Simulado: EBSERH - Físico - Física - Física Médica

30 questões | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior | Comentar (0)

Responda as 30 questões do simulado abaixo (EBSERH - Físico - Física - Física Médica). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

0 resolveram
0% acertos
n/d
0 gabaritaram
0 ótimo
0 bom
0 regular
0 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1 Questão 544657 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

A radiação X é uma forma de radiação eletromagnética, de natureza semelhante à luz. No que diz respeito à radiação X e à sua produção, julgue os itens subsecutivos. Nas radiografias, em geral, são utilizados fótons de raios X característicos, exceto no caso de mamografia, em que se usam principalmente raios X de freamento.

2 Questão 544673 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

Na radioterapia de intensidade modulada (IMRT), a intensidade da radiação de cada campo de tratamento é modulada por meio de diferentes formatos de subcampos, levando-se em consideração as estruturas anatômicas que o feixe de raios vai atravessar. A respeito da IMRT, julgue os itens que se seguem. No método step-and-shoot, também chamado de IMRT segmentado, é utilizado o MLC para modular a intensidade da radiação. Nesse sistema, em uma dada posição dinâmica do gantry, o formato das lâminas do MLC é mantido constante durante a irradiação e só é modificado, entre irradiações dos sucessivos segmentos, com a fonte do feixe desligado.

3 Questão 544684 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

Considerando que um sistema biológico exposto a radiações sofre lesões detectáveis nos seus diferentes níveis de organização — fragmentos de moléculas, moléculas inteiras, organelas celulares, células, tecidos, órgãos e subsistemas —, julgue os itens que se seguem, acerca dos efeitos da radioterapia sobre o organismo humano. Mudanças na molécula de DNA podem resultar no processo conhecido como transformação neoplásica.

4 Questão 544685 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

Tendo em vista que a radioterapia é uma forma de tratamento que usa radiações ionizantes e que ela pode ser proveniente de um aparelho, como uma unidade de cobalto ou acelerador linear, ou de uma fonte radioativa sem a necessidade do uso de um aparelho, julgue os itens que se seguem. Os colimadores tradicionais são compostos por dois pares de blocos metálicos, orientados paralelos entre si, que permitem adequar o tamanho do campo de irradiação a cada tratamento.

5 Questão 544705 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

Tendo em vista que, de acordo com as recomendações da ICRP (International Commission on Radiological Protection), basicamente, a radioproteção objetiva a manutenção e conservação de condições seguras para as atividades que envolvam a exposição humana a radiações, julgue os próximos itens, relativos a proteção radiológica. A taxa de dose equivalente, que é frequentemente usada para medir campos de radiação no ambiente da instalação radioativa, no intuito de prevenir e controlar a dose a ser aplicada, é a razão da dose equivalente pela unidade de tempo.

6 Questão 544721 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

Considerando que um sistema biológico exposto a radiações sofre lesões detectáveis nos seus diferentes níveis de organização — fragmentos de moléculas, moléculas inteiras, organelas celulares, células, tecidos, órgãos e subsistemas —, julgue os itens que se seguem, acerca dos efeitos da radioterapia sobre o organismo humano. As células não possuem mecanismos de defesa contra os efeitos deletérios das radiações.

7 Questão 544733 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

Com referência à proteção radiológica e dosimetria, julgue os itens subsequentes. Sem o estabelecimento de uma cultura de segurança, que inclui estrutura, organização, prática, habilidade, treinamento e conhecimento, fica difícil estabelecer um nível de proteção adequado.

8 Questão 544774 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

Acerca da fluoroscopia, técnica de obtenção de imagens médicas que se recorre à radiação X para se obter imagens dinâmicas, em tempo real, do interior do corpo humano, julgue os itens seguintes. A principal função de um aparelho de fluoroscopia é produzir um feixe de raios X espalhado, com adequada intensidade e qualidade, e projetá-lo, em vários ângulos, na região de interesse do corpo do paciente.

9 Questão 544794 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

Acerca do controle de qualidade dos equipamentos em radiodiagnóstico, julgue os itens subsequentes. A atenuação dos raios X é diretamente proporcional à espessura ou à densidade do objeto.

10 Questão 544822 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

Tendo em vista que a radioterapia é uma forma de tratamento que usa radiações ionizantes e que ela pode ser proveniente de um aparelho, como uma unidade de cobalto ou acelerador linear, ou de uma fonte radioativa sem a necessidade do uso de um aparelho, julgue os itens que se seguem. A bomba de cobalto é constituída por um cabeçote com uma fonte selada de 60Co, com atividade de até 296TBq, no interior de uma blindagem de chumbo ou urânio exaurido, encapsulada por aço.

