Simulado: Policial Civil Perito - Farmácia - Farmacologia - Polícia Civil PE

11 questões Farmácia, Farmacologia, Perito, Polícia Civil PE, IPAD, Ensino Superior

Responda as 11 questões do simulado abaixo (Policial Civil Perito - Farmácia - Farmacologia - Polícia Civil PE). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

3 resolveram
36% acertos
Difícil
0 gabaritaram
0 ótimo
0 bom
3 regular
0 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 475032. Farmácia, Farmacologia, Perito, Polícia Civil PE, IPAD, Ensino Superior, 2006

Freqüentemente, o efeito de um fármaco pode ser diminuído ou totalmente abolido pela presença de outro, através de um mecanismo denominado antagonismo. Neste sentido, assinale a afirmativa incorreta:

2Questão 475039. Farmácia, Farmacologia, Perito, Polícia Civil PE, IPAD, Ensino Superior, 2006

Em relação ao antagonismo de fármacos, analise as seguintes afirmativas:

1. No antagonismo competitivo simples o fármaco sem eficácia, mas com afinidade pelo receptor, compete com o agonista pelo local de ação.

2. No antagonismo competitivo simples o padrão característico simples é a produção, dependente da concentração, de um desvio paralelo para a direita da curva de dose-resposta dos agonistas.

3. No antagonismo competitivo simples a magnitude do desvio à direita da curva de dose-resposta depende apenas da concentração do antagonista e de sua afinidade pelo receptor.

4. No antagonismo competitivo não há alteração assintótica máxima da curva de dose-resposta.

Estão corretas:

3Questão 475200. Farmácia, Farmacologia, Perito, Polícia Civil PE, IPAD, Ensino Superior, 2006

Existem diversos tipos de formas farmacêuticas nas quais os fármacos, em diferentes estados físicos, podem ser colocados para que se tornem convenientes e eficazes no tratamento de doenças, além de proporcionar o conforto dos pacientes. Neste sentido, assinale a alternativa que indica o fármaco formulado como comprimidos sublinguais, cujo estado físico, nas condições normais de temperatura e pressão, é um líquido.

4Questão 475622. Farmácia, Farmacologia, Perito, Polícia Civil PE, IPAD, Ensino Superior, 2006

Os fármacos podem ser classificados de várias maneiras. A Organização Mundial de Saúde (WHO, World Health Organization) classifica os fármacos de acordo com

5Questão 475992. Farmácia, Farmacologia, Perito, Polícia Civil PE, IPAD, Ensino Superior, 2006

Assinale a alternativa que indica o analgésico opióide utilizado nos programas de tratamento dos estados de dependência:

6Questão 476458. Farmácia, Farmacologia, Perito, Polícia Civil PE, IPAD, Ensino Superior, 2006

O termo opióide aplica-se a qualquer substância, endógena ou sintética, que produz efeitos semelhantes aos da morfina, enquanto que o termo opiáceo ficou restrito às substâncias sintéticas semelhantes à morfina com estruturas não peptídicas. Em relação aos opióides, assinale a alternativa incorreta:

7Questão 476522. Farmácia, Farmacologia, Perito, Polícia Civil PE, IPAD, Ensino Superior, 2006

Os medicamentos podem ser administrados em diversas formas farmacêuticas e por várias vias de administração, as quais são eleitas de acordo com o efeito terapêutico desejado. Neste sentido, assinale a alternativa que indica a forma farmacêutica indicada para administração intra-respiratória.

8Questão 476636. Farmácia, Farmacologia, Perito, Polícia Civil PE, IPAD, Ensino Superior, 2006

Aquela informação codificada na estrutura química de um fármaco que promove a alteração do receptor quando o fármaco está ligado refere-se à

9Questão 477991. Farmácia, Farmacologia, Perito, Polícia Civil PE, IPAD, Ensino Superior, 2006

Um pró-fármaco pode ser convertido em agente terapêutico ativo por transformação química no organismo. Neste contexto, assinale a alternativa que representa um fármaco que não é um pró-fármaco.

10Questão 478080. Farmácia, Farmacologia, Perito, Polícia Civil PE, IPAD, Ensino Superior, 2006

Em relação aos efeitos farmacológicos do etanol, assinale a alternativa incorreta:

11Questão 478151. Farmácia, Farmacologia, Perito, Polícia Civil PE, IPAD, Ensino Superior, 2006

A 14ª Edição da Relação dos Medicamentos Essenciais da Organização Mundial de Saúde (WHO, World Health Organization) recomenda como analgésicos não opióides e antiinflamatórios não esteroidais os seguintes fármacos: