← Mais simulados

Simulado: Técnico de Laboratório - Química - UNIPAMPA RS

Simulados, Provas e Questões - Técnico de Laboratório - Química - UNIPAMPA RS. Ao Terminar de Resolver o Teste, Clique em Corrigir para ver o Gabarito.

1 resolveram
45% acertos
Difícil
0 gabaritaram
0 ótimo
0 bom
1 regular
0 péssimo

Acerca dos materiais de laboratório e dos procedimentos de segurança para sua manipulação, julgue os itens subsequentes.

Os cilindros que contêm gases sob pressão devem ser presos por meio de correntes ou cintas.

A respeito de teoria atômica, julgue os próximos itens.

Por meio da equação de Schrödinger, é possível saber, com precisão, em um dado momento, a posição e o momento do elétron, o que permite conhecer, simultaneamente, a posição e a energia do elétron.

Importante método de separação de componentes químicos de misturas complexas, a cromatografia divide-se em três categorias, que se baseiam na natureza da fase móvel: líquida, gasosa e fluido supercrítico. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Na cromatografia líquida, uma eluição com um único solvente ou com uma mistura de solventes de composição constante é denominada isocrática.

O ácido acético — substância que confere o sabor azedo ao vinagre — pode ser quantificado utilizando-se uma titulação de neutralização com o hidróxido de sódio como agente titulante. Considerando essas informações e os múltiplos aspectos relacionados a elas, julgue os itens a seguir.

Na titulação, a quantidade de reagente padronizado necessária para atingir a equivalência química relaciona-se com a quantidade de analito presente.

As reações que ocorrem com transferência de elétrons são denominadas reações de oxirredução, ou, simplesmente, reações redox. Acerca desse assunto, julgue os seguintes itens.

Uma característica das reações de oxirredução é a presença de um agente oxidante e de um agente redutor. O agente oxidante recebe elétrons; o agente redutor, por sua vez, perde elétrons.

Acerca da classificação periódica dos elementos e suas propriedades, julgue os itens que se seguem.

Os elementos de transição sofrem contração no volume de seu subnível com o preenchimento eletrônico. Assim, quanto maior o preenchimento, maior a contração.

A respeito de teoria atômica, julgue os próximos itens.

Para Ernest Rutherford, o átomo era uma estrutura densa que continha cargas, isto é, era constituído por uma esfera positivamente carregada contendo cargas negativas homogeneamente distribuídas por toda a sua extensão.

Em relação às soluções preparadas rotineiramente em laboratórios químicos e os respectivos procedimentos de preparo, julgue os itens a seguir.

Caso uma solução concentrada de ácido clorídrico apresente concentração de 38% (p/p), densidade igual a 1,2 g/mL, e considerando a massa molar do ácido clorídrico igual a 36,5 g/mol, então a concentração dessa solução em mol/L, será superior a 12 M.

Acerca da classificação periódica dos elementos e suas propriedades, julgue os itens que se seguem.

Os metais apresentam pequeno raio atômico, alto potencial de ionização, baixa afinidade eletrônica e baixa eletronegatividade.

Acerca de química orgânica, julgue os itens subsequentes.

O composto químico H3COC2H5 é uma cetona.

Julgue os itens subsequentes relativos à teoria de química geral.

A reação entre o AgNO3 e o K2CrO4 resulta em um precipitado de cor vermelho tijolo, devido a formação do cromato de prata.

Os erros envolvidos nas medidas são inevitáveis. É impossível realizar análise química que seja totalmente livre de erros e incertezas. No entanto, existem ferramentas que visam minimizar esses erros e estimar sua grandeza de forma a aumentar a confiabilidade dos métodos analíticos. Com base nessas informações e a respeito desse assunto, julgue os itens a subsecutivos.

O cálculo do desvio padrão para métodos analíticos que utilizam calibração externa baseia-se na mesma equação matemática utilizada para métodos que não necessitam deste tipo de calibração como, por exemplo, titulação ácido-base.

A respeito das ligações químicas e dos estados de agregação da matéria, julgue os itens subsecutivos.

De acordo com a teoria de ligação de valência de Linus Pauling, a ligação covalente ocorre quando há a sobreposição dos orbitais atômicos, que devem possuir, além de energias semelhantes, orientação adequada.

As reações que ocorrem com transferência de elétrons são denominadas reações de oxirredução, ou, simplesmente, reações redox. Acerca desse assunto, julgue os seguintes itens.

O processo de limpeza de vidraria com o emprego de solução sulfocrômica se baseia em uma reação de oxirredução.

A respeito de teoria atômica, julgue os próximos itens.

A solução para a equação de Schrödinger impõe três restrições, que são conhecidas como número quântico principal, número quântico secundário e número quântico magnético.

Acerca de reações químicas, julgue os próximos itens.

A reação de neutralização que ocorre em uma solução contendo ácido clorídrico e hidróxido de bário respeita uma razão estequiométrica de 2:1 de ácido para base.

Tendo em vista que o processo de calibração é essencial na maioria dos procedimentos analíticos, pois determina a relação entre a resposta analítica e a concentração do analito por meio da utilização de padrões químicos, julgue os próximos itens.

Na calibração com padrão externo, uma quantidade conhecida da espécie que atua como referência é adicionada a todas as amostras, sendo o sinal de resposta a razão entre o sinal do analito e o da espécie de referência.

Acerca de reações químicas, julgue os próximos itens.

A hidrólise é um equilíbrio entre dois pares conjugados, ácido e base, no qual a água pode participar como um ácido fraco ou uma base fraca. Na hidrólise de íons acetato, a água age como um ácido fraco; na hidrólise do íon amônio, por sua vez, ela age como uma base fraca.

A respeito de segurança de laboratório, julgue os itens a seguir.

Os solventes halogenados, depois de utilizados, devem ser descartados na pia. Esses solventes por serem voláteis, evaporam sem causar danos à tubulação e ao meio ambiente.

Considerando que na eletrogravimetria e na coulometria, a eletrólise é realizada por tempo suficiente para assegurar a oxidação ou redução completa do analito a um produto de composição conhecida, julgue os próximos itens.

Na eletrogravimetria, assim como na volumetria, as etapas de calibrações preliminares contra padrões químicos são imprescindíveis.

Gostou desse conteúdo? Se puder comentar ou compartilhar ficaremos gratos. Veja outros similares desse mesmo assunto.

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!