← Mais simulados

Simulado: Médico Residente Multiprofissional - Farmácia - Farmacodinâmica - HUB

Questões da Prova - Médico Residente Multiprofissional - Farmácia - Farmacodinâmica - HUB. Ao Terminar de Resolver o Simulado, Clique em Corrigir para ver o Gabarito.

4 resolveram
54% acertos
Médio
0 gabaritaram
0 ótimo
3 bom
1 regular
0 péssimo

Quimioterapia é o termo utilizado para descrever tanto os fármacos que são seletivamente tóxicos para os microrganismos invasores como os fármacos que têm como alvo os tumores. Considerando os aspectos relacionados aos fármacos utilizados no tratamento do câncer, que é a segunda causa de mortalidade no Brasil, julgue os itens que se seguem. O rituximabe é um anticorpo monoclonal quimérico capaz de se ligar à molécula CD20 na superfície dos linfócitos B, induzindo sua destruição por lise mediada pelo sistema complemento ou por citotoxicidade celular mediada por anticorpos.
O sistema nervoso autônomo atua na manutenção da homeostase dos indivíduos, e as drogas que atuam direta ou indiretamente sobre esse sistema têm grande importância clínica, uma vez que são capazes de interferir em funções que estão fora do controle voluntário do indivíduo. A respeito do sistema nervoso autônomo e das drogas capazes de interferir na sua atuação, julgue os itens a seguir. Todas as fibras simpáticas pós-ganglionares liberam noradrenalina, que age sobre os alfa- ou beta-adrenorreceptores.
Em 2003, havia aproximadamente oitenta antibióticos, nove antifúngicos e dezesseis antivirais à disposição no Brasil para o tratamento de doenças infecciosas hospitalares. Em contrapartida, as bactérias adquiriram resistência aos novos antibióticos, de forma proporcional à quantidade desses agentes anti-infecciosos utilizados na prática hospitalar. Em conformidade com essas informações, julgue os próximos itens. As sulfonamidas, como a trimetoprima, interferem na síntese do folato, inibindo o metabolismo das bactérias. Por essa razão é considerada uma droga bacteriostática.
Os glicocorticoides são esteroides produzidos pelas glândulas da suprarrenal e têm diferentes usos clínicos, como na terapia de reposição em pacientes com a doença de Addison, tratamento da doença de Hodgkin ou no tratamento anti-inflamatório de diversas doenças. Com relação aos fármacos utilizados nas patologias inflamatórias, julgue os itens subsequentes. A albumina se liga tanto aos glicocorticoides sintéticos como aos endógenos, tornando-os biologicamente inativos.
Os glicocorticoides são esteroides produzidos pelas glândulas da suprarrenal e têm diferentes usos clínicos, como na terapia de reposição em pacientes com a doença de Addison, tratamento da doença de Hodgkin ou no tratamento anti-inflamatório de diversas doenças. Com relação aos fármacos utilizados nas patologias inflamatórias, julgue os itens subsequentes. A prednisona é um fármaco inativo até ser rapidamente metabolizada em prednisolona pelo fígado.
No Brasil, a prevalência de diabetes melito do tipo 2 tem-se elevado significativamente, em parte como consequência do aumento do sobrepeso da obesidade associados às alterações do estilo de vida e ao envelhecimento populacional. Julgue os itens a seguir, a respeito do controle dos níveis de glicose nos indivíduos acometidos por essa patologia. O análogo de longa duração da somatostatina (octreotida) atua como inibidor da liberação de hormônio do crescimento, glucagon e insulina, sendo que a inibição da secreção de GH ocorre preferencialmente à da insulina.
Em 2003, havia aproximadamente oitenta antibióticos, nove antifúngicos e dezesseis antivirais à disposição no Brasil para o tratamento de doenças infecciosas hospitalares. Em contrapartida, as bactérias adquiriram resistência aos novos antibióticos, de forma proporcional à quantidade desses agentes anti-infecciosos utilizados na prática hospitalar. Em conformidade com essas informações, julgue os próximos itens. Um dos efeitos adversos observados durante a utilização do cloranfenicol é a depressão severa da medula óssea, causando uma pancitopenia no paciente.
Quimioterapia é o termo utilizado para descrever tanto os fármacos que são seletivamente tóxicos para os microrganismos invasores como os fármacos que têm como alvo os tumores. Considerando os aspectos relacionados aos fármacos utilizados no tratamento do câncer, que é a segunda causa de mortalidade no Brasil, julgue os itens que se seguem. A bleomicina é um antibiótico glicopeptídico capaz de quelar metais e causar a degradação do DNA pré-formado. Seu principal efeito adverso é a fibrose pulmonar.
O sistema nervoso autônomo atua na manutenção da homeostase dos indivíduos, e as drogas que atuam direta ou indiretamente sobre esse sistema têm grande importância clínica, uma vez que são capazes de interferir em funções que estão fora do controle voluntário do indivíduo. A respeito do sistema nervoso autônomo e das drogas capazes de interferir na sua atuação, julgue os itens a seguir. A adrenalina é agonista dos receptores tanto alfa- como dos beta-adrenérgicos e apresenta a mesma potência para os dois receptores.