11 Questão 544841 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

Acerca da fluoroscopia, técnica de obtenção de imagens médicas que se recorre à radiação X para se obter imagens dinâmicas, em tempo real, do interior do corpo humano, julgue os itens seguintes. A fluoroscopia digital baseia-se na captura de fótons de raios X em um flat panel, com o uso de finos transistores (TFT) aliado a uma câmara de cintilação, ou, ainda, a uma câmara CCD.

12 Questão 544869 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

Com referência à proteção radiológica e dosimetria, julgue os itens subsequentes. As radiações externas podem ser controladas, operando-se com três parâmetros: tempo, distância e intensidade.

13 Questão 544958 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

Considerando que um sistema biológico exposto a radiações sofre lesões detectáveis nos seus diferentes níveis de organização — fragmentos de moléculas, moléculas inteiras, organelas celulares, células, tecidos, órgãos e subsistemas —, julgue os itens que se seguem, acerca dos efeitos da radioterapia sobre o organismo humano. Uma pessoa lesionada pela radiação, mesmo exibindo sintomas da síndrome da irradiação aguda, não pode ser manuseada, medicada e(ou) transportada como um doente qualquer.

14 Questão 544991 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

Julgue os itens subsequentes, relativos a fatores que influenciam o padrão de qualidade do produto no processo de formação da imagem capturada por exame radiográfico. A sensibilidade aumenta quando ocorre processamento excessivo. O contraste de alguns filmes aumenta até certo ponto, mantendo-se inalterado a partir desse ponto.

15 Questão 544999 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

A respeito de tomografia computadorizada (TC), julgue os itens seguintes. Cada valor medido, incluindo a medição da atenuação na TC, está associado a uma incerteza. Para um sistema não ideal, essa incerteza deverá ser de natureza puramente estatística, isto é, causada por flutuações no número dos quanta de raios X registrados pelo detector.

16 Questão 545025 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

Acerca da mamografia, julgue os itens s seguir. O desconforto causado pela compressão da mama é uma das principais razões para desmotivar as pacientes a obter as imagens mamográficas. A utilização do dispositivo de compressão da mama é justificada apenas por causar a redução da degradação da imagem devido ao espalhamento, aumentando o contraste.

17 Questão 545027 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

Na braquiterapia, o tratamento radioterápico é feito por meio de nuclídios radioativos em que a fonte de radiação fica a curta distância, em contato, ou até mesmo implantada na região que deve receber a dose. Com relação a esse tratamento radioterápico, julgue os itens a seguir. O uso da braquiterapia, que é restrito ao tratamento de cavidades muito pequenas, pode ser intracavitário ou intersticial, a depender do tipo de local onde será aplicada.

18 Questão 545039 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

Tendo em vista que a aplicação de sistemas de informação para o gerenciamento de imagens e informações clínicas começou a ser estudada de forma mais efetiva no final da década de 80 do século passado, quando os processos de aquisição digital de imagens começaram a ser utilizados em maior escala nos hospitais, julgue os itens seguintes, relativos a sistemas de: captura de imagens digitais; informação para gerenciamento de imagens e informações clínicas. Nesse sentido, considere que a sigla PACS, sempre que empregada, se refere a picture archiving and communication system. Um aspecto importante no processo de transição para um ambiente digital mediante a implantação de um PACS refere-se ao estudo de viabilidade baseado na avaliação do binômio custo-benefício. Em geral, essa avaliação restringe-se a dois aspectos básicos: benefícios relacionados ao paciente e benefícios relacionados ao serviço.

19 Questão 545068 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

A respeito dos sistemas de planejamento em radioterapia, julgue os próximos itens. Para proteger as áreas que não devem ser irradiadas se faz a distribuição dos multileafs no campo de tratamento.

20 Questão 545156 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

O decaimento radioativo ocorre quando se rompem os núcleos dos isótopos instáveis em razão da instabilidade atômica. Com relação a esse tipo de decaimento, julgue os itens a seguir. O decaimento beta (?) ocorre por meio de três processos. O decaimento ? , que é a emissão espontânea de elétron e pelo núcleo; o decaimento ? +, que é emissão espontânea de pósitron e+ pelo núcleo; e a captura de elétron, que é o efeito de absorção espontânea de elétron da camada eletrônica do átomo pelo núcleo.

