← Mais simulados

Simulado: INPI - Pesquisador em Propriedade Industrial - Física - Geral

Questões da Prova - INPI - Pesquisador em Propriedade Industrial - Física - Geral. Ao Terminar de Resolver o Simulado, Clique em Corrigir para ver o Gabarito.

0 resolveram
0% acertos
n/d
0 gabaritaram
0 ótimo
0 bom
0 regular
0 péssimo

Com relação à aplicação de motores a reação em unidades de energia ou transmissões de propulsão de aeronaves, julgue os seguintes itens. Aeronave multimotora é aquela em que há mais de um motor, de modo que os motores são fixados à fuselagem ou nela embutidos, fixados às asas ou suspensos pelas asas.
Com relação à instalação motopropulsora de embarcações, julgue os próximos itens. Em submarinos, utiliza-se a propulsão por meio de reator nuclear, que, devido à produção própria de vapor para movimentação das turbinas, amplia a capacidade de eles permanecerem submersos a níveis praticamente inesgotáveis; o que torna o uso desse tipo de embarcação limitado é a capacidade humana e a necessidade de reabastecimento de víveres.
Em relação a etiquetas e equipamentos, julgue os itens subsequentes. Os equipamentos de embalagem a vácuo, amplamente utilizados na indústria alimentícia, permitem a retirada do ar ao redor do alimento e na selagem da embalagem, o que aumenta consideravelmente o tempo de conservação do produto se comparado ao produto in natura.
No que concerne aos elementos de máquinas e aos controles de sistemas dinâmicos e de vibrações, julgue os próximos itens. Nas engrenagens, o módulo (M) é o número que caracteriza a engrenagem. Ele é obtido dividindo-se o diâmetro primitivo (Dp), em mm, pelo número de dentes (z); ou o passo (P) por ? (3,1416). O módulo é o número que serve de base para se calcular a dimensão dos dentes.
Com relação ao condicionamento de ar, definido como um processo de tratamento do ar interior em espaços fechados, julgue os próximos itens. O condicionamento de ar dos veículos destinados ao transporte de cargas deve garantir condições ambientais adequadas, independentemente da carga térmica e umidade interiores e das condições meteorológicas exteriores.
Tendo em vista que a NR 17 estabelece parâmetros para permitir a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiolo?gicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar máximo conforto, segurança e desempenho, julgue os itens a seguir. A umidade relativa do ar recomendada pela referida norma para os locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes deve ser superior a 40%.
O nível sonoro de ruído gerado por uma máquina (M1) que opera em determinado ambiente é igual a 70 dB, e o nível sonoro de ruído de outra máquina (M2), no mesmo ambiente, indica 78 dB. Acerca dessa situação, julgue o próximo item. É correto afirmar que a máquina M2 é menos ruidosa que a máquina M1.
Julgue os itens seguintes, relativos a sistemas hidráulicos urbanos. Bacias de drenagem são dispositivos que regulam o fluxo de água para fora de um reservatório, sendo utilizados na medição de vazão em estações de tratamento de água.
Acerca da sismoestratigrafia, julgue os itens que se seguem. A sismoestratigrafia envolve a subdivisão de seções sísmicas em sequências de refração que são interpretadas como a expressão sísmica de sequências sedimentares semelhantes.
Com base nos princípios da propagação de ondas sonoras, julgue os itens seguintes. Ao se emitir um som no interior de uma cavidade como, por exemplo, uma caverna, as ondas sonoras serão refletidas nas paredes da cavidade e retornarão na direção oposta sob a forma de onda polarizada, ou seja, vibrando em um único plano e produzindo um eco característico.
Julgue os próximos itens, acerca das características dos materiais empregados nos pilares e nos telhados de estrutura metálica e de estrutura de madeira. A estrutura metálica, em comparação à estrutura de madeira, oferece um canteiro de obras mais limpo, entretanto exige maior precisão na locação das peças estruturais.
No transporte ferroviário de carga ou de passageiros, o material rodante compreende todos os veículos utilizados nesse modo de transporte, sejam eles locomotivas, vagões, carros ou autos de linha. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir. Nas locomotivas, o motor de tração gera energia mecânica para movimentar as rodas, e a transmissão do torque é feita pelo conjunto pinhão e coroa, sendo o pinhão montado no eixo do motor e a coroa montada no eixo do rodeiro.
No que diz respeito aos métodos sísmicos, julgue os itens a seguir. Para ser interpretado sob o ponto de vista da estrutura geológica, da estratigrafia e quanto ao teor de hidrocarbonetos, o sinal recebido (ondas elásticas refletidas e refratadas) pelo sensor (geofone) deve ser registrado, amplificado e processado, nessa ordem.
Os vagões, veículos ferroviários utilizados para o transporte de cargas, são classificados em função do tipo de carga transportada, do tipo de terminal de carga e descarga, além das condições geométricas e operacionais da via. Acerca dos tipos de vagões, julgue os itens subsequentes. Os vagões Hooper possuem alta capacidade de carga, sendo utilizados principalmente no transporte de minérios, carvão e produtos siderúrgicos. Nesses vagões, o descarregamento é feito em car–dumpers ou por meio de laterais tombantes.
De acordo com as bases de registro de patentes, o primeiro depósito para o uso de elementos espirais para compressão de gases, de autoria do francês Leon Creux, data de 1905. Com referência a esse tipo de compressor, julgue os itens subsequentes. O termo conformidade (compliance) aplica-se à descrição de compressores espirais que podem ser considerados conformes ou não conformes. Compressores conformes (compliant compressors) utilizam o contato físico entre as espirais como mecanismo de vedação axial e radial.

