Simulado: Física Médica - Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares EBSERH

30 questões | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior | Comentar (0)

Responda as 30 questões do simulado abaixo (Física Médica - Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares EBSERH). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

1 resolveram
17% acertos
Muito difícil
0 gabaritaram
0 ótimo
0 bom
0 regular
1 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1 Questão 545609 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

A radiação X é uma forma de radiação eletromagnética, de natureza semelhante à luz. No que diz respeito à radiação X e à sua produção, julgue os itens subsecutivos. Conhecendo-se a diferença de potencial entre os eletrodos do tubo de raios X, é possível determinar a energia máxima do fóton, desde que se conheça a carga do elétron.

2 Questão 545667 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

Acerca da fluoroscopia, técnica de obtenção de imagens médicas que se recorre à radiação X para se obter imagens dinâmicas, em tempo real, do interior do corpo humano, julgue os itens seguintes. Na fluoroscopia pulsada, o gerador produz uma série de pulsos curtos e intensos, e operador pode escolher a taxa de frames por segundo. À medida que a taxa de frames aumentar, o ruído também aumentará; logo, a qualidade da imagem será degradada; no entanto, a dose a que o paciente e o operador estarão expostos diminuirá.

3 Questão 545673 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

Julgue os próximos itens, relativos à radioatividade e ao seu uso na medicina. O efeito fotoelétrico é caracterizado pela transferência parcial da energia da radiação X ou gama a um único elétron orbital, que é expelido com uma energia cinética Ec bem definida, dada por: Ec = h.f Be, em que h é a constante de Planck, f é a frequência da radiação e Be é a energia de ligação do elétron orbital.

4 Questão 545680 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

Tendo em vista que, de acordo com as recomendações da ICRP (International Commission on Radiological Protection), basicamente, a radioproteção objetiva a manutenção e conservação de condições seguras para as atividades que envolvam a exposição humana a radiações, julgue os próximos itens, relativos a proteção radiológica. A camada semirredutora é inversamente proporcional ao coeficiente de atenuação linear.

5 Questão 545707 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

Cada tipo de material atenua a radiação X de forma diferente, o que permite a formação de uma imagem. Com relação ao processo de formação de imagem radiológica, julgue os itens que se seguem. Em radiologia, o ruído pode ter várias origens. O ruído estatístico, que está associado às flutuações do número de fótons de raios X incidentes em uma dada área do objeto, obedece à lei de Poisson, que assegura que o número de fótons N detectados em uma dada área, em diferentes posições da imagem, apresenta um desvio padrão absoluto.

6 Questão 545740 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

A dosimetria é o processo pelo qual se podem conhecer algumas das características dos feixes que possibilitam o seu uso adequado. Acerca desse processo, julgue os próximos itens. A dose efetiva total de radiação recebida por uma população ou grupo de pessoas é definida como o produto do número de indivíduos expostos a uma fonte de radiação ionizante multiplicado pelo valor médio da distribuição de dose efetiva desses indivíduos.

7 Questão 545755 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

Cada tipo de material atenua a radiação X de forma diferente, o que permite a formação de uma imagem. Com relação ao processo de formação de imagem radiológica, julgue os itens que se seguem. Após interagir com o objeto de interesse, a radiação X forma uma imagem latente visível, de acordo com a atenuação causada em seu caminho. Essa imagem latente é coletada por um detector de raios X, que pode ser filme radiológico (utilizado em radiologia de écran-filme), ou fósforo fotoestimulável (utilizado em radiologia computadorizada). Esse detector de raios X pode, ainda, ser câmara CDD, silício amorfo (a-Si) e respectivo sistema eletrônico que captura essa informação (todos, utilizados em radiologia digital). Depois de avaliada, essa imagem é armazenada, em forma de filme ou arquivo, de acordo com o formato em que a imagem tenha sido adquirida.

8 Questão 545770 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

Acerca da mamografia, julgue os itens s seguir. Imagens mais nítidas são obtidas com uma distância fonte-imagem (DFI) maiores, especialmente em mamas maiores. Se a DFI aumenta, a intensidade do feixe no receptor aumenta, e é necessário diminuir a corrente.

9 Questão 545778 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

A respeito de tomografia computadorizada (TC), julgue os itens seguintes. Na TC, a relação entre a intensidade dos feixes transmitidos e incidentes com o coeficiente de atenuação obtida por meio de uma equação é comparada com o valor de atenuação da radiação na água.

