← Mais simulados

Simulado: Médico - Farmácia - Farmacologia - HUB

Simulados, Provas e Questões - Médico - Farmácia - Farmacologia - HUB. Ao Terminar de Resolver o Teste, Clique em Corrigir para ver o Gabarito.

7 resolveram
41% acertos
Difícil
0 gabaritaram
0 ótimo
2 bom
5 regular
0 péssimo

Julgue os seguintes itens com relação à farmacologia do sistema nervoso central. O tratamento da insônia crônica, independentemente de suas causas, deve ser manejado com fármacos hipnóticos.
Acerca da farmacologia dos medicamentos utilizados no tratamento das doenças infecciosas e parasitárias, julgue os itens a seguir. Entre os objetivos da terapia medicamentosa antirretroviral, estão a máxima e mais longa supressão possível da viremia, a restauração e a preservação da função imune, a melhora da qualidade de vida e a redução de morbidade e mortalidade relacionadas ao HIV.
Com relação à farmacologia da dor, julgue os itens subsequentes. Qualquer indivíduo submetido cronicamente ao tratamento da dor com analgésicos opioides pode desenvolver tolerância e dependência física.
Julgue os itens subsequentes, a respeito da farmacologia do sistema respiratório. A estreita janela terapêutica, os efeitos adversos cardiovasculares e o aparecimento de broncodilatadores mais potentes e seguros fizeram diminuir o uso de metilxantinas no tratamento da asma aguda.
Julgue os itens subsequentes, a respeito da farmacologia do sistema respiratório. A hidrocortisona pode ser administrada em altas doses nas primeiras 24 a 48 horas de uma crise de asma grave.
A respeito da farmacologia do sistema gastrointestinal, julgue os itens a seguir. Cimetidina e ranitidina inibem a secreção ácida por bloqueio irreversível do sistema enzimático hidrogênio, potássio, adenosina trifosfatase (H+, K+-ATPase) na célula gástrica parietal.
Com relação à farmacologia do sistema cardiovascular, julgue os itens que se seguem. A terapia trombolítica intravenosa precoce melhora a sobrevida de pacientes com infarto agudo do miocárdio. Nesse caso, o uso de ácido acetilsalicílico é preferível ao de estreptoquinase.
Julgue os seguintes itens com relação à farmacologia do sistema nervoso central. O uso prolongado de levodopa no tratamento de pacientes com doença de Parkinson está associado ao aparecimento de complicações motoras tardias; por isso, esse fármaco não é mais referência nessa enfermidade.
Quimioterapia é o termo utilizado para descrever tanto os fármacos que são seletivamente tóxicos para os microrganismos invasores como os fármacos que têm como alvo os tumores. Considerando os aspectos relacionados aos fármacos utilizados no tratamento do câncer, que é a segunda causa de mortalidade no Brasil, julgue os itens que se seguem. A ciclofosfamida, agente alquilante amplamente utilizado, é uma pró-droga.
A respeito da farmacologia do sistema gastrointestinal, julgue os itens a seguir. Bloqueadores da bomba de prótons são fármacos eficazes para o tratamento dos sintomas, a cura da esofagite e a prevenção da recorrência da doença por refluxo gastroesofágico.
Julgue os seguintes itens com relação à farmacologia do sistema nervoso central. O tratamento da epilepsia deve ser iniciado com um único fármaco, pois a monoterapia reduz riscos de toxicidade e elimina problemas de interação farmacológica.
A respeito da farmacologia do sistema gastrointestinal, julgue os itens a seguir. Por não possuir ação antidopaminérgica, a metoclopramida é um antiemético que não está associado ao desenvolvimento de reações extrapiramidais.
Com relação à farmacologia da dor, julgue os itens subsequentes. Analgésicos não opioides, como ácido acetilsalicílico, dipirona, ipuprofeno e paracetamol, modificam apenas mecanismos periféricos envolvidos no desenvolvimento da dor.
Com relação à farmacologia da dor, julgue os itens subsequentes. Naloxona é um analgésico opioide eficaz no controle da dor associada ao câncer.
Julgue os itens subsequentes, a respeito da farmacologia do sistema respiratório. A menor seletividade e a maior absorção pela mucosa respiratória do brometo de ipratrópio conferem-lhe baixa incidência de efeitos adversos; por isso, ele é o agente anticolinérgico inalatório mais usado na prática clínica.
Acerca da farmacologia dos medicamentos utilizados no tratamento das doenças infecciosas e parasitárias, julgue os itens a seguir. Tiabendazol é eficaz em grande número de helmintíases e tem mínimos efeitos adversos, pois praticamente não é absorvido.
