← Mais simulados

Simulado: Pesquisador em Propriedade Industrial - Química - Geral - INPI

Simulados, Provas e Questões - Pesquisador em Propriedade Industrial - Química - Geral - INPI. Ao Terminar de Resolver o Teste, Clique em Corrigir para ver o Gabarito.

0 resolveram
0% acertos
n/d
0 gabaritaram
0 ótimo
0 bom
0 regular
0 péssimo

Com relação à fabricação de cimento, julgue os seguintes itens. A operação unitária de cominação faz parte do processo de obtenção do cimento.
Com relação à fabricação de cimento, julgue os seguintes itens. A reação química de calcinação do calcário ocorre em temperatura ambiente.
Julgue os itens subsecutivos, a respeito do reaproveitamento de resíduos plásticos como fonte de matéria-prima na cadeia produtiva para a obtenção de novos materiais. Reciclagem química se baseia no uso de processos químicos com a finalidade de quebrar as cadeias poliméricas, convertendo-as em compostos químicos básicos como monômeros e misturas de hidrocarbonetos.
A respeito da produção de fios e tecidos, julgue os itens subsecutivos. Alvejamento e tingimento são tratamentos químicos semelhantes empregados na coloração de materiais têxteis.

A atividade industrial tem produzido grandes volumes de rejeitos gasosos, líquidos e sólidos nocivos ao meio ambiente, entre os quais se destacam os provenientes das refinarias de petróleo e das indústrias químicas, têxteis e papeleiras. Acresce-se, ainda, a esses volumes, a contribuição das atividades agrícolas, dos esgotos sanitários e dos resíduos domésticos.

Com referência a esse assunto, julgue os seguintes itens, acerca do tratamento de resíduos industriais.

Por meio de um método químico, é possível descolorir os efluentes têxteis, aumentando-se sua degradabilidade sem gerar resíduos sólidos, como lodo ativado.
As emulsões explosivas e os ANFOs (amoniun nitrate – fuel oil) são muito usados em pedreiras. Com relação às propriedades desses materiais, julgue os itens seguintes. Emulsões são consideradas explosivos sensíveis e, no uso industrial, sua iniciação ocorre por meio de choque mecânico.
Alguns materiais nanocompósitos poliméricos apresentam estrutura híbrida, caracterizada pela combinação de substâncias inorgânicas — por exemplo, argilominerais, principalmente argilas bentoníticas — e uma matriz polimérica termoplástica — por exemplo, poliestireno, polimetacrilato de metila, polietileno. Nesse sentido, julgue os itens seguintes, a respeito das formas de dispersão de argilas montmorilonitas (MMT). Embora o uso de argilas MMT naturais na preparação de materiais poliméricos hidrofóbicos seja viável, a modificação com sais quaternários de amônio garante a dispersão apropriada dessas argilas em matrizes poliméricas termoplásticas.
No que se refere à reciclagem de polímeros, julgue os itens subsequentes. A reciclagem química consiste na conversão do resíduo em matéria-prima básica, como a pirólise para a produção do coque.
A respeito de fertilizantes, julgue os próximos itens. A utilização de fertilizantes inorgânicos tem ocasionado sérios danos ao meio ambiente e à saúde humana. Por outro lado, os fertilizantes orgânicos, feitos a partir de produtos naturais, como o húmus, as algas e o esterco, não causam efeitos indesejados aos seres vivos e(ou) ao ambiente natural.

O INPI recebeu o pedido de patente de uma formulação líquida emulsionada de uso cosmético cujo componente ativo é um óleo fixo natural, recém-isolado pelos pesquisadores, com propriedades hidratantes para a pele. Os autores afirmam que a formulação é bastante estável e que, além do óleo, ela apresenta uma porcentagem relativamente alta (40% v/v) de tensoativo e cotensoativo não iônicos.

Com referência a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

A seleção de tensoativos não iônicos para a preparação confere à formulação uma toxicidade cutânea mais alta que aquela que se obteria caso os pesquisadores tivessem optado por tensoativos aniônicos.

Uma indústria produz, em larga escala, copos, jarras e garrafas de vidro pelo processo tradicional de fusão da matéria-prima seguida de resfriamento rápido. No resfriamento, ocorre a etapa de conformação das peças.

A respeito da situação hipotética acima descrita e dos processos de conformação de vidros nela mencionados, julgue os próximos itens.