21 Questão 545185 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

Na braquiterapia, o tratamento radioterápico é feito por meio de nuclídios radioativos em que a fonte de radiação fica a curta distância, em contato, ou até mesmo implantada na região que deve receber a dose. Com relação a esse tratamento radioterápico, julgue os itens a seguir. A administração de radiação para fins terapêuticos, como é o caso das fontes radioativas seladas em braquiterapia, deve ser sempre otimizada, de modo que o paciente, os profissionais e o público em geral não sejam expostos desnecessariamente.

22 Questão 545226 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

Tendo em vista que a radioterapia é uma forma de tratamento que usa radiações ionizantes e que ela pode ser proveniente de um aparelho, como uma unidade de cobalto ou acelerador linear, ou de uma fonte radioativa sem a necessidade do uso de um aparelho, julgue os itens que se seguem. Os aceleradores de elétrons, utilizados nos hospitais, nas indústrias e nos institutos de pesquisa, são muito versáteis, pois, a partir do feixe de fótons, podem produzir feixes de elétrons, ou feixes de nêutrons, utilizando-se reações nucleares, para certas faixas de energia.

23 Questão 545393 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

O decaimento radioativo ocorre quando se rompem os núcleos dos isótopos instáveis em razão da instabilidade atômica. Com relação a esse tipo de decaimento, julgue os itens a seguir. Ao atravessar um material, a partícula carregada transfere sua energia por meio dos processos de colisão e freamento, de tal maneira que, ao longo de uma trajetória elementar dx, a taxa de perda de energia — linear stopping power — pode ser expressa por dE/dx.

24 Questão 545437 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

O decaimento radioativo ocorre quando se rompem os núcleos dos isótopos instáveis em razão da instabilidade atômica. Com relação a esse tipo de decaimento, julgue os itens a seguir. As radiações corpusculares, alfa, beta, nêutrons e prótons, possuem energia suficiente para ionizar os átomos e moléculas com as quais interagem. No entanto, as radiações eletromagnéticas não possuem energia suficiente para ionizar os átomos, provocando apenas uma excitação deles.

25 Questão 545447 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

A evolução e os avanços tecnológicos melhoraram significativamente a eficácia com a qual a radioterapia é planejada e aplicada. Levando em consideração os avanços tecnológicos aplicados na radioterapia, julgue os itens subsecutivos. A elaboração dos planos de tratamento é feita a partir dos dados fornecidos pelo físico médico, dependendo apenas dos técnicos de dosimetria.

26 Questão 545456 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

A radiação X é uma forma de radiação eletromagnética, de natureza semelhante à luz. No que diz respeito à radiação X e à sua produção, julgue os itens subsecutivos. As características dos raios X são expressas unicamente em função da qualidade do feixe, entendendo-se qualidade como a dureza do feixe, isto é, sua capacidade de penetração.

27 Questão 545458 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

Acerca do controle de qualidade dos equipamentos em radiodiagnóstico, julgue os itens subsequentes. Os fantomas são utilizados na proteção radiológica de forma a simular a dispersão da radiação que ocorre no paciente. Eles devem permitir um grau de atenuação e uma quantidade de radiação dispersa semelhante ao objeto a ser irradiado na prática clínica, para determinado equipamento.

28 Questão 545465 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

Considerando que um sistema biológico exposto a radiações sofre lesões detectáveis nos seus diferentes níveis de organização — fragmentos de moléculas, moléculas inteiras, organelas celulares, células, tecidos, órgãos e subsistemas —, julgue os itens que se seguem, acerca dos efeitos da radioterapia sobre o organismo humano. Os efeitos biológicos pré-natais induzidos pela radiação ionizante podem ser avaliados em duas situações: os induzidos por radionuclídios ingeridos ou inalados pela mãe e transferidos ao embrião ou feto e os induzidos pela radiação externa, durante o período de gravidez.

29 Questão 545558 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

Julgue os itens subsequentes, relativos a fatores que influenciam o padrão de qualidade do produto no processo de formação da imagem capturada por exame radiográfico. A sensibilidade de um filme é determinada pela composição da emulsão e não é influenciada pela forma e pelo tamanho dos cristais de haletos de prata.

30 Questão 545595 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

A respeito dos sistemas de planejamento em radioterapia, julgue os próximos itens. A radioterapia intraoperatória só pode ser usada com feixes de elétrons.

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!