Simulado: Médico - Farmácia - Farmacologia - HUB

33 questões | Farmácia, Farmacologia, Residencia Médica, HUB, CESPE, Ensino Superior | Comentar (0)

Responda as 33 questões do simulado abaixo (Médico - Farmácia - Farmacologia - HUB). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

3 resolveram
44% acertos
Difícil
0 gabaritaram
0 ótimo
1 bom
2 regular
0 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

2 Questão 475003 | Farmácia, Farmacologia, Residencia Médica, HUB, CESPE, Ensino Superior, 2010

Acerca da farmacologia dos medicamentos utilizados no tratamento das doenças infecciosas e parasitárias, julgue os itens a seguir. Entre os objetivos da terapia medicamentosa antirretroviral, estão a máxima e mais longa supressão possível da viremia, a restauração e a preservação da função imune, a melhora da qualidade de vida e a redução de morbidade e mortalidade relacionadas ao HIV.

8 Questão 476062 | Farmácia, Farmacologia, Residencia Médica, HUB, CESPE, Ensino Superior, 2010

Julgue os seguintes itens com relação à farmacologia do sistema nervoso central. O uso prolongado de levodopa no tratamento de pacientes com doença de Parkinson está associado ao aparecimento de complicações motoras tardias; por isso, esse fármaco não é mais referência nessa enfermidade.

9 Questão 476098 | Farmácia, Farmacologia, Residencia Médica, HUB, CESPE, Ensino Superior, 2010

Quimioterapia é o termo utilizado para descrever tanto os fármacos que são seletivamente tóxicos para os microrganismos invasores como os fármacos que têm como alvo os tumores. Considerando os aspectos relacionados aos fármacos utilizados no tratamento do câncer, que é a segunda causa de mortalidade no Brasil, julgue os itens que se seguem. A ciclofosfamida, agente alquilante amplamente utilizado, é uma pró-droga.

15 Questão 476506 | Farmácia, Farmacologia, Residencia Médica, HUB, CESPE, Ensino Superior, 2010

Julgue os itens subsequentes, a respeito da farmacologia do sistema respiratório. A menor seletividade e a maior absorção pela mucosa respiratória do brometo de ipratrópio conferem-lhe baixa incidência de efeitos adversos; por isso, ele é o agente anticolinérgico inalatório mais usado na prática clínica.

17 Questão 476773 | Farmácia, Farmacologia, Residencia Médica, HUB, CESPE, Ensino Superior, 2010

O sistema nervoso autônomo atua na manutenção da homeostase dos indivíduos, e as drogas que atuam direta ou indiretamente sobre esse sistema têm grande importância clínica, uma vez que são capazes de interferir em funções que estão fora do controle voluntário do indivíduo. A respeito do sistema nervoso autônomo e das drogas capazes de interferir na sua atuação, julgue os itens a seguir. A doxazosina, um antagonista alfa-1 seletivo, é utilizado no tratamento da hipertensão, uma vez que causa vasodilatação e queda da pressão arterial.

24 Questão 477340 | Farmácia, Farmacologia, Residencia Médica, HUB, CESPE, Ensino Superior, 2010

Quimioterapia é o termo utilizado para descrever tanto os fármacos que são seletivamente tóxicos para os microrganismos invasores como os fármacos que têm como alvo os tumores. Considerando os aspectos relacionados aos fármacos utilizados no tratamento do câncer, que é a segunda causa de mortalidade no Brasil, julgue os itens que se seguem. O metotrexato é um antagonista do folato e interfere na síntese de timidilato. Devido à sua lipossolubilidade, é rapidamente absorvido no trato gastrointestinal e pode atravessar a barreira hematoencefálica.

30 Questão 477607 | Farmácia, Farmacologia, Residencia Médica, HUB, CESPE, Ensino Superior, 2010

Acerca da farmacologia dos medicamentos utilizados no tratamento das doenças infecciosas e parasitárias, julgue os itens a seguir. Ganciclovir é indicado para tratamento e profilaxia de infecções causadas por citomegalovírus em pacientes imunocomprometidos, como portadores de HIV e pacientes transplantados.

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!