Simulado: Pesquisador em Propriedade Industrial - Química - INPI

30 questões | Química, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior | Comentar (0)

Responda as 30 questões do simulado abaixo (Pesquisador em Propriedade Industrial - Química - INPI). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

0 resolveram
0% acertos
n/d
0 gabaritaram
0 ótimo
0 bom
0 regular
0 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1 Questão 593153 | Química, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Os elementos do grupo IIA (2) são metais altamente eletropositivos, dotados de elevadas entalpias de ionização e potenciais padrões de eletrodo. Além disso, esses compostos possuem elevada energia de rede e seus íons M+2 possuem alta energia de hidratação. A esse respeito, julgue os próximos itens. O potencial padrão de eletrodo para o berílio, quando comparado a outros elementos do grupo IIA (2), é consideravelmente menor, o que indica alta compensação da energia de hidratação.

2 Questão 593154 | Química, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Julgue os itens subsequentes, relativos a temperatura de fusão, massa molar e temperatura de transição vítrea de plásticos. Valores baixos de massa molar média de materiais plásticos provenientes de polímeros orgânicos estão relacionados a valores altos de temperatura de transição vítrea.

3 Questão 593160 | Química, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Com relação aos plastificantes usados na formulação de compostos macromoleculares, julgue os itens subsequentes. A água, por apresentar ação plastificante natural sobre o amido, não favorece a dispersão homogênea do amido na produção de blendas poliméricas com polietileno, polipropileno e PVC — policloreto de vinila.

4 Questão 593163 | Química, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Julgue os itens subsequentes, relativos a temperatura de fusão, massa molar e temperatura de transição vítrea de plásticos. A temperatura de transição vítrea de plásticos provenientes de copolímeros aleatórios independe da composição das cadeias poliméricas, com valores em uma faixa intermediária, compreendida entre as temperaturas de transição vítrea dos seus respectivos homopolímeros.

5 Questão 593165 | Química, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Os lantanídeos constituem uma família de elementos metálicos de elevado caráter eletropositivo. Apesar de muitas vezes serem referidos como elementos terras-raras, essa nomenclatura não é apropriada, pois, com exceção do promécio (Pm), que não apresenta isótopos estáveis, os outros elementos da família possuem considerável abundância natural.

Considerando essas informações, julgue os itens a seguir, acerca de compostos de elementos terras-raras.

Os compostos de metais terras-raras são formados por ânions lantanídeos e actinídeos.

6 Questão 593247 | Química, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

A atividade industrial tem produzido grandes volumes de rejeitos gasosos, líquidos e sólidos nocivos ao meio ambiente, entre os quais se destacam os provenientes das refinarias de petróleo e das indústrias químicas, têxteis e papeleiras. Acresce-se, ainda, a esses volumes, a contribuição das atividades agrícolas, dos esgotos sanitários e dos resíduos domésticos.

Com referência a esse assunto, julgue os seguintes itens, acerca do tratamento de resíduos industriais.

O lodo gerado no processo de tratamento de efluentes, após passar por decantação, é enviado para o filtro-prensa, de onde se obtém o material prensado em que cerca de 50% é composto de sólidos. Esse material prensado, chamado de torta de lodo, deve, necessariamente, ser disposto em aterros apropriados.

7 Questão 593284 | Química, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

A sinterização, um processo de aquecimento voltado para a aglomeração de pequenas partículas, é amplamente empregada na queima de materiais que contêm silicatos (sinterização vítrea). Com relação a esse processo, julgue os itens que se seguem. A incorporação de óxido de magnésio em compostos cerâmicos iônicos reduz a temperatura de sinterização desses compostos.

8 Questão 593325 | Química, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

A fabricação do gesso, um mineral composto basicamente pelo sulfato de cálcio hidratado, consiste em moer o mineral e calciná-lo, para dele se retirar a água. No que se refere a esse assunto, julgue os próximos itens. A reação química de desidratação dá início ao processo de endurecimento do gesso.

9 Questão 593372 | Química, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Julgue os itens subsequentes, relativos à estrutura e hidratação da pele. Óleos vegetais, ureia e hidrolisado de proteínas hidratam a pele por mecanismos de oclusão, umectação e umectação ativa, respectivamente.