Em 2003, havia aproximadamente oitenta antibióticos, nove antifúngicos e dezesseis antivirais à disposição no Brasil para o tratamento de doenças infecciosas hospitalares. Em contrapartida, as bactérias adquiriram resistência aos novos antibióticos, de forma proporcional à quantidade desses agentes anti-infecciosos utilizados na prática hospitalar. Em conformidade com essas informações, julgue os próximos itens. O aciclovir é um antiviral seletivo capaz de inibir a DNApolimerase dos vírus, principalmente dos vírus do herpes simples e da varicela zoster.
O sistema nervoso autônomo atua na manutenção da homeostase dos indivíduos, e as drogas que atuam direta ou indiretamente sobre esse sistema têm grande importância clínica, uma vez que são capazes de interferir em funções que estão fora do controle voluntário do indivíduo. A respeito do sistema nervoso autônomo e das drogas capazes de interferir na sua atuação, julgue os itens a seguir. Em doses baixas, tanto a atropina como o metonitrato de atropina causam bradicardia paradoxal em seres humanos, provavelmente em decorrência da sua ação no sistema nervoso central.
No Brasil, a prevalência de diabetes melito do tipo 2 tem-se elevado significativamente, em parte como consequência do aumento do sobrepeso da obesidade associados às alterações do estilo de vida e ao envelhecimento populacional. Julgue os itens a seguir, a respeito do controle dos níveis de glicose nos indivíduos acometidos por essa patologia. Antagonistas da produção de adrenalina inibem a liberação de insulina, aumentando a glicemia.
O sistema nervoso autônomo atua na manutenção da homeostase dos indivíduos, e as drogas que atuam direta ou indiretamente sobre esse sistema têm grande importância clínica, uma vez que são capazes de interferir em funções que estão fora do controle voluntário do indivíduo. A respeito do sistema nervoso autônomo e das drogas capazes de interferir na sua atuação, julgue os itens a seguir. A pilocarpina, droga parassimpatomimética, é um agonista dos receptores muscarínicos, comumente utilizada em pacientes com glaucoma agudo.
O sistema nervoso autônomo atua na manutenção da homeostase dos indivíduos, e as drogas que atuam direta ou indiretamente sobre esse sistema têm grande importância clínica, uma vez que são capazes de interferir em funções que estão fora do controle voluntário do indivíduo. A respeito do sistema nervoso autônomo e das drogas capazes de interferir na sua atuação, julgue os itens a seguir. Os receptores muscarínicos, classificados em cinco tipos, do M1 ao M5, são típicos receptores acoplados à proteína G que ativam a via fosfato de inositol para reduzir os níveis intracelulares de AMP cíclico.
O sistema nervoso autônomo atua na manutenção da homeostase dos indivíduos, e as drogas que atuam direta ou indiretamente sobre esse sistema têm grande importância clínica, uma vez que são capazes de interferir em funções que estão fora do controle voluntário do indivíduo. A respeito do sistema nervoso autônomo e das drogas capazes de interferir na sua atuação, julgue os itens a seguir. No tratamento da miastenia grave, utiliza-se um anticolinesterásico de média duração, o que aumenta a concentração de acetilcolina na fenda sináptica.
Os glicocorticoides são esteroides produzidos pelas glândulas da suprarrenal e têm diferentes usos clínicos, como na terapia de reposição em pacientes com a doença de Addison, tratamento da doença de Hodgkin ou no tratamento anti-inflamatório de diversas doenças. Com relação aos fármacos utilizados nas patologias inflamatórias, julgue os itens subsequentes. Os glicocorticoides são importantes imunossupressores porque impedem seletivamente a indução do processo inflamatório crônico.
Em 2003, havia aproximadamente oitenta antibióticos, nove antifúngicos e dezesseis antivirais à disposição no Brasil para o tratamento de doenças infecciosas hospitalares. Em contrapartida, as bactérias adquiriram resistência aos novos antibióticos, de forma proporcional à quantidade desses agentes anti-infecciosos utilizados na prática hospitalar. Em conformidade com essas informações, julgue os próximos itens. A rifampicina, fármaco utilizado no tratamento tanto da tuberculose como da hanseníase, inibe a síntese proteica bacteriana, atuando principalmente sobre microrganismos anaeróbicos.
Quimioterapia é o termo utilizado para descrever tanto os fármacos que são seletivamente tóxicos para os microrganismos invasores como os fármacos que têm como alvo os tumores. Considerando os aspectos relacionados aos fármacos utilizados no tratamento do câncer, que é a segunda causa de mortalidade no Brasil, julgue os itens que se seguem. A cisplatina é uma molécula neutra e plana, que perde os seus átomos de cloro e se torna reativa, podendo então ligar-se covalentemente a macromoléculas como o DNA, formando uma ligação covalente principalmente entre as posições N-7 e O-6 de guanina.
