Simulado: Pesquisador em Propriedade Industrial - Biologia - Genética - INPI

20 questões | Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior | Comentar (0)

Responda as 20 questões do simulado abaixo (Pesquisador em Propriedade Industrial - Biologia - Genética - INPI). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

0 resolveram
0% acertos
n/d
0 gabaritaram
0 ótimo
0 bom
0 regular
0 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1 Questão 385506 | Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Julgue os próximos itens, relativos a algoritmos e bancos de dados aplicados à bioinformática. GEnpept é um banco de dados de traduções automáticas das regiões repetitivas das sequências de nucleotídeos do GenBank.

2 Questão 385585 | Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

A partir da metade da primeira década do século XXI, com o advento de novas tecnologias de sequenciamento de DNA (tecnologias NGS), ocorreu uma revolução nas ciências genômicas. A capacidade de geração de sequências foi incrementada, com a consequente queda nos custos. No que se refere a essas tecnologias, julgue os itens de 77 a 82. Na etapa de pré-processamento de dados obtidos a partir de tecnologias NGS, recomenda-se remover os segmentos de vetores de clonagem e adaptadores, as sequências de baixa qualidade e as duplicatas de PCR (polymerase chain reaction).

3 Questão 385607 | Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Frederick Sanger, um dos cientistas mais importantes do século XX, foi agraciado com o prêmio Nobel de Química devido a sua contribuição para o desenvolvimento de um método de sequenciamento de DNA, batizado com seu nome, que possibilitou a revolução genômica da Biologia na última década daquele século.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os seguintes itens, acerca das ciências genômicas.

A predição computacional de genes de microRNAs envolve a busca no genoma de segmentos de dezenas de nucleotídeos capazes de formar uma estrutura terciária característica, na forma de grampo, que serve como precursor para a molécula madura.

4 Questão 385738 | Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

No que se refere à linha de pesquisa denominada genômica comparativa, que possibilita entender a estrutura e a função dos genes envolvidos entre as diferentes espécies, bem como realizar estudos da evolução de genes e organismos, julgue os itens subsequentes. A região da sequência de proteínas de diferentes espécies em que for encontrado um grupo de aminoácidos perfeitamente alinhados pode pertencer a um sítio ativo conservado.

5 Questão 385816 | Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

A partir da metade da primeira década do século XXI, com o advento de novas tecnologias de sequenciamento de DNA (tecnologias NGS), ocorreu uma revolução nas ciências genômicas. A capacidade de geração de sequências foi incrementada, com a consequente queda nos custos. No que se refere a essas tecnologias, julgue os itens de 77 a 82. O RNA-Seq, técnica baseada em tecnologias NGS para a análise da expressão gênica, apresenta como vantagem a possibilidade de resolução de múltiplas isoformas dos transcritos e como desvantagem a necessidade de um genoma de referência conhecido, o que limita a sua aplicação.

6 Questão 385901 | Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Acerca do sequenciamento de genomas, julgue os itens seguintes. Os fragmentos de DNA podem ser sequenciados por espectrometria de massa, que apresenta como vantagem a capacidade de distinguir resíduos específicos de citidina e timidina, além de resolver misturas isotópicas.

7 Questão 385918 | Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Com relação ao processamento de mRNAs de eucariotos, julgue os próximos itens. O processamento dos pré-mRNAs nos plastídios das plantas resulta em eliminação de porções internas dessa molécula denominadas éxons, as quais não apresentam função codificadora.

8 Questão 386034 | Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Com relação à análise de sequenciamento de genomas e ao GRC (Genome Reference Consortium), que é responsável por manter e melhorar a montagem do genoma de referência humano e do de outras espécies, julgue os itens seguintes. O algoritmo do programa Blast produz a solução de um problema de grande processamento em um tempo razoável e com resultado aceitável, o que o torna mais rápido e mais indicado para alinhamento de grandes genomas.

9 Questão 386169 | Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

O prêmio Nobel de Química de 2013 foi concedido a cientistas pioneiros da bioinformática estrutural, que desenvolveram modelos computacionais para a simulação de dinâmica de proteínas. Acerca da bioinformática estrutural, julgue os itens que se seguem. Programas de predição de estrutura que utilizam a modelagem por homologia, dependem de proteínas que possuam estrutura conhecida e identidade de sequência com a proteína predita.

