Simulado: Professor de Educação Básica - Educação Física - SEMAD ES

55 questões Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE, Ensino Superior

Responda as 55 questões do simulado abaixo (Professor de Educação Básica - Educação Física - SEMAD ES). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

0 resolveram
0% acertos
n/d
0 gabaritaram
0 ótimo
0 bom
0 regular
0 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 471533. Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE, Ensino Superior, 2007

O tempo escolar segue uma formalização importante para a organização das atividades ao longo do calendário letivo, mas essa formalização não deve representar um cerceamento da autonomia da escola. De acordo com esse princípio, julgue os itens de 89 a 92. Ao planejar as atividades corporais, o professor deve enfatizar o dinamismo e os movimentos espontâneos, evitando as metodologias voltadas para a padronização de gestos técnicos e a imobilidade das crianças em filas.

2Questão 471616. Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE, Ensino Superior, 2007

Considerando os princípios conceituais acerca da criança, do processo ensino-aprendizagem e do currículo escolar, julgue os itens subseqüentes. A diversidade das teorias pedagógicas existentes na educação física, que ora enfatizam o jogo, ora, a saúde ou o desenvolvimento psicomotor da criança, indica que a melhor opção é fazer uma mistura metodológica, utilizando de tudo um pouco.

3Questão 471662. Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE, Ensino Superior, 2007

Acerca da avaliação em educação física, julgue os itens a seguir. Considere-se que, preocupado com os riscos da obesidade infantil, o professor decida medir o índice de massa corporal dos alunos e divulgar os dados em um quadro mural, como forma de estimular o emagrecimento. Nessa situação, a perda de peso alcançada por cada aluno pode ajudar a compor o seu resultado na avaliação da disciplina.

4Questão 471667. Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE, Ensino Superior, 2007

Julgue os itens seguintes, quanto a aspectos gerais da educação física na escola. A restrição ao uso do material esportivo, como uma bola de voleibol, na realização de outros tipos de brincadeiras é uma medida adequada para evitar um desgaste acentuado de material de custo elevado, que possui um fim específico.

5Questão 471729. Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE, Ensino Superior, 2007

Em relação aos critérios a serem adotados pelos professores de educação física na seleção de conteúdos e metodologias coerentes com a proposta pedagógica da educação infantil, julgue os próximos itens. Como a quadra é destinada às suas aulas de educação física, que não podem ser realizadas em outro local, o professor de educação física deve recusar-se a emprestá-la a um professor que queira realizar, nessa quadra, uma atividade prática relacionada à geometria.

6Questão 471835. Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE, Ensino Superior, 2007

Em relação aos critérios a serem adotados pelos professores de educação física na seleção de conteúdos e metodologias coerentes com a proposta pedagógica da educação infantil, julgue os próximos itens. O professor de educação física deve evitar a inserção precoce da criança no mundo da linguagem escrita, selecionando atividades voltadas para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras globais, como equilíbrio e coordenação motora.

7Questão 471894. Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE, Ensino Superior, 2007

As diretrizes pedagógicas para a educação infantil devem conciliar o respeito à identidade cultural de cada escola com o esforço coletivo de se criar um sentido de rede, que aproxime as escolas umas das outras. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes. Visando contribuir para criação de um sentido de rede de ensino, a distribuição do conteúdo programático de educação física deve ser feita de maneira que todas as turmas de determinada série trabalhem com a mesma modalidade esportiva.

8Questão 471902. Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE, Ensino Superior, 2007

Em relação aos critérios a serem adotados pelos professores de educação física na seleção de conteúdos e metodologias coerentes com a proposta pedagógica da educação infantil, julgue os próximos itens. Se a escola não dispuser dos equipamentos necessários à prática de determinada modalidade esportiva, o professor não poderá incluir essa modalidade em suas aulas, mesmo que as crianças manifestem o desejo de praticá-la.

9Questão 472029. Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE, Ensino Superior, 2007

O tempo escolar segue uma formalização importante para a organização das atividades ao longo do calendário letivo, mas essa formalização não deve representar um cerceamento da autonomia da escola. De acordo com esse princípio, julgue os itens de 89 a 92. Os professores de educação física devem selecionar um conjunto específico de conteúdos que, ao longo das etapas de Educação Infantil, permitem às crianças o acesso a uma quantidade mínima de estímulos considerados importantes para o seu desenvolvimento.

