Simulado: Engenheiro - Engenharia Civil - Geral - MPOG - i

20 questões | Engenharia Civil, Engenheiro, MPOG, CESPE, Ensino Superior | Comentar (0)

Responda as 20 questões do simulado abaixo (Engenheiro - Engenharia Civil - Geral - MPOG - i). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

0 resolveram
0% acertos
n/d
0 gabaritaram
0 ótimo
0 bom
0 regular
0 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1 Questão 532003 | Engenharia Civil, Engenheiro, MPOG, CESPE, Ensino Superior, 2015

No que se refere a requisitos e a aspectos regulatórios relacionados à qualidade do ar interior de ambientes climatizados, julgue os itens seguintes. Os dutos de insuflação devem ser submetidos a um programa periódico de manutenção e de limpeza para evitar vazamentos e impedir o acúmulo de contaminantes no sistema, por isso recomenda-se que seja realizada a limpeza dos dutos sempre que a análise periódica da qualidade do ar indicar a zona secundária como a fonte de contaminação.

2 Questão 532139 | Engenharia Civil, Engenheiro, MPOG, CESPE, Ensino Superior, 2015

O engenheiro responsável pela construção de um prédio visitou o canteiro de obras para verificar in loco se os serviços estavam sendo realizados de acordo com as especificações do projeto, das normas técnicas e das boas práticas construtivas. Na sua visita, foram levantadas as seguintes informações: a área de projeção em planta do prédio possui 520 m2; foram realizados dois furos de sondagem de simples reconhecimento do solo na área de projeção em planta do prédio; o terreno onde o novo prédio está sendo construído fica em uma região altamente edificada, e pode ser observado, em um dos prédios vizinhos, que algumas de suas janelas estão com vidros quebrados; as sondagens de percussão de simples reconhecimento executadas em alguns locais onde serão construídas as fundações apresentam um SPT igual a 40; e as fundações do prédio estão sendo feitas com estacas do tipo Frank.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Considerando-se a área do terreno, é correto concluir que a quantidade de furos de sondagem para simples reconhecimento atende ao número mínimo previsto em norma.

3 Questão 532253 | Engenharia Civil, Engenheiro, MPOG, CESPE, Ensino Superior, 2015

No que se refere à engenharia de manutenção, julgue os próximos itens. O diagrama de Ishikawa, ferramenta de qualidade utilizada na engenharia, é um histograma que indica a frequência com que eventos de falha ocorreram em determinado período de tempo.

4 Questão 532279 | Engenharia Civil, Engenheiro, MPOG, CESPE, Ensino Superior, 2015

Nos últimos anos, foram editadas pela ABNT algumas normas técnicas que apresentam diretrizes para a elaboração dos manuais e do sistema de gestão de manutenção da edificação, além de outras normas que estabelecem níveis de desempenho e que destacam a importância do correto uso e da manutenção do imóvel. Com base nas disposições presentes nas normas técnicas que tratam de manutenção predial, julgue os itens que se seguem. O não atendimento dos programas definidos no manual de uso, operação e manutenção pode reduzir tanto o tempo de vida útil quanto o prazo de garantia contratual da edificação.

5 Questão 532311 | Engenharia Civil, Engenheiro, MPOG, CESPE, Ensino Superior, 2015

Em relação a sistemas de climatização, julgue os próximos itens. Sistemas do tipo inverter possuem inversores de frequência que controlam a rotação do motor do compressor, fazendo com que haja mais economia de energia; em contrapartida, o controle da temperatura do ambiente atendido é menos preciso, se comparado com o controle da temperatura feito pelos sistemas convencionais.

6 Questão 532491 | Engenharia Civil, Engenheiro, MPOG, CESPE, Ensino Superior, 2015

Durante a verificação das armaduras da estrutura de um prédio antes da concretagem, o fiscal constatou que: a armadura longitudinal de bitola maior de uma viga em balanço estava localizada na parte inferior dessa viga; os estribos estavam encostados nas paredes da fôrma; não havia armaduras negativas em uma laje, apesar de elas constarem no projeto.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens subsecutivos.

A falta de armadura negativa poderá gerar fissuras longitudinais, próximas às vigas que apoiam a laje.

7 Questão 532637 | Engenharia Civil, Engenheiro, MPOG, CESPE, Ensino Superior, 2015

Em relação ao projeto de redes de dutos e distribuição de ar, julgue os próximos itens. A razão de indução, que é proporcional à distância para a grelha de insuflação, é definida como o quociente entre as vazões volumétricas em uma dada seção do jato de ar — ar total = ar insuflado + ar induzido — e a vazão de saída da grelha de insuflação — ar insuflado.

8 Questão 532920 | Engenharia Civil, Engenheiro, MPOG, CESPE, Ensino Superior, 2015

Na elaboração de um projeto de sistema de climatização de conforto, devem ser definidas ou caracterizadas as condições externas e internas a serem adotadas. Em relação à definição dessas condições de acordo com as normas técnicas aplicáveis, julgue os itens seguintes. A condição externa de projeto para o cálculo da carga térmica de resfriamento é especificada para cada região geográfica de acordo com o clima local e com as temperaturas de bulbo seco e úmido para frequências de ocorrência pré-definidas, cujos valores típicos são 0,4%, 1,0% e 2,0%.

9 Questão 532944 | Engenharia Civil, Engenheiro, MPOG, CESPE, Ensino Superior, 2015

Julgue os próximos itens, referentes a subestações. Em subestações expostas ao tempo instaladas acima da superfície do solo, as partes vivas não protegidas que estiverem em áreas de circulação de transeuntes (pessoas comuns) deverão estar situadas a, no mínimo, 3 m acima da superfície do solo.

