← Mais simulados

Simulado: Enfermagem Clínica - INCA - Técnico de Enfermagem

Simulados, Provas e Questões - Enfermagem Clínica - INCA - Técnico de Enfermagem. Ao Terminar de Resolver o Teste, Clique em Corrigir para ver o Gabarito.

2 resolveram
82% acertos
Muito fácil
1 gabaritaram
1 ótimo
1 bom
0 regular
0 péssimo

Em relação aos testes imunológicos, julgue os itens seguintes.

Suponha que, durante um procedimento cirúrgico intrauterino, uma gestante Rh negativo, com 24 semanas de gestação, passou por uma imunização por contato com o sangue fetal, que, após resultado de amostragem, foi confirmado ser Rh positivo. Nesse caso, como o contato aconteceu durante a gestação não há o risco de a gestante desenvolver anticorpo anti-D.

Acerca das leucemias e dos linfomas, julgue os itens a seguir.

As apresentações clínicas do linfoma não Hodgkin (LNH) dependem do subtipo histológico, da extensão da doença e do seu sítio primário.

A respeito dos tumores primários no cérebro, julgue os seguintes itens.

Os tumores de Wilms geralmente apresentam-se como uma massa abdominal assintomática firme e regular, que preenche toda a loja renal, pode ou não ultrapassar a linha média, hematúria macroscópica ou microscópica.

No que concerne a aspectos relacionados aos exames hematológicos, julgue os próximos itens.

O azul de metileno é um corante adequado à coloração de reticulócitos para a contagem.

Ao preparar um meio de cultura para bactérias, o técnico de um laboratório utilizou protocolos que demandavam o preparo das seguintes soluções: NaCR 0,9% (massa/volume); glicose 50 mmol/L; etanol 70% (volume/volume), sendo que estavam disponíveis no laboratório NaCR e glicose em pó, e etanol 95% (volume/volume). Também havia informações disponíveis sobre a massa molecular dos compostos: NaCR = 58,44 g/mol; glicose = 180,16 g/mol; etanol = 46,07 g/mol.

Em relação aos procedimentos corretos para o preparo das soluções descritas no texto acima, julgue os próximos itens.

Caso seja necessário o uso de esterilização dos materiais por calor seco, em estufa, esse procedimento deve excluir os materiais plásticos contendo soluções.

A respeito da assistência de enfermagem no controle da dor, julgue os itens subsequentes.

A dor neuropática pode ser resultante, entre outras causas, de procedimentos cirúrgicos e quimioterapia.

Acerca das leucemias e dos linfomas, julgue os itens a seguir.

Os achados clínicos da leucemia linfocítica aguda (LLA) são bastante variáveis e, embora a tríade febre, palidez e apatia sejam frequentes, a sintomatologia geralmente está associada aos órgãos envolvidos.

Com relação ao atendimento ao candidato para doação sanguínea, julgue os itens a seguir.

Determinado homem, de 22 anos de idade, com quadro clínico de dengue ha 21 dias, porém há 10 dias assintomático, pode realizar a doação sem restrições.

Considerando as precauções dos pacientes neutropênicos e os conhecimentos específicos acerca desses pacientes, julgue os itens subsequentes.

A neutropenia febril é uma complicação relativamente frequente dos quimioterápicos; 50% dos pacientes que se submetem a quimioterapia apresentam algum tipo de infecção.

Considerando o uso de hemocomponentes na assistência ao paciente em estado crítico, julgue os itens a seguir.

Toda e qualquer intercorrência que ocorra durante e após a transfusão sanguínea é considerada reação transfusional.

Uma senhora com de 65 anos de idade está no segundo dia de internação para tratamento quimioterápico em infusão contínua com doxorrubicina. O único acesso venoso foi puncionado com jelco 22, fixado com esparadrapo, no primeiro dia de internação, no antebraço direito, e está com bom fluxo e refluxo venoso. O tratamento quimioterápico será iniciado no segundo dia de internação.

Com referência ao quadro clínico acima, julgue os itens a seguir.

É necessária a troca do acesso venoso por outro de acesso central, uma vez que drogas vesicantes/irritantes em infusão de uso prolongado não devem ser administradas por acesso periférico.

Acerca das mucosites, julgue os itens que se seguem.

Agentes anti-inflamatórios e anestésicos devem ser utilizados conforme a prescrição médica por promoverem a cura e minimizar o conforto, ajudando no processo alimentar das crianças.

No atendimento a um paciente com quadro de sonolência excessiva, hipotensão grave, sudorese e taquipneia, sem sinais visíveis de sangramento, deve-se

assegurar acesso venoso calibroso e manter vigilância constante, além de fazer controle hemodinâmico frequente e manter o paciente aquecido.

Considerando a RDC n.° 153/2004, que determina o regulamento técnico para os procedimentos hemoterápicos, julgue os itens a seguir.

A transferância de componente de uma bolsa-satélite para outra deve ser feita em circuito fechado.

A respeito dos linfomas de Hodgkin e não Hodgkin (LNH), julgue os itens que se seguem.

Na criança, a variante imunofenotípica B do LNH evolui rapidamente para óbito, mesmo estando ela submetida ao tratamento, o que é característica do linfoma de Burkitt.