Na referida indústria, o processo de insuflação das peças não é adequado, visto ser um processo feito obrigatoriamente de forma artesanal e manual, o que não permite a adaptação para a produção em larga escala.
No Brasil, o setor de produção de celulose e papel é bastante competitivo e se destaca no cenário internacional pelo padrão de qualidade dos artigos produzidos. A respeito da composição da madeira e sua utilização na produção de papel, julgue os itens seguintes. No que se refere a compostos químicos, a madeira, por ser um material lignocelulósico, é composta, principalmente por celulose, hemicelulose e lignina.
No que se refere à reciclagem de polímeros, julgue os itens subsequentes. A reciclagem secundária consiste na triagem, lavagem e secagem do material para eliminação de contaminantes provenientes, por exemplo, de resíduos sólidos urbanos.
As emulsões explosivas e os ANFOs (amoniun nitrate – fuel oil) são muito usados em pedreiras. Com relação às propriedades desses materiais, julgue os itens seguintes. Uma vantagem das emulsões em relação aos explosivos sólidos é que elas preenchem completamente os orifícios abertos nas bancadas de rochas a serem extraídas, o que maximiza o aproveitamento dos efeitos da explosão.
Julgue os itens subsequentes, relativos a temperatura de fusão, massa molar e temperatura de transição vítrea de plásticos. Nos materiais poliméricos à base de copolímeros, como, por exemplo, polietilenos e polipropilenos semicristalinos, imperfeições nas cadeias poliméricas resultantes da inserção de uma segunda espécie monomérica conduzem a uma diminuição na temperatura de fusão desses materiais.
Os materiais poliméricos sofrem processo de degradação, quase sempre decorrente de reação química direta com o meio corrosivo ou dissolução nesse meio. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens. Os plásticos resistem aos ácidos minerais diluídos.

A atividade industrial tem produzido grandes volumes de rejeitos gasosos, líquidos e sólidos nocivos ao meio ambiente, entre os quais se destacam os provenientes das refinarias de petróleo e das indústrias químicas, têxteis e papeleiras. Acresce-se, ainda, a esses volumes, a contribuição das atividades agrícolas, dos esgotos sanitários e dos resíduos domésticos.

Com referência a esse assunto, julgue os seguintes itens, acerca do tratamento de resíduos industriais.

Os processos químicos de tratamento incluem a precipitação, a incineração, os processos oxidativos avançados, os eletroquímicos, o ultrassom, a fotocatálise, a ozonização e o processo Fenton.
Em relação ao PVC, julgue os itens que se seguem. O fato de haver átomo de cloro nas resinas de PVC atribui a esse material a característica de propagador de chama.

A atividade industrial tem produzido grandes volumes de rejeitos gasosos, líquidos e sólidos nocivos ao meio ambiente, entre os quais se destacam os provenientes das refinarias de petróleo e das indústrias químicas, têxteis e papeleiras. Acresce-se, ainda, a esses volumes, a contribuição das atividades agrícolas, dos esgotos sanitários e dos resíduos domésticos.

Com referência a esse assunto, julgue os seguintes itens, acerca do tratamento de resíduos industriais.

