← Mais simulados

Simulado: Topógrafo - Geografia - Topografia - ITAIPU Binacional

Simulados, Provas e Questões - Topógrafo - Geografia - Topografia - ITAIPU Binacional. Ao Terminar de Resolver o Teste, Clique em Corrigir para ver o Gabarito.

4 resolveram
21% acertos
Difícil
0 gabaritaram
0 ótimo
0 bom
3 regular
1 péssimo
Compartilhe:

Um topógrafo executou um levantamento em uma refinaria de petróleo, com o objetivo de cadastrar uma caixa de passagem. Para a realização desse trabalho, o profissional instalou sua estação total no ponto PET01, de coordenadas X = 1.000,000, Y = 1.000,000 e Z = 100,000, e posicionou o bastão com o prisma no centro da caixa de passagem. Em seguida, determinou o azimute da direção observada igual a 85°00?00?, o ângulo zenital igual a 85°00?00?, a distância inclinada igual a 701,000 m, a altura do instrumento igual a 1,780 m e a altura do sinal igual a 1,780 m. Considerando, para efeitos de cálculo, seno 85° = 0,996 e cosseno de 85° = 0,087, e que os erros de curvatura e refração já foram corrigidos, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) A coordenada ?Z? da caixa de passagem é maior que a coordenada ?Z? do ponto ocupado pelo instrumento.

( ) A coordenada ?X? da caixa de passagem é igual a 695,403 m.

( ) A coordenada ?Y? da caixa de passagem é igual a 1.060,743 m.

( ) A horizontalização da distância inclinada não influencia o cálculo do desnível.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Segundo Menezes e Fernandes (2013), o planejamento de um documento cartográfico demanda que sejam observados alguns condicionantes básicos para a escolha de uma escala de representação. São condicionantes básicos para a escolha de uma escala de representação, segundo o autor, EXCETO:
Levando em consideração os métodos de Nivelamento Geométrico, assinale a alternativa correta.
Considerando o erro gráfico de 0,2 mm, assinale a alternativa que apresenta a precisão gráfica das escalas 1:45.000, 1:120.000 e 1:230.000, respectivamente.
Sobre as técnicas de medição angular, assinale a alternativa correta.
O azimute com valor igual a 92°17?28? de uma direção na cidade de Curitiba foi determinado no dia 14/06/1977 utilizando-se uma bússola. Nessa ocasião, a declinação magnética calculada foi de 14,24° Oeste. Convertendo esse azimute em rumo verdadeiro, o valor resultante é:
Sobre a classificação dos erros na Medida Direta de Distância, assinale a alternativa INCORRETA.
Levando em consideração as superfícies de referência utilizadas para representação da superfície terrestre, assinale a alternativa correta.
A planta topográfica pode ser considerada um dos produtos finais da topografia e segue normas do desenho técnico para sua confecção. Uma ferramenta poderosa que auxilia a produção desses produtos são os desenhos assistidos por computador (do inglês Computer-Aided Design, o CAD). Em relação ao AutoCad, assinale a alternativa que apresenta corretamente a função de ?realizar várias cópias dos objetos duplicando-os em linhas ou colunas previamente configuradas?.
Um topógrafo, contratado para determinar o desnível entre um terreno e uma mina d?água, posicionou uma mira sobre o cano de escoamento de água da mina e realizou leitura igual a 0,219. Posicionou outra mira na entrada do terreno e realizou leitura igual a 2,011. Assinale a alternativa que representa o desnível entre a mina (ré) e o terreno (vante).
Sobre as vantagens do armazenamento de dados em banco de dados geográficos em comparação com o armazenamento de arquivos avulsos (exemplo: shapefile) em pastas, assinale a alternativa INCORRETA.
O sistema Universal Transversa de Mercator (UTM), utilizado para o mapeamento sistemático brasileiro, é empregado para a confecção de produtos cartográficos por parte da Diretoria de Serviço Geográfico do Exército (DSG) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Sobre o sistema UTM, assinale a alternativa INCORRETA.
Sobre os sistemas de coordenadas, assinale a alternativa correta.

Modelos Digitais de Elevação (MDE) são importantes formas de representação da superfície terrestre, empregados amplamente em estudos científicos, projetos de engenharia e estudos ambientais. Esses modelos tiveram seu uso difundido com o avanço nas formas de aquisição e processamento de dados em ambiente digital nas últimas décadas. Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Modelos Digitais de Elevação (MDE) são úteis para cálculo de estimativas de volumes, áreas e confecção de perspectivas tridimensionais.

( ) Modelos Digitais de Elevação (MDE) é a nomenclatura usada somente para dados derivados de curvas de nível obtidas em levantamento topográfico em campo.

( ) A amostragem para a confecção de Modelos Digitais de Elevação (MDE) pode considerar pontos tridimensionais (x, y, z) e/ou curvas de isovalores.

( ) Sensores que operam na faixa do visível, como os acoplados a veículos aéreos não tripulados (vants), mesmo quando com sistema de posicionamento via satélite integrado, não permitem a aquisição de dados para a confecção de Modelos Digitais de Elevação (MDE).

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Admitindo erro de graficismo igual a 0,2 mm em um mapa topográfico e desconsiderando a representação simbólica, considere as seguintes afirmativas relativas à escala 1:25.000:

1. Detalhes do terreno medindo mais que 50 cm são representáveis.

2. Ruas com larguras iguais a 30 m serão representadas com uma largura igual a 1,2 mm.

3. Uma propriedade que possua 3,3 mm de comprimento nesse mapa terá um comprimento real igual a 82,5 m.

4. Áreas iguais a 1320 mm² medidas no mapa corresponderão a 0,825 km².

