← Mais simulados

Simulado: Biologia - Práticas Laborais - Tecnologista Júnior - INCA

Simulados, Provas e Questões - Biologia - Práticas Laborais - Tecnologista Júnior - INCA. Ao Terminar de Resolver o Teste, Clique em Corrigir para ver o Gabarito.

1 resolveram
100% acertos
Muito fácil
1 gabaritaram
1 ótimo
0 bom
0 regular
0 péssimo

A microscopia confocal tem sido usada para examinar o papel dos canais iônicos, especialmente o de sódio, na liberação de neurotransmissores. Para isso, uma variedade de corantes fluorescentes é usada para examinar os níveis intracelulares dos íons sódio e cálcio. Acerca desses corantes na imagem confocal, julgue os itens subsequentes.

Caso o contorno celular se mova em apenas um pixel dentro do campo de visão, as comparações entre os níveis de fluorescência naquela posição não se alteram significativamente.

Acerca da especificidade dos métodos para avaliar a presença de parasitas em um esfregaço citológico, julgue os itens que se seguem.

O método de Gram e suas modificações permitem distinguir bactérias gram positivas das negativas, corando as primeiras em laranja e as segundas, em violeta.

Considerando aspectos gerais da técnica de peptide mass fingerprinting (PMF), largamente empregada em análises proteômicas, julgue os seguintes itens.

Nos experimentos de PMF, recomenda-se fortemente o emprego de espectrômetros de massa do tipo electrospray, uma vez que os espectros gerados são bem simples de serem interpretados.

Acerca de diversos aspectos relacionados aos equipamentos utilizados em laboratórios de análises clínicas, julgue os itens a seguir.

O método de correção de Zeeman é aplicado à espectrofotometria ultravioleta, com detectores de matriz de diodos.

A citometria de fluxo, tecnologia baseada no emprego de radiação laser, fluxo hidrodinâmico, ótica, substâncias fluorescentes (fluorocromos) e recursos de informática, é utilizada para determinar algumas características estruturais e funcionais de partículas biológicas. A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem.

O citômetro de fluxo é um aparelho utilizado para avaliação da emissão de fluorescência das células. Alguns aparelhos são capazes de separar fisicamente as células, de acordo com as suas características morfológicas.

Considere os seguintes resultados obtidos de um método para dosagem de uma determinada substância e avaliado ao se utilizar como analito uma solução conhecida, contendo exatamente 20 mg/mL da substância a ser dosada, submetida seis vezes à mesma dosagem, sendo três em cada dia, após limpeza do sistema; primeiro dia: 30,01 mg/mL; 30,02 mg/mL e 29,99 mg/mL em cada análise; segundo dia: 27,02 mg/mL; 27,03 mg/mL e 27,04 mg/mL.

 Com base nos dados descritos, julgue os itens que se seguem.

Os dados relatados não são suficientes para se avaliar a linearidade do método.

Julgue os itens de 87 a 94, em relação às aplicações dos radiofármacos usados na PET.

A 13N-amônia é utilizada na detecção de metástases.

Em relação aos princípios da PCR em tempo real como ferramenta de utilização na biologia molecular, julgue os itens que se seguem.

A forma de verificação de resultados da PCR em tempo real é a leitura em gel de agarose, corado com brometo de etídio.

A necessidade do melhor conhecimento da microestrutura tem levado a um contínuo desenvolvimento das técnicas de microscopia, cujos aumentos máximos possíveis têm crescido e as resoluções, melhorado continuamente. Nesse contexto, três tipos de microscopia são utilizados em grande extensão: microscopia óptica (MO), microscopia eletrônica de varredura (MEV) e microscopia eletrônica de transmissão (MET). Deve-se destacar que essas técnicas são complementares e cada uma delas tem seu campo específico de aplicação. Com base nos tipos de microscopia, julgue os itens que se seguem.

Um microscópio moderno de transmissão possui cinco ou seis lentes magnéticas, além de várias bobinas eletromagnéticas de deflexão e aberturas localizadas ao longo do caminho do feixe eletrônico.

Julgue os itens a seguir com relação às colorações histológicas.

A orceína e o Vernhoeff são colorações utilizadas para evidenciar fibras de reticulina.

Atualmente, no mercado, para a realização da PCR em tempo real, existem companhias que disponibilizam sistemas químicos de detecção de sequências de produtos de PCR. A respeito desses sistemas, julgue os itens seguintes.

O sistema químico SYBR Green® I pode ser utilizado, na PCR de tempo real, para realizar a discriminação de alelos.

Julgue os itens a seguir, relativos à microscopia confocal.

Com a microscopia confocal de varredura, é fácil reconstruir uma imagem 3D a partir da primeira série de seções tiradas em diferentes profundidades.

A citometria de fluxo possibilita analisar o conteúdo de DNA e RNA, definir em que posição do ciclo celular a célula se encontra, analisar cromossomos, determinar células cancerígenas que apresentem alterações na sua taxa normal de DNA e células que se encontrem em processo de morte programada (apoptose) ou necrose. Acerca desse tema, julgue os próximos itens.