Denomina-se nadir o período pós-quimioterapia em que o número de leucócitos é o mais baixo, o qual se verifica entre 7 e 14 dias pós-quimioterapia. Pacientes neutropênicos tendem a ter infecções mais severas e frequentes, principalmente se o nadir persistir por mais de 10 dias. Nesse período,

o paciente deve ser orientado não manter contato com indivíduos que receberam vacinas com vírus vivo atenuado há poucos dias.

Com relação à pediatria oncológica e aos cuidados com a criança com dor, julgue os próximos itens.

As expressões não verbais e comportamentais da dor não são indicadores consistentes da qualidade e intensidade da dor e não devem ser utilizadas para determinar a presença de dor nem o grau de dor experimentado.

Na prestação de suporte clínico ao paciente portador de carcinomatose meníngea que seja internado para receber tratamento quimioterápico, deve-se

deixar o paciente confortável e recomendar-lhe repouso por pelo menos duas horas após o procedimento, verificar o curativo da punção e notificar eventuais sangramentos ou perda liquórica.

Com relação à neutropenia e à plaquetopenia, julgue os itens seguintes.

A administração de vacina de vírus vivos e atenuados pode ser feita em pacientes neutropênicos, visando à prevenção da gripe e pneumonia pneumocócica, por exemplo.

A respeito dos testes sorológicos, julgue os itens a seguir.

Na França, o teste sorológico para o vírus linfotrófico das células T humanas (HTLV/II) é obrigatório desde 1991; entretanto, no Brasil, tornou-se obrigatório apenas a partir de 2003, com a Portaria n.º 1.376, editada pelo Ministério da Saúde.

Necropsias hospitalares podem ser realizadas nos cadáveres de pacientes internados, como forma de aprimorar a prática médica com o melhor conhecimento e documentação das enfermidades e dos tratamentos empregados. Julgue os seguintes itens, considerando alguns aspectos patológicos relacionados ao procedimento.

O coração hipertrófico pesará mais que 350 g em paciente com peso corporal de 70 kg.

Julgue os próximos itens, relativos às complicações médicas mais comuns em oncologia.

Os sinais e sintomas que devem ser observados em pacientes com suspeita de síndrome de lise tumoral incluem distensão abdominal, alteração no estado mental e fraqueza.

A respeito de quimioterapia, julgue os itens que se seguem.

O termo redução parcial emprega-se quando o tumor responde ao tratamento antineoplásico, com a redução da massa tumoral em 50 %, e constitui um meio de avaliação da resposta a terapêutica.

Acerca da prevenção e do controle de infecções, julgue os próximos itens.

A remoção de flores frescas e vasos com plantas constitui um cuidado com as crianças imunodeprimidas, pois diminui o risco de infecções.

Na membrana celular do eritrócito, existem estruturas herdadas geneticamente que podem ser estranhas em organismos que não a possuam, podendo induzir a produção de resposta imune específica, sendo consideradas antígenos eritrocitários. Com o avanço da hemoterapia, esses antígenos foram agrupados de acordo com algumas características, como sua origem genética, em sistemas de grupos sanguíneos. O sistema ABO é o mais importante na prática transfusional, porém existem outros sistemas de grupos sanguíneos que também devem ser estudados e levados em consideração para se evitar reações transfusionais graves. A respeito dos sistemas de grupos sanguíneos, julgue os itens subsequentes.

Os antígenos A e B do sistema ABO são proteínas produzidas diretamente pelos genes ABO.

Em relação aos cuidados com o uso de hemocomponentes, julgue os itens seguintes.

O uso dos fatores de crescimento contribui para a recuperação mais rápida da mielossupressão e proporciona doses maiores de quimioterapia.

Na macroscopia, as peças cirúrgicas são descritas e acondicionadas para o processamento histológico. Considerando essa etapa do preparo das amostras teciduais, julgue os itens de 85 a 91.

Antes da montagem das lâminas, os cortes do bloco de parafina devem ser colocados em vasilha com água quente a 100 ºC e distendidos.

Denomina-se nadir o período pós-quimioterapia em que o número de leucócitos é o mais baixo, o qual se verifica entre 7 e 14 dias pós-quimioterapia. Pacientes neutropênicos tendem a ter infecções mais severas e frequentes, principalmente se o nadir persistir por mais de 10 dias. Nesse período,

o paciente deve ser mantido em isolamento reverso.

Um senhor de 71 anos de idade, com diagnóstico de tumor gástrico avançado, foi gastrectomizado parcialmente e possui uma gastrojejunostomia. Há três semanas, ele vem apresentando anorexia progressiva e perda de peso importante. Além disso, ele tem uma escara de decúbito em região do calcâneo direito.

O plano de cuidados ao paciente acima deve incluir

cuidados com escara de decúbito, mediante registro diário da evolução da ferida, e identificação de cuidador para o qual seja repassada técnica de curativo.

Ao preparar um meio de cultura para bactérias, o técnico de um laboratório utilizou protocolos que demandavam o preparo das seguintes soluções: NaCR 0,9% (massa/volume); glicose 50 mmol/L; etanol 70% (volume/volume), sendo que estavam disponíveis no laboratório NaCR e glicose em pó, e etanol 95% (volume/volume). Também havia informações disponíveis sobre a massa molecular dos compostos: NaCR = 58,44 g/mol; glicose = 180,16 g/mol; etanol = 46,07 g/mol.

Em relação aos procedimentos corretos para o preparo das soluções descritas no texto acima, julgue os próximos itens.

Se alguma das soluções demandar água livre de íons, com uma resistência específica de 10 Mohm/cm, deve-se utilizar água destilada.

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!