← Mais simulados

Simulado: Geografia - Geoprocessamento - ITAIPU Binacional

Simulados, Provas e Questões - Geografia - Geoprocessamento - ITAIPU Binacional. Ao Terminar de Resolver o Teste, Clique em Corrigir para ver o Gabarito.

2 resolveram
26% acertos
Difícil
0 gabaritaram
0 ótimo
0 bom
1 regular
1 péssimo
Compartilhe:

A respeito das distintas assinaturas espectrais da água e da vegetação, assinale a alternativa correta.
Os SIGs trabalham com grandes volumes de dados e contam com recursos para tratamento de topologia, associação de atributos alfanuméricos e indexação espacial (Câmara et al., 2001). Em SIG, são utilizados dados:
O processo de classificação de imagens é utilizado para produzir mapas sobre diferentes temas, como uso da terra, pedologia, desmatamento, risco etc. A respeito do assunto, assinale a alternativa correta.
Praticamente todo o Estado do Paraná encontra-se na área de abrangência do fuso 22 (sul), favorecendo o uso do sistema de Projeção UTM para o Estado. A respeito do tema, assinale a alternativa correta.
A projeção UTM (Universal Transversa de Mercator) apresenta características similares e também distintas em relação à projeção de Mercator. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.
O sistema de projeção UTM utiliza como unidade de referência o metro. Isso facilita a realização de cálculos relativos à geometria das feições mapeadas, como, por exemplo, área e distâncias. No Sistema de Projeção UTM:
O NDVI (Índice de Vegetação por Diferença Normalizada) é muito utilizado no estudo da vegetação, tanto para obtenção de características da vegetação nativa quanto para o estudo de culturas temporárias e permanentes. O NDVI é calculado a partir do uso de imagens obtidas:
Em sensoriamento remoto, é comum o uso de sensores que obtêm imagens com 8, 11, 12, 14 e até 16 bits. Sobre a quantidade de bits na captura de imagens, assinale a alternativa correta.
Considerando que imagens capturadas com comprimento de onda na faixa do termal podem ser utilizadas para diferentes finalidades (por exemplo, para exploração mineral e estudos sobre a formação de áreas úmidas), assinale a alternativa correta.
O geoprocessamento tem sido amplamente utilizado em atividades como planejamento urbano, ambiental e no controle epidemiológico. Sobre geoprocessamento, assinale a alternativa correta.
O satélite LANDSAT 8, lançado em 2013, dá continuidade à linha de satélites LANDSAT iniciada em 1972 e apresenta como principais diferenciais em relação aos seus antecessores o aumento no número de bits, de 8 para 16, e o aumento na precisão da localização (12 m para as bandas 1 a 9). Sobre os principais avanços do satélite LANDSAT 8, assinale a alternativa correta.
Os SIGs trabalham com grandes volumes de dados, que podem ser matriciais, vetoriais ou alfanuméricos. A respeito de dados, assinale a alternativa correta.
A resolução espacial é um importante elemento a ser observado na contratação de produtos de sensoriamento remoto. Nesse quesito, o avanço na qualidade dos sensores tem permitido uma aproximação entre produtos orbitais e suborbitais. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.
Segundo o IBGE, desde fevereiro de 2015, o SIRGAS2000 (Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas) é o único sistema geodésico de referência oficialmente adotado no Brasil. Esse sistema:
No processo de classificação de imagens, devem ser consideradas, além da finalidade, a resolução espacial, a resolução espectral, a resolução radiométrica e a resolução temporal. Sobre os diferentes tipos de resolução, assinale a alternativa correta.

Com relação a SIG, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) SIGs são classificados em função da quantidade e finalidade dos algoritmos implementados, podendo ser: SIGs para processamento de dados (SIG Vetorial), SIGs para tratamento de imagem (SIG Raster) e SIGs de uso misto (SIG Alfanumérico).

( ) SIGs são ferramentas capazes de capturar, armazenar, consultar e manipular dados geoespaciais.

( ) SIGs são sistemas que se utilizam das geotecnologias.

( ) SIGs são programas que realizam a análise espacial e a gestão territorial.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

O processo de conversão da altitude elipsoidal em ortométrica é usualmente empregado para adequação das cotas obtidas por aparelhos GNSS. Levando em consideração a informação apresentada, assinale a alternativa correta.
Os SIGs (Sistemas de Informação Geográfica) trabalham com grandes volumes de dados e contam com recursos para tratamento de topologia, associação de atributos alfanuméricos e indexação espacial (Câmara et al., 2001). Sobre SIG, assinale a alternativa correta.
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) desenvolveu e adota um modelo (MAPGEO) para conversão da altitude elipsoidal em ortométrica. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
O Índice de Vegetação Ajustado ao Solo (SAVI) leva em consideração os efeitos do solo exposto nas imagens, enquanto o Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI) é um indicador sensível da quantidade e condição da vegetação. A respeito desses índices, assinale a alternativa correta.
Em função de suas características, o sistema de Projeção UTM é muito utilizado no Brasil, como, por exemplo, na confecção das Cartas Topográficas que integram o Mapeamento Sistemático. O Sistema de Projeção UTM:
O satélite World View 3 apresenta banda pancromática (450 a 800 nm) e multiespectrais: azul (450 a 510 nm), verde (510 a 580 nm), amarelo (585 a 625 nm) e vermelho (630 a 690 nm). Enquanto a banda pancromática apresenta resolução de 0,3 m, as multiespectrais apresentam resolução de 1,24 m. Ainda, adquire imagens com 11 bits. A respeito do assunto, assinale a alternativa correta.
Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) apresentam diferentes aplicações nas áreas de transporte e trânsito, redes e infraestrutura, saúde, planejamento urbano, turismo e meio ambiente. São componentes de um SIG:
A geocodificação, termo utilizado para nomear o processo de conversão de endereços para coordenadas geográficas em um dado sistema cartográfico:
No processo de mapeamento, a classificação de imagens pode ser feita empregando produtos tanto orbitais quanto suborbitais. Com base no exposto, assinale a alternativa correta.

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!