Simulado: Professor de Educação Física - Prefeitura de Parauapebas PA

55 questões Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE, Ensino Superior

Responda as 55 questões do simulado abaixo (Professor de Educação Física - Prefeitura de Parauapebas PA). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

3 resolveram
36% acertos
Difícil
0 gabaritaram
0 ótimo
0 bom
3 regular
0 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 471371. Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE, Ensino Superior, 2006

Quanto aos aspectos históricos da Educação Física, julgue os itens a seguir. De acordo com as indicações de Platão, todo cidadão grego deveria praticar ginástica, mas a finalidade da ginástica mudava de acordo com a função social de cada um: para os atletas, visava desenvolver a força, para os guardiões, a coragem, e para os cidadãos comuns, a saúde.

2Questão 471422. Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE, Ensino Superior, 2006

Os autores dedicados à reflexão crítica acerca do papel desempenhado pelo lazer na sociedade capitalista pretendem superar algumas posturas ditas mercadológicas e incentivar a adoção de posturas consideradas coerentes com o atual contexto cultural, educacional e político. Acerca da crítica social aos usos e desusos do esporte de lazer, julgue os itens a seguir. Segundo a lógica capitalista, o lazer é considerado um tempo inútil, marcado pela falta de seriedade e de ocupação, servindo apenas para a recuperação do desgaste provocado pelo trabalho.

3Questão 471456. Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE, Ensino Superior, 2006

Iniciada na década de 80 do século XX, a intitulada crise de identidade da Educação Física deu margem a uma série de discussões que, de certa forma, permanecem em pauta no debate acadêmico acerca da função política e social a ser desempenhada pela educação física no contexto escolar. Acerca do resgate da dimensão formativa da Educação Física, julgue os itens abaixo. Na formação do profissional de Educação Física, deve-se desenvolver, predominantemente, o domínio dos fundamentos biomédicos e técnico-esportivos desse profissional e, na medida do possível, estimular a reflexão filosófica e psicopedagógica.

4Questão 471501. Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE, Ensino Superior, 2006

Iniciada na década de 80 do século XX, a intitulada crise de identidade da Educação Física deu margem a uma série de discussões que, de certa forma, permanecem em pauta no debate acadêmico acerca da função política e social a ser desempenhada pela educação física no contexto escolar. Acerca do resgate da dimensão formativa da Educação Física, julgue os itens abaixo. A condição de atleta ou de ex-atleta contribui significativamente para a atuação do professor no contexto escolar de modo que a função pedagógica da Educação Física seja cumprida.

5Questão 471517. Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE, Ensino Superior, 2006

Julgue os próximos itens, relativos à influência de aspectos psicossociais na atitude dos alunos e no interesse deles pelas aulas de educação física. Professores devem dar atenção especial à denominada socialização aversiva, quando experiências ruins, que deixam a criança envergonhada ou diminuída diante dos colegas, chegam a desestimular a sua participação em atividades esportivas e a comprometer a própria capacidade de aprendizagem de novos movimentos.

6Questão 471547. Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE, Ensino Superior, 2006

Quanto aos aspectos históricos da Educação Física, julgue os itens a seguir. As propostas do Movimento Ginástico Europeu se confundem com as questões relacionadas ao nacionalismo — direito de cada povo cultural e racialmente unido de governar a si próprio — e, conseqüentemente, ao militarismo, como uma das principais maneiras de se assegurar a soberania da nação — povo forte, nação forte.

7Questão 471584. Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE, Ensino Superior, 2006

Considerando a influência da Educação Física na educação infantil, julgue os itens seguintes. No período da educação infantil, a aprendizagem das crianças se baseia na observação e no reconhecimento visual do movimento. Ela é capaz de repetir, da sua maneira, o movimento realizado pelo professor ou por outros colegas, mesmo sem saber exatamente o que faz.