10 Questão 386323 | Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Tendo em vista que a bioinformática possui estreita relação com o sistema operacional Linux, softwares livres e dependência de hardwares específicos para viabilizar as análises, julgue os itens de 91 a 95, relativos ao desenvolvimento de software na bioinformática. Muitos servidores empregam o arranjo redundante de discos independentes (RAID), uma solução de virtualização de armazenamento que fornece ganhos de desempenho e de redundância. Nesse sentido, RAID 0 corresponde ao nível que oferece maior redundância e maior desempenho.

11 Questão 386404 | Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

A partir da metade da primeira década do século XXI, com o advento de novas tecnologias de sequenciamento de DNA (tecnologias NGS), ocorreu uma revolução nas ciências genômicas. A capacidade de geração de sequências foi incrementada, com a consequente queda nos custos. No que se refere a essas tecnologias, julgue os itens de 77 a 82. O formato FASTQ é o padrão de saída de dados dos novos sequenciadores automáticos, o qual fornece, além da sequência de cada fragmento, a probabilidade de erro na nomeação de cada base.

12 Questão 386424 | Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

No que se refere à linha de pesquisa denominada genômica comparativa, que possibilita entender a estrutura e a função dos genes envolvidos entre as diferentes espécies, bem como realizar estudos da evolução de genes e organismos, julgue os itens subsequentes. Ao se comparar o genoma humano com o de um rato, observou-se a existência de grandes regiões de DNA em que os genes estão na mesma ordem, as quais são definidas como regiões sintênicas.

13 Questão 386496 | Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Julgue os próximos itens, relativos ao sequenciamento de fragmentos de cDNA (transcritos). Duas sequências proteicas com tamanho superior a 100 aminoácidos e que possuam 47% de identidade são consideradas homólogas.

14 Questão 386670 | Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Tendo em vista que a bioinformática possui estreita relação com o sistema operacional Linux, softwares livres e dependência de hardwares específicos para viabilizar as análises, julgue os itens de 91 a 95, relativos ao desenvolvimento de software na bioinformática. O modelo de computação em nuvem representa uma alternativa para redução de custos de implantação e manutenção de um laboratório de bioinformática, pois provê uma infraestrutura remota de virtualização de software e de hardware que permite o armazenamento e a análise de dados, baseado no sistema operacional Hadoop e no modelo de programação MapReduce.

15 Questão 386685 | Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Julgue os próximos itens, relativos ao sequenciamento de fragmentos de cDNA (transcritos). Se uma sequência proteica com 159 aminoácidos tiver 72% de homologia com outra sequência encontrada no banco de dados de proteínas, ela será caracterizada como conservada.

16 Questão 386940 | Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Julgue os próximos itens, relativos ao sequenciamento de fragmentos de cDNA (transcritos). Para comprovar a existência de proteínas de interesse em sequências consenso, chamadas de contigs, recomenda-se utilizar o programa Blastp e um banco de dados de sequências de proteínas.

17 Questão 386967 | Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Com relação ao processamento de mRNAs de eucariotos, julgue os próximos itens. O principal mecanismo para a estabilização dos mRNAs em plantas requer a participação de micro-RNAs que promovem a inibição da hidrólise e a ligação entre regiões complementares dos mRNAs.

18 Questão 387156 | Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Acerca do sequenciamento de genomas, julgue os itens seguintes. O método de Sanger utiliza a DNA polimerase para degradar uma fita de DNA, de modo a liberar nucleotídeos radiativos detectados pelo sensor.

19 Questão 387241 | Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Com o advento do sequenciamento de ácidos nucleicos em larga escala, tornou-se possível realizar a comparação de organismos em termos de suas sequências de DNA e das proteínas codificadas por essas sequências. No que diz respeito ao alinhamento de sequências, julgue os itens a seguir. O alinhamento local permite que se preveja o melhor alinhamento possível, bem como o mais rápido, uma vez que ele busca somente alinhamentos entre regiões de alta diversidade entre as sequências.

20 Questão 387259 | Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Acerca da anotação de sequências genômicas em bancos de dados, julgue os itens que se seguem. O RefSeq representa a subdivisão do GenBank que contém sequências de processamento alternativo de forma redundante em determinado genoma.

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!