O sistema nervoso autônomo atua na manutenção da homeostase dos indivíduos, e as drogas que atuam direta ou indiretamente sobre esse sistema têm grande importância clínica, uma vez que são capazes de interferir em funções que estão fora do controle voluntário do indivíduo. A respeito do sistema nervoso autônomo e das drogas capazes de interferir na sua atuação, julgue os itens a seguir. A doxazosina, um antagonista alfa-1 seletivo, é utilizado no tratamento da hipertensão, uma vez que causa vasodilatação e queda da pressão arterial.
Com relação à farmacologia do sistema cardiovascular, julgue os itens que se seguem. A tosse provocada pelos inibidores da enzima conversora de angiotensina deve-se ao acúmulo de bradicinina.
A respeito da farmacologia do sistema gastrointestinal, julgue os itens a seguir. Ondansetrona interage com receptores serotoninérgicos, bloqueando a neurotransmissão de serotonina e impedindo a transmissão de sinais ao centro emético.
Julgue os itens subsequentes, a respeito da farmacologia do sistema respiratório. Beclometasona é o fármaco anti-inflamatório de escolha para o tratamento de crises agudas da asma moderada.
Julgue os seguintes itens com relação à farmacologia do sistema nervoso central. Medicamentos antipsicóticos, principalmente os mais sedativos, são indicados em quase todos os episódios psicóticos agudos.
Com relação à farmacologia do sistema cardiovascular, julgue os itens que se seguem. Em emergências hipertensivas, dinitrato de isossorbida é considerado medicamento de referência para controle imediato da pressão arterial.
Acerca da farmacologia dos medicamentos utilizados no tratamento das doenças infecciosas e parasitárias, julgue os itens a seguir. Ibuprofeno e diclofenaco, assim como outras drogas com potencial hemorrágico, não devem ser utilizados no tratamento de paciente com dengue.
Quimioterapia é o termo utilizado para descrever tanto os fármacos que são seletivamente tóxicos para os microrganismos invasores como os fármacos que têm como alvo os tumores. Considerando os aspectos relacionados aos fármacos utilizados no tratamento do câncer, que é a segunda causa de mortalidade no Brasil, julgue os itens que se seguem. O metotrexato é um antagonista do folato e interfere na síntese de timidilato. Devido à sua lipossolubilidade, é rapidamente absorvido no trato gastrointestinal e pode atravessar a barreira hematoencefálica.
Julgue os seguintes itens com relação à farmacologia do sistema nervoso central. O fármaco fluoxetina é um antidepressivo tricíclico, enquanto a clomipramina é um inibidor da recaptação de serotonina.
Com relação à farmacologia da dor, julgue os itens subsequentes. A utilização de dois analgésicos não opioides favorece o sinergismo farmacológico, apesar de aumentar os efeitos adversos gastrointestinais e renais.
Com relação à farmacologia da dor, julgue os itens subsequentes. Antidepressivos tricíclicos e anticonvulsivantes têm apresentado eficácia comprovada na profilaxia de enxaqueca.
Acerca da farmacologia dos medicamentos utilizados no tratamento das doenças infecciosas e parasitárias, julgue os itens a seguir. No Brasil, o esquema terapêutico de primeira linha para o tratamento de tuberculose é feito com pirazinamida, etambutol, rifampicina e etionamida.
Com relação à farmacologia do sistema cardiovascular, julgue os itens que se seguem. Diuréticos exercem ação anti-hipertensiva mediante aumento da volemia.
Acerca da farmacologia dos medicamentos utilizados no tratamento das doenças infecciosas e parasitárias, julgue os itens a seguir. Ganciclovir é indicado para tratamento e profilaxia de infecções causadas por citomegalovírus em pacientes imunocomprometidos, como portadores de HIV e pacientes transplantados.
Com relação à farmacologia do sistema cardiovascular, julgue os itens que se seguem. Colestiramina e colestipol são fármacos que diminuem a absorção de sais biliares e, consequentemente, do colesterol.
Julgue os itens subsequentes, a respeito da farmacologia do sistema respiratório. Os agonistas beta-2-adrenérgicos são broncodilatadores eficazes no tratamento de crises agudas de asma leve.
A respeito da farmacologia do sistema gastrointestinal, julgue os itens a seguir. Domperidona facilita o esvaziamento gástrico por diminuição da peristalse gástrica e esofagiana e diminuição da pressão do esfíncter esofagiano.

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!