Simulado: Pesquisador em Propriedade Industrial - INPI- Física

30 questões | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior | Comentar (0)

Responda as 30 questões do simulado abaixo (Pesquisador em Propriedade Industrial - INPI- Física). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

0 resolveram
0% acertos
n/d
0 gabaritaram
0 ótimo
0 bom
0 regular
0 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1 Questão 544915 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Com relação aos processos de soldagem, julgue os itens que se seguem. O processo MIG (metal inert gas) utiliza como fonte de calor o arco elétrico para fundir metais através de um eletrodo consumível de tungstênio.

2 Questão 544933 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

No que diz respeito aos métodos sísmicos, julgue os itens a seguir. Fonte de energia passiva envolve o uso de impulsos acústicos que ocorrem naturalmente nas rochas, resultantes da concentração de tensões locais causadas por aumentos na pressão.

3 Questão 544956 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Ao se executar uma medição específica, os instrumentos de medida e outros equipamentos devem operar de forma integrada. Considerando as características dinâmicas e estáticas dos elementos de um sistema de medição, julgue os itens seguintes. Considere que os instrumentos A e B, com indicação da grandeza medida feita pelo deslocamento de um ponteiro sobre uma escala, tenham sido utilizados para fazer a medida de uma mesma grandeza. Se o ponteiro do instrumento A deslocou-se até a metade de sua escala e o ponteiro do instrumento B deslocou-se até ¾ de sua escala, é correto concluir que a sensibilidade do instrumento B é superior à do instrumento A.

4 Questão 544973 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Como nenhum processo de balanceamento elimina totalmente o desbalanceamento, devido ao fato de haver sempre um resíduo que permanece, existem normas que avaliam a qualidade do balanceamento em relação ao grau ideal para cada tipo de máquina rotativa. Julgue os itens que se seguem, referentes às formas de quantificação do desbalanceamento. A qualidade do desbalanceamento é uma constante estabelecida por uma norma para cada tipo de rotor, de modo que só será possível aumentar a rotação do rotor se o desbalanceamento residual específico for reduzido.

5 Questão 544976 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Com relação aos fundamentos físicos acerca das características dos registros sísmicos, julgue os itens subsequentes. O movimento de partículas associado à passagem da onda compressional ocorre pela oscilação em torno de um ponto fixo na direção de propagação, ao passo que o movimento perpendicular de partículas ao redor de um ponto fixo, em um plano perpendicular à direção de propagação da onda, está associado à passagem da onda de cisalhamento.

6 Questão 544986 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Os levantamentos sísmicos têm por objetivo registrar, por meio de sismogramas, movimentos do terreno originados por uma fonte sísmica conhecida. Para isso, torna-se necessário gerar um pulso sísmico, detectar as ondas sísmicas na superfície, registrar e apresentar as formas de onda. Em referência a esse assunto, julgue os itens seguintes. A fonte sísmica deve ter energia concentrada no tipo de onda de interesse para um levantamento específico que seja, por exemplo, compressível ou transversal.

7 Questão 545007 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Com relação à usinagem — a transformação da matéria-prima em produto acabado via remoção do material excedente por intermédio de uma ferramenta de corte —, julgue os itens a seguir. O diamante, apesar de ter uma dureza ideal para usinagem de aços endurecidos, por ser basicamente composto de carbono, apresenta desgaste prematuro por difusão química decorrente da reação do carbono com o ferro existente nos aços, nos ferros fundidos e nas demais ligas ferrosas.

8 Questão 545038 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Ao executar a concretagem de uma laje, o engenheiro responsável pela obra determinou que fosse verificada a hora de preparo do concreto, exigiu cuidados ao pisar nas armaduras, para não alterar suas posições em relação ao projeto, e adotou uma técnica de vapor de água quente para realizar a cura do concreto.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Para garantir que o concreto seja lançado antes do início da pega, a hora de seu preparo é uma informação necessária ao controle de execução da concretagem.

9 Questão 545042 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

De acordo com as bases de registro de patentes, o primeiro depósito para o uso de elementos espirais para compressão de gases, de autoria do francês Leon Creux, data de 1905. Com referência a esse tipo de compressor, julgue os itens subsequentes. Com relação a outras tecnologias de compressão, as vantagens de compressores de espiral incluem o baixo nível de ruído, a pouca vibração e a elevada eficiência volumétrica.

