← Mais simulados

Simulado: Ciência da Computação - Engenharia de Software - MEC

Simulados, Provas e Questões - Ciência da Computação - Engenharia de Software - MEC. Ao Terminar de Resolver o Teste, Clique em Corrigir para ver o Gabarito.

1 resolveram
90% acertos
Muito fácil
0 gabaritaram
1 ótimo
0 bom
0 regular
0 péssimo

Com referência à qualidade de software e às métricas utilizadas na avaliação de processos e projetos de software, julgue os itens a seguir.

A norma ISO 15504 apresenta um framework de avaliação tanto do processo de negócio quanto da engenharia de software e da organização. Nesse framework, os processos são identificados em seis níveis específicos: incompleto, executado, gerenciado, estabelecido, previsível e otimizado.

Com referência à qualidade de software e às métricas utilizadas na avaliação de processos e projetos de software, julgue os itens a seguir.

A aplicação da análise por pontos de função para a mensuração de funcionalidades de software depende da tecnologia utilizada na construção do software, uma vez que esforço e tempo despendidos dependem da forma como o produto é construído.

Com relação a teste de software, julgue os itens a seguir.

Para qualquer sistema, independentemente do seu tamanho, as etapas de teste devem seguir a seguinte sequência: testes de componente, testes de integração e testes de sistema.

Em relação aos tipos de teste de software, julgue os itens subsequentes.

Testes de controle são inadequados para validar dados e verificar a integridade de arquivos, sendo adequado para essas atividades o tipo de teste de interconexão.

No que se refere à arquitetura SOA e web services, julgue os itens a seguir.

Aplicações embasadas em SOA são distribuídas e multi-tier e possuem lógicas de apresentação e negócio e camadas de persistência.

Considerando que a validação de requisitos permite demonstrar que os requisitos refletem o sistema que se deseja construir, julgue os itens subsequentes.

Verificações de realismo buscam averiguar se os requisitos não estão conflitantes, enquanto verificações de consistência, considerando a tecnologia existente, visam analisar a viabilidade de implementação desses requisitos.

Com relação a conceitos gerais da engenharia de software, julgue os itens seguintes.

Os estágios da engenharia de software compõem um ciclo que pode ser dividido em duas grandes etapas: a análise do problema e a síntese da solução.

Considerando que uma organização esteja no processo de elaboração da estratégia de testes, julgue os itens a seguir.

A estratégia de teste aplicada para se testar um software pode contemplar técnicas de testes manuais. Esses testes manuais não testam o desempenho nem o estresse em um software.

Julgue os próximos itens, a respeito de ambiente de teste de software.

À semelhança do que ocorre com o ambiente de desenvolvimento e produção, o ambiente de teste de software deve ser isolado e disponibilizado somente para a equipe de testes, para garantir a sua integridade.

No que se refere a UML, julgue os próximos itens.

Uma agregação composta presente entre duas classes indica uma associação do tipo todo parte, em que uma classe é a parte e a outra, o todo

Julgue os itens que se seguem, relativos a arquitetura de aplicações para Internet e Web, SOA e web services.

O modelo MVC pode ser usado para construir a arquitetura do software a partir de três elementos: modelo, visão e controle, sendo definidas no controle as regras de negócio que controlam o comportamento do software a partir de restrições do mundo real.

No que se refere a UML, julgue os próximos itens.

Em um diagrama de implantação com componentes, é possível indicar o protocolo na ligação entre dois nós, bem como mostrar relações de dependência entre componentes.

A respeito de engenharia de software, julgue os itens a seguir.

O modelo Waterfall tem a vantagem de facilitar a realização de mudanças sem a necessidade de retrabalho em fases já completadas.

Com relação a conceitos gerais da engenharia de software, julgue os itens seguintes.

A engenharia de software, disciplina relacionada aos aspectos da produção de software, abrange somente os processos técnicos do desenvolvimento de software.

Com referência à qualidade de software e às métricas utilizadas na avaliação de processos e projetos de software, julgue os itens a seguir.

A norma independente SPICE (Software Process Improvement and Capability Determination), embora contribua para a melhoria contínua do processo de software, é pouco utilizada por não estar em conformidade com outras normas, como, por exemplo, a ISO 15504.

Julgue os itens de 102 a 107, acerca de métricas e estimativas aplicadas a testes de software.

Se um conjunto de softwares que serão testados contiver grande quantidade de arquivos, esse fator incidirá diretamente na maior dificuldade dos testes, em relação a testes realizados em softwares que possuam pouca quantidade de arquivos a serem testados.

Com relação a teste de software, julgue os itens a seguir.

Uma das desvantagens de se utilizar a mesma equipe de desenvolvimento para a realização de testes é a tendência à informalidade na sua execução, o que pode provocar a não identificação de determinados defeitos do projeto.