10 Questão 533211 | Engenharia Civil, Engenheiro, MPOG, CESPE, Ensino Superior, 2015

Acerca de manutenção preventiva em instalações elétricas prediais, julgue os itens seguintes. Ao se efetuar a manutenção preventiva em instalações elétricas prediais em baixa tensão, deve-se verificar se os níveis de tensão de operação na instalação estão em valores apropriados.

11 Questão 533491 | Engenharia Civil, Engenheiro, MPOG, CESPE, Ensino Superior, 2015

No que se refere às fontes geradoras de harmônicos em sistemas elétricos de potência em baixa tensão e seus efeitos, julgue os itens subsecutivos. A geração de elevadas intensidades de corrente durante o período de partida de motores de indução trifásicos é um dos efeitos adversos causados por harmônico.

12 Questão 533507 | Engenharia Civil, Engenheiro, MPOG, CESPE, Ensino Superior, 2015

Na elaboração de um projeto para acessibilidade de pessoa com deficiência, um especialista realizou uma vistoria em um prédio público e escreveu em seu relatório as seguintes constatações: impossibilidade de cadeirantes terem acesso ao primeiro piso do prédio por meio da escada existente na porta da entrada principal; os elevadores do prédio possuem abertura de acesso com 70 cm de largura; das 100 vagas disponíveis no estacionamento, nenhuma delas é destinada a pessoas com deficiência.

Acerca dessa situação hipotética, julgue os próximos itens, considerando as noções de acessibilidade de um edifício.

Para permitir a acessibilidade de cadeirantes ao prédio, o especialista deverá recomendar a construção de uma rampa com inclinação mínima de 10%.

13 Questão 533521 | Engenharia Civil, Engenheiro, MPOG, CESPE, Ensino Superior, 2015

Com relação aos requisitos de construtivos e aos requisitos de instalação de elevadores elétricos e hidráulicos, julgue os itens a seguir. Os freios de segurança do carro e o do contrapeso — se houver — devem, cada um, ser acionados pelo seu próprio limitador de velocidade. O acionamento pode ser realizado por meio de dispositivos mecânicos ou hidráulicos, sendo vedado seu acionamento por meio de dispositivos elétricos ou pneumáticos.

14 Questão 533800 | Engenharia Civil, Engenheiro, MPOG, CESPE, Ensino Superior, 2015

Considerando a topologia básica de redes estruturadas, julgue os próximos itens, a respeito de cabeamento estruturado. O cabeamento vertical é constituído de cabos que interligam o painel de distribuição ao ponto final do cabeamento, de modo a formar os cabos secundários.

15 Questão 533834 | Engenharia Civil, Engenheiro, MPOG, CESPE, Ensino Superior, 2015

No que se refere às fontes geradoras de harmônicos em sistemas elétricos de potência em baixa tensão e seus efeitos, julgue os itens subsecutivos. Entre as cargas não lineares ou dispositivos potenciais geradores de harmônicos incluem-se os computadores, os controladores de velocidade de motores e os reatores eletrônicos e eletromagnéticos usados em alguns tipos de lâmpadas.

16 Questão 533924 | Engenharia Civil, Engenheiro, MPOG, CESPE, Ensino Superior, 2015

No que se refere a aspectos geométricos da via, julgue os itens subsequentes. Para lançamento do greide, as escalas horizontal e vertical usualmente adotadas devem ser mais precisas em vias urbanas, devido à maior concentração demográfica na região em que se encontram, do que em vias rurais.

18 Questão 534147 | Engenharia Civil, Engenheiro, MPOG, CESPE, Ensino Superior, 2015

A respeito do dimensionamento de pavimentos, julgue os itens subsecutivos. A adoção de soluções diferenciadas por segmentos homogêneos, definidos em função das deflexões características e do tráfego solicitante, é comum em projetos de dimensionamento de restauração de pavimentos flexíveis.

19 Questão 534159 | Engenharia Civil, Engenheiro, MPOG, CESPE, Ensino Superior, 2015

Concluída a construção de um edifício público, a empresa encarregada entregou ao fiscal de obras, preposto da administração pública, um manual de uso, operação e manutenção da edificação. O fiscal constatou que o manual indicava a frequência com que a fachada deveria ser manutenida e informava que a vida útil do revestimento em argamassa dessa fachada seria diminuída se a manutenção não fosse feita na frequência indicada. Além disso, verificou que o manual não definia a vida útil (VU) real do piso cerâmico utilizado nas áreas internas, mas somente sua vida útil projetada (VUP), que era de cinco anos.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

A atribuição de responsabilidades aos usuários da edificação quanto ao controle da frequência da manutenção da fachada está de acordo com as normas referentes à gestão da manutenção predial e do desempenho de edificações.

20 Questão 534187 | Engenharia Civil, Engenheiro, MPOG, CESPE, Ensino Superior, 2015

Um edifício residencial com vinte pavimentos foi projetado para abrigar oitenta apartamentos, cada um com um aparelho de ar-condicionado e dois chuveiros elétricos. O edifício ficará destacado pela altura, visto que se encontra em um terreno com elevação, próximo do centro urbano.

Acerca dessa situação hipotética e a respeito do sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), julgue os itens subsecutivos.

Por ter mais de quinze andares, o edifício em questão deve ter subestação própria.

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!