10Questão 472053. Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE, Ensino Superior, 2007

Considerando os princípios conceituais acerca da criança, do processo ensino-aprendizagem e do currículo escolar, julgue os itens subseqüentes. As dificuldades na associação entre teoria e prática ao longo da ação pedagógica, que em parte são reflexo das falhas na formação inicial dos professores, seriam adequadamente superadas se fosse adotado o mesmo referencial teórico para todas as escolas da rede.

11Questão 472055. Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE, Ensino Superior, 2007

Acerca da avaliação em educação física, julgue os itens a seguir. A avaliação da aprendizagem deve contribuir para a valorização dos alunos que se destacam nas habilidades corporais, afetivas e sociais, pois esse é um espaço importante de reconhecimento da criança por aquilo que ela sabe fazer bem.

12Questão 472090. Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE, Ensino Superior, 2007

Acerca da avaliação em educação física, julgue os itens a seguir. É possível retomar, como forma de avaliação, a mensuração de aspectos biométricos, desde que os resultados não sejam vistos como um mero produto, mas como parte de um processo de reflexão sobre a qualidade de vida das crianças.

13Questão 472101. Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE, Ensino Superior, 2007

Considerando os princípios conceituais acerca da criança, do processo ensino-aprendizagem e do currículo escolar, julgue os itens subseqüentes. A educação física deve investir na ampliação da capacidade expressiva da criança, desenvolvendo a sua sensibilidade estética e a sua curiosidade acerca de novos movimentos e novas brincadeiras.

14Questão 472112. Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE, Ensino Superior, 2007

O tempo escolar segue uma formalização importante para a organização das atividades ao longo do calendário letivo, mas essa formalização não deve representar um cerceamento da autonomia da escola. De acordo com esse princípio, julgue os itens de 89 a 92. A elaboração do projeto político-pedagógico de uma escola tem de ser fruto de debate coletivo sobre os objetivos, estudo sobre a melhor maneira de alcançá-los e um olhar atento para as crianças, a comunidade e a própria escola.

15Questão 472200. Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE, Ensino Superior, 2007

Considerando os princípios conceituais acerca da criança, do processo ensino-aprendizagem e do currículo escolar, julgue os itens subseqüentes. Ao ser criticado por um pai, por não ter atendido os interesses das crianças, o professor mostrou-lhe que o levantamento de expectativas contribui para identificar conflitos entre aspectos individuais e coletivos, que muitas vezes exigem o enfrentamento crítico das demandas apresentadas pelas crianças.

16Questão 472249. Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE, Ensino Superior, 2007

Em relação aos critérios a serem adotados pelos professores de educação física na seleção de conteúdos e metodologias coerentes com a proposta pedagógica da educação infantil, julgue os próximos itens. Nas aulas de educação física, o espaço reservado para técnica deve ser restringido em função da necessidade de se estabelecer um diálogo entre as habilidades requeridas pelo jogo e o domínio que a criança possui do seu próprio corpo.

17Questão 472279. Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE, Ensino Superior, 2007

As diretrizes pedagógicas para a educação infantil devem conciliar o respeito à identidade cultural de cada escola com o esforço coletivo de se criar um sentido de rede, que aproxime as escolas umas das outras. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes. Caso seja procurado por um pai interessado em difundir o Badminton (uma espécie de tênis jogado com uma peteca em lugar da bola), o professor deve recusar a oferta, pois essa modalidade esportiva não faz parte da realidade de vida das crianças.

18Questão 472281. Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE, Ensino Superior, 2007

Em relação aos critérios a serem adotados pelos professores de educação física na seleção de conteúdos e metodologias coerentes com a proposta pedagógica da educação infantil, julgue os próximos itens. Ao planejar as atividades corporais, o professor deve enfatizar o dinamismo e os movimentos espontâneos, evitando as metodologias voltadas para a padronização de gestos técnicos e a imobilidade das crianças em filas.

19Questão 472329. Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE, Ensino Superior, 2007

Considerando os princípios conceituais acerca da criança, do processo ensino-aprendizagem e do currículo escolar, julgue os itens subseqüentes. O professor explicou que a turma deveria ser capaz de administrar os conflitos sobre o que fazer, procurando atender o interesse de todos. Nesse caso, a turma deveria ser separada em dois grupos com atividades diferentes: uns dançariam e outros jogariam futebol.