8Questão 471756. Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE, Ensino Superior, 2006

Julgue os próximos itens, relativos à influência de aspectos psicossociais na atitude dos alunos e no interesse deles pelas aulas de educação física. As seguintes frases podem ser utilizadas pelo professor com o objetivo de transmitir aos alunos uma visão menos aversiva do esporte: vencer não é tudo, nem é o mais importante; falhar não é o mesmo que ser derrotado; sucesso não é sinônimo de vencer; o sucesso só é alcançado quando há esforço e dedicação na luta pela vitória.

9Questão 471969. Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE, Ensino Superior, 2006

O Programa Esporte para Todos, conhecido pela sigla EPT, é uma proposta que atende aos princípios de um tipo de manifestação esportiva: o esporte comunitário. Acerca das características do EPT, julgue os itens seguintes. O esporte comunitário se distancia da preocupação com a valorização da natureza, concentrando-se no uso adaptado dos espaços ou de alternativas já existentes nas cidades.

10Questão 472064. Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE, Ensino Superior, 2006

Com relação aos cuidados metodológicos a serem tomados para uma prática adequada da atividade física com alunos do ciclo III, 5.ª e 6.ª séries do Ensino Fundamental, julgue os itens que se seguem. Considere que alguns alunos em fase inicial de treinamento, interessados em competir em uma corrida de rua a ser realizada 3 semanas após o início do treinamento, solicitem ao professor que acelere o programa. Nessa situação, o professor deve alertar os alunos acerca do caráter penoso do treinamento esportivo — que exige muita determinação e disciplina. Se os alunos mantiverem o interesse em treinar para a referida competição, o professor deve se prontificar a elaborar um programa especial para eles.

11Questão 472071. Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE, Ensino Superior, 2006

Em relação aos aspectos específicos das atividades corporais, julgue os itens subseqüentes. Adolescentes devem ser supervisionados quando utilizam treinamento com pesos para aumentar a força, de forma a evitar sobrecargas elevadas que prejudiquem o crescimento músculo-esquelético.

12Questão 472078. Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE, Ensino Superior, 2006

A crítica social do esporte, na sociedade capitalista, propõe uma reflexão acerca de como interesses políticos e econômicos distorcem os princípios gerais que regulam a prática esportiva. Julgue os itens subseqüentes que tratam da tendência crítica e transformadora da Educação Física atual. O esporte oferece oportunidade tanto para a prática prazerosa de atividade física como para interação social entre os jogadores. Na educação física escolar, o papel do professor deve-se concentrar na primeira dimensão, de caráter mais corporal e que auxilia na melhoria da qualidade de vida dos alunos, deixando a dimensão social a cargo de outras disciplinas e atividades que compõem o currículo escolar.

13Questão 472091. Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE, Ensino Superior, 2006

Muitas vezes, o termo desenvolvimento motor é confundido com outros conceitos a ele relacionados, tais como aprendizagem motora, crescimento físico, controle motor e maturação. Julgue os próximos itens, relativos a esses conceitos. O desenvolvimento motor está diretamente relacionado às mudanças funcionais na capacidade de realizar movimentos, mas nem toda mudança funcional do controle motor pode ser atribuída ao desenvolvimento motor.

14Questão 472125. Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE, Ensino Superior, 2006

O Programa Esporte para Todos, conhecido pela sigla EPT, é uma proposta que atende aos princípios de um tipo de manifestação esportiva: o esporte comunitário. Acerca das características do EPT, julgue os itens seguintes. Os programas de esporte comunitário geralmente são estruturados em torno de dois eixos: motivação, por meio de campanhas que envolvem os meios de comunicação de massa — TV, rádio, jornais e revistas — e agentes — professores ou estudantes de educação física —, juntamente com outras pessoas da comunidade que atuam como monitores na organização das atividades.

15Questão 472131. Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE, Ensino Superior, 2006

Com relação aos cuidados metodológicos a serem tomados para uma prática adequada da atividade física com alunos do ciclo III, 5.ª e 6.ª séries do Ensino Fundamental, julgue os itens que se seguem. Como os alunos não serão submetidos a treinamento de alto nível, não há necessidade de que esses alunos façam exame médico para verificar se existem contra-indicações para a prática de atividade física.

16Questão 472143. Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE, Ensino Superior, 2006

Com relação aos cuidados metodológicos a serem tomados para uma prática adequada da atividade física com alunos do ciclo III, 5.ª e 6.ª séries do Ensino Fundamental, julgue os itens que se seguem. Considere que outros alunos da turma, preocupados com a saúde, por estarem com excesso de peso, prefiram, apenas caminhar para adquirir condicionamento físico. Nessa situação, o professor deve informar aos alunos que, por ser um exercício com intensidade muito baixa, a caminhada não gera os benefícios esperados de um programa de condicionamento físico.

17Questão 472151. Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE, Ensino Superior, 2006

Considerando a influência da Educação Física na educação infantil, julgue os itens seguintes. A educação física infantil deve proporcionar oportunidades diversificadas de movimentos às crianças, evitando-se a especialização precoce dos movimentos, ou seja, é preciso incentivar, sem exigir.

18Questão 472161. Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE, Ensino Superior, 2006

Em relação aos aspectos específicos das atividades corporais, julgue os itens subseqüentes. Crianças têm baixa concentração de hemoglobina no sangue e um coração com pequeno volume de ejeção, mas possuem uma grande capacidade de utilização da energia pelos músculos, ao contrário dos adultos. Essas características fazem que a tolerância de ambos a exercícios prolongados seja igual.

19Questão 472180. Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE, Ensino Superior, 2006

O Programa Esporte para Todos, conhecido pela sigla EPT, é uma proposta que atende aos princípios de um tipo de manifestação esportiva: o esporte comunitário. Acerca das características do EPT, julgue os itens seguintes. O principal objetivo do esporte comunitário é estimular a adesão das pessoas à prática esportiva, para aumentar o número de praticantes e contribuir para a descoberta de talentos esportivos.

20Questão 472202. Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE, Ensino Superior, 2006

Julgue os próximos itens, relativos à influência de aspectos psicossociais na atitude dos alunos e no interesse deles pelas aulas de educação física. Na escola, observa-se, muitas vezes, que os alunos reagem contrariamente a determinadas atividades sugeridas pelo professor porque as consideram socialmente femininas ou masculinas.

21Questão 472252. Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE, Ensino Superior, 2006

Julgue os próximos itens, relativos à influência de aspectos psicossociais na atitude dos alunos e no interesse deles pelas aulas de educação física. Na primeira infância, a participação da criança em atividades físicas geralmente reflete os interesses e o encorajamento dos pais, enquanto, na adolescência, a influência mais significativa é exercida pelos pares.

22Questão 472286. Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE, Ensino Superior, 2006

Iniciada na década de 80 do século XX, a intitulada crise de identidade da Educação Física deu margem a uma série de discussões que, de certa forma, permanecem em pauta no debate acadêmico acerca da função política e social a ser desempenhada pela educação física no contexto escolar. Acerca do resgate da dimensão formativa da Educação Física, julgue os itens abaixo. Na prática pedagógica da Educação Física na escola, o professor não deve assumir postura dogmática e acrítica, por meio da qual se fragmenta o homem e cuida-se apenas do corpo, deixando-se para as outras disciplinas do currículo a preocupação com aspectos cognitivos e científicos na formação do aluno.

23Questão 472301. Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE, Ensino Superior, 2006

Considerando a influência da Educação Física na educação infantil, julgue os itens seguintes. Deve-se tomar cuidado para não desprezar o potencial de aprendizagem da criança nem subestimar sua capacidade para realizar determinados movimentos ou proezas corporais, principalmente quando se trata de alunos portadores de necessidades educativas especiais.