10 Questão 545075 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Com relação à construção de mapas interpretativos que envolvam dados de sismoestratigrafia, julgue o item a seguir. Aspectos das estruturas podem ser revelados pelo contorno de variações do intervalo de tempo de reflexão entre dois refletores, denominados mapas de isócronas, que podem ser transformados em mapas isópacas pela conversão dos intervalos de tempo de reflexão em espessuras, com a utilização de velocidade intervalar apropriada.

11 Questão 545170 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Acerca da sismoestratigrafia, julgue os itens que se seguem. A análise da sequência sísmica é feita por meio dos padrões de terminação da reflexão, identificáveis e limitados na base e no topo por superfícies de descontinuidades.

12 Questão 545197 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

As embalagens de papel, papelão e papel-cartão são de material poroso, produzido de fibras de celulose entrelaçadas ao acaso, que permitem a passagem de gases e vapor d’água. Com relação a essas informações, julgue os seguintes itens. A embalagem de papel-cartão não pode ser utilizada em contato direto com o alimento, pois sua porosidade interfere nas características físico-químicas dos produtos.

13 Questão 545271 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Julgue os itens que se seguem, relativos a motores de combustão interna. Turboélice, turbojato, turbofan, bem como motores do ciclo Diesel e Otto, são classificados como motores de combustão interna.

14 Questão 545273 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

O autor de um novo sistema de refrigeração, que utiliza o R290 (propano) como fluido refrigerante, iniciou processo de pedido de patente para seu produto. A condição nominal de operação desse sistema requer temperaturas de condensação e de evaporação de 50 °C e 0 °C, respectivamente; temperatura ambiente de 30 °C; e temperatura da fonte fria de -10 °C. Nessas condições, a capacidade de refrigeração é de 350 kW, enquanto 40 kW são consumidos pelo compressor. Esse compressor apresenta uma temperatura de aspiração do gás igual a 5 °C e adota um tubo capilar como dispositivo de expansão. As perdas de carga podem ser desprezadas.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

O sistema de refrigeração proposto pelo autor é factível, podendo atingir um coeficiente de eficácia (COP) superior a 8, nas condições operacionais descritas.

15 Questão 545291 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Com relação ao tempo de resposta, resposta em frequência de sensores e a instrumentos e sensores, julgue os itens subsecutivos. Se a constante de tempo de determinado sensor for igual a 0,2 segundo e se esse sensor for submetido a uma variação em degrau da grandeza monitorada, é correto afirmar que o sinal de saída correspondente ao regime permanente será alcançado em menos de 0,5 segundo.

16 Questão 545293 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Ao executar a concretagem de uma laje, o engenheiro responsável pela obra determinou que fosse verificada a hora de preparo do concreto, exigiu cuidados ao pisar nas armaduras, para não alterar suas posições em relação ao projeto, e adotou uma técnica de vapor de água quente para realizar a cura do concreto.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

O processo de cura adotado é inadequado: a cura deve ser realizada com água fria, visto que a reação química do cimento com a água é exotérmica.

17 Questão 545303 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Julgue os itens que se seguem, referentes a materiais de embalagens e acessórios. As folhas de flandres, utilizadas nas indústrias de alimentação por resistirem a altas temperaturas, permitem a esterilização do produto e sua conservação, sendo, também, aplicadas em embalagens de produtos não alimentícios devido a sua resistência a produtos ácidos.

18 Questão 545342 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

No que diz respeito ao ciclo de vida dos produtos, julgue os itens que se seguem. A aplicação da ergonomia de concepção para inserção de inovação incremental a um produto permite prolongar a permanência do produto na terceira fase do seu ciclo de vida.

19 Questão 545375 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Com relação ao processo de reciclagem de embalagens, julgue os seguintes itens. O reaproveitamento de vidros para produzir novas embalagens de vidro contribui significativamente para a proteção do meio ambiente porque, no processo de reciclagem, há economia de energia e menor emissão de resíduos particulados e CO2.

