Simulado: Pesquisador em Propriedade Industrial - Física - Geral - INPI

30 questões | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior | Comentar (0)

Responda as 30 questões do simulado abaixo (Pesquisador em Propriedade Industrial - Física - Geral - INPI). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

0 resolveram
0% acertos
n/d
0 gabaritaram
0 ótimo
0 bom
0 regular
0 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1 Questão 546267 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Julgue os itens a seguir, relativos a sistemas de aquecimento. Uma bomba de calor rejeita, para o meio a ser aquecido, uma quantidade de calor equivalente à energia fornecida pelo compressor.

2 Questão 546282 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

As embalagens de alimentos devem ser fabricadas em conformidade com as boas práticas de fabricação a fim de que não produzam migração para os alimentos de componentes indesejáveis, tóxicos ou contaminantes em quantidades que superem os limites máximos estabelecidos de migração total ou específica e mantenham as características dos produtos. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens. Como não promove nenhuma interação com o alimento, o vidro pode ser considerado uma embalagem inerte.

3 Questão 546296 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Nos veículos pesados, os sistemas hidráulicos são empregados tanto para a propulsão quanto para a frenagem. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem. Os ve¨ªculos equipados com sistemas de freios que utilizam ar comprimido devem ter, no m¨ªnimo, tr¨ºs reservat¨®rios ¨D denominados ¨²mido, sistema dianteiro e sistema traseiro ¨D, dotados de drenos para eliminar a umidade do ar ou do ¨®leo do compressor.

4 Questão 546302 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Com relação aos processos de soldagem, julgue os itens que se seguem. Na soldagem a arco elétrico com eletrodo revestido, a função da alma é fornecer proteção contra os contaminantes atmosféricos, agir como purificadora, absorver impurezas e reduzir a velocidade de resfriamento do metal fundido, de modo a permitir, além do escape de gases, o controle do contorno, a uniformidade e a aparência geral do cordão de solda.

5 Questão 546328 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Além de protegerem e conservarem os produtos, as embalagens são um meio de comunicação com o consumidor e de promoção das vendas. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir. Nos dias atuais, as embalagens funcionam como uma ferramenta de marketing e as indústrias podem utilizar os rótulos para realçar qualquer atributo do produto, desde que as informações sejam verdadeiras.

6 Questão 546337 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Considerando uma situação de navegação em que haja risco de colisão devido às más condições de visibilidade, julgue os itens a seguir. Os relatos de posição do navio, que devem ser transmitidos periodicamente, contêm informações a respeito da posição, da velocidade, do rumo e da proa, e são ajustados automaticamente de acordo com a velocidade do navio.

7 Questão 546347 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

As embalagens de alimentos devem ser fabricadas em conformidade com as boas práticas de fabricação a fim de que não produzam migração para os alimentos de componentes indesejáveis, tóxicos ou contaminantes em quantidades que superem os limites máximos estabelecidos de migração total ou específica e mantenham as características dos produtos. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens. Há embalagens metálicas de duas ou mais peças que apresentam costura lateral recravada ou por superposição, podendo essa costura ser realizada por recravagem mecânica, soldadura elétrica, estanho tecnicamente puro, cimentos termoplásticos ou por uso combinado desses processos.

8 Questão 546348 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Com relação à aplicação de motores a reação em unidades de energia ou transmissões de propulsão de aeronaves, julgue os seguintes itens. Nos motores a jato, a pós-combustão, uma forma de aumentar subitamente a potência do propulsor, consiste na injeção e queima de combustível por meio da ação alternada dos pistões existentes entre a turbina e o bocal de escape.

9 Questão 546349 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Tendo em vista que a NR 17 estabelece parâmetros para permitir a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiolo?gicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar máximo conforto, segurança e desempenho, julgue os itens a seguir. A NR 17 estabelece que, quando homens entre dezoito e sessenta anos de idade forem designados para o transporte manual de cargas, a massa máxima dessas cargas será de 60 kg.

10 Questão 546386 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

No que diz respeito ao ciclo de vida dos produtos, julgue os itens que se seguem. Introdução, crescimento, maturidade e declínio são estágios do ciclo de vida de um produto.

11 Questão 546409 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

De acordo com a forma como a energia é cedida pelas bombas ao fluido para levá-lo a escoar-se com elevação da sua pressão, essas bombas podem ser classificadas em dois tipos principais: as de deslocamento positivo e as turbobombas (ou de ação dinâmica). Acerca desses tipos de bombas, julgue os itens seguintes. Bombas de deslocamento positivo são autoescorvantes, ao passo que as turbobombas necessitam ser mantidas escorvadas para a sua operação.