24Questão 472315. Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE, Ensino Superior, 2006

O Programa Esporte para Todos, conhecido pela sigla EPT, é uma proposta que atende aos princípios de um tipo de manifestação esportiva: o esporte comunitário. Acerca das características do EPT, julgue os itens seguintes. Para se garantir a viabilidade do EPT, são necessários um mínimo de espaço livre e aberto e a participação de pessoas de diversas idades. No entanto, a inexistência de material ou de equipamentos esportivos que permitam a realização de atividades esportivas inviabiliza o EPT.

25Questão 472368. Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE, Ensino Superior, 2006

Em relação aos aspectos específicos das atividades corporais, julgue os itens subseqüentes. Jovens que participam de um programa de treinamento podem aumentar a massa corporal magra (músculos) e diminuir a gordura subcutânea, mesmo quando adotam uma dieta alimentar rica em calorias.

26Questão 472444. Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE, Ensino Superior, 2006

Com relação aos cuidados metodológicos a serem tomados para uma prática adequada da atividade física com alunos do ciclo III, 5.ª e 6.ª séries do Ensino Fundamental, julgue os itens que se seguem. Considere que alunos que praticam caminhada, depois de algum tempo, tenham interesse em praticar corrida. Nessa situação, recomenda-se que o treinamento de corrida comece na fase inicial, pois, considerando-se o princípio da especificidade do exercício, as capacidades requeridas para a corrida são diferentes das requeridas para a prática da caminhada.

27Questão 472504. Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE, Ensino Superior, 2006

Muitas vezes, o termo desenvolvimento motor é confundido com outros conceitos a ele relacionados, tais como aprendizagem motora, crescimento físico, controle motor e maturação. Julgue os próximos itens, relativos a esses conceitos. O termo maturação refere-se ao processo que conduz ao alcance do estado ótimo de integração funcional dos diversos sistemas corporais. Esse conceito não se confunde com o de desenvolvimento motor, visto que este continua mesmo depois de o indivíduo alcançar a maturidade.

28Questão 472528. Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE, Ensino Superior, 2006

Em relação aos aspectos específicos das atividades corporais, julgue os itens subseqüentes. A obesidade, inicialmente, é decorrente de um processo de hipertrofia dos adipócitos, ou seja, um aumento da quantidade de gordura armazenada em cada célula; em seguida, caso a pessoa continue engordando, tem início um novo processo, a hiperplasia, quando o organismo multiplica a quantidade de adipócitos, gerando novas células.

29Questão 472569. Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE, Ensino Superior, 2006

Em relação aos aspectos específicos das atividades corporais, julgue os itens subseqüentes. Como não há grandes alterações na flexibilidade de um indivíduo ao longo das etapas da vida, um treinamento específico para se manter a amplitude dos movimentos articulares é desnecessário.

30Questão 472573. Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE, Ensino Superior, 2006

Quanto aos aspectos históricos da Educação Física, julgue os itens a seguir. Verifica-se estreita relação entre a utilização ideológica do esporte pelo Estado e a passagem do esporte de lazer, uma prática da elite fortemente influenciada pelo discurso do amadorismo, para o esporte de rendimento, que dá margem à sua progressiva popularização e posterior profissionalização.

31Questão 472599. Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE, Ensino Superior, 2006

Em relação aos aspectos específicos das atividades corporais, julgue os itens subseqüentes. Os efeitos do treinamento aeróbio na pré-adolescência, assim como na infância, são mínimos. Isso indica que os benefícios do treinamento com exercícios prolongados dependem da influência dos hormônios da puberdade sobre o organismo.

32Questão 472732. Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE, Ensino Superior, 2006

Quanto aos aspectos históricos da Educação Física, julgue os itens a seguir. O Movimento Esportivo Inglês mantém relação direta com o desenvolvimento econômico da Inglaterra durante a Revolução Industrial e com suas implicações: a adoção de um estilo de vida urbano e a organização política dos trabalhadores para reivindicar melhorias sociais.

