Simulado: Pesquisador em Metrologia - Física - Geral - INMETRO

30 questões | Física, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE, Ensino Superior | Comentar (0)

Responda as 30 questões do simulado abaixo (Pesquisador em Metrologia - Física - Geral - INMETRO). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

0 resolveram
0% acertos
n/d
0 gabaritaram
0 ótimo
0 bom
0 regular
0 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1 Questão 544744 | Física, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE, Ensino Superior, 2007

Com relação às modalidades de pressão que podem ser medidas, julgue os itens que se seguem.

A pressão manométrica tem como referência a pressão atmosférica padrão.

2 Questão 544748 | Física, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE, Ensino Superior, 2007

Julgue os itens que se seguem com relação à importância da higrometria em processos industriais.

A manutenção e o controle da umidade do ar em parques gráficos dentro de valores bem definidos é fator importante para a qualidade dos processos de impressão na indústria gráfica.

3 Questão 544749 | Física, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE, Ensino Superior, 2007

A técnica laser-ultra-som figura entre as mais promissoras para rotinas de metrologia de micro e macroestruturas. Nessa técnica, um feixe laser (normalmente pulsado) incide em uma amostra sólida gerando ultra-som por meio do regime termo-elástico ou ablativo. Um outro feixe laser (normalmente contínuo), acoplado a um sistema interferométrico, é então direcionado para a superfície da amostra para detecção do ultra-som gerado. Como a geração e a detecção de ultra-som são ambas realizadas por dois feixes ópticos, a técnica é totalmente remota, podendo ser utilizada em amostras submetidas às mais extremas condições de temperatura e pressão. A focalização dos feixes ópticos com lentes adequadas possibilita, também, a aplicação da técnica em amostras com superfícies bastante irregulares e de difícil acesso. Outra grande vantagem oferecida pela técnica laser-ultra-som é a geração simultânea de diferentes tipos de ondas elásticas (ou ondas de ultra-som) em sólidos, incluindo ondas volumétricas (longitudinais e transversais), ondas de superfície (Rayleigh) e ondas guiadas (ondas de Lamb em placas, ondas de flexão em cilindros etc.). Essas características não são possíveis com técnicas convencionais de geração e detecção de ultra-som com transdutores piezoelétricos.

 Considerando essas informações, julgue os seguintes itens, referentes à técnica laser-ultra-som.

Na técnica descrita, a densidade de energia do feixe óptico de geração, que controla as amplitudes dos diversos modos elásticos gerados na amostra, é inversamente proporcional à área do feixe.

4 Questão 544772 | Física, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE, Ensino Superior, 2007

No começo do século XX, os cientistas desenvolveram uma teoria capaz de descrever a dinâmica de sistemas microscópicos. Essa teoria, conhecida como mecânica quântica, obteve grande sucesso na descrição dos átomos e das ligações entre átomos que formam moléculas e sólidos. Julgue os itens a seguir, relacionados à mecânica quântica e a alguns de seus resultados.

As soluções da equação de Schrödinger têm de ser funções reais.

5 Questão 544802 | Física, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE, Ensino Superior, 2007

Com relação à ocorrência de erros na termometria de radiação, julgue os itens seguintes.

Uma medição precisa da temperatura de uma dada superfície pela técnica de termometria de radiação requer, entre outros aspectos, que se conheça a emissividade dessa superfície.

6 Questão 544851 | Física, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE, Ensino Superior, 2007

Com respeito às características de microfones e hidrofones utilizados na medição do campo sonoro, julgue os itens que se seguem.

O hidrofone é um sensor sonoro para uso em água e em outros líquidos. Sua resposta em freqüência pode atingir algumas dezenas de megahertz.

7 Questão 544854 | Física, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE, Ensino Superior, 2007

Com referência a ensaios de materiais, julgue os itens a seguir.

É denominado extensômetro elétrico o extensômetro que consiste em um micrômetro com precisão de 0,001mm montado em um dispositivo composto por dois tubos metálicos interpenetrantes que contêm, cada um, uma garra para fixação no corpo de prova.

8 Questão 544858 | Física, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE, Ensino Superior, 2007

Na avaliação da eficácia de óculos para redução de radiação ultravioleta, foram feitas medidas de transmissão e de reflexão em um comprimento de onda específico de 350 nm. Uma fonte colimada proporcionou uma irradiância uniforme de 1 W/m2. Desse total, 5 mW/m2 foram transmitidos e 0,5 W/m2 foram refletidos pelos óculos. Considerando que a espessura do vidro dos óculos era de 2 mm, e desconsiderando-se as incertezas nas medidas, julgue os itens subseqüentes.

A reflectância medida foi de 50%.

