← Mais simulados

Simulado: Tecnologia da Informação - Engenharia de Software - BANRISUL

Simulados, Provas e Questões - Tecnologia da Informação - Engenharia de Software - BANRISUL. Ao Terminar de Resolver o Teste, Clique em Corrigir para ver o Gabarito.

0 resolveram
0% acertos
n/d
0 gabaritaram
0 ótimo
0 bom
0 regular
0 péssimo

Para definir no sistema z/OS um dispositivo OSA-Express usando QDIO, deve ser configurado e ativado no VTAM um major node do tipo:

O processo de gerenciamento de projetos de software envolve pessoas, denominadas interessados (stakeholders ), que, segundo Pressman, podem ser categorizadas em cinco grupos. Considere os seguintes grupos.

I - Gerentes seniores

II - Programadores

III - Clientes

Quais correspondem a categorias de interessados (stakeholders)?

Considere as afirmações abaixo em relação ao z/OS RMF.

I - O System Information Report do Monitor III permite uma ampla visão de workload, service classes e report class no Sysplex.

II - O postprocessor gera relatórios com base nos dados obtidos somente através do Monitor II.

III - O membro default da parmlib que contém as opções default do Monitor I é o membro ERBRMF00.

Quais estão corretas?

O SMP/E é a ferramenta básica para instalar e manter software em sistemas e subsistemas z/OS. Qual é o nome do arquivo temporário do SMP/E usado no processo de RECEIVE para armazenar os MCS (Modification Control Statements) para cada SYSMOD, enquanto aguardam a instalação?
Uma dada classe VideoClipe de um software de edição de vídeo contém um conjunto de métodos para editar videoclipe. Contanto que cada método se concentre somente em atributos associados a videoclipe, qual característica de projeto orientado a objetos é mantida?
Assinale a alternativa que contém parâmetros válidos para a definição de Service Classes no WLM.

_____________ é uma verificação de consistência entre o sistema de software e sua especificação e, portanto, é uma atividade de verificação feita depois que se tem o sistema completo, com todas suas partes integradas para verificar se as funcionalidades especificadas nos documentos de requisitos estão todas corretamente implementadas. Este tipo de teste é focado principalmente na descoberta de falhas e executado pelo grupo de desenvolvimento de testes, tendo também um papel importante para avaliar se o produto pode ser liberado para os consumidores, o que é diferente do seu papel de expor falhas que são removidas para melhorar o produto.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto acima.

O ICKDSF é um programa IBM utilizado para executar diversas funções no z/OS. Assinale a alternativa que apresenta o comando ICKDSF utilizado para alterar a VTOC, de um volume modelo 3390, do formato OSVTOC para o formato IXVTOC.

Qualidade de software pode ser considerada adotando-se um ponto de vista multidimensional. As seguintes definições de dimensões de qualidade de software são extraídas do padrão ISO 9126.

___________ corresponde ao grau com que o software satisfaz às necessidades declaradas, conforme indicado pelos seguintes subatributos: adequabilidade, exatidão, interoperabilidade, conformidade e segurança.

___________ corresponde ao grau de facilidade de utilização do software, conforme indicado pelos subatributos: facilidade de compreensão, facilidade de aprendizagem e operabilidade.

___________ corresponde ao grau de otimização do uso, pelo software, dos recursos do sistema, conforme indicado pelos seguintes subatributos: comportamento em relação ao tempo e comportamento em relação aos recursos.

Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas do texto acima.

Uma das métricas de teste utilizada para avaliar a eficiência do controle de qualidade é:

Considere as seguintes afirmações sobre prototipação.

I - A prototipação é comumente utilizada como uma técnica que auxilia os interessados, quando os requisitos estão obscuros, a compreender melhor o que está para ser construído, embora possa também ser utilizada como um modelo de processo isolado.

II - Um protótipo é uma versão inicial de um sistema de software, usado para demonstrar conceitos, experimentar opções de projeto e descobrir mais sobre o problema e suas possíveis soluções.

III - Protótipos devem ser executáveis para serem úteis. Deve-se evitar o desenvolvimento de maquetes em papel de interface de usuário, embora sejam baratas e possam ser construídas em poucos dias.

Quais estão corretas?

