Simulado: Engenheiro Civil - Engenharia Civil - FUB

20 questões | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, FUB, CESPE, Ensino Superior | Comentar (0)

Responda as 20 questões do simulado abaixo (Engenheiro Civil - Engenharia Civil - FUB). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

0 resolveram
0% acertos
n/d
0 gabaritaram
0 ótimo
0 bom
0 regular
0 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1 Questão 535470 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2014

Os projetos de instalações prediais objetivam garantir o uso da edificação na plenitude de suas características, sendo, portanto, fundamentais o dimensionamento e as especificações dos diversos componentes integrantes de cada sistema. Acerca dos projetos de instalações elétricas, hidrossanitárias e de combate a incêndio, julgue os próximos itens. Para dimensionar a seção dos condutores de circuitos em instalações elétricas, devem ser adotados os critérios de capacidade de corrente e de queda de tensão.

2 Questão 535790 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2014

Na pavimentação de uma pista com concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), o encarregado mediu a temperatura da massa antes do seu lançamento e, também, antes da compactação realizada com rolo compactador de pneus. A respeito desses procedimentos, julgue os itens subsecutivos. A temperatura da massa é medida para evitar o derretimento dos pneus do rolo compactador.

3 Questão 535941 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2014

Nos projetos de edificações, deve-se estudar mais de uma alternativa de fundação e comparar custos e prazos de execução. Algumas condicionantes especiais, como a existência de pilares junto às divisas do terreno, influenciarão a concepção do projeto. Considerando esse assunto, julgue os itens subsequentes. Quando as áreas das sapatas imaginadas para os pilares aproximam-se umas das outras ou se interpenetram em consequência de cargas elevadas dos pilares ou tensões de trabalho baixas e deseja-se uniformizar recalques, recomendase o uso de sapatas associadas e, no caso de a área total da fundação ultrapassar metade da área da construção, recomenda-se o uso do radier.

4 Questão 536597 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2014

A comissão responsável pela licitação de uma obra convocou os licitantes para definir um valor mínimo a ser apresentado em suas propostas. Essa decisão foi tomada porque o índice de abandono de obras por preço inexequível era muito alto, o que gerava um custo elevado para licitar o remanescente dos contratos. A respeito dessa situação, julgue os itens subsecutivos. Caso o preço de uma proposta seja inexequível, isso não é motivo de desclassificação, desde que o licitante se comprometa formalmente a executar a obra com prejuízo.

5 Questão 536675 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2014

Acerca do controle de projetos e dos procedimentos de acompanhamento de obras, julgue os itens subsequentes. Em uma análise de valor agregado, o índice de desempenho de custos é o indicador referente à relação entre o valor agregado — resultado do custo orçado de cada elemento da estrutura analítica de projeto multiplicado pelo avanço físico — e o valor planejado, resultante do orçamento inicial.

6 Questão 537029 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2014

Acerca do controle de projetos e dos procedimentos de acompanhamento de obras, julgue os itens subsequentes. Um projeto composto de múltiplas atividades, com grande elenco de itens, deve ser controlado com base no princípio de Pareto, pela técnica denominada curva S.

7 Questão 537107 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2014

Durante a execução de uma terraplenagem, verificou-se que o solo foi compactado sem atingir a umidade ótima. A fim de se sanar o problema, o engenheiro da obra determinou que o solo fosse escarificado e, após a correção da umidade, o serviço foi refeito. A respeito dessa situação, julgue os itens seguintes. O teor de umidade tem forte influência sobre o grau de compactação.

8 Questão 537298 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2014

Nos projetos de edificações, deve-se estudar mais de uma alternativa de fundação e comparar custos e prazos de execução. Algumas condicionantes especiais, como a existência de pilares junto às divisas do terreno, influenciarão a concepção do projeto. Considerando esse assunto, julgue os itens subsequentes. Na construção de um edifício-garagem em terreno predominantemente arenoso e circundado por edificações, o uso do tubulão é mais vantajoso que o da estaca Franki.

9 Questão 538836 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2014

Em uma obra de edificação, no preparo, transporte e lançamento do concreto, o engenheiro responsável tomou os seguintes cuidados: antes da concretagem, lubrificou as ferragens de espera, pois estas se encontravam em início de corrosão. Devido ao calor excessivo, dobrou a quantidade de água prevista para a mistura. O transporte do concreto foi realizado com carrinho de mão com rodas pneumáticas e o concreto foi adensado logo após o início da pega.

Tendo o texto acima como referência, julgue os itens subsequentes a respeito de aspectos objetos de preocupação do engenheiro da obra.

O adensamento, logo após o início da pega, garante a perfeita aderência do concreto à armadura.

10 Questão 538843 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2014

Acerca do controle de projetos e dos procedimentos de acompanhamento de obras, julgue os itens subsequentes. O diagrama de Gantt apresenta os desvios por meio das datas de início e término entre as barras do previsto e realizado de cada tarefa, e não o trabalho empreendido para a realização das tarefas.

11 Questão 538921 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2014

Uma empresa de engenharia civil abandonou a construção de um prédio público, alegando que o valor de sua proposta estava muito baixo, o que levou, por parte do fiscal, à suspensão do pagamento da última medição. Para resolver as pendências contratuais e formalizar a rescisão, um engenheiro civil foi designado para elaborar um parecer técnico. O engenheiro vistoriou a obra e observou que parte do acabamento do último pavimento encontrava-se deteriorado devido às chuvas, pois o telhado, apesar de concluído e aprovado pela fiscalização, apresentava uma série de falhas de execução. Havia, também, material no estoque da obra, não utilizado, como uma quantidade de cimento com prazo de validade vencido. Ao final dos trabalhos, o engenheiro constatou que estavam concluídos 90% da obra.

Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens que se seguem.

Para que o recurso final da obra possa ser empenhado para outra empresa, o empenho remanescente deve ser anulado.

12 Questão 538988 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2014

No desenvolvimento do projeto de uma edificação, é necessário que o projetista observe a operacionalidade, a funcionalidade e a segurança do edifício, o que exige considerar aspectos como conforto térmico, transporte vertical, entre outros. Acerca de projetos complementares de uma edificação, julgue os itens que se seguem. Detectores de fumaça do tipo ótico são utilizados em ambientes onde haja condições de formação de fumaça antes da deflagração de incêndio.

13 Questão 539578 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2014

No desenvolvimento do projeto de uma edificação, é necessário que o projetista observe a operacionalidade, a funcionalidade e a segurança do edifício, o que exige considerar aspectos como conforto térmico, transporte vertical, entre outros. Acerca de projetos complementares de uma edificação, julgue os itens que se seguem. Sistemas de condicionamento de ar em que a troca de calor é feita diretamente entre o gás evaporado e o ar que entra na serpentina são denominados sistemas de expansão direta; no mais comum deles, o sistema de água gelada, o chiller é resfriado por água e os condicionadores atendem a diversos ambientes por meio de rede de dutos.

14 Questão 539683 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2014

Durante a execução de uma terraplenagem, verificou-se que o solo foi compactado sem atingir a umidade ótima. A fim de se sanar o problema, o engenheiro da obra determinou que o solo fosse escarificado e, após a correção da umidade, o serviço foi refeito. A respeito dessa situação, julgue os itens seguintes. A fim de se corrigir a umidade, é dispensável a escarificação do solo, devendo-se, para isso, molhá-lo diretamente e intensificar sua compactação com o rolo pé de carneiro.

15 Questão 539972 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2014

A seleção e o controle tecnológico apropriados de materiais de construção e a execução cuidadosa da obra contribuem para o bom desempenho da construção ao longo da sua vida útil. Acerca das especificações de materiais e serviços, julgue os itens de 66 a 72. Subproduto de fornos a arco e de indução das indústrias de silício metálico e ferro silício, a sílica ativa não deve ser agregada ao concreto convencional, pois, além de dificultar o manuseio e aumentar o consumo de água, o que, por conseguinte, diminui a resistência, ela ataca quimicamente as armaduras, favorecendo a corrosão.

16 Questão 540405 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2014

Um órgão público pretende contratar serviços para uma obra em suas instalações com dispensa de licitação, alegando que a obra é imprescindível para a segurança do prédio, por determinações do Corpo de Bombeiros. O laudo do Corpo de Bombeiros tinha sido elaborado havia mais de seis meses, e a administração pública não conseguiu preparar o projeto básico nesse período. Para resguardar a segurança dos funcionários do órgão, a autoridade competente emitiu uma portaria em que se declara que a obra é de caráter emergencial.

Considerando essa situação hipotética, julgue os próximos itens.

Como o fato que originou a emergência ocorreu há mais de seis meses, esse prazo impossibilita a aplicação da dispensa de licitação.

17 Questão 540676 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2014

Em uma obra de edificação, no preparo, transporte e lançamento do concreto, o engenheiro responsável tomou os seguintes cuidados: antes da concretagem, lubrificou as ferragens de espera, pois estas se encontravam em início de corrosão. Devido ao calor excessivo, dobrou a quantidade de água prevista para a mistura. O transporte do concreto foi realizado com carrinho de mão com rodas pneumáticas e o concreto foi adensado logo após o início da pega.

Tendo o texto acima como referência, julgue os itens subsequentes a respeito de aspectos objetos de preocupação do engenheiro da obra.

Carrinho de mão com rodas pneumáticas contribui para manter a homogeneidade da massa, evitando-se, assim, a segregação dos materiais.

18 Questão 540777 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2014

Os projetos de instalações prediais objetivam garantir o uso da edificação na plenitude de suas características, sendo, portanto, fundamentais o dimensionamento e as especificações dos diversos componentes integrantes de cada sistema. Acerca dos projetos de instalações elétricas, hidrossanitárias e de combate a incêndio, julgue os próximos itens. Instalações de esgoto primário compreendem trechos de ramais de aparelhos ou de conjunto de aparelhos de descarga, incluídos tubos de esgotamento de pias de cozinha (caixas de gordura), de tanques e máquinas de lavar, vasos sanitários e mictórios, separados da rede secundária — conectada ao coletor público — por um desconector dotado de fecho hídrico.

19 Questão 541098 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2014

Os projetos de instalações prediais objetivam garantir o uso da edificação na plenitude de suas características, sendo, portanto, fundamentais o dimensionamento e as especificações dos diversos componentes integrantes de cada sistema. Acerca dos projetos de instalações elétricas, hidrossanitárias e de combate a incêndio, julgue os próximos itens. Em edificações, o reservatório superior de água é dimensionado conforme o somatório dos consumos per capita diários multiplicado pelo número de ocupantes efetivos; o reservatório inferior é dimensionado conforme o consumo diário acrescido da reserva de incêndio, uma vez que o acesso do corpo de bombeiros a esse reservatório é facilitado em caso de incêndio.

20 Questão 541104 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, FUB, CESPE, Ensino Superior, 2014

Acerca da orçamentação de obras civis, julgue os itens subsecutivos. Uma das parcelas do custo fixo de utilização de equipamento é a depreciação. Os métodos mais difundidos para o cálculo da depreciação incluem o método linear e o método do serviço executado, que diferem apenas na forma como são consideradas as horas de trabalho do equipamento.

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!