10 Questão 545793 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

Julgue os próximos itens, relativos à radioatividade e ao seu uso na medicina. No processo de transferência de energia de uma radiação incidente para a matéria, as radiações que têm carga, como elétrons, partículas ? e fragmentos de fissão, atuam por meio de seus campos elétrico e magnéticos.

11 Questão 545795 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

A evolução e os avanços tecnológicos melhoraram significativamente a eficácia com a qual a radioterapia é planejada e aplicada. Levando em consideração os avanços tecnológicos aplicados na radioterapia, julgue os itens subsecutivos. Uma das vantagens da radiocirurgia esterotáxica é tratar o tumor com a dose correta de radiação em um curto período de tempo e acurácia extrema, minimizando-se, assim, o efeito nos tecidos normais circunjacentes. A desvantagem é que esse procedimento só pode ser usado para tumores grandes e bem definidos.

12 Questão 545901 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

Cada tipo de material atenua a radiação X de forma diferente, o que permite a formação de uma imagem. Com relação ao processo de formação de imagem radiológica, julgue os itens que se seguem. A exposição da radiação X que se dispersa pelo centro do corpo de um paciente, à distância de 1 m, é proporcional à exposição da radiação primária à superfície Xp e à área S do campo.

13 Questão 545909 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

Julgue os itens subsequentes, relativos a fatores que influenciam o padrão de qualidade do produto no processo de formação da imagem capturada por exame radiográfico. Artefatos são imagens na radiografia que não correspondem a estruturas pertencentes ao corpo do paciente sob exame; são imagens que surgem por falhas na formação da imagem e que podem induzir o radiologista a erros de avaliação.

14 Questão 545927 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

Com referência à proteção radiológica e dosimetria, julgue os itens subsequentes. Em acidentes que envolvam a dispersão de material radioativo para o ambiente, como, por exemplo, nos acidentes ocorridos em Goiânia, Chernobyl ou Fukushima, a primeira tarefa a ser executada é a identificação da fonte radioativa.

15 Questão 545930 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

Tendo em vista que a radioterapia é uma forma de tratamento que usa radiações ionizantes e que ela pode ser proveniente de um aparelho, como uma unidade de cobalto ou acelerador linear, ou de uma fonte radioativa sem a necessidade do uso de um aparelho, julgue os itens que se seguem. A espessura da região de build-up é denominada espessura de equilíbrio eletrônico.

16 Questão 545937 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

A respeito de tomografia computadorizada (TC), julgue os itens seguintes. Os avanços computacionais nos materiais usados nos detectores e nos movimentos do paciente dentro do sistema permitiram melhorias substanciais tanto no tempo de aquisição quanto na qualidade das próprias imagens.

17 Questão 545970 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

A evolução e os avanços tecnológicos melhoraram significativamente a eficácia com a qual a radioterapia é planejada e aplicada. Levando em consideração os avanços tecnológicos aplicados na radioterapia, julgue os itens subsecutivos. Atualmente, a possibilidade de delinear tridimensionalmente a área que se pretende irradiar permite obter uma melhor adaptação dos campos alcançando-se, desta forma, maior heterogeneidade da dose.

18 Questão 546040 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

Acerca da mamografia, julgue os itens s seguir. Atualmente, os fabricantes de mamógrafos oferecem dispositivos de controle automático de exposição AEC (automatic exposure control). O desempenho adequado do AEC tem consequências significativas para a melhoria da qualidade da imagem e redução da dose, uma vez que há um aumento significativo da repetição de imagens.

19 Questão 546050 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

Julgue os itens subsequentes, relativos a fatores que influenciam o padrão de qualidade do produto no processo de formação da imagem capturada por exame radiográfico. Como a intensidade dos raios X é proporcional à corrente no tubo, medida em miliampères (mA), é correto afirmar que uma dada intensidade (em mA) pode ser produzida com muitas combinações diferentes de tempo (t) e de corrente (em mA).

20 Questão 546058 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

Na braquiterapia, o tratamento radioterápico é feito por meio de nuclídios radioativos em que a fonte de radiação fica a curta distância, em contato, ou até mesmo implantada na região que deve receber a dose. Com relação a esse tratamento radioterápico, julgue os itens a seguir. O cobalto-60 foi um dos primeiros radionuclídios artificiais aplicados à braquiterapia, mas passou a ter sua aplicação limitada devido ao fato de a sua meia-vida ser relativamente longa.