12 Questão 546426 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

A respeito de veículos terrestres e seus dispositivos, julgue os itens seguintes. Um dispositivo de controle de temperatura é o termistor, cuja resistência aumenta com a temperatura, que, por sua vez, atua diretamente no módulo de injeção e regula o enriquecimento da mistura durante a fase de aquecimento.

13 Questão 546461 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Com relação ao processo de reciclagem de embalagens, julgue os seguintes itens. Entre as ações necessárias para que os plásticos sejam reciclados incluem-se a coleta seletiva, a limpeza de contaminantes (resíduos de alimentos, sujidades adquiridas pelo descarte pós-consumo e outros materiais incompatíveis com a natureza do material a ser reciclado), a delaminação, a separação e o enfardamento das frações por compatibilidade de natureza polimérica.

14 Questão 546529 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

De acordo com o artigo 8.º da Lei n.º 9.782/1999, é atribuída à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) a competência de regulamentar, controlar e fiscalizar os produtos e serviços que envolvam risco à saúde pública, entre os quais se encontram as embalagens para alimentos. Os regulamentos relacionados às embalagens incluem as embalagens e os materiais que entram em contato direto com alimentos e são destinados a acondicioná-los, desde a sua fabricação até a entrega ao consumidor, com a finalidade de protegê-los de agentes externos, de alterações e de contaminações, assim como de adulterações. Considerando essas informações, julgue os itens a seguir. A combinação de uma camada metálica com uma camada de polímero confere às embalagens de biscoitos uma estrutura com adequada barreira à luz bem como a possibilidade de solda e resistência à abertura, o que possibilita a conservação das características organoléticas do produto.

15 Questão 546562 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

No transporte ferroviário de carga ou de passageiros, o material rodante compreende todos os veículos utilizados nesse modo de transporte, sejam eles locomotivas, vagões, carros ou autos de linha. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir. As locomotivas elétricas são as mais utilizadas no transporte de cargas, tendo como principais componentes o gerador, os motores elétricos de tração e um motor a dísel como contingência para o caso de panes elétricas ou para o aumento de autonomia.

16 Questão 546568 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

De acordo com o artigo 8.º da Lei n.º 9.782/1999, é atribuída à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) a competência de regulamentar, controlar e fiscalizar os produtos e serviços que envolvam risco à saúde pública, entre os quais se encontram as embalagens para alimentos. Os regulamentos relacionados às embalagens incluem as embalagens e os materiais que entram em contato direto com alimentos e são destinados a acondicioná-los, desde a sua fabricação até a entrega ao consumidor, com a finalidade de protegê-los de agentes externos, de alterações e de contaminações, assim como de adulterações. Considerando essas informações, julgue os itens a seguir. As listas positivas de componentes utilizados na fabricação de embalagens que ficam em contato com alimentos são atualizadas de acordo com alguns critérios, como exclusão de componentes que representam risco à saúde e atualização de restrições quanto a limites de migração específica, limites de composição e restrições de uso.

17 Questão 546652 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Com relação ao tempo de resposta, resposta em frequência de sensores e a instrumentos e sensores, julgue os itens subsecutivos. O rotâmetro, o mais conhecido medidor de vazão de área variável e frequentemente utilizado para medir a vazão de líquidos ou gases que escoam em um duto, é um instrumento simples e versátil que pode ser instalado em qualquer trecho de uma rede de tubulação, de modo a proporcionar medidas diretas da vazão de qualquer fluido que escoa no local.

18 Questão 546723 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Em relação aos arranjos atômicos dos materiais e seus defeitos, julgue os seguintes itens. Defeitos nas microestruturas, como o contorno de grão, alteram a resistência à fluência de cerâmicas cristalinas quando submetidas a temperaturas acima de 40% do seu ponto de fusão. Nessas condições, um material cerâmico com grãos maiores resistirá menos à fluência que um material com grãos menores.

19 Questão 546742 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Com relação às propriedades dos materiais destinados a aplicações industriais, julgue os itens que se seguem. A resiliência, propriedade de um material poder absorver energia sem deformações permanentes, é importante para a escolha de materiais que serão utilizados como molas, que devem possuir elevados módulos de elasticidade quando submetidos a pequenas tensões de escoamento.

