← Mais simulados

Simulado: Físico - Física - Física Médica - EBSERH

Simulados, Provas e Questões - Físico - Física - Física Médica - EBSERH. Ao Terminar de Resolver o Teste, Clique em Corrigir para ver o Gabarito.

0 resolveram
0% acertos
n/d
0 gabaritaram
0 ótimo
0 bom
0 regular
0 péssimo

Tendo em vista que a aplicação de sistemas de informação para o gerenciamento de imagens e informações clínicas começou a ser estudada de forma mais efetiva no final da década de 80 do século passado, quando os processos de aquisição digital de imagens começaram a ser utilizados em maior escala nos hospitais, julgue os itens seguintes, relativos a sistemas de: captura de imagens digitais; informação para gerenciamento de imagens e informações clínicas. Nesse sentido, considere que a sigla PACS, sempre que empregada, se refere a picture archiving and communication system. Muitos fatores podem afetar a resolução de alto contraste; entre eles estão a geometria do equipamento e o tamanho do ponto focal e do detector.
Acerca da fluoroscopia, técnica de obtenção de imagens médicas que se recorre à radiação X para se obter imagens dinâmicas, em tempo real, do interior do corpo humano, julgue os itens seguintes. A energia do fóton incidente (ou energia de excitação) pode ser cedida ou ao átomo como um todo, ou a um elétron periférico. Na cessão dessa energia ao átomo, tem-se a dispersão de Thomson, e na cessão dela ao elétron periférico, tem-se a dispersão de Rayleigh.
Com referência à proteção radiológica e dosimetria, julgue os itens subsequentes. Para fins de gerenciamento da proteção radiológica numa instalação, as áreas de trabalho com material radioativo ou geradores de radiação devem ser classificadas em área controlada, área supervisionada e área livre, conforme normas adotadas pelo CNEN.
A respeito de tomografia computadorizada (TC), julgue os itens seguintes. Na terceira geração da TC, a fonte de raios X e o conjunto de detectores rodam de forma síncrona em redor do paciente. Nas TCs de quarta geração, o conjunto de detectores forma um anel completo e fixo à volta do paciente, e, durante o exame, apenas o emissor de raios X se movimenta em redor do paciente. No entanto, a tecnologia usada nas TCs de terceira geração permite uma melhor eliminação do ruído de dispersão e a utilização de um menor número de detectores do que as TCs de quarta geração.
Considerando que um sistema biológico exposto a radiações sofre lesões detectáveis nos seus diferentes níveis de organização — fragmentos de moléculas, moléculas inteiras, organelas celulares, células, tecidos, órgãos e subsistemas —, julgue os itens que se seguem, acerca dos efeitos da radioterapia sobre o organismo humano. Os processos que conduzem ao aparecimento de radiolesões são, esquematicamente, agrupados em três fases ou estágios: estágio físico, estágio físico-químico e estágio biológico.
Tendo em vista que a radioterapia é uma forma de tratamento que usa radiações ionizantes e que ela pode ser proveniente de um aparelho, como uma unidade de cobalto ou acelerador linear, ou de uma fonte radioativa sem a necessidade do uso de um aparelho, julgue os itens que se seguem. Um passo essencial no cálculo da dose a ser irradiada consiste em determinar a sua constância ao longo do eixo central do campo, a chamada curva de rendimento em profundidade.
Com referência à proteção radiológica e dosimetria, julgue os itens subsequentes. Uma área, para ser considerada controlada sob o ponto de vista radiológico, deve apresentar, em média, um nível de exposição maior que 4/10 do limite máximo permitido pela norma da CNEN.
A respeito de tomografia computadorizada (TC), julgue os itens seguintes. Na TC, as projeções costumam ser apresentadas separadas, de modo a formar outra imagem denominada sinograma.
Na radioterapia de intensidade modulada (IMRT), a intensidade da radiação de cada campo de tratamento é modulada por meio de diferentes formatos de subcampos, levando-se em consideração as estruturas anatômicas que o feixe de raios vai atravessar. A respeito da IMRT, julgue os itens que se seguem. O atenuador físico é um método simples de execução de IMRT, pois dispensa o uso do índice de MLC e toda a complexidade associada ao seu uso.
