Simulado: Técnico de Atividades do Meio Ambiente - Geografia - Cartografia - IBRAM DF

20 questões | Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio | Comentar (0)

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1 Questão 483286 | Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

Julgue os itens de 76 a 92, relativos a conceitos básicos fundamentais para um topógrafo.

A escala numérica é mais apropriada que a escala gráfica para se fazer uma apresentação de um mapa em um auditório, usando um sistema de projeção que irá aumentar o mapa na tela de projeção.

2 Questão 483586 | Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

Julgue os itens a seguir, relativos aos conceitos de azimute e rumo.

Se o rumo de A-1 é N 33º E, então o azimute de A-1 é 33º.

3 Questão 483619 | Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

Quando se mede a distância entre dois pontos e a trena utilizada não tem exatamente o comprimento que está marcado nela, o resultado da medida está errado. O comprimento real de uma trena de trabalho é definido como o valor encontrado quando se compara o comprimento desta trena com outra trena-padrão tida como correta. O comprimento nominal desta trena de trabalho é o valor que ela deveria fornecer para determinada medida. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Suponha que foi obtido como resultado da medida da linha B-C, utilizando-se uma corrente de agrimensor de 19,90 m, o resultado de 84,20 m. Nessa situação, considerando-se que o comprimento nominal da corrente é 20 m, é correto concluir que o comprimento corrigido da linha B-C é igual a 80,779 m.

4 Questão 483646 | Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

Julgue os itens de 76 a 92, relativos a conceitos básicos fundamentais para um topógrafo.

O levantamento topográfