Simulado: Técnico de Atividades do Meio Ambiente - Geografia - Cartografia - IBRAM DF

20 questões | Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio | Comentar (0)

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3 Questão 483619 | Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

Quando se mede a distância entre dois pontos e a trena utilizada não tem exatamente o comprimento que está marcado nela, o resultado da medida está errado. O comprimento real de uma trena de trabalho é definido como o valor encontrado quando se compara o comprimento desta trena com outra trena-padrão tida como correta. O comprimento nominal desta trena de trabalho é o valor que ela deveria fornecer para determinada medida. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Suponha que foi obtido como resultado da medida da linha B-C, utilizando-se uma corrente de agrimensor de 19,90 m, o resultado de 84,20 m. Nessa situação, considerando-se que o comprimento nominal da corrente é 20 m, é correto concluir que o comprimento corrigido da linha B-C é igual a 80,779 m.

4 Questão 483646 | Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

Julgue os itens de 76 a 92, relativos a conceitos básicos fundamentais para um topógrafo.

O levantamento topográfico pode ser planimétrico, quando somente as projeções horizontais dos contornos e os pontos medidos são representados sobre um plano básico de referência, ou altimétrico, quando são medidas as alturas desses pontos acima do plano horizontal da base.

14 Questão 484597 | Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

Julgue os itens de 76 a 92, relativos a conceitos básicos fundamentais para um topógrafo.

Importante para todos os profissionais que trabalham com topografia, o Projeto de Infraestrutura Geoespacial Nacional (PIGN) é um projeto de cooperação técnica, assinado em 2004, entre a sede canadense da Agência Internacional de Desenvolvimento e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC). A parte canadense é coordenada por instituições canadenses governamentais e privadas, e a brasileira, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

16 Questão 484720 | Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

Acerca dos conceitos de rumos e azimutes magnéticos e verdadeiros, julgue os itens subsequentes.

O ângulo entre a direção N-S verdadeira ou geográfica e a direção N-S magnética é conhecido como declinação magnética e varia com o tempo e com o local. A declinação magnética é sempre medida na ponta norte, do norte geográfico para o norte magnético.

18 Questão 485137 | Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

Acerca de instrumentos e métodos usados para execução de serviços topográficos, julgue os itens a seguir.

Entre os processos de determinação de áreas, inclui-se o método das pesagens, por meio do qual se pode determinar a área de uma planta, usando-se uma balança de precisão, com base no princípio de que a relação entre as superfícies de dois pedaços de papel homogêneos e de mesma espessura é a mesma que há entre os respectivos pesos.

20 Questão 485327 | Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

Quando se mede a distância entre dois pontos e a trena utilizada não tem exatamente o comprimento que está marcado nela, o resultado da medida está errado. O comprimento real de uma trena de trabalho é definido como o valor encontrado quando se compara o comprimento desta trena com outra trena-padrão tida como correta. O comprimento nominal desta trena de trabalho é o valor que ela deveria fornecer para determinada medida. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Considere que foi realizada uma medida de uma distância DE utilizando-se uma trena, obtendo-se como resultado 101,10 m. Considere também que se constatou posteriormente que a trena utilizada na determinação da medida estava com 20,05 m de comprimento em lugar dos 20 m exatos. Nessa situação, a distância real de DE medida pela trena é igual a 100,85 m.

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