Assinale a alternativa correta.

Sobre o sistema de projeção Regional Transversa de Mercator (RTM), considere as seguintes afirmativas:

1. Possui fator de redução de escala K0 = 0,999995, semelhante ao sistema Local Transversa de Mercator (LTM).

2. Conceitualmente, é semelhante ao sistema Universal Transversa de Mercator (UTM).

3. É utilizado em aplicações locais em regiões com duplicidade de fusos em que se deseja evitar fusos pouco reduzidos.

4. A amplitude do fuso é de 2° de latitude (180 fusos).

Assinale a alternativa correta.

Levando em consideração os Erros de Observação, assinale a alternativa correta.
Sobre nivelamento trigonométrico, é correto afirmar:
Um topógrafo foi contratado para determinar as coordenadas do ponto P2. Para isso, ele saiu de dois marcos horizontais de coordenadas conhecidas, MHZ 01 (X = 580,792; Y = 720,836) e MHZ 02 (X = 328,129; Y = 77,146). Para iniciar o transporte de coordenadas, o profissional determinou o azimute do ponto MHZ 01 para o ponto MHZ 02 igual a 220°37?40?, instalou sua estação total no ponto MHZ 02 e orientou-a no ponto MHZ 01, zerando a leitura horizontal. Esse procedimento de orientação foi adotado para todos os pontos da poligonal aberta, todos os ângulos foram medidos no sentido horário e todas as distâncias foram horizontalizadas. O caminhamento foi seguido com um ângulo horizontal HZ01 de 287°21?14? e uma distância D1 de 97,328 m até o ponto AUX01. Deste, com HZ02 de 37°12?28? e D2 de 102,873 m até AUX02. Deste, com HZ03 de 92°19?48? e D3 de 77,117 m até AUX03. Deste, com HZ04 de 310°18?59? e D4 de 80,330 m até P1. Deste, com HZ05 de 300°40?06? e D5 de 59,053 m até concluir a poligonal, chegando no ponto P2. Considerando os dados apresentados, assinale a alternativa correta.

A Especificação Técnica da Estrutura de Dados Geoespaciais Vetoriais (ET-EDGV) normatiza o Mapeamento Sistemático Terrestre e, considerando o Sistema Cartográfico Nacional (SCN), representa um dos padrões adotados pela Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE). Cumpre à ET-EDGV padronizar as estruturas de dados geoespaciais vetoriais oficiais de referência produzidos para comporem as bases cartográficas relativas às escalas de 1:1.000 e menores.

A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:

1. A ET-EDGV tem como finalidade viabilizar o compartilhamento de dados, a interoperabilidade e a racionalização de recursos entre os produtores e usuários de dados e informações cartográficas.

2. O Mapeamento Sistemático Terrestre 1:500 deve obrigatoriamente ser normatizado pela ET-EDGV.

3. A versão atual da ET-EDGV, publicada em 2016, contempla a modelagem conceitual e lógica para os dados do Mapeamento Topográfico para Grandes Escalas (MapTopoGE) e para o Mapeamento Topográfico para Pequenas Escalas (MapTopoPE).

4. A ET-EDGV possui normatizações de interesse para os usuários de Cartografia Básica de Referência e para os usuários interessados em operações de planejamento, execução de operações e inteligência da Força Terrestre.

Assinale a alternativa correta.

Levando em consideração os sistemas de referência, assinale a alternativa correta.

Com o surgimento dos distanciômetros eletrônicos (Medidor Eletrônico de Distância - MED) em escala comercial, a tarefa de medição de distâncias ficou bastante facilitada. A respeito desse assunto, considere as seguintes afirmativas:

1. A precisão do instrumento depende, basicamente, da estabilidade da frequência de modulação e da acuracidade das medidas de diferença de fase.

2. A distância será determinada em função do número de meio-comprimento de onda e da fração de meio-comprimento de onda contidos no intervalo medido.

3. Na fabricação dos MED, os fabricantes adotam uma atmosfera padrão com índice de refração específico, dispensando a correção meteorológica no momento da medição das distâncias.

4. Erro de Zero ou Constante Aditiva é a distância entre o centro eletrônico - onde o sinal é gerado - e o centro geométrico do instrumento, que pode variar com o tempo.

Assinale a alternativa correta.

Considerando que azimute de uma linha é o ângulo horizontal que essa linha faz com a direção norte-sul, medido a partir do norte, e que rumo de uma linha é o ângulo horizontal entre a direção norte-sul e a linha, medido a partir do norte ou do sul, não ultrapassando 90°, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Um rumo de 40°18? NE equivale a um azimute de 60°52?. ( ) Um rumo de 45°15? NW equivale a um azimute de 314°45?.

( ) Um azimute de 317°34?31? equivale a um rumo de 42°25?29? NW.

( ) Um azimute 316°34?29? equivale a um rumo de 43°25?31? SW.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Um profissional habilitado realizou a medição de uma poligonal fechada em uma área de preservação permanente. Para medição dessa poligonal, foram materializados 12 vértices, sendo medidos seus ângulos horizontais externos. Considerando que o somatório desses ângulos foi de 2.520°00?24? e que o perímetro percorrido foi de 1.335,00 m, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) O erro linear dessa poligonal é o mesmo de uma poligonal aberta com as mesmas características.

( ) O erro angular dessa poligonal é igual a -24?.

( ) A correção angular para cada vértice será de -2?.

( ) Não é possível o controle de erro linear, pois não são conhecidas as coordenadas de partida.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Quantos centímetros são necessários para representar uma feição linear de 7,2 km (escala real) na escala 1:63.000 (escala cartográfica)?

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!