20Questão 472347. Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE, Ensino Superior, 2007

Considerando a diferença de habilidades observada entre as crianças durante um jogo, julgue os itens a seguir. O acesso aos mesmos estímulos corporais não garante que as crianças atinjam o mesmo nível de desenvolvimento, pois esse processo depende também de aspectos genéticos.

21Questão 472429. Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE, Ensino Superior, 2007

O tempo escolar segue uma formalização importante para a organização das atividades ao longo do calendário letivo, mas essa formalização não deve representar um cerceamento da autonomia da escola. De acordo com esse princípio, julgue os itens de 89 a 92. A intervenção do professor nas situações cotidianas vividas pelas crianças na escola deve ser pautada no afeto e no diálogo, pois isso permite que elas sejam autênticas e reflitam sobre as conseqüências de seus atos.

22Questão 472450. Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE, Ensino Superior, 2007

A partir da década de 80 do século XX, observa-se um esforço no sentido de reorientar o trabalho pedagógico da Educação Física, revisando-se, com isso, o papel que compete ao professor na formação integral da criança, em uma visão mais ampla de educação e de currículo. Tendo dessa informação como referência inicial, julgue os itens de 56 a 60. Enquanto os demais professores da escola participam do conselho de classe, o professor de educação física deve promover uma gincana para todos os alunos da série, de forma a mantê-los ocupados nesse período.

23Questão 472557. Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE, Ensino Superior, 2007

O tempo escolar segue uma formalização importante para a organização das atividades ao longo do calendário letivo, mas essa formalização não deve representar um cerceamento da autonomia da escola. De acordo com esse princípio, julgue os itens de 89 a 92. As brincadeiras infantis dependem da influência de um contexto social e cultural que as tornem significativas para as crianças, o que confere um destaque especial para o papel da escola na promoção do desenvolvimento dessas brincadeiras.

24Questão 472568. Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE, Ensino Superior, 2007

Julgue os itens seguintes, quanto a aspectos gerais da educação física na escola. A brincadeira, no sentido pleno, existe somente em um contexto lúdico marcado pela liberdade de ação da criança, no qual ela possa descobrir as possibilidades e os limites do seu próprio corpo, a partir dos desafios que enfrenta.

25Questão 472789. Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE, Ensino Superior, 2007

Acerca da avaliação em educação física, julgue os itens a seguir. A análise do resultado da avaliação deve evitar que o sucesso do aluno portador de necessidades educativas especiais seja visto unicamente como um mérito do professor, assim como deve evitar que o fracasso seja totalmente atribuído às referidas necessidades.

26Questão 472847. Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE, Ensino Superior, 2007

Considerando os princípios conceituais acerca da criança, do processo ensino-aprendizagem e do currículo escolar, julgue os itens subseqüentes. O professor perguntou aos meninos se eles não gostariam de discutir a possibilidade de serem feitas mudanças nas regras do jogo e no sistema de disputa que transformassem os campeonatos em algo divertido para todos.

27Questão 472935. Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE, Ensino Superior, 2007

A partir da década de 80 do século XX, observa-se um esforço no sentido de reorientar o trabalho pedagógico da Educação Física, revisando-se, com isso, o papel que compete ao professor na formação integral da criança, em uma visão mais ampla de educação e de currículo. Tendo dessa informação como referência inicial, julgue os itens de 56 a 60. Seria correta a atitude de um professor que, atendendo a uma demanda dos alunos, influenciados pelos Jogos Pan- Americanos realizados no Brasil, resolvesse realizar um evento com o mesmo tipo de organização na escola em que atua.

28Questão 472949. Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE, Ensino Superior, 2007

Julgue os itens seguintes, quanto a aspectos gerais da educação física na escola. A destinação de uma das salas da escola para atendimentos de emergência, com um enfermeiro ou um médico, representa desvio na função da escola, que deve investir na parceria com a estrutura de atendimento médico existente na comunidade.