Em 2003, havia aproximadamente oitenta antibióticos, nove antifúngicos e dezesseis antivirais à disposição no Brasil para o tratamento de doenças infecciosas hospitalares. Em contrapartida, as bactérias adquiriram resistência aos novos antibióticos, de forma proporcional à quantidade desses agentes anti-infecciosos utilizados na prática hospitalar. Em conformidade com essas informações, julgue os próximos itens. A penicilina é um antibiótico cujo efeito bactericida principal é decorrente da inibição da enzima de transpeptidação que faz a ligação cruzada das cadeias peptídicas conectadas ao esqueleto do peptideoglicano.
No Brasil, a prevalência de diabetes melito do tipo 2 tem-se elevado significativamente, em parte como consequência do aumento do sobrepeso da obesidade associados às alterações do estilo de vida e ao envelhecimento populacional. Julgue os itens a seguir, a respeito do controle dos níveis de glicose nos indivíduos acometidos por essa patologia. As sulfonilureias agem sobre os mesmos canais de potássio dependentes de ATP que a metabolização da glicose no citoplasma das células B presentes nas ilhotas pancreáticas.
Em 2003, havia aproximadamente oitenta antibióticos, nove antifúngicos e dezesseis antivirais à disposição no Brasil para o tratamento de doenças infecciosas hospitalares. Em contrapartida, as bactérias adquiriram resistência aos novos antibióticos, de forma proporcional à quantidade desses agentes anti-infecciosos utilizados na prática hospitalar. Em conformidade com essas informações, julgue os próximos itens. A caspofungina pertence à classe das equinocandinas e inibe a síntese de 1,3-beta-glicano. A ausência desse polímero de glicose desestabiliza a parede celular, causando a lise dos fungos.
Quimioterapia é o termo utilizado para descrever tanto os fármacos que são seletivamente tóxicos para os microrganismos invasores como os fármacos que têm como alvo os tumores. Considerando os aspectos relacionados aos fármacos utilizados no tratamento do câncer, que é a segunda causa de mortalidade no Brasil, julgue os itens que se seguem. Os alcaloides da vinca são capazes de inibir a polimerização da tubulina, impedindo que sejam formados os fusos nas células. Essas células param o seu processo de mitose na fase da prófase.
Quimioterapia é o termo utilizado para descrever tanto os fármacos que são seletivamente tóxicos para os microrganismos invasores como os fármacos que têm como alvo os tumores. Considerando os aspectos relacionados aos fármacos utilizados no tratamento do câncer, que é a segunda causa de mortalidade no Brasil, julgue os itens que se seguem. O tamoxifeno é um agonista dos estrógenos endógenos que, após a sua ligação com os receptores de estrógenos, inibe a transcrição de genes estrógeno-responsivos.
O sistema nervoso autônomo atua na manutenção da homeostase dos indivíduos, e as drogas que atuam direta ou indiretamente sobre esse sistema têm grande importância clínica, uma vez que são capazes de interferir em funções que estão fora do controle voluntário do indivíduo. A respeito do sistema nervoso autônomo e das drogas capazes de interferir na sua atuação, julgue os itens a seguir. Nos casos de asma brônquica, utiliza-se o salbutmol, que é agonista seletivo dos receptores alfa-adrenérgicos e leva à dilatação da musculatura lisa dos brônquios.
O sistema nervoso autônomo atua na manutenção da homeostase dos indivíduos, e as drogas que atuam direta ou indiretamente sobre esse sistema têm grande importância clínica, uma vez que são capazes de interferir em funções que estão fora do controle voluntário do indivíduo. A respeito do sistema nervoso autônomo e das drogas capazes de interferir na sua atuação, julgue os itens a seguir. Uma das formas de atuação da metildopa como antagonista dos receptores adrenérgicos é a ativação dos mecanismos de retroalimentação autoinibitória que os receptores do tipo beta-2-adrenérgicos exercem nos neurônios pré-sinápticos.
O sistema nervoso autônomo atua na manutenção da homeostase dos indivíduos, e as drogas que atuam direta ou indiretamente sobre esse sistema têm grande importância clínica, uma vez que são capazes de interferir em funções que estão fora do controle voluntário do indivíduo. A respeito do sistema nervoso autônomo e das drogas capazes de interferir na sua atuação, julgue os itens a seguir. A toxina botulínica é capaz de inibir a liberação de acetilcolina por um impulso nervoso através da clivagem de proteínas específicas envolvidas na exocitose das vesículas que contêm a acetilcolina, causando um bloqueio de longa duração da função sináptica.
Em 2003, havia aproximadamente oitenta antibióticos, nove antifúngicos e dezesseis antivirais à disposição no Brasil para o tratamento de doenças infecciosas hospitalares. Em contrapartida, as bactérias adquiriram resistência aos novos antibióticos, de forma proporcional à quantidade desses agentes anti-infecciosos utilizados na prática hospitalar. Em conformidade com essas informações, julgue os próximos itens. Os inibidores nucleosídicos da transcriptase reversa, utilizada principalmente nas infecções pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), ligam-se à transcriptase reversa próximo ao seu local catalítico e a desnaturam.

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.