10 Questão 593377 | Química, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Os materiais poliméricos sofrem processo de degradação, quase sempre decorrente de reação química direta com o meio corrosivo ou dissolução nesse meio. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens. A adição de negro de fumo aumenta a resistência do polímero aos raios ultravioleta, o que ajuda a combater sua degradação.

11 Questão 593405 | Química, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Para queimar as matérias-primas em clínquer, a atmosfera do forno rotatório deve ser redutora. O nitreto de silício é um material cerâmico composto por ligações iônicas.

12 Questão 593431 | Química, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Os elementos do grupo IIA (2) são metais altamente eletropositivos, dotados de elevadas entalpias de ionização e potenciais padrões de eletrodo. Além disso, esses compostos possuem elevada energia de rede e seus íons M+2 possuem alta energia de hidratação. A esse respeito, julgue os próximos itens. A elevada razão carga/raio do berílio (Be+2) pode ser comparada à razão verificada no alumínio (Al+3). A proximidade entre esses valores confere propriedades físicas similares aos elementos em questão, tais como a resistência do metal ao ataque ácido, a natureza anfótera de seus óxidos e hidróxidos e o comportamento tipo base de Lewis de seus cloretos.

13 Questão 593471 | Química, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Com relação à fabricação de cimento, julgue os seguintes itens. A formação do clínquer é exotérmica.

14 Questão 593487 | Química, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Os explosivos são artefatos muito utilizados nas atividades humanas, como na indústria de mineração, na demolição e na pirotecnia. Na mineração e na demolição, espera-se uma explosão geralmente potente e com alta brisância, ao passo que, na pirotecnia, deseja-se um evento de propulsão do artefato pirotécnico. Nos três casos citados, utiliza-se, geralmente, um sistema de iniciação acoplado ao sistema explosivo propriamente dito. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir, a respeito de explosivos. Um dos fatores que deve ser considerado na classificação de um material como alto explosivo é a velocidade da onda explosiva ou onda de choque.

15 Questão 593602 | Química, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Julgue os itens subsecutivos, a respeito do reaproveitamento de resíduos plásticos como fonte de matéria-prima na cadeia produtiva para a obtenção de novos materiais. A reciclagem mecânica está associada à redução de tamanho e modificação do formato de resíduos plásticos e à remoção de contaminantes. Durante esse processo de reciclagem, a estrutura química básica dos resíduos plásticos permanece inalterada.

16 Questão 593705 | Química, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

A respeito da produção de fios e tecidos, julgue os itens subsecutivos. É necessário haver afinidade entre os corantes industriais e a substância a ser colorida. As classificações químicas de corantes sintéticos incluem os azo-corantes, que são obtidos a partir de uma amina aromática e de um componente fenólico e se degradam em benzenaminas.

17 Questão 593715 | Química, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Em relação ao PVC, julgue os itens que se seguem. O tamanho de partícula do carbonato de cálcio influencia no acabamento superficial do PVC, tornando-o mais rugoso.

18 Questão 593790 | Química, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

A respeito de fertilizantes, julgue os próximos itens. No processo de Haber-Bosch, uma mistura gasosa de N2 e H2 é introduzida no reator, na presença de um catalisador. Estabelecido o equilíbrio, essa mistura é transferida para um condensador, onde o NH3 liquefeito é retirado rapidamente do sistema. A parte da mistura de N2 e H2 que não reagiu é levada novamente para o reator, repetindo-se o processo.

19 Questão 593797 | Química, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Na fabricação do plástico, as cargas são materiais adicionados aos polímeros a fim de que as propriedades do produto final sejam melhoradas. Considerando essa informação, julgue os itens subsecutivos. As cargas podem ser adicionadas ao polímero para que se diminua o custo final do produto.

20 Questão 593825 | Química, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Uma fábrica de objetos de cerâmica para decoração produz vasos, canecas, bibelôs etc. por meio do processo de fundição por suspensão. Esse processo consiste em derramar uma suspensão que contenha as matérias-primas devidamente misturadas e os componentes estabilizantes em um molde de gesso. Passado certo tempo — t1 —, o molde é virado de cabeça para baixo e o excesso da suspensão é vertido em um recipiente de coleta. Passado mais um intervalo de tempo, a peça é retirada do molde e colocada para secar. Posteriormente, a peça é queimada sob temperatura adequada.

Com relação a esse processo de produção de peças cerâmicas, julgue os itens seguintes.