Sobre o uso de grafos de causa e efeito, assinale a alternativa correta.
Segundo Pezzè & Young, nenhuma técnica de teste ou de análise pode servir sozinha a todos os objetivos de verificação e validação de um software. Todas as afirmativas abaixo são razões primárias para a combinação de técnicas de verificação, validação e teste, EXCETO uma. Assinale-a.

Há vários modelos de processo de software, sendo que cada um define um fluxo de processo que invoca cada atividade do desenvolvimento de forma diversa. O modelo ____________, algumas vezes chamado ciclo de vida clássico, é um exemplo de processo dirigido a planos, pois deve-se planejar todas as atividades (estágios) do processo antes de começar a trabalhar nelas. Em princípio, o estágio seguinte não deve ser iniciado até que o estágio anterior seja concluído, mas na prática este processo não é um modelo linear simples, envolvendo o feedback de um estágio a outro. Assim os documentos e artefatos produzidos em cada estágio podem ser modificados para refletirem as alterações em cada um deles. Este modelo é consistente com outros modelos de processo de engenharia, e a documentação é produzida em cada estágio do ciclo. Desta forma, o processo torna-se visível e os gerentes podem monitorar o progresso de acordo com o plano de desenvolvimento. Seu maior problema é a divisão inflexível do projeto em estágios distintos e, por isso, deve ser usado apenas quando os requisitos são bem compreendidos e pouco provavelmente venham a ser radicalmente alterados durante o desenvolvimento.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto acima.

Considere as seguintes afirmações sobre métricas de projeto.

I - Diferentemente das métricas de processo de software, métricas de projeto e os indicadores delas derivados são usados por um gerente de projeto e uma equipe de software para adaptar o fluxo de trabalho do projeto e as atividades técnicas.

II - Métricas de projeto são usadas para minimizar o cronograma de desenvolvimento, fazendo os ajustes necessários para evitar atrasos e mitigar problemas e riscos em potencial.

III - Métricas de projeto são usadas para avaliar a qualidade do projeto e fornecer indicadores que terão influência na abordagem adotada para geração de código e teste.

Quais estão corretas?

O conjunto de atividades destinadas a gerenciar as alterações de software, identificando os artefatos que precisam ser alterados, estabelecendo relações entre eles, definindo mecanismos para gerenciar diferentes versões desses artefatos, controlando as alterações impostas e relatando as alterações feitas, caracteriza a gestão de

Considere as afirmações abaixo sobre desenvolvimento ágil orientado a testes de aceitação, em inglês Acceptance Test-Driven Development (ATDD).

I - Em ATDD, testes de aceitação devem ser especificados de forma colaborativa por desenvolvedores, clientes e testadores, de forma a reduzir a diferença entre teste de sistema e teste de aceitação.

II - Em ATDD, testes de aceitação são executados pelo cliente ou usuário apenas na última fase do projeto, sendo o propósito principal verificar se o sistema desenvolvido está funcionando de acordo com o que foi acordado.

III - Em ATDD, testes de aceitação oferecem um contexto para derivar testes para as diferentes unidades do projeto do software em TDD (Test-Driven Design – projeto orientado a teste).

IV - Em ATDD, testes de aceitação não podem ser automatizados.

Quais estão corretas?

Sobre classes de projeto em Projeto Orientado a Objetos, é correto afirmar que
O DFSMS é um componente do DFSMSdfp que o administrador de storage utiliza para definir diversos atributos aos seus arquivos e objetos, para que o sistema possa assumir, automaticamente, as tarefas de gerenciamento de armazenamento, tornando mais simples e mais eficiente o uso de espaço e de recursos do sistema. Para realizar estes controles, o DFSMS divide os diversos atributos em conjuntos de grupos e classes. Assinale a alternativa que apresenta o grupo ou a classe que contém os atributos de organização, formato e espaço de alocação de um dataset.

Considere as ações abaixo, executadas em desenvolvimento orientado a testes, Test-Driven Design (TDD).

I - Escrever código de teste.

II - Verificar se o teste falha.

III - Escrever código de produção.

IV - Executar teste até passar (reescrevendo o código de produção, se for necessário, até que o teste passe).

V - Refatorar código de produção e/ou de teste para melhorá-lo.

Considerando que se deseja incluir um novo caso de teste, assinale a alternativa que apresenta a sequência de ações que devem obrigatoriamente ocorrer para essa inclusão, segundo o TDD.

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!