Uma das vantagens da citometria de fluxo em analisar células individualmente consiste na detecção de vários estados fisiológicos celulares intermediários que realmente existem em determinada população, descobrindo assim uma heterogeneidade nunca antes revelada.

Considerando os aspectos de preparo, coleta e transporte de amostras referentes a análises clínicas, julgue os itens a seguir.

Alguns compostos comumente usados para preservar amostras de urina coletadas durante 24 horas são etanol, isopropanol e acetato de etila.

Em relação à utilização da PCR em tempo real para ensaios de quantificação, julgue os itens subsequentes.

A quantificação relativa, na PCR de tempo real, pode ser usada para verificar mudanças na expressão de um determinado gene.

A citometria de fluxo possibilita analisar o conteúdo de DNA e RNA, definir em que posição do ciclo celular a célula se encontra, analisar cromossomos, determinar células cancerígenas que apresentem alterações na sua taxa normal de DNA e células que se encontrem em processo de morte programada (apoptose) ou necrose. Acerca desse tema, julgue os próximos itens.

A amostra analisada em citometria de fluxo deve-se encontrar em forma de suspensão. Existem amostras que precisam de um mínimo de processamento, como o sangue periférico, a medula óssea, ou outros fluidos biológicos, enquanto tumores sólidos ou amostras parafinadas não podem ser analisados com esse método por necessitarem de degradação mecânica forte para garantir a suspensão.

Em relação à utilização da PCR em tempo real para ensaios de quantificação, julgue os itens subsequentes.

É possível afirmar que um ensaio de quantificação é um ensaio de PCR em tempo real.

As análises laboratoriais do sangue de um paciente adulto, do sexo masculino, mostraram os seguintes resultados: hematócrito de 0,45; contagem de eritrócitos de 5 × 1012 eritrócitos/L; dosagem de hemoglobina de 150 g/L. Em relação a esses dados, julgue os itens a seguir.

A concentração de hemoglobina corpuscular média é maior que 200 g/dL.

Considerando os princípios da técnica de espectrometria de massa do tipo electrospray, julgue os itens a seguir.

A técnica de espectrometria de massa do tipo electrospray é recomendada no estudo de amostras complexas, contendo vários peptídios, não sendo utilizada para caracterização de proteínas puras.

Julgue os itens subsequentes, acerca da coloração histológica nos tecidos.

As hematoxilinas férricas ou túngsticas têm afinidade especial pela mielina.

A respeito de métodos estatísticos e de controle de qualidade em laboratório, julgue os itens subsequentes.

A sensibilidade analítica geralmente é diferente do limite de detecção de um método.

Sobre os lasers e espectros de emissão e excitação dos corantes utilizados em citometria de fluxo, julgue os itens que se seguem.

A compensação é necessária quando são utilizados dois ou mais fluoróforos cujos espectros de emissão se sobrepõem parcialmente, independentemente de seus espectros de excitação.

No que concerne a imunoistoquimica, julgue os itens que se seguem.

Os métodos histoquímicos normalmente não permitem localização de proteínas específicas, o que pode ser feito pela imunocitoquímica.

Em relação à utilização da PCR em tempo real para ensaios de quantificação, julgue os itens subsequentes.

Por causa da imprecisão da reação de RT PCR, não é possível realizar a quantificação relativa do RNA a partir da curva padrão de DNA.

Julgue os itens de 87 a 94, em relação às aplicações dos radiofármacos usados na PET.

A 11C-racloprida é utilizada na detecção de afecções neurológicas e psiquiátricas.

campo da análise genômica apresentou um avanço significativo com a popularização da técnica de reação em cadeia da polimerase, ou PCR (do inglês polymerase chain reaction) em tempo real. Considerando as características dessa técnica, julgue os seguintes itens.

A PCR em tempo real é uma técnica bastante rápida de análise e quantificação da expressão de RNAs, uma vez que não há necessidade da construção de curvas de calibração com uma amostra conhecida de ácidos nucleicos.

O microscópio óptico é um instrumento indispensável aos trabalhos laboratoriais, fornece imagens ampliadas e de grande precisão, tornando possível a observação de estruturas invisíveis à vista desarmada. Acerca das possíveis melhoras da qualidade e da resolução na imagem da microscopia óptica de luz, julgue os itens subsequentes.

Para focar a imagem é necessário regular a distância entre as lentes e o material a ser estudado, de forma a se obter uma imagem com a maior nitidez possível.

Em relação ao controle de qualidade de radiofármacos para uso na PET, julgue os itens subsequentes.

Os testes de esterilidade devem ter seu resultado antes da expedição do radiofármaco.

Acerca das aplicações dos radiofármacos na cintilografia e no SPECT, julgue os próximos itens.

O 133Xe é usado para avaliação pelo SPECT de receptores dopaminérgicos.

Acerca das funções dos diferentes reagentes utilizados nos protocolos empregados para o isolamento de ácidos nucleicos, julgue os itens subsequentes.

O fenol empregado na purificação de ácidos nucleicos serve para promover a desnaturação desses ácidos, tornando-os insolúveis.

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!