33Questão 472875. Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE, Ensino Superior, 2006

Muitas vezes, o termo desenvolvimento motor é confundido com outros conceitos a ele relacionados, tais como aprendizagem motora, crescimento físico, controle motor e maturação. Julgue os próximos itens, relativos a esses conceitos. O termo controle motor refere-se à ação do sistema nervoso de coordenar estímulos perceptivos com habilidades motoras de forma a garantir movimentos precisos e corretos de acordo com a intenção do indivíduo.

34Questão 472911. Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE, Ensino Superior, 2006

Julgue os próximos itens, relativos à influência de aspectos psicossociais na atitude dos alunos e no interesse deles pelas aulas de educação física. O interesse ou a falta de motivação das crianças para participar de certos tipos de atividades corporais independem de elementos socioculturais, como raça, gênero e nacionalidade.

35Questão 472924. Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE, Ensino Superior, 2006

A crítica social do esporte, na sociedade capitalista, propõe uma reflexão acerca de como interesses políticos e econômicos distorcem os princípios gerais que regulam a prática esportiva. Julgue os itens subseqüentes que tratam da tendência crítica e transformadora da Educação Física atual. Apontar apenas os defeitos da competição e do esporte, desconsiderando as suas vantagens para os alunos, pouco contribui para a discussão acerca de como utilizar o esporte na escola.

36Questão 473018. Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE, Ensino Superior, 2006

Com relação aos cuidados metodológicos a serem tomados para uma prática adequada da atividade física com alunos do ciclo III, 5.ª e 6.ª séries do Ensino Fundamental, julgue os itens que se seguem. Considere que os alunos queiram formar um grupo de corrida, com a intenção de treinarem juntos. Nessa situação, o professor deve incentivar a iniciativa, pois não existe nenhum inconveniente de que todos corram ao mesmo tempo, já que os efeitos da corrida sobre o organismo são equivalentes, independentemente do estágio inicial de aptidão física de cada aluno.

37Questão 473031. Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE, Ensino Superior, 2006

Quanto aos aspectos históricos da Educação Física, julgue os itens a seguir. Na cidade ideal de Platão, não deveria haver médicos nem juízes, pois eles são responsáveis, respectivamente, pelo corpo e pela alma doentes; deveria haver filósofos, dedicados ao estudo da ética, e ginastas, dedicados ao fortalecimento do corpo.

38Questão 473047. Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE, Ensino Superior, 2006

Iniciada na década de 80 do século XX, a intitulada crise de identidade da Educação Física deu margem a uma série de discussões que, de certa forma, permanecem em pauta no debate acadêmico acerca da função política e social a ser desempenhada pela educação física no contexto escolar. Acerca do resgate da dimensão formativa da Educação Física, julgue os itens abaixo. A Educação Física, sendo considerada área de intervenção social, está, historicamente, mais próxima da saúde que da educação.

39Questão 473079. Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE, Ensino Superior, 2006

Os autores dedicados à reflexão crítica acerca do papel desempenhado pelo lazer na sociedade capitalista pretendem superar algumas posturas ditas mercadológicas e incentivar a adoção de posturas consideradas coerentes com o atual contexto cultural, educacional e político. Acerca da crítica social aos usos e desusos do esporte de lazer, julgue os itens a seguir. O lazer se caracteriza como uma diversão esporádica, com base na lógica do ter e viver emoções especiais que não fazem parte do cotidiano das pessoas.

40Questão 473103. Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE, Ensino Superior, 2006

O Programa Esporte para Todos, conhecido pela sigla EPT, é uma proposta que atende aos princípios de um tipo de manifestação esportiva: o esporte comunitário. Acerca das características do EPT, julgue os itens seguintes. Entre os principais objetivos do esporte comunitário, destacam-se: saúde, lazer e integração social.

