← Mais simulados

Simulado: Pesquisador em Propriedade Industrial - Biologia - Genética - INPI

Questões da Prova - Pesquisador em Propriedade Industrial - Biologia - Genética - INPI. Ao Terminar de Resolver o Simulado, Clique em Corrigir para ver o Gabarito.

0 resolveram
0% acertos
n/d
0 gabaritaram
0 ótimo
0 bom
0 regular
0 péssimo

Frederick Sanger, um dos cientistas mais importantes do século XX, foi agraciado com o prêmio Nobel de Química devido a sua contribuição para o desenvolvimento de um método de sequenciamento de DNA, batizado com seu nome, que possibilitou a revolução genômica da Biologia na última década daquele século.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os seguintes itens, acerca das ciências genômicas.

A predição computacional de genes de microRNAs envolve a busca no genoma de segmentos de dezenas de nucleotídeos capazes de formar uma estrutura terciária característica, na forma de grampo, que serve como precursor para a molécula madura.
A partir da metade da primeira década do século XXI, com o advento de novas tecnologias de sequenciamento de DNA (tecnologias NGS), ocorreu uma revolução nas ciências genômicas. A capacidade de geração de sequências foi incrementada, com a consequente queda nos custos. No que se refere a essas tecnologias, julgue os itens de 77 a 82. O RNA-Seq, técnica baseada em tecnologias NGS para a análise da expressão gênica, apresenta como vantagem a possibilidade de resolução de múltiplas isoformas dos transcritos e como desvantagem a necessidade de um genoma de referência conhecido, o que limita a sua aplicação.
Com relação ao processamento de mRNAs de eucariotos, julgue os próximos itens. O processamento dos pré-mRNAs nos plastídios das plantas resulta em eliminação de porções internas dessa molécula denominadas éxons, as quais não apresentam função codificadora.
A partir da metade da primeira década do século XXI, com o advento de novas tecnologias de sequenciamento de DNA (tecnologias NGS), ocorreu uma revolução nas ciências genômicas. A capacidade de geração de sequências foi incrementada, com a consequente queda nos custos. No que se refere a essas tecnologias, julgue os itens de 77 a 82. O formato FASTQ é o padrão de saída de dados dos novos sequenciadores automáticos, o qual fornece, além da sequência de cada fragmento, a probabilidade de erro na nomeação de cada base.
Tendo em vista que a bioinformática possui estreita relação com o sistema operacional Linux, softwares livres e dependência de hardwares específicos para viabilizar as análises, julgue os itens de 91 a 95, relativos ao desenvolvimento de software na bioinformática. O modelo de computação em nuvem representa uma alternativa para redução de custos de implantação e manutenção de um laboratório de bioinformática, pois provê uma infraestrutura remota de virtualização de software e de hardware que permite o armazenamento e a análise de dados, baseado no sistema operacional Hadoop e no modelo de programação MapReduce.
Com relação ao processamento de mRNAs de eucariotos, julgue os próximos itens. O principal mecanismo para a estabilização dos mRNAs em plantas requer a participação de micro-RNAs que promovem a inibição da hidrólise e a ligação entre regiões complementares dos mRNAs.

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.