← Mais simulados

Simulado: Pesquisador em Metrologia - Física - Geral - INMETRO - ii

Simulados, Provas e Questões - Pesquisador em Metrologia - Física - Geral - INMETRO - ii. Ao Terminar de Resolver o Teste, Clique em Corrigir para ver o Gabarito.

0 resolveram
0% acertos
n/d
0 gabaritaram
0 ótimo
0 bom
0 regular
0 péssimo

Em relação aos diferentes tipos de termopares, julgue os itens que se seguem.

Termopares tipo T (Cobre-Constantan) são empregados para medição de temperaturas desde !200 oC até 300 oC. Acima desse valor máximo, a oxidação do cobre compromete a leitura do termopar.

O conhecimento da microestrutura dos materiais possibilita a compreensão de suas propriedades e de seus comportamentos. Em muitos casos, podem ser feitas previsões detalhadas do comportamento do material. A importância desse conhecimento tem levado a um desenvolvimento contínuo de técnicas experimentais, particularmente da microscopia, cujos aumentos máximos têm crescido e as resoluções, melhorado continuamente. Acerca da microscopia óptica, julgue os itens subseqüentes.

A resolução de um microscópio pode ser definida como a menor distância entre dois pontos da amostra que podem ser vistos separadamente.

Os TCs e TPs são fabricados de acordo com a finalidade a que se destinam: ou a serviços de medição ou a relés de proteção. Acerca desses equipamentos, julgue os itens que se seguem.

TCs com classe de exatidão 5 são utilizados tanto para medição quanto para proteção.

Julgue os itens seguintes quanto aos conceitos de corpo negro e corpo cinza.

Um corpo negro é, por definição, um absorvedor ideal, um emissor ideal e um emissor especular.

Com relação à ocorrência de erros na termometria de radiação, julgue os itens seguintes.

Para diminuir erros de medição, é necessário que a superfície alvo esteja totalmente contida no campo de visão do instrumento.

Com relação à ocorrência de erros na termometria de radiação, julgue os itens seguintes.

A presença de vapor de água e de gases, como o CO2, na atmosfera, entre o medidor e o alvo, contribui para a diminuição do erro de medição, já que esses gases são essencialmente transparentes à radiação na faixa do infravermelho.

A norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005 é o instrumento legal que estabelece requisitos gerenciais e técnicos relativos à competência de laboratórios que fornecem resultados de ensaio e calibração tecnicamente válidos. A respeito dessa norma, julgue os itens que se seguem.

Os requisitos do tipo gerenciais constantes nessa norma asseguram a continuidade da competência técnica do laboratório que a utiliza, enquanto os do tipo técnico asseguram a competência técnica.

Com respeito ao funcionamento de um termômetro de líquido em vidro, julgue os itens que se seguem.

O vidro usado na fabricação do bulbo e da haste deve ser inerte e com alto coeficiente de expansão.

Julgue os itens subseqüentes, relativos ao campo acústico gerado por um transdutor piezoelétrico.

Considere-se que um refletor metálico seja posicionado na frente de um transdutor piezoelétrico submerso em água. Considere-se, ainda, que dois ecos, obtidos com esse refletor posicionado em duas distâncias distintas do transdutor, sejam registrados por um sistema de aquisição, e que seja constatado que a amplitude do eco obtido com o refletor mais próximo do transdutor — designado por E1 — seja dez vezes superior à amplitude do eco obtido com o refletor mais afastado do transdutor — designado por E2. Nessa situação, para que as amplitudes de ambos os ecos se igualassem, seria necessária uma amplificação de ganho 10 dB a ser aplicada ao eco E2.

Em várias situações de medidas ópticas, a característica ondulatória da luz se manifesta com mais evidência. Em relação a esse assunto, julgue os seguintes itens.

O padrão de interferência que se obtém no experimento da fenda dupla desaparece se forem colocados dois polarizadores, com polarizações cruzadas, um em cada fenda. Nesse caso, obtém-se um padrão de difração de fenda simples.

Durante o século XX apareceram várias técnicas de microscopia de alta resolução, muitas delas designadas por siglas. Microscópio eletrônico de transmissão (MET), microscópio eletrônico de varredura (MEV), microscópio de tunelamento varredura (STM) e microscópio de força atômica (AFM) são aparelhos associados a algumas dessas técnicas. Em relação às microscopias eletrônica, de tunelamento varredura e de força atômica, julgue os itens que se seguem.

O princípio de funcionamento do AFM é a medida das deflexões da ponta de prova do microscópio enquanto essa ponta varre a superfície da amostra sob análise.

A análise dos resultados obtidos por meio de técnicas espectroscópicas requer o conhecimento dos princípios que regem a propagação e a interação da radiação com meios materiais. Com relação a esse assunto, julgue os seguintes itens.

A emissão de radiação de qualquer sólido aquecido possui distribuição espectral igual à distribuição de radiação de Planck.

Com relação ao paquímetro, julgue os itens a seguir.

O paquímetro é um instrumento que obedece ao principio de Abbe, pois o eixo da peça a ser medida fica alinhada ao mesmo eixo de medição do instrumento.

Com relação às fontes de erro de medição, julgue os itens seguintes.

O goniômetro é um instrumento utilizado para verificar o centro de peças cilíndricas.

Julgue os itens que se seguem em relação às equações empregadas em termômetros de resistência para a conversão da variação da resistência em temperatura.

O coeficiente " na equação de Callendar-Van Dusen representa o coeficiente linear da reta que expressa a variação linear da temperatura com a resistência e seu valor depende do material da termorresistência e do seu grau de pureza.

Considere que se deseja obter o espectro da radiação emitida por um filamento quadrado com 1 mm de lado, situado a 60,5 cm da fenda de entrada de um espectrômetro e que irradia isotropicamente em todas as direções. Em relação a essa situação, julgue os itens a seguir.

A maior parte das aberrações em lentes, tais como astigmatismo, coma e aberração esférica, cresce com a abertura numérica, tendo em vista o afastamento da validade da aproximação paraxial.

A técnica laser-ultra-som figura entre as mais promissoras para rotinas de metrologia de micro e macroestruturas. Nessa técnica, um feixe laser (normalmente pulsado) incide em uma amostra sólida gerando ultra-som por meio do regime termo-elástico ou ablativo. Um outro feixe laser (normalmente contínuo), acoplado a um sistema interferométrico, é então direcionado para a superfície da amostra para detecção do ultra-som gerado. Como a geração e a detecção de ultra-som são ambas realizadas por dois feixes ópticos, a técnica é totalmente remota, podendo ser utilizada em amostras submetidas às mais extremas condições de temperatura e pressão. A focalização dos feixes ópticos com lentes adequadas possibilita, também, a aplicação da técnica em amostras com superfícies bastante irregulares e de difícil acesso. Outra grande vantagem oferecida pela técnica laser-ultra-som é a geração simultânea de diferentes tipos de ondas elásticas (ou ondas de ultra-som) em sólidos, incluindo ondas volumétricas (longitudinais e transversais), ondas de superfície (Rayleigh) e ondas guiadas (ondas de Lamb em placas, ondas de flexão em cilindros etc.). Essas características não são possíveis com técnicas convencionais de geração e detecção de ultra-som com transdutores piezoelétricos.

 Considerando essas informações, julgue os seguintes itens, referentes à técnica laser-ultra-som.

Alguns sistemas laser-ultra-som empregam interferômetro heteródino do tipo Mach-Zenhder para detecção de ondas elásticas. Nos interferômetros heteródinos, as freqüências dos dois feixes ópticos que se interferem são iguais.

Julgue os itens que se seguem, com relação aos tipos, erros e calibração de termômetro de líquido em vidro.

As correções da leitura de temperatura fornecida quando os termômetros são usados em condições diferentes das especificadas pelo fabricante são determinadas com maior precisão pelo uso de um termômetro auxiliar que mede a temperatura média da parte imersa da haste.

Considere que se deseja obter o espectro da radiação emitida por um filamento quadrado com 1 mm de lado, situado a 60,5 cm da fenda de entrada de um espectrômetro e que irradia isotropicamente em todas as direções. Em relação a essa situação, julgue os itens a seguir.

Aberrações cromáticas podem ser reduzidas usando-se lentes compostas, conhecidas como lentes acromáticas, em que são cimentadas juntas uma lente divergente e outra convergente, com índices de refração diferentes, de forma que as aberrações cromáticas de cada uma praticamente se cancelem.

Em relação à calibração de termômetros de radiação, julgue os itens que se seguem.

Calibradores baseados em cavidades de corpos negros rapidamente atingem condições de equilíbrio térmico e cobrem a faixa de operação do instrumento a ser calibrado, o que permite um rápido e ágil processo de calibração dos termômetros de radiação.

A difração de raios X é uma das principais técnicas de caracterização microestrutural de materiais, tendo grande aplicação em campos como geologia e ciência dos materiais. Julgue os próximos itens, relacionados à geração e à difração de raios X.

Os fótons que compõem a fluorescência de raios X de uma amostra têm energia maior do que as partículas utilizadas na excitação da própria amostra.

O conhecimento da microestrutura dos materiais possibilita a compreensão de suas propriedades e de seus comportamentos. Em muitos casos, podem ser feitas previsões detalhadas do comportamento do material. A importância desse conhecimento tem levado a um desenvolvimento contínuo de técnicas experimentais, particularmente da microscopia, cujos aumentos máximos têm crescido e as resoluções, melhorado continuamente. Acerca da microscopia óptica, julgue os itens subseqüentes.

A aberração cromática de lentes esféricas é causada pela variação do índice de refração do material da lente com o comprimento de onda da luz.

Com relação à ocorrência de erros na termometria de radiação, julgue os itens seguintes.

Uma refletividade elevada da superfície alvo contribui para minimizar o erro de radiação, já que permite captar uma alta intensidade de radiação.

Julgue os itens subseqüentes, acerca das máquinas elétricas.

Em condições normais, um motor de indução em gaiola é incapaz de operar com escorregamento nulo.

Considerando os conceitos de propriedades de materiais, julgue os itens a seguir.

A tensão correspondente ao limite superior de escoamento é a tensão máxima em que se inicia a deformação plástica.

Os aterramentos elétricos devem prover os meios para que sejam garantidas a segurança das pessoas e o funcionamento de uma instalação elétrica. A respeito desse assunto, em particular do aterramento de equipamentos elétricos, julgue os itens que se seguem.

Quando adequadamente aterrado, o equipamento elétrico está protegido de surtos e outros distúrbios provenientes da rede elétrica, ao contrário de equipamentos que não estão aterrados.

Acerca dos diferentes tipos de termômetros de radiação, julgue os itens subseqüentes.

Pirômetros de radiação do tipo relação de duas cores medem a razão entre as energias radiantes recebidas de duas faixas estreitas e distintas de comprimentos de onda. Esse procedimento permite praticamente anular o efeito de emissividade que surge quando as faixas de medida no espectro são próximas.

Julgue os itens que se seguem em relação aos tipos de termômetros de resistência.

Sensores de temperatura semicondutores incluem resistores de carbono e cristais de silício e germânio, sendo este último especialmente adequado para medições de temperaturas elevadas.

Com respeito ao funcionamento de um termômetro de líquido em vidro, julgue os itens que se seguem.

O efeito da variação da temperatura sobre a expansão volumétrica do líquido pode ser medido visualmente graças ao fato de que a mesma ocorre no interior de um capilar.

Considere que se deseja obter o espectro da radiação emitida por um filamento quadrado com 1 mm de lado, situado a 60,5 cm da fenda de entrada de um espectrômetro e que irradia isotropicamente em todas as direções. Em relação a essa situação, julgue os itens a seguir.

Se o filamento emitir 10 W de fluxo radiante, então uma lente de 10 cm de diâmetro colocada a 1 m de distância do fio será capaz de captar um fluxo radiante superior a 1 W.

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!