicamento administrado por via oral e que contém bambuterol (pró-fármaco da terbutalina, agonista adrenérgico que estimula predominantemente os receptores beta-2), julgue os itens subsequentes. Os receptores beta-adrenérgicos, quando estimulados, atuam na recaptação da acetilcolina, limitando o grau de broncoconstrição.
A respeito do tratamento medicamentoso do diabetes melito (DM), julgue os próximos itens. A metformina é reconhecidamente segura devido ao baixo risco de causar hipoglicemia ou acidose láctica.

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!