O autor de um novo sistema de refrigeração, que utiliza o R290 (propano) como fluido refrigerante, iniciou processo de pedido de patente para seu produto. A condição nominal de operação desse sistema requer temperaturas de condensação e de evaporação de 50 °C e 0 °C, respectivamente; temperatura ambiente de 30 °C; e temperatura da fonte fria de -10 °C. Nessas condições, a capacidade de refrigeração é de 350 kW, enquanto 40 kW são consumidos pelo compressor. Esse compressor apresenta uma temperatura de aspiração do gás igual a 5 °C e adota um tubo capilar como dispositivo de expansão. As perdas de carga podem ser desprezadas.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Nessa situação, há o risco de aspiração de refrigerante líquido pelo compressor, o que pode comprometer a vida útil da máquina.
Julgue os itens subsequentes, com relação à suspensão de veículos ferroviários e atenuação de vibrações. Suspensão pneumática de molas cônicas permite que os movimentos relativos entre a caixa e o truque ocorram sem a necessidade do uso de travessas. Quando esse tipo de suspensão é desinflada, a caixa repousa sobre molas de borracha cônicas.
Em relação aos arranjos atômicos dos materiais e seus defeitos, julgue os seguintes itens. Estrutura amorfa pode ser considerada como a estrutura de um líquido super-resfriado; em geral, as cerâmicas e os polímeros podem ter arranjos atômicos cristalinos ou amorfos.
Além dos esforços dinâmicos gerados em máquinas rotativas devido ao desbalanceamento, outra importante fonte de desequilíbrio dinâmico é o surgimento de movimento de precessão no sistema. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes. As velocidades críticas de uma máquina rotativa ocorrem quando a força harmônica excitadora coincide, em frequência, com uma frequência natural do sistema.
Julgue os itens subsequentes, com relação à suspensão de veículos ferroviários e atenuação de vibrações. Nos veículos ferroviários, a suspensão primária atua no isolamento de vibrações de baixa frequência provenientes da armação do truque; já a suspensão secundária isola as vibrações dos contatos roda-trilho, de modo a funcionar como filtro para altas frequências.
Com relação aos fundamentos físicos acerca das características dos registros sísmicos, julgue os itens subsequentes. As amplitudes relativas dos pulsos de ondas sísmicas transmitidos e refletidos em duas camadas de rocha dependem das velocidades e densidades dessas duas camadas e do ângulo de incidência sobre a interface entre as duas camadas de rocha.
Com relação às propriedades dos materiais destinados a aplicações industriais, julgue os itens que se seguem. A resistividade elétrica de um metal puro aumenta linearmente com a elevação da temperatura acima da temperatura ambiente, fenômeno que se deve ao aumento da agitação térmica na estrutura cristalina do metal.
No que se refere aos freios e outros aparelhos de retardamento em veículos ferroviários, julgue os itens subsecutivos. Na frenagem dinâmica, a energia elétrica produzida pelo motor que trabalha como gerador é dissipada em forma de calor por efeito joule em um banco de resistências conectado aos terminais desse motor.

O autor de um novo sistema de refrigeração, que utiliza o R290 (propano) como fluido refrigerante, iniciou processo de pedido de patente para seu produto. A condição nominal de operação desse sistema requer temperaturas de condensação e de evaporação de 50 °C e 0 °C, respectivamente; temperatura ambiente de 30 °C; e temperatura da fonte fria de -10 °C. Nessas condições, a capacidade de refrigeração é de 350 kW, enquanto 40 kW são consumidos pelo compressor. Esse compressor apresenta uma temperatura de aspiração do gás igual a 5 °C e adota um tubo capilar como dispositivo de expansão. As perdas de carga podem ser desprezadas.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

A proposta do sistema de refrigeração é adequada em termos de preservação do meio ambiente, visto que eventuais vazamentos do fluido refrigerante utilizado não causam dano à camada de ozônio e contribuem de forma desprezível como gás de efeito estufa para a atmosfera.
Julgue os itens a seguir, relativos a sistemas de aquecimento. Fonte de calor, sistema de distribuição de calor e sistema de controle são componentes básicos dos sistemas de aquecimento atuais.
Considerando uma situação de navegação em que haja risco de colisão devido às más condições de visibilidade, julgue os itens a seguir. Para identificar as embarcações, as informações proporcionadas pelo radar são mais precisas que as cadastradas, manualmente ou por sensores integrados, no transponder.
Julgue os itens a seguir, relativos a sistemas de aquecimento. Fluidos térmicos para transferência de calor são comumente fabricados à base de óleos vegetais saturados e operam com temperatura máxima de 850 °C.
Julgue os itens que se seguem, relativos a motores de combustão interna. O gás natural é amplamente empregado em motores que operam no modo duplo combustível. Nesse modo de combustão, a porcentagem do dísel utilizado como chama piloto corresponde à faixa de 1% a 15% da quantidade original do motor.
Julgue os próximos itens, acerca das características dos materiais empregados nos pilares e nos telhados de estrutura metálica e de estrutura de madeira. Nas estruturas metálicas, as ligações realizadas devem ser executadas por meio de parafusos, sendo proibida a soldagem no canteiro.
De acordo com as bases de registro de patentes, o primeiro depósito para o uso de elementos espirais para compressão de gases, de autoria do francês Leon Creux, data de 1905. Com referência a esse tipo de compressor, julgue os itens subsequentes. Um compressor espiral utiliza duas espirais de geometrias idênticas: uma delas permanece em uma posição fixa, ao passo que a outra possui movimento giratório circular em torno do centro da primeira.

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.