41Questão 473224. Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE, Ensino Superior, 2006

Os autores dedicados à reflexão crítica acerca do papel desempenhado pelo lazer na sociedade capitalista pretendem superar algumas posturas ditas mercadológicas e incentivar a adoção de posturas consideradas coerentes com o atual contexto cultural, educacional e político. Acerca da crítica social aos usos e desusos do esporte de lazer, julgue os itens a seguir. O lazer, na perspectiva da sociedade de consumo, é uma diversão sem maiores compromissos ideológicos que contribui para fazer com que a pessoa esqueça as mazelas pessoais e os problemas atuais, desligando-se das obrigações.

42Questão 473238. Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE, Ensino Superior, 2006

O Programa Esporte para Todos, conhecido pela sigla EPT, é uma proposta que atende aos princípios de um tipo de manifestação esportiva: o esporte comunitário. Acerca das características do EPT, julgue os itens seguintes. Apesar de ter sido criado durante o período do regime de governo militar no Brasil, a proposta do EPT não tinha nenhum tipo de vínculo com as questões cívicas voltadas para reforçar o sentimento de patriotismo.

43Questão 473293. Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE, Ensino Superior, 2006

A crítica social do esporte, na sociedade capitalista, propõe uma reflexão acerca de como interesses políticos e econômicos distorcem os princípios gerais que regulam a prática esportiva. Julgue os itens subseqüentes que tratam da tendência crítica e transformadora da Educação Física atual. O esporte é, por natureza, um espaço privilegiado de educação do homem que contribui, inequivocamente, para a construção de uma sociedade melhor. Por meio do esporte, podem-se formar pessoas nobres e civilizadas.

44Questão 473316. Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE, Ensino Superior, 2006

Iniciada na década de 80 do século XX, a intitulada crise de identidade da Educação Física deu margem a uma série de discussões que, de certa forma, permanecem em pauta no debate acadêmico acerca da função política e social a ser desempenhada pela educação física no contexto escolar. Acerca do resgate da dimensão formativa da Educação Física, julgue os itens abaixo. Deve-se excluir o desenvolvimento da aptidão física das preocupações da Educação Física, assim como se deve deixar claro que seu papel não é o de promover o desenvolvimento de habilidades motoras, e, sim, o de formar o cidadão crítico e participativo.

45Questão 473321. Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE, Ensino Superior, 2006

Os autores dedicados à reflexão crítica acerca do papel desempenhado pelo lazer na sociedade capitalista pretendem superar algumas posturas ditas mercadológicas e incentivar a adoção de posturas consideradas coerentes com o atual contexto cultural, educacional e político. Acerca da crítica social aos usos e desusos do esporte de lazer, julgue os itens a seguir. Apesar da função do lazer, muitas vezes, ser manipulada pela sociedade de consumo, é enganoso pensar que o lazer conduz necessariamente a uma postura alienante diante da problemática social.

46Questão 473323. Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE, Ensino Superior, 2006

A crítica social do esporte, na sociedade capitalista, propõe uma reflexão acerca de como interesses políticos e econômicos distorcem os princípios gerais que regulam a prática esportiva. Julgue os itens subseqüentes que tratam da tendência crítica e transformadora da Educação Física atual. Quando se afirma, na área do esporte, que a vitória está ao alcance de todos, e oculta-se o fato de que nem todos possuem as mesmas condições de vida e de treinamento, mantém-se o status quo, pois transfere-se para o indivíduo o papel de superar as adversidades e conquistar o sucesso, como se essa possibilidade fosse um resultado exclusivo do seu esforço.

47Questão 473424. Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE, Ensino Superior, 2006

Com relação aos cuidados metodológicos a serem tomados para uma prática adequada da atividade física com alunos do ciclo III, 5.ª e 6.ª séries do Ensino Fundamental, julgue os itens que se seguem. Se os alunos tiverem disponibilidade para treinar apenas duas vezes por semana, é correto que o professor explique a eles que, apesar de essa não ser a freqüência ideal, é preferível fazer alguma atividade física que não fazer nenhuma.