Com referência à proteção radiológica e dosimetria, julgue os itens subsequentes. Estudos epidemiológicos e radiobiológicos em baixas doses mostraram que existe um limiar real de dose para os efeitos estocásticos.
Cada tipo de material atenua a radiação X de forma diferente, o que permite a formação de uma imagem. Com relação ao processo de formação de imagem radiológica, julgue os itens que se seguem. Os filmes radiográficos, especialmente aqueles dedicados à mamografia, possuem alta resolução espacial.
A respeito dos sistemas de planejamento em radioterapia, julgue os próximos itens. Somente alguns procedimentos envolvidos no planejamento e na execução da radioterapia podem contribuir para uma incerteza significativa na dose administrada no paciente.
A respeito dos sistemas de planejamento em radioterapia, julgue os próximos itens. A definição dos volumes é bastante importante no planejamento de radioterapia externa, conforme o qual são definidos: GTV (gross tumor volume), CTV (clinical tumor volume), PTV (planning tumor volume) e OAR (organ at risk).
A dosimetria é o processo pelo qual se podem conhecer algumas das características dos feixes que possibilitam o seu uso adequado. Acerca desse processo, julgue os próximos itens. A diferença entre dose absorvida e kerma é que este depende da energia média absorvida na região de interação (local), e a dose absorvida depende da energia total transferida ao material.
Acerca do controle de qualidade dos equipamentos em radiodiagnóstico, julgue os itens subsequentes. As placas de compressão de equipamento de radiodiagnóstico devem ser verificadas visualmente no início da operação desse equipamento. A compressão é medida para as definições selecionáveis, incluindo o valor mais alto. Sempre que possível, os valores da medição devem ser comparados com os valores de referência para o equipamento.
Com referência à proteção radiológica e dosimetria, julgue os itens subsequentes. O dosímetro adotado para avaliar e(ou) determinar o índice de kerma no ar (Kar) em tomógrafos é principalmente uma câmara de ionização do tipo esférica, por apresentar respostas uniformes, mesmo com a radiação incidindo em vários ângulos de acordo com a rotação do gantry.
A respeito dos sistemas de planejamento em radioterapia, julgue os próximos itens. Em uma matriz de imagem bidimensional m × n cada um dos seus elementos, denominado pixel, representa uma parte do corpo humano.
Julgue os próximos itens, relativos à radioatividade e ao seu uso na medicina. Transformar o comportamento biológico das células expostas à radiação em modelos matemáticos é uma das metas buscadas pela radioterapia, para melhor entender o processo de diagnóstico e cura das diversas patologias.
Na braquiterapia, o tratamento radioterápico é feito por meio de nuclídios radioativos em que a fonte de radiação fica a curta distância, em contato, ou até mesmo implantada na região que deve receber a dose. Com relação a esse tratamento radioterápico, julgue os itens a seguir. As fontes disponíveis para braquiterapia são caracterizadas por diferentes formas geométricas, como agulhas, tubos, fios, sementes e esferas, mas, independentemente da sua forma, possuem uma cápsula à sua volta, de modo a evitar a dispersão do material radioativo e conferir rigidez à fonte, permitindo, assim, posicioná-la facilmente no local de tratamento e constituir uma barreira às partículas alfa resultantes do decaimento radioativo.
Acerca do controle de qualidade dos equipamentos em radiodiagnóstico, julgue os itens subsequentes. São legalmente permitidos por norma testes de fluoroscopia, assim como o teste por exposição do filme a partir da tela de intensificação de imagem.
A respeito dos sistemas de planejamento em radioterapia, julgue os próximos itens. O primeiro passo no desenvolvimento de um plano de tratamento é definir a localização das células cancerosas (tumor) e da região de risco (estrutura crítica). Em seguida, a intensidade (dose) da radiação é calculada individualmente conforme cada paciente.