29Questão 472990. Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE, Ensino Superior, 2007

Julgue os itens seguintes, quanto a aspectos gerais da educação física na escola. A verdadeira interdisciplinaridade requer um reposicionamento da prática pedagógica escolar, de forma que a criança se localize no centro do processo educativo, com suas necessidades corporais, afetivas e cognitivas.

30Questão 473008. Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE, Ensino Superior, 2007

Em relação aos critérios a serem adotados pelos professores de educação física na seleção de conteúdos e metodologias coerentes com a proposta pedagógica da educação infantil, julgue os próximos itens. A ausência de material pedagógico não compromete a aula de educação física, pois existem inúmeras atividades que podem ser realizadas com o próprio corpo da criança e que atuam como um suporte significativo para o seu desenvolvimento.

31Questão 473036. Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE, Ensino Superior, 2007

O tempo escolar segue uma formalização importante para a organização das atividades ao longo do calendário letivo, mas essa formalização não deve representar um cerceamento da autonomia da escola. De acordo com esse princípio, julgue os itens de 89 a 92. Nas aulas de educação física, o espaço reservado para técnica deve ser restringido em função da necessidade de se estabelecer um diálogo entre as habilidades requeridas pelo jogo e o domínio que a criança possui do seu próprio corpo.

32Questão 473089. Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE, Ensino Superior, 2007

Considerando os princípios conceituais acerca da criança, do processo ensino-aprendizagem e do currículo escolar, julgue os itens subseqüentes. A educação física deve proporcionar à criança um conhecimento do próprio corpo, articulado com um discurso ético, possibilitando a ela um agir diferente diante dos desafios presentes no jogo.

33Questão 473159. Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE, Ensino Superior, 2007

Considerando a diferença de habilidades observada entre as crianças durante um jogo, julgue os itens a seguir. A falta de estímulos psicomotores em algumas fases críticas do desenvolvimento da criança prejudica, às vezes irremediavelmente, o nível de habilidades que a criança é capaz de atingir.

34Questão 473174. Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE, Ensino Superior, 2007

Em relação aos critérios a serem adotados pelos professores de educação física na seleção de conteúdos e metodologias coerentes com a proposta pedagógica da educação infantil, julgue os próximos itens. Para ser valorizada, a educação física deve se aproximar de outros conteúdos, criando, por exemplo, brincadeiras específicas com o objetivo de favorecer o ensino de alguns conceitos matemáticos, normalmente muito abstratos.

35Questão 473200. Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE, Ensino Superior, 2007

Considerando os princípios conceituais acerca da criança, do processo ensino-aprendizagem e do currículo escolar, julgue os itens subseqüentes. A sistematização dos conhecimentos relevantes da educação física para a formação integral da criança requer a separação entre as teorias que, por terem elementos convergentes, devem ser associadas e aquelas que possuem posturas educacionais díspares e que, por isso, não devem ser adotadas conjuntamente.

36Questão 473211. Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE, Ensino Superior, 2007

As diretrizes pedagógicas para a educação infantil devem conciliar o respeito à identidade cultural de cada escola com o esforço coletivo de se criar um sentido de rede, que aproxime as escolas umas das outras. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes. Visando estimular a construção de uma identidade esportiva própria da escola, o projeto educativo da educação física deve sugerir a adoção de uma modalidade olímpica, escolhida pelas crianças, como emblema da escola.

37Questão 473320. Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE, Ensino Superior, 2007

Considerando os princípios conceituais acerca da criança, do processo ensino-aprendizagem e do currículo escolar, julgue os itens subseqüentes. A inviabilidade da construção de uma proposta coletiva indica que a melhor opção para se obter uma melhoria da qualidade de ensino é a valorização da experiência educacional de cada professor, referendada pela prática e marcada por convicções e crenças pessoais.

38Questão 473361. Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE, Ensino Superior, 2007

Em relação aos critérios a serem adotados pelos professores de educação física na seleção de conteúdos e metodologias coerentes com a proposta pedagógica da educação infantil, julgue os próximos itens. A restrição ao uso do material esportivo, como uma bola de voleibol, na realização de outros tipos de brincadeiras é uma medida adequada para evitar um desgaste acentuado de material de custo elevado, que possui um fim específico.