20 Questão 546751 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Tendo em vista que, relativamente à velocidade de operação de motores de combustão interna dos tipos Diesel, a gasolina ou a duplo combustível empregados para geração elétrica, a faixa de altas velocidades varia de 1.000 rpm a 3.600 rpm, com velocidade média de 300 rpm a 1.000 rpm, julgue os itens seguintes. A potência fornecida pelo motor é proporcional a sua velocidade; assim, motores de elevada rotação produzem maior potência por unidade de volume deslocado pelos pistões.

21 Questão 546794 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

No que se refere aos freios e outros aparelhos de retardamento em veículos ferroviários, julgue os itens subsecutivos. O freio automático é um dispositivo que permite que a frenagem da locomotiva seja efetuada independentemente dos freios dos vagões. Esse tipo de freio tem por finalidade a manutenção do trem parado enquanto o sistema geral está sendo recarregado.

22 Questão 546828 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

A comunicação visual é uma das formas para se estabelecer boa relação com clientes em potencial de determinado produto ou serviço, ou com usuários de um sistema. Os símbolos, as imagens e as cores devem ser familiares a esses clientes, de modo a permitir uma compreensão rápida do que está sendo visto. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens. Uma informação visual concisa minimiza a carga perceptiva e cognitiva de quem a lê.

23 Questão 546831 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

A comunicação visual é uma das formas para se estabelecer boa relação com clientes em potencial de determinado produto ou serviço, ou com usuários de um sistema. Os símbolos, as imagens e as cores devem ser familiares a esses clientes, de modo a permitir uma compreensão rápida do que está sendo visto. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens. Se uma interface tem cores que não correspondem a convenções comuns e às expectativas dos usuários, o cérebro humano faz uma rápida transformação em relação ao padrão conhecido anteriormente, sem prejuízos quanto à rapidez de compreensão da informação.

24 Questão 546845 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

As embalagens de papel, papelão e papel-cartão são de material poroso, produzido de fibras de celulose entrelaçadas ao acaso, que permitem a passagem de gases e vapor d’água. Com relação a essas informações, julgue os seguintes itens. Como o papel, o papelão e o papel-cartão são materiais que apresentam alta sensibilidade à água, portanto, o uso de embalagens constituídas por esses materiais deve ser evitado em locais com umidade elevada, pois essa condição pode afetar a função de proteção ao produto embalado.

25 Questão 546855 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Considere dois ambientes contíguos e separados por uma parede, em um dos quais há uma fonte de ruídos cujas frequências variam de 0,5 a 1,5 vezes a frequência de ressonância. A partir dessas informações, julgue o item a seguir, referente a isolamento de ruído. A respeito dessa situação, é correto afirmar que, independentemente da frequência do som emitido, a lei da massa pode ser utilizada com a finalidade de se determinar a espessura da parede necessária para atenuar a transmissão sonora entre os dois ambientes.

26 Questão 546861 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

A respeito de veículos terrestres e seus dispositivos, julgue os itens seguintes. Para que o motorista não necessite desviar o olhar da estrada para checar as informações no painel do veículo, os projetores que mostram informações diretamente no para-brisa operam com padrões de interferência na luz de modo a construir a imagem holográfica.

27 Questão 546886 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Acerca da sismoestratigrafia, julgue os itens que se seguem. Seções sísmicas podem, muitas vezes, ser subdivididas em unidades com características comuns, mas diferentes a partir de unidades adjacentes.

28 Questão 546925 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

As embalagens de alimentos devem ser fabricadas em conformidade com as boas práticas de fabricação a fim de que não produzam migração para os alimentos de componentes indesejáveis, tóxicos ou contaminantes em quantidades que superem os limites máximos estabelecidos de migração total ou específica e mantenham as características dos produtos. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens. Nenhuma embalagem de material plástico utilizado para produtos alimentícios apresenta total barreira à permeação de moléculas gasosas ou de vapores.

29 Questão 546938 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Tendo em vista que, relativamente à velocidade de operação de motores de combustão interna dos tipos Diesel, a gasolina ou a duplo combustível empregados para geração elétrica, a faixa de altas velocidades varia de 1.000 rpm a 3.600 rpm, com velocidade média de 300 rpm a 1.000 rpm, julgue os itens seguintes. A faixa de velocidade mínima de operação de motores de combustão interna dos motores em apreço é inferior a 50 rpm.

30 Questão 546944 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Acerca de sistemas de refrigeração e de fluidos refrigerantes, julgue os itens subsequentes. As propriedades desejáveis nos fluidos refrigerantes primários incluem pressão de evaporação superior à atmosférica, baixa pressão de condensação, elevada condutibilidade térmica e alta detectabilidade em caso de vazamento.

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!