Julgue os itens seguintes, relativos a processos de software e a sistemas orientados a objetos (OO).

O diagrama de caso de uso de negócio é um diagrama do RUP utilizado para mapear e descrever atores e funções envolvidos na modelagem de negócio.

A engenharia de software busca sistematizar a produção de software com qualidade. No que concerne ao estágio de projeto, julgue os seguintes itens.

O projeto de software deve identificar os possíveis desvios do comportamento de um sistema. Cada exceção pode ser tratada por meio de um dos seguintes modos: tentar realizar novamente um serviço que falhou, corrigir algum aspecto do serviço antes de tentar realizá-lo novamente ou relatar o serviço não realizado para outro componente de tratamento de erro.

Tendo em vista que as características de qualidade do produto de software permitem identificar uma série de fatores de influenciam na avaliação de um produto de software, julgue os itens de 125 a 127.

A característica eficiência refere-se à capacidade de um software manter certo nível de desempenho quando estiver operando em determinado contexto de uso. Nesse contexto, é permitido haver a avaliação de aspectos como tolerância à falha e recuperabilidade.

Medição é o processo por meio do qual números ou símbolos são atribuídos a entidades do mundo real, de forma a quantificá-las, ou seja, é o processo de obtenção de medidas para entidades do mundo real. Julgue os itens a seguir, relativos a análise de pontos de função (APF) e a análise por pontos de caso de uso (APCU).

A contagem da APF considera fatores de complexidade ambiental e fatores de complexidade funcional; a contagem da APCU trata as características gerais de sistema.

A respeito de soluções de alta disponibilidade, julgue os itens a seguir.

A implementação da tecnologia Heartebeat em um ambiente que disponibilize vários servidores web com o mesmo conteúdo para Internet tornará esse ambiente capaz de identificar falhas na disponibilidade dos servidores e adotar medidas para que o sistema continue em funcionamento.

Em relação ao planejamento e à elaboração de testes de software, julgue os itens subsequentes.

Ao ser estabelecido, um plano de testes necessita de diversos insumos, sendo um deles a estratégia de testes.

Julgue os itens de 102 a 107, acerca de métricas e estimativas aplicadas a testes de software.

O grau de envolvimento dos usuários nos testes do software é fator irrelevante tanto nos resultados dos testes quanto no grau de esforço da equipe de teste, sendo, por isso, desprezível a sua interferência nos resultados de uma forma global.

Tendo em vista que um processo de software pode ser definido como um conjunto de procedimentos estruturados, que combina ferramentas e técnicas para produzir determinado produto, julgue os itens subsequentes.

Um dos primeiros modelos de processo de software propostos foi o modelo em cascata. Nesse tipo de modelo, os estágios são executados em sequência. A principal vantagem desse processo está na possibilidade de se retornar ao estágio anterior sempre que for necessário. Esse aspecto é particularmente importante em grandes sistemas de informação, sobretudo quando não se consegue levantar todos os requisitos no início do desenvolvimento.

Considerando que processo de software pode ser definido como um conjunto de atividades inter-relacionadas que transformam insumos (entradas) em produtos (saídas), julgue os itens que se seguem.

O CMMI-Dev e o MPS.BR têm como objetivos definir e aprimorar um modelo de melhoria e avaliação de processo de software. Ambos os modelos baseiam-se em conceitos de maturidade e processos.

Julgue os itens subsecutivos, referentes à engenharia de requisitos.

No desenvolvimento de um software, ocorrem atividades associadas à rastreabilidade em quatro momentos: nos artefatos definidos na gerência de requisitos; no relatório de solicitação de mudança; na elaboração dos protótipos; e na codificação do software.

A respeito de gerenciamento de conteúdo e E-MAG, julgue os itens subsequentes.

As etapas do processo de acessibilidade a um sítio, preconizadas pela E-MAG, incluem a verificação da necessidade de acessibilidade, a validação e promoção de acessibilidade e a garantia contínua da acessibilidade.

Considerando a UML (Unified Modeling Language), linguagem visual utilizada para modelar sistemas computacionais por meio do paradigma de orientação a objetos, julgue os seguintes itens.

O objetivo dos diagramas da UML 2.0 é fornecer múltiplas visões do sistema a ser modelado, procurando atingir a completitude da modelagem para permitir que cada diagrama complemente os outros. Nesse sentido, a UML 2.0 é exaustiva, ou seja, para se modelar um sistema, é necessário utilizar todos os seus diagramas.

Julgue os itens que se seguem, relativos à modelagem da informação.

A organização da informação envolve a descrição física e de conteúdo dos objetos informacionais, documentos que possibilitam analisar e organizar dado, informação e conhecimento.

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!