39Questão 473402. Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE, Ensino Superior, 2007

O tempo escolar segue uma formalização importante para a organização das atividades ao longo do calendário letivo, mas essa formalização não deve representar um cerceamento da autonomia da escola. De acordo com esse princípio, julgue os itens de 89 a 92. Com intuito de diversificar as experiências corporais das crianças, um professor de educação física sugeriu que fossem escolhidos quatro temas de trabalho, um para cada bimestre. Nessa situação, o professor agiu de forma adequada, pois, nessa fase do desenvolvimento infantil, não é recomendada uma especialização das habilidades motoras.

40Questão 473425. Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE, Ensino Superior, 2007

Considerando os princípios conceituais acerca da criança, do processo ensino-aprendizagem e do currículo escolar, julgue os itens subseqüentes. O professor verificou a necessidade de enviar uma carta para os pais, explicando o resultado da enquete e as decisões tomadas pelo grupo, solicitando que, em caso de desacordo, não discutissem o assunto com as crianças, para não gerar confusão.

41Questão 473515. Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE, Ensino Superior, 2007

Julgue os itens seguintes, quanto a aspectos gerais da educação física na escola. Como a quadra é destinada às suas aulas de educação física, que não podem ser realizadas em outro local, o professor de educação física deve recusar-se a emprestá-la a um professor que queira realizar, nessa quadra, uma atividade prática relacionada à geometria.

42Questão 473520. Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE, Ensino Superior, 2007

Considerando a diferença de habilidades observada entre as crianças durante um jogo, julgue os itens a seguir. O desenvolvimento motor depende muito mais do processo de amadurecimento do sistema nervoso central, que do acesso às oportunidades de aprendizagem, sendo, portanto, definido geneticamente.

43Questão 473527. Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE, Ensino Superior, 2007

A partir da década de 80 do século XX, observa-se um esforço no sentido de reorientar o trabalho pedagógico da Educação Física, revisando-se, com isso, o papel que compete ao professor na formação integral da criança, em uma visão mais ampla de educação e de currículo. Tendo dessa informação como referência inicial, julgue os itens de 56 a 60. O esporte na escola não deve ser visto como um fim em si mesmo. Por isso, a iniciativa de treinar os alunos mais habilidosos para participarem do campeonato local de futebol entra em conflito com o princípio da diversificação das experiências corporais da criança.

44Questão 473568. Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE, Ensino Superior, 2007

Considerando os princípios conceituais acerca da criança, do processo ensino-aprendizagem e do currículo escolar, julgue os itens subseqüentes. O professor de educação física deve evitar a inserção precoce da criança no mundo da linguagem escrita, selecionando atividades voltadas para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras globais, como equilíbrio e coordenação motora.

45Questão 473569. Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE, Ensino Superior, 2007

Um professor de educação física, no início das aulas, sentou-se junto com os alunos das suas turmas para conversar sobre o conteúdo a ser trabalhado ao longo do ano, buscando ouvir suas expectativas e interesses. As crianças, tendo conversado antes com seus pais, trouxeram, entre outras, as seguintes sugestões:

I um grupo de meninas queria aulas de dança voltadas para o treino de coreografias que seriam apresentadas, nos dias de festa, pelas melhores dançarinas;

II os meninos queriam aprender a jogar futebol, porém muitos afirmaram que não queriam participar de campeonatos. Cada um dos itens a seguir contém uma ação do professor de educação física referido na situação hipotética acima, posterior à mencionada conversa com os alunos.

Julgue-os conforme sua adequação às modernas teorias pedagógicas.

O professor perguntou aos meninos se eles não gostariam de discutir a possibilidade de serem feitas mudanças nas regras do jogo e no sistema de disputa que transformassem os campeonatos em algo divertido para todos.

46Questão 473607. Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE, Ensino Superior, 2007

Julgue os itens seguintes, quanto a aspectos gerais da educação física na escola. A ausência de material pedagógico não compromete a aula de educação física, pois existem inúmeras atividades que podem ser realizadas com o próprio corpo da criança e que atuam como um suporte significativo para o seu desenvolvimento.

47Questão 473612. Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE, Ensino Superior, 2007

Considerando os princípios conceituais acerca da criança, do processo ensino-aprendizagem e do currículo escolar, julgue os itens subseqüentes. A necessidade de atualização constante dos professores é um reflexo do avanço da ciência, que se renova rapidamente. Sendo assim, tanto a instituição deve fomentar a formação continuada, como, também, cada professor deve assumir a responsabilidade pela sua qualificação pessoal.

