← Mais simulados

Simulado: Atividade Técnica - Engenharia de Software - MEC

Simulados, Provas e Questões - Atividade Técnica - Engenharia de Software - MEC. Ao Terminar de Resolver o Teste, Clique em Corrigir para ver o Gabarito.

1 resolveram
5% acertos
Muito difícil
0 gabaritaram
0 ótimo
0 bom
0 regular
1 péssimo

No que se refere à arquitetura SOA e web services, julgue os itens a seguir.

As transações são os blocos básicos sobre os quais as aplicações embasadas em SOA são construídas.

Julgue os itens a seguir, relativos à norma ISO 15504.

A aplicação da norma em questão é restrita a software, sendo composta por cinco partes, uma das quais descreve as recomendações para melhoria de processos e determinação de capacidade.

Julgue os itens que se seguem, acerca de qualidade de software, linguagens de programação e padrões de projetos.

O CMMI (Capability Maturity Model Integration), desenvolvido pelo SEI (Software Engineering Institute), visa mensurar a maturidade dos processos de desenvolvimento da organização, auxiliando na garantia e melhoria da qualidade de seus produtos e serviços na área de tecnologia da informação.

A engenharia de software busca sistematizar a produção de software com qualidade. No que concerne ao estágio de projeto, julgue os seguintes itens.

Para transformar os requisitos em um sistema funcional, os projetistas devem criar um projeto conceitual, que descreva o sistema para o cliente em uma linguagem que este possa entender, para depois transformá-lo em um projeto com uma abordagem técnica para os construtores do sistema.

Julgue os itens a seguir, a respeito de relatórios de teste de software.

Informações relacionadas ao ambiente de teste, aos eventos não previstos e à descrição da execução são conteúdos que devem fazer parte do relatório sumário de teste

Os requisitos de um sistema definem o que esse sistema deve fazer, bem como estabelecem as restrições de operação e implementação desse sistema. Acerca de requisitos funcionais e não funcionais, julgue os próximos itens.

Os requisitos funcionais descrevem o que o sistema deve fazer; dependem do tipo de software que está sendo desenvolvido, dos usuários e da abordagem geral utilizada pela organização para redigir os requisitos.

Julgue os próximos itens, a respeito de ambiente de teste de software.

O escopo e a equipe de teste são atributos que fazem parte do planejamento do ambiente de teste; o volume de dados e a origem dos dados são fatores considerados pelas ferramentas de automação e planejamento.

Julgue os itens que se seguem, acerca de qualidade de software, linguagens de programação e padrões de projetos.

O padrão Facade assemelha-se ao Mediator no aspecto em que este abstrai um subsistema de objetos a fim de fornecer uma interface encapsulada na forma como um conjunto de objetos interage entre si.

A respeito de automatização de testes de software e ferramentas para suporte, julgue os itens seguintes.

Mantis é ferramenta para gerenciamento de defeitos em software que realiza o acompanhamento de um defeito desde o seu registro inicial até o seu fechamento.

Julgue os itens seguintes, relativos a tecnologias associadas a Java.

A JSP permite que se trabalhe com objetos implícitos e assim se obtenham capacidades de servlet em seu contexto. Um exemplo de objeto implícito é o application do javax.servlet.ServletContext, que representa o contêiner em que o JSP é executado.

Com relação à fase de manutenção, julgue os itens subsequentes.

Entre os problemas comuns na fase de manutenção, podem-se citar a baixa produtividade e o alto custo, além de problemas técnicos, como documentação desatualizada e dificuldade de se alterarem sistemas que foram projetados sem a preocupação com a sua manutenibilidade.

Acerca de métricas e arquiteturas de sistemas, julgue os itens que se seguem.

A arquitetura de software abrange, entre outros aspectos, questões estruturais como estrutura de controle, protocolos de comunicação, sincronização e acesso a dados, composição de elementos de design, além de escalonamento e desempenho do sistema.

Medição é o processo por meio do qual números ou símbolos são atribuídos a entidades do mundo real, de forma a quantificá-las, ou seja, é o processo de obtenção de medidas para entidades do mundo real. Julgue os itens a seguir, relativos a análise de pontos de função (APF) e a análise por pontos de caso de uso (APCU).

A tabela de fatores de complexidade técnica permite avaliar o impacto de fatores como atualização online, volume de transações e entrada de dados online.

Acerca de gerenciamento de defeitos de software, julgue os próximos itens.

Sendo as etapas de identificação de defeitos relatar o defeito e reconhecer o defeito, um defeito é considerado identificado quando o patrocinador do projeto formaliza a existência desse defeito como um defeito válido.

Julgue os itens de 102 a 107, acerca de métricas e estimativas aplicadas a testes de software.

Considere que, um gerente de testes, para tentar aumentar a produtividade dos testes, tenha adquirido uma ferramenta de automação, com o intuito de facilitar o trabalho da equipe de teste. Nesse caso, o procedimento do gerente foi inadequado para o aumento da produtividade, pois ferramentas de automação não documentam casos de testes e não repetem testes já executados.

No que se refere a conceitos e garantia da qualidade de software, julgue os itens subsequentes.

Considerada uma área de conhecimento constituinte da engenharia de software, a qualidade de software é responsável por definir e normatizar o processo de desenvolvimento.

Julgue os itens seguintes, relativos a processos de software e a sistemas orientados a objetos (OO).

O SCRUM é um método ágil em que todos os itens do sprint backlog advêm do product backlog.

Com referência à qualidade de software e às métricas utilizadas na avaliação de processos e projetos de software, julgue os itens a seguir.

O arquivo de interface externa, que armazena dados referenciados, é um tipo de função de dados lidos e mantidos pela aplicação.

Julgue os itens que se seguem, relativos à modelagem da informação.

Uma das principais características da engenharia de software, cujo foco é a automação dos processos organizacionais, é a modelagem da informação, processo por meio do qual se busca a integração dos sistemas de informação de uma organização.

A respeito de gerenciamento de conteúdo e E-MAG, julgue os itens subsequentes.

Em relação ao uso, a E-MAG identifica quatro situações principais relacionadas ao acesso a computador por parte de usuários portadores de necessidades especiais: acesso ao computador sem teclado, sem mouse, sem monitor e sem áudio.

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!