21 Questão 546065 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

Na radioterapia de intensidade modulada (IMRT), a intensidade da radiação de cada campo de tratamento é modulada por meio de diferentes formatos de subcampos, levando-se em consideração as estruturas anatômicas que o feixe de raios vai atravessar. A respeito da IMRT, julgue os itens que se seguem. Quando o volume-alvo possui movimentação interna, seja pela respiração do paciente, seja por compressão mecânica, é altamente indicado o controle dessa movimentação. Para tanto, o serviço de radioterapia deve possuir recursos de imagem para realizar esse controle.

22 Questão 546080 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

Tendo em vista que, de acordo com as recomendações da ICRP (International Commission on Radiological Protection), basicamente, a radioproteção objetiva a manutenção e conservação de condições seguras para as atividades que envolvam a exposição humana a radiações, julgue os próximos itens, relativos a proteção radiológica. No Brasil, os limites primários anuais de doses equivalentes são valores normativos regulados pela Comissão Nacional de Energia Nuclear em âmbito nacional e pela ANVISA nos níveis estadual e municipal.

23 Questão 546081 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

Cada tipo de material atenua a radiação X de forma diferente, o que permite a formação de uma imagem. Com relação ao processo de formação de imagem radiológica, julgue os itens que se seguem. Em um sistema écran-filme, os raios X interagem, inicialmente, com o écran, que converte os fótons de raios X em fótons de luz. Por ser difusa, essa luz causa diminuição do tamanho do sinal, resultando em borramento na imagem formada no filme.

24 Questão 546105 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

Julgue os próximos itens, relativos à radioatividade e ao seu uso na medicina. As fontes utilizadas em braquiterapia são seladas e têm isótopos emissores gama ou beta encapsulados no formato adequado com sua aplicação.

25 Questão 546151 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

Com referência à proteção radiológica e dosimetria, julgue os itens subsequentes. O princípio básico da proteção radiológica ocupacional estabelece que todas as exposições devam ser mantidas a um nível suportável para serem razoavelmente exequíveis.

26 Questão 546165 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

Acerca da fluoroscopia, técnica de obtenção de imagens médicas que se recorre à radiação X para se obter imagens dinâmicas, em tempo real, do interior do corpo humano, julgue os itens seguintes. O campo de visão (FOV, do inglês field of view) dos intensificadores de imagem possui diferentes tamanhos, que, normalmente, variam entre 10 cm e 40 cm. Quanto menor for o intensificador, melhor será a resolução espacial, pois os elétrons do fotocátodo atingirão a tela de entrada com maior precisão; contudo, a área anatômica a estudar será mais circunscrita.

27 Questão 546197 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

Acerca da fluoroscopia, técnica de obtenção de imagens médicas que se recorre à radiação X para se obter imagens dinâmicas, em tempo real, do interior do corpo humano, julgue os itens seguintes. Alguns sistemas modernos, automaticamente, introduzem os filtros de acordo com a dimensão da superfície de interesse do corpo do paciente e a angulação do equipamento. Desse modo, consegue-se manter a dose mais alta possível sem se degradar a imagem.

28 Questão 546224 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

Cada tipo de material atenua a radiação X de forma diferente, o que permite a formação de uma imagem. Com relação ao processo de formação de imagem radiológica, julgue os itens que se seguem. O contraste em uma imagem está relacionado ao brilho ou escurecimento na imagem, entre uma área de interesse e sua vizinhança de fundo.

29 Questão 546270 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

Considerando que um sistema biológico exposto a radiações sofre lesões detectáveis nos seus diferentes níveis de organização — fragmentos de moléculas, moléculas inteiras, organelas celulares, células, tecidos, órgãos e subsistemas —, julgue os itens que se seguem, acerca dos efeitos da radioterapia sobre o organismo humano. Para produzir seus efeitos, as radiações podem agir direta ou indiretamente sobre a molécula-alvo. Os efeitos diretos resultam da formação de radicais livres, geralmente originados por modificações das moléculas de água que constituem os meios intra- e extracelular.

30 Questão 546279 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

Tendo em vista que, de acordo com as recomendações da ICRP (International Commission on Radiological Protection), basicamente, a radioproteção objetiva a manutenção e conservação de condições seguras para as atividades que envolvam a exposição humana a radiações, julgue os próximos itens, relativos a proteção radiológica. A intensidade da radiação emitida por fonte de raios X ou gama diminui à medida que o alvo irradiado se afasta dessa fonte, e, consequentemente, a exposição radiológica e a dose de radiação sobre esse alvo aumentam de modo diretamente proporcional.

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!