Na radioterapia de intensidade modulada (IMRT), a intensidade da radiação de cada campo de tratamento é modulada por meio de diferentes formatos de subcampos, levando-se em consideração as estruturas anatômicas que o feixe de raios vai atravessar. A respeito da IMRT, julgue os itens que se seguem. O principal objetivo imediato da IMRT é estabelecer homogeneidade entre a área-alvo e os tecidos normais que a circundam. Por esse motivo, o plano de tratamento tem de ser cuidadosamente desenvolvido e contemplar o estrito controle de qualidade do processo, para que se obtenha o resultado pretendido.
Acerca da mamografia, julgue os itens s seguir. Os equipamentos de mamografia possuem um acessório que possibilita seu uso para realização de biópsias.
Acerca da fluoroscopia, técnica de obtenção de imagens médicas que se recorre à radiação X para se obter imagens dinâmicas, em tempo real, do interior do corpo humano, julgue os itens seguintes. Sempre que possível, anteparos com espessura de, pelo menos, 0,25 mm de chumbo como abas, escudos ou painéis devem ser utilizados para interceptar a radiação dispersa que, de outro modo, atingirá os trabalhadores próximos da cama do paciente submetido ao exame.
Acerca da fluoroscopia, técnica de obtenção de imagens médicas que se recorre à radiação X para se obter imagens dinâmicas, em tempo real, do interior do corpo humano, julgue os itens seguintes. Em um procedimento de angiografia, é utilizada uma mesa que pode ou não sofrer angulação e movimentação vertical, de modo a ajustar a posição do paciente. O tubo de raios X encontra-se, normalmente, localizado por baixo da mesa, e o intensificador de imagem, por cima, na configuração de um braço em forma de C. No entanto, essa configuração pode ser ajustável.
Com referência à proteção radiológica e dosimetria, julgue os itens subsequentes. Devido ao fato de fótons X e a radiação ? atravessarem o material absorvedor, a atenuação da radiação é determinada pela energia da radiação, pela natureza do material absorvedor e a sua espessura.
Tendo em vista que a aplicação de sistemas de informação para o gerenciamento de imagens e informações clínicas começou a ser estudada de forma mais efetiva no final da década de 80 do século passado, quando os processos de aquisição digital de imagens começaram a ser utilizados em maior escala nos hospitais, julgue os itens seguintes, relativos a sistemas de: captura de imagens digitais; informação para gerenciamento de imagens e informações clínicas. Nesse sentido, considere que a sigla PACS, sempre que empregada, se refere a picture archiving and communication system. Em relação ao fluxo de informação, existem duas arquiteturas básicas, geralmente encontradas combinadas: arquitetura centralizada (ou sob demanda) e arquitetura descentralizada (ou roteada).
A dosimetria é o processo pelo qual se podem conhecer algumas das características dos feixes que possibilitam o seu uso adequado. Acerca desse processo, julgue os próximos itens. Quando um feixe monoenergético de fótons de energia E interage com um material homogêneo, o coeficiente de absorção de energia em massa apresenta vários valores.
Tendo em vista que, de acordo com as recomendações da ICRP (International Commission on Radiological Protection), basicamente, a radioproteção objetiva a manutenção e conservação de condições seguras para as atividades que envolvam a exposição humana a radiações, julgue os próximos itens, relativos a proteção radiológica. Situação hipotética: Em um serviço de gamagrafia, a fonte radioativa foi exposta no local, para monitoração da área, e o técnico responsável mediu uma taxa de dose de 12 ?Sv/h. Assertiva: Nessa situação, se o técnico usasse um colimador com fator de redução de um dezesseis avos, a nova taxa de dose no local seria igual a 0,65 ?Sv/h.
Julgue os próximos itens, relativos à radioatividade e ao seu uso na medicina. As tecnologias atualmente disponíveis para o diagnóstico por imagem, como a tomografia computorizada, a ressonância magnética ou o PET, funcionam como um importante auxiliar em radioterapia e, em conjunto com os atuais sistemas informáticos de planeamento dos tratamentos, permitem administrar doses cada vez maiores, em volumes de tecido bem definidos e cada vez mais precisos.

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!