9 Questão 544878 | Física, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE, Ensino Superior, 2007

Acerca dos diferentes tipos de termômetros de radiação, julgue os itens subseqüentes.

Uma desvantagem do uso de medidores baseados em detectores de fótons é a reduzida velocidade de resposta, já que esses dispositivos apresentam constantes de tempo elevadas.

10 Questão 544892 | Física, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE, Ensino Superior, 2007

O transdutor, também chamado de sensor, é um dispositivo constituído por material capaz de converter determinada forma de energia de entrada em outra forma de energia de saída. Como exemplo, há transdutores que convertem energia mecânica em energia elétrica. Com respeito às características dos diversos tipos de transdutores existentes no mercado, julgue os itens subseqüentes.

Para um transdutor piezoelétrico de geração e recepção de ultra-som, a espessura do material piezoelétrico (elemento ativo) é inversamente proporcional à freqüência de operação.

11 Questão 544895 | Física, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE, Ensino Superior, 2007

Durante o século XX apareceram várias técnicas de microscopia de alta resolução, muitas delas designadas por siglas. Microscópio eletrônico de transmissão (MET), microscópio eletrônico de varredura (MEV), microscópio de tunelamento varredura (STM) e microscópio de força atômica (AFM) são aparelhos associados a algumas dessas técnicas. Em relação às microscopias eletrônica, de tunelamento varredura e de força atômica, julgue os itens que se seguem.

No STM, é possível obter informações a partir da corrente elétrica que flui entre a ponta de prova do microscópio e a amostra.

12 Questão 544896 | Física, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE, Ensino Superior, 2007

Em relação à calibração de termômetros de radiação, julgue os itens que se seguem.

Lâmpadas especiais com filamentos de tungstênio são uma alternativa para a calibração, nas quais a temperatura do filamento é conhecida a partir da corrente elétrica que passa por ele, tendo-se em conta a variação da emissividade do filamento com a temperatura e o comprimento de onda.

13 Questão 544900 | Física, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE, Ensino Superior, 2007

Os TCs e TPs são fabricados de acordo com a finalidade a que se destinam: ou a serviços de medição ou a relés de proteção. Acerca desses equipamentos, julgue os itens que se seguem.

Quando sem carga, o secundário dos TCs deve ficar curtocircuitado, enquanto o secundário dos TPs deve ficar em aberto.

14 Questão 544934 | Física, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE, Ensino Superior, 2007

Embora a geração de energia elétrica possa ser obtida de outros equipamentos, praticamente toda energia elétrica é gerada por meio de máquinas síncronas. A respeito desse tipo de gerador, julgue os itens a seguir.

A geração de energia elétrica de origem térmica é restrita a somente alguns períodos do dia, pois as máquinas dessa natureza giram a velocidades muito elevadas, quando comparadas a velocidade de máquinas hidráulicas.

15 Questão 544948 | Física, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE, Ensino Superior, 2007

A difração de raios X é uma das principais técnicas de caracterização microestrutural de materiais, tendo grande aplicação em campos como geologia e ciência dos materiais. Julgue os próximos itens, relacionados à geração e à difração de raios X.

Uma amostra cristalina sob tensão uniforme terá os seus picos de difração deslocados em relação àqueles de uma amostra não sujeita a tensões.

16 Questão 544959 | Física, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE, Ensino Superior, 2007

Quanto à resistência dos materiais, julgue os itens a seguir.

A conhecida Lei de Hooke para barras tracionadas traz uma relação linear entre a tensão e a deformação. A constante de proporcionalidade, que relaciona essas duas grandezas, chamada módulo de Young, corresponde ao módulo de elasticidade transversal do material.

17 Questão 544969 | Física, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE, Ensino Superior, 2007

Acerca dos diferentes tipos de termômetros de radiação, julgue os itens subseqüentes.

Pirômetros ópticos permitem medir a intensidade do fluxo de radiação somente se essa radiação for emitida em um comprimento de onda do espectro visível.

18 Questão 544980 | Física, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE, Ensino Superior, 2007

O estudo das propriedades da matéria no estado sólido é uma área que se aplicam conhecimentos de física e química. Uma característica importante de um sólido cristalino é o arranjo espacial periódico dos seus átomos. Julgue os itens seguintes, relacionados com o arranjo dos átomos de um sólido cristalino.

Uma rede de Bravais é um conjunto infinito de pontos cuja disposição e orientação são exatamente as mesmas quando o conjunto é visto a partir de qualquer um dos próprios pontos da rede.

19 Questão 544982 | Física, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE, Ensino Superior, 2007

O transdutor, também chamado de sensor, é um dispositivo constituído por material capaz de converter determinada forma de energia de entrada em outra forma de energia de saída. Como exemplo, há transdutores que convertem energia mecânica em energia elétrica. Com respeito às características dos diversos tipos de transdutores existentes no mercado, julgue os itens subseqüentes.