48Questão 473428. Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE, Ensino Superior, 2006

A crítica social do esporte, na sociedade capitalista, propõe uma reflexão acerca de como interesses políticos e econômicos distorcem os princípios gerais que regulam a prática esportiva. Julgue os itens subseqüentes que tratam da tendência crítica e transformadora da Educação Física atual. O esporte é a consagração objetiva da hierarquia do rendimento, tanto que o esportista é classificado de acordo com o resultado que obtém na competição; as oportunidades de ascensão social que o jogador tem dependem de sua atuação e estão diretamente relacionadas com o seu sucesso no jogo.

49Questão 473604. Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE, Ensino Superior, 2006

O Programa Esporte para Todos, conhecido pela sigla EPT, é uma proposta que atende aos princípios de um tipo de manifestação esportiva: o esporte comunitário. Acerca das características do EPT, julgue os itens seguintes. O esporte comunitário caracteriza-se como uma atividade física sem excessos de formalização, com regras simples e flexíveis, o que reduz as pressões normalmente presentes nas competições e no treinamento.

50Questão 473692. Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE, Ensino Superior, 2006

Considerando a influência da Educação Física na educação infantil, julgue os itens seguintes. As crianças estimuladas a testar e desafiar constantemente suas habilidades corporais desenvolvem precocemente uma destreza avançada no domínio dos movimentos. Por isso, deve-se evitar a iniciação tardia da criança na atividade física.

51Questão 473716. Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE, Ensino Superior, 2006

A crítica social do esporte, na sociedade capitalista, propõe uma reflexão acerca de como interesses políticos e econômicos distorcem os princípios gerais que regulam a prática esportiva. Julgue os itens subseqüentes que tratam da tendência crítica e transformadora da Educação Física atual. Como dependem diretamente das habilidades do corpo, as atividades do atleta e do operário são praticadas em contextos que respeitam o corpo e que primam pela sua saúde.

52Questão 473727. Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE, Ensino Superior, 2006

Iniciada na década de 80 do século XX, a intitulada crise de identidade da Educação Física deu margem a uma série de discussões que, de certa forma, permanecem em pauta no debate acadêmico acerca da função política e social a ser desempenhada pela educação física no contexto escolar. Acerca do resgate da dimensão formativa da Educação Física, julgue os itens abaixo. Na sociedade moderna, o esporte deixa de ser uma preocupação restrita à Educação Física escolar. Na verdade, o esporte se desliga da Educação Física e, até mesmo, opõese a ela.

53Questão 473782. Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE, Ensino Superior, 2006

A crítica social do esporte, na sociedade capitalista, propõe uma reflexão acerca de como interesses políticos e econômicos distorcem os princípios gerais que regulam a prática esportiva. Julgue os itens subseqüentes que tratam da tendência crítica e transformadora da Educação Física atual. A imprensa usa a imagem do atleta para fabricar o ídolo, atraindo a atenção do povo para o espetáculo esportivo com o objetivo de vender mais, esquecendo-se da necessidade de se educar por meio do esporte.

54Questão 473808. Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE, Ensino Superior, 2006

Muitas vezes, o termo desenvolvimento motor é confundido com outros conceitos a ele relacionados, tais como aprendizagem motora, crescimento físico, controle motor e maturação. Julgue os próximos itens, relativos a esses conceitos. O termo aprendizagem motora, tal como o termo desenvolvimento motor, refere-se a mudanças funcionais na capacidade de realizar movimentos, mas eles se diferenciam pelo fato de, na aprendizagem, as mudanças serem relativamente permanentes e não estarem relacionadas com a idade do indivíduo.

55Questão 473815. Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE, Ensino Superior, 2006

Muitas vezes, o termo desenvolvimento motor é confundido com outros conceitos a ele relacionados, tais como aprendizagem motora, crescimento físico, controle motor e maturação. Julgue os próximos itens, relativos a esses conceitos. O termo crescimento físico pode ser corretamente utilizado como sinônimo de desenvolvimento motor, pois ambos referem-se a modificações no tamanho do corpo que acarretam mudanças funcionais na capacidade de realizar movimentos.