Simulado Papiloscopista Policial - Português - PC PA 2013

Simulado para Papiloscopista Policial - Polícia Civil PA com 5 Questões de Português. Prova com Exercícios de Ensino Superior da Banca UEPA com Gabarito.

  • 407 Resolveram
  • 42% Acertos
  • 6 Gabaritaram
  • barra ótimo 41 Ótimo
  • barra qtd_bom 113 Bom
  • barra ruim213 Regular
  • barra péssimo40 Ruim

Para corrigir este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!

                         Entenda como o pessimismo influencia sua saúde

    Vocês já pararam para observar o quanto os pensamentos negativos apenas alimentam seu mau humor, fazendo com que seu dia se torne mais pesado e cheio de pequenos incidentes desagradáveis? Quantas vezes ao acordar pela manhã e bater o dedo na beira da cama já não saiu esbravejando e dizendo que o dia começou ruim?  
   Isso porque muitas vezes vivemos rodeados de pessoas e ou situações que nos levam a ver somente o lado ruim das situações, e acabamos interiorizando esse comportamento crítico e queixoso em nossa vida.

   Outro exemplo é que algumas pessoas já cresceram ouvindo os pais reclamarem de tudo, sempre insatisfeitos com o que têm em casa ou no trabalho e, por mais que isso possa incomodar, nos acostumamos a ver esse mundo ingrato que tanto nos foi descrito. Quando menos esperamos alguém ao nosso lado nos aponta isso. Ao nos dar conta desse comportamento, ficamos a pensar o que fazer para mudar esse jeito de ser mal humorado.

     Porque é tão complicado entender que viver é um grande aprendizado e que, nesse contexto, precisamos alongar nosso olhar em busca de outros significados para não carregarmos o peso de uma vida difícil todos os dias? Isso acontece porque nos acostumamos a colocar muita tralha em nossas cabeças e, desta forma, vamos nos alimentando somente de pensamentos ruins, que refletem não somente em nós mesmos, mas no nosso corpo e na nossa relação com as pessoas ao nosso redor.

   Pensamentos ruins geram doenças como depressão, ansiedade, mau humor crônico, entre outras doenças do estômago, coração, dores de cabeça, musculares. Isso porque o corpo não suporta tantas situações incompreendidas e mal digeridas, causando um mal estar constante na nossa vida.

    É importante aprendermos a diferenciar a real felicidade das pequenas situações que nos fazem felizes no nosso dia a dia. Felicidade é um conjunto consciente de situações que no todo nos trazem contentamento. Uma avaliação objetiva e afetiva que fazemos de nossa própria vida, incluindo as experiências emocionais que nos são agradáveis com baixo nível de humores negativos e alta satisfação em relação à vida.

   Esse processo é muito interessante, pois começamos a dar outro sentido à vida, muito maior do que aprendemos sobre ser feliz. Incluímos uma série de novos comportamentos que nos levam a uma satisfação imediata, pois quem não gosta de um bom dia com um belo sorriso no rosto, ou um momento de atenção quando se quer ser ouvido, ou mesmo um breve aperto de mão?

    Todas as nossas ações contribuem diretamente para o bem estar próprio e do outro, desencadeando uma cadeia de bem estar constante. A saúde mental está ligada diretamente ao nosso corpo, nosso cérebro registra todos os nossos pensamentos como reais, e passa a agir de acordo com eles.

     A neurociência vem estudando os efeitos da positividade e identificou o quanto os nossos comportamentos são geradores de mudanças cerebrais importantes, como vemos em alguns casos de pessoas que passaram por situações traumáticas físicas e mentais se recuperaram.

    Se você se identificou com o texto, é importante avaliar a forma que tem se relacionado consigo mesmo e com as pessoas ao redor. Procure manter uma atitude positiva, promovendo o que, segundo a psicologia positiva, é o caminho adequado para mudar comportamentos.

(Luciana Kotaka. Disponível em: http://yahoo.minhavida.com.br/familia/materias/16164-o-papel-da-familia-na-prevencao-e-noconsumo- precoce-de-alcool. Acessado em 10/03/2013)
  • 1 - Questão 7434.   Português - Nível Superior - Papiloscopista Policial - Polícia Civil PA - UEPA - 2013
  • O modo como se organiza um texto está relacionado ao objetivo de seu autor: narrar,descrever, argumentar, explicar, instruir. No Texto I, reconhece-se uma sequência textual:
  • 2 - Questão 7435.   Português - Nível Superior - Papiloscopista Policial - Polícia Civil PA - UEPA - 2013
  • O reconhecimento dos diferentes tipos de textos, seu contexto de uso, sua função social específica, seu objetivo comunicativo e seu formato mais comum relacionam-se aos conhecimentos socioculturalmente construídos.A análise dos elementos constitutivos desse texto demonstra que sua função é:
  • 4 - Questão 7437.   Português - Nível Superior - Papiloscopista Policial - Polícia Civil PA - UEPA - 2013
  • No trecho: Quantas vezes ao acordar pela manhã e bater o dedo na beira da cama já não saiu esbravejando e dizendo que o dia começou ruim? A repetição do conectivo “e” tem efeito de marcar uma:
  • 5 - Questão 7438.   Português - Nível Superior - Papiloscopista Policial - Polícia Civil PA - UEPA - 2013
  • Indique o trecho do texto que apresenta as informações com o máximo de objetividade,sem emitir juízos de valor subjetivos.

Comentários sobre "Simulado Papiloscopista Policial - Português - PC PA 2013 "

    eduardo cesar da silva
    Por eduardodudu em 30/01/2015 às 15:38:34

    gabaritado. boas questões de interpretação. bom nível!

    alex
    Por arequis em 20/01/2015 às 13:58:48

    bom simulado.

    Laíse Ataides Ribeiro
    Por laiseataides em 31/10/2014 às 21:08:11

    achei difícil.... e olha que sou até boa em interpretação de texto!

    ADRIANA REGINA FERREIRA GUIMARÃES
    Por adrenalina em 09/10/2014 às 14:42:18

    GOSTEI DO TEXTO E DAS QUESTÕES PARABÉNS!

    ADRIANA REGINA
    ARACAJU-SE

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!