É possível construir um transdutor de velocidade usando-se um acelerômetro e um circuito integrador. Com o sinal de saída do acelerômetro conectado na entrada do circuito integrador, o sinal de saída deste circuito é proporcional à velocidade a ser medida.

20 Questão 544992 | Física, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE, Ensino Superior, 2007

O estudo das propriedades da matéria no estado sólido é uma área que se aplicam conhecimentos de física e química. Uma característica importante de um sólido cristalino é o arranjo espacial periódico dos seus átomos. Julgue os itens seguintes, relacionados com o arranjo dos átomos de um sólido cristalino.

Devido à simetria de translação de uma rede de Bravais, são necessários apenas dois números para especificar a orientação de um plano cristalino.

21 Questão 545005 | Física, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE, Ensino Superior, 2007

Em relação à calibração de termômetros de radiação, julgue os itens que se seguem.

Pirômetros ópticos são aceitos como padrão para determinar a temperatura do ponto de fusão do ouro com base na escala internacional de temperatura e em outros padrões secundários.

22 Questão 545008 | Física, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE, Ensino Superior, 2007

A análise dos resultados obtidos por meio de técnicas espectroscópicas requer o conhecimento dos princípios que regem a propagação e a interação da radiação com meios materiais. Com relação a esse assunto, julgue os seguintes itens.

Em um meio dispersivo, não se observa diferença entre as velocidades de grupo e de fase da radiação eletromagnética.

23 Questão 545015 | Física, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE, Ensino Superior, 2007

Julgue os itens que se seguem, com relação aos tipos, erros e calibração de termômetro de líquido em vidro.

Termômetros de imersão parcial são calibrados para leitura correta quando imersos até uma profundidade definida com a porção exposta sujeita a uma temperatura especificada.

24 Questão 545024 | Física, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE, Ensino Superior, 2007

Em relação à calibração de termômetros de radiação, julgue os itens que se seguem.

O posicionamento do instrumento a ser calibrado, em relação ao calibrador, é um aspecto que afeta o resultado da calibração.

25 Questão 545035 | Física, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE, Ensino Superior, 2007

Com relação às fontes de erro de medição, julgue os itens seguintes.

No processo de medição com o micrômetro, deve-se assegurar que o instrumento e a peça medida estejam à mesma temperatura. O arco do micrômetro é revestido com isolante térmico que minimiza a transferência de calor da mão do operador ao instrumento.

26 Questão 545091 | Física, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE, Ensino Superior, 2007

Julgue os itens que se seguem, com relação aos tipos, erros e calibração de termômetro de líquido em vidro.

Termômetros de líquido em vidro são comumente fabricados em três tipos: de imersão total, de imersão parcial e de imersão alternada.

27 Questão 545108 | Física, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE, Ensino Superior, 2007

Em várias situações de medidas ópticas, a característica ondulatória da luz se manifesta com mais evidência. Em relação a esse assunto, julgue os seguintes itens.

O princípio de incerteza se manifesta em pulsos de luz, como os produzidos por lasers pulsados. Nesses casos, quanto menor for a duração de um pulso, maior a incerteza na sua posição.

28 Questão 545113 | Física, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE, Ensino Superior, 2007

Julgue os itens subseqüentes, relativos ao campo acústico gerado por um transdutor piezoelétrico.

No campo distante, a amplitude do eco de ultra-som sempre decai com a distância entre a área ativa do transdutor e a superfície do refletor. A taxa de decaimento da amplitude do eco depende da atenuação imposta pelo meio de propagação.

29 Questão 545114 | Física, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE, Ensino Superior, 2007

Com respeito às características de microfones e hidrofones utilizados na medição do campo sonoro, julgue os itens que se seguem.

A faixa dinâmica de um hidrofone é definida como a média aritmética entre o maior e o menor níveis de pressão sonora mensuráveis.

30 Questão 545119 | Física, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE, Ensino Superior, 2007

O conhecimento da microestrutura dos materiais possibilita a compreensão de suas propriedades e de seus comportamentos. Em muitos casos, podem ser feitas previsões detalhadas do comportamento do material. A importância desse conhecimento tem levado a um desenvolvimento contínuo de técnicas experimentais, particularmente da microscopia, cujos aumentos máximos têm crescido e as resoluções, melhorado continuamente. Acerca da microscopia óptica, julgue os itens subseqüentes.

Em um microscópio óptico, o contraste é uma propriedade inerente da amostra e, portanto, não depende da interação da luz com a própria amostra.

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!