48Questão 473615. Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE, Ensino Superior, 2007

Em relação aos critérios a serem adotados pelos professores de educação física na seleção de conteúdos e metodologias coerentes com a proposta pedagógica da educação infantil, julgue os próximos itens. As brincadeiras infantis dependem da influência de um contexto social e cultural que as tornem significativas para as crianças, o que confere um destaque especial para o papel da escola na promoção do desenvolvimento dessas brincadeiras.

49Questão 473634. Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE, Ensino Superior, 2007

O tempo escolar segue uma formalização importante para a organização das atividades ao longo do calendário letivo, mas essa formalização não deve representar um cerceamento da autonomia da escola. De acordo com esse princípio, julgue os itens de 89 a 92. Se a escola não dispuser dos equipamentos necessários à prática de determinada modalidade esportiva, o professor não poderá incluir essa modalidade em suas aulas, mesmo que as crianças manifestem o desejo de praticá-la.

50Questão 473661. Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE, Ensino Superior, 2007

Julgue os itens seguintes, quanto a aspectos gerais da educação física na escola. Para ser valorizada, a educação física deve se aproximar de outros conteúdos, criando, por exemplo, brincadeiras específicas com o objetivo de favorecer o ensino de alguns conceitos matemáticos, normalmente muito abstratos.

51Questão 473665. Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE, Ensino Superior, 2007

Em uma reunião pedagógica, convocada pela secretaria municipal de educação, professores de educação física de várias escolas tiveram a oportunidade de discutir os princípios teóricos e as metodologias que deveriam nortear a sua práxis pedagógica. Os itens de 111 a 115 apresentam colocações feitas pelos professores nessa reunião acerca da qualidade de ensino. Julgue-os conforme as modernas teorias pedagógicas. A sistematização dos conhecimentos relevantes da educação física para a formação integral da criança requer a separação entre as teorias que, por terem elementos convergentes, devem ser associadas e aquelas que possuem posturas educacionais díspares e que, por isso, não devem ser adotadas conjuntamente.

52Questão 473667. Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE, Ensino Superior, 2007

Acerca da avaliação em educação física, julgue os itens a seguir. A avaliação da aprendizagem deve considerar o estágio inicial das crianças, pois uma criança muito habilidosa pode aprender menos nas aulas do que uma que, no início do ano, mal saiba jogar, mesmo que a primeira ainda seja mais habilidosa que a segunda.

53Questão 473728. Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE, Ensino Superior, 2007

Em relação aos critérios a serem adotados pelos professores de educação física na seleção de conteúdos e metodologias coerentes com a proposta pedagógica da educação infantil, julgue os próximos itens. A educação física deve proporcionar à criança um conhecimento do próprio corpo, articulado com um discurso ético, possibilitando a ela um agir diferente diante dos desafios presentes no jogo.

54Questão 473790. Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE, Ensino Superior, 2007

A partir da década de 80 do século XX, observa-se um esforço no sentido de reorientar o trabalho pedagógico da Educação Física, revisando-se, com isso, o papel que compete ao professor na formação integral da criança, em uma visão mais ampla de educação e de currículo. Tendo dessa informação como referência inicial, julgue os itens de 56 a 60. Como existem muitas atividades que podem ampliar as vivências corporais das crianças, o professor não deve restringir a escolha dos conteúdos à sua experiência pessoal, mesmo que ele seja campeão em um esporte específico.

55Questão 473797. Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE, Ensino Superior, 2007

Em uma reunião pedagógica, convocada pela secretaria municipal de educação, professores de educação física de várias escolas tiveram a oportunidade de discutir os princípios teóricos e as metodologias que deveriam nortear a sua práxis pedagógica. Os itens de 111 a 115 apresentam colocações feitas pelos professores nessa reunião acerca da qualidade de ensino. Julgue-os conforme as modernas teorias pedagógicas. A diversidade das teorias pedagógicas existentes na educação física, que ora enfatizam o jogo, ora, a saúde ou o desenvolvimento psicomotor da criança, indica que a melhor opção é fazer uma mistura metodológica, utilizando de tudo um pouco.