Os processos físicos para tratamento de efluentes são caracterizados por processos de separação de fases, transição de fases, transferência de fases e separação molecular. Esses procedimentos permitem que os efluentes sejam depurados; entretanto, as substâncias contaminantes não são degradadas nem eliminadas, apenas transferidas para uma nova fase.
Sabões são sais de sódio de ácidos carboxílicos de cadeia longa, tais como o palmitato de sódio e o estearato de sódio, produzidos pela reação de óleos e gorduras com soda cáustica, processo este denominado saponificação. Com referência a esse assunto, julgue os itens subsequentes. Os ânions dos ácidos carboxílicos têm um grupo carboxilato polar (-CO2-), denominado cabeça, na extremidade de uma cadeia de hidrocarboneto apolar, a qual, por ser hidrofílica, atrai água. A cauda, por sua vez, é hidrofóbica e se dissolve em gordura.
Alguns materiais nanocompósitos poliméricos apresentam estrutura híbrida, caracterizada pela combinação de substâncias inorgânicas — por exemplo, argilominerais, principalmente argilas bentoníticas — e uma matriz polimérica termoplástica — por exemplo, poliestireno, polimetacrilato de metila, polietileno. Nesse sentido, julgue os itens seguintes, a respeito das formas de dispersão de argilas montmorilonitas (MMT). A produção de materiais nanocompósitos via processo de intercalação por fusão é caracterizada pela fusão da resina polimérica pela ação de calor e dispersão da argila pela mistura do material fundido com um argilomineral.
Com relação aos plastificantes usados na formulação de compostos macromoleculares, julgue os itens subsequentes. Óleo de soja epoxidado, empregado como plastificante secundário em plásticos à base de PVC — policloreto de vinila —, por apresentar boa compatibilidade, atua como agente de estabilização térmica do PVC.
No Brasil, o setor de produção de celulose e papel é bastante competitivo e se destaca no cenário internacional pelo padrão de qualidade dos artigos produzidos. A respeito da composição da madeira e sua utilização na produção de papel, julgue os itens seguintes. A fibra celulósica virgem, após vários tratamentos químicos, destina-se, especificamente, à produção de papel. Já a produção de papelão e outros artefatos menos nobres é feita com a polpa de papel reciclado e também com a fibra celulósica, antes dos processos que a tratam quimicamente.
Diversas classificações têm sido propostas para os diuréticos, com base, principalmente, na estrutura química e nos mecanismos e locais de ação. No que se refere a esses fármacos, julgue os itens subsequentes. Os tiazídicos são diuréticos que atuam no mecanismo de reabsorção de sódio no túbulo distal, aumentando a excreção de água e sódio.

A atividade industrial tem produzido grandes volumes de rejeitos gasosos, líquidos e sólidos nocivos ao meio ambiente, entre os quais se destacam os provenientes das refinarias de petróleo e das indústrias químicas, têxteis e papeleiras. Acresce-se, ainda, a esses volumes, a contribuição das atividades agrícolas, dos esgotos sanitários e dos resíduos domésticos.

Com referência a esse assunto, julgue os seguintes itens, acerca do tratamento de resíduos industriais.

No tratamento de efluentes da indústria papeleira, o ozônio é incapaz de converter compostos de alto peso molecular em ácidos orgânicos de reduzida massa molecular, razão por que ele é utilizado apenas para promover alterações na estrutura química das moléculas desses compostos.
Os materiais poliméricos sofrem processo de degradação, quase sempre decorrente de reação química direta com o meio corrosivo ou dissolução nesse meio. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens. Em contato com o solo, os plásticos sofrem degradação, especialmente em solos úmidos ou ácidos.
A cadeia produtiva têxtil, que integra a produção de fibras naturais e não naturais, vai desde a fiação dessas fibras até o abastecimento do setor de confecções. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem. O asbesto é um derivado do petróleo a partir do qual se obtém o amianto, uma fibra natural e antichama utilizada na produção de roupas para bombeiros, por exemplo.

O INPI recebeu o pedido de patente de uma formulação líquida emulsionada de uso cosmético cujo componente ativo é um óleo fixo natural, recém-isolado pelos pesquisadores, com propriedades hidratantes para a pele. Os autores afirmam que a formulação é bastante estável e que, além do óleo, ela apresenta uma porcentagem relativamente alta (40% v/v) de tensoativo e cotensoativo não iônicos.

Com referência a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Na patente descrita, a alta concentração de tensoativos da formulação deve favorecer a entrada dos componentes ativos na pele, devido à desestruturação momentânea do estrato córneo.
Com relação ao macrométodo da liga de Raney, que é utilizado para a determinação de nitrogênio em fertilizantes minerais destinados à aplicação no solo e que possui como princípio a amonificação de todas as formas não amoniacais de nitrogênio, julgue os itens subsequentes. Ao se utilizar o referido macrométodo, a massa das amostras destinadas à análise química de fertilizantes deve ser inferior a 100 g.

O pesquisador de uma indústria, ao selecionar uma formulação adequada para a incorporação de agentes hidratante e antienvelhecimento destinados à aplicação na pele, optou por usar como ativo a coenzima Q10 e selecionou a forma cosmética serum, contendo polímero carboxivinílico a 0,4%, glicerina a 3%, conservantes, antioxidantes, fragrância e água.

Tendo como referência a formulação descrita, julgue os itens subsecutivos.

A formulação selecionada deve favorecer a penetração do ativo antienvelhecimento até a camada de interesse da pele, uma vez que a glicerina, na concentração adicionada, desestrutura o estrato córneo, o que aumenta a permeabilidade da pele ao ativo.

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!