Na etapa de secagem, a taxa de evaporação da água deve ser maior que a taxa de difusão da água do interior para a superfície da peça, pois a presença de água pode levar ao colapso da peça.

21 Questão 593908 | Química, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Para queimar as matérias-primas em clínquer, a atmosfera do forno rotatório deve ser redutora. Nos materiais cerâmicos, a imobilidade dos elétrons das ligações iônicas e covalentes explica a baixa condutividade elétrica desses compostos.

22 Questão 593951 | Química, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

A respeito da produção de fios e tecidos, julgue os itens subsecutivos. O monofilamento de seda consiste na fiação, pelo bicho-da-seda, dentro de um casulo. A lagarta emite, pelo orifício em sua cabeça, dois fios paralelos e viscosos, os quais formarão um único fio quando a substância sericina se solidificar. O filamento que sai dos casulos é bastante fino; por isso, serão necessários muitos casulos, uma vez que vários filamentos deverão ser enrolados e torcidos até constituírem um só fio de seda natural.

23 Questão 594003 | Química, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Em relação ao PVC, julgue os itens que se seguem. O borato de zinco é um supressor de fumaça adicionado ao PVC.

24 Questão 594054 | Química, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Sabões são sais de sódio de ácidos carboxílicos de cadeia longa, tais como o palmitato de sódio e o estearato de sódio, produzidos pela reação de óleos e gorduras com soda cáustica, processo este denominado saponificação. Com referência a esse assunto, julgue os itens subsequentes. As moléculas de sabão formam uma dispersão coloidal que contém agregados esféricos que se aglomeram de modo a formarem uma micela, a qual é solúvel em água e remove sujidades.

25 Questão 594118 | Química, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Os explosivos são artefatos muito utilizados nas atividades humanas, como na indústria de mineração, na demolição e na pirotecnia. Na mineração e na demolição, espera-se uma explosão geralmente potente e com alta brisância, ao passo que, na pirotecnia, deseja-se um evento de propulsão do artefato pirotécnico. Nos três casos citados, utiliza-se, geralmente, um sistema de iniciação acoplado ao sistema explosivo propriamente dito. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir, a respeito de explosivos. As emulsões explosivas são pouco sensíveis ao choque mecânico, uma vez que a granulometria do material não afeta essa sensibilidade.

26 Questão 594151 | Química, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Na fabricação do plástico, as cargas são materiais adicionados aos polímeros a fim de que as propriedades do produto final sejam melhoradas. Considerando essa informação, julgue os itens subsecutivos. As cargas podem ser classificadas como de origem orgânica e de origem inorgânica.

27 Questão 594197 | Química, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Para queimar as matérias-primas em clínquer, a atmosfera do forno rotatório deve ser redutora. A presença de umidade sobre o material cerâmico pode permitir a passagem de corrente elétrica em altas voltagens e produzir curto-circuito.

28 Questão 594222 | Química, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Os materiais poliméricos sofrem processo de degradação, quase sempre decorrente de reação química direta com o meio corrosivo ou dissolução nesse meio. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens. Os raios ultravioletas degradam os polímeros, tornando-os quebradiços.

29 Questão 594280 | Química, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Diversas classificações têm sido propostas para os diuréticos, com base, principalmente, na estrutura química e nos mecanismos e locais de ação. No que se refere a esses fármacos, julgue os itens subsequentes. Diuréticos osmóticos, como a clorotiazida, são comumente usados para controle do peso corporal por atuarem no metabolismo celular dos adipócitos, provocando um efeito osmótico que diminui a reabsorção de água e aumenta o volume urinário.

30 Questão 594289 | Química, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Uma fábrica de objetos de cerâmica para decoração produz vasos, canecas, bibelôs etc. por meio do processo de fundição por suspensão. Esse processo consiste em derramar uma suspensão que contenha as matérias-primas devidamente misturadas e os componentes estabilizantes em um molde de gesso. Passado certo tempo — t1 —, o molde é virado de cabeça para baixo e o excesso da suspensão é vertido em um recipiente de coleta. Passado mais um intervalo de tempo, a peça é retirada do molde e colocada para secar. Posteriormente, a peça é queimada sob temperatura adequada.

Com relação a esse processo de produção de peças cerâmicas, julgue os itens seguintes.

A espessura da peça que está sendo conformada depende do valor de t1.

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!