20 Questão 545386 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

No que concerne aos elementos de máquinas e aos controles de sistemas dinâmicos e de vibrações, julgue os próximos itens. A inserção de gases em massas poliméricas aquecidas no interior de matrizes, por agitação mecânica do material plástico ou dissolução de gás diretamente na massa plástica, seguida de solidificação por resfriamento, constitui uma das formas de conformação de produtos termofixos de baixíssima porosidade.

21 Questão 545461 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

De acordo com as bases de registro de patentes, o primeiro depósito para o uso de elementos espirais para compressão de gases, de autoria do francês Leon Creux, data de 1905. Com referência a esse tipo de compressor, julgue os itens subsequentes. Uma técnica desenvolvida para a modulação e o controle de capacidade dos compressores espirais é a alteração da folga axial entre os elementos espirais, criando-se um vazamento interno de gás, o que interfere no deslocamento de refrigerante para o sistema.

22 Questão 545467 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Tendo em vista que a NR 17 estabelece parâmetros para permitir a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiolo?gicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar máximo conforto, segurança e desempenho, julgue os itens a seguir. Para efeito de remuneração e vantagens de qualquer espécie, o empregador não deve promover qualquer sistema de avaliação dos trabalhadores envolvidos nas atividades de digitação com base no número individual de toques sobre o teclado, inclusive o automatizado.

23 Questão 545476 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Os levantamentos sísmicos têm por objetivo registrar, por meio de sismogramas, movimentos do terreno originados por uma fonte sísmica conhecida. Para isso, torna-se necessário gerar um pulso sísmico, detectar as ondas sísmicas na superfície, registrar e apresentar as formas de onda. Em referência a esse assunto, julgue os itens seguintes. Para que a velocidade e a direção de percurso das ondas sísmicas possam ser interpretadas, é necessário o registro das formas de onda por, pelo menos, um transdutor.

24 Questão 545477 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

No que se refere aos componentes da suspensão dos veículos e à sua dinâmica de atuação, julgue os seguintes itens. O feixe de molas utilizado no sistema de suspensão é fixado ao chassi, por meio de buchas de borracha e pinos, em ambas as extremidades, para compensar a variação do comprimento da mola quando esta se flexiona devido às alterações da carga.

25 Questão 545510 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Com relação às propriedades dos materiais destinados a aplicações industriais, julgue os itens que se seguem. É possível proteger os metais contra corrosão utilizando-se um par galvânico, técnica de proteção catódica em que se utiliza um anodo de sacrifício ligado eletricamente ao metal a ser protegido e que supre a necessidade de elétrons necessária para degradação no material base. Assim, o anodo de sacrifício oxida e protege o metal base.

26 Questão 545545 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Como nenhum processo de balanceamento elimina totalmente o desbalanceamento, devido ao fato de haver sempre um resíduo que permanece, existem normas que avaliam a qualidade do balanceamento em relação ao grau ideal para cada tipo de máquina rotativa. Julgue os itens que se seguem, referentes às formas de quantificação do desbalanceamento. Quanto maior for a rotação do rotor, menor será o desbalanceamento residual, visto que o desbalanceamento residual específico é indicado pelo desbalanceamento residual permissível dividido pela massa do rotor.

27 Questão 545546 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Acerca da tecnologia da construção de edifícios, julgue os itens que se seguem. Descascamento é um defeito que pode decorrer da aplicação direta de tinta látex sobre o reboco.

28 Questão 545668 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Julgue os próximos itens, acerca das características dos materiais empregados nos pilares e nos telhados de estrutura metálica e de estrutura de madeira. Os pilares metálicos permitem peças mais esbeltas que os pilares de concreto, desde que estejam bem contraventados.

29 Questão 545685 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Em relação aos arranjos atômicos dos materiais e seus defeitos, julgue os seguintes itens. A porosidade resultante do processo de fabricação de cerâmicas por sinterização influencia a passagem de luz pelo material, e o aumento de porosidades gera diferenças nos índices de refração do material, o que pode determinar se o material será transparente ou opaco a determinado comprimento de onda eletromagnética.

30 Questão 545718 | Física, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Com relação às propriedades dos materiais destinados a aplicações industriais, julgue os itens que se seguem. O índice de refração de um material depende da velocidade com que a luz nele se propague. Para as cerâmicas amorfas, quanto menores os raios atômicos dos elementos constituintes, menor será a velocidade da luz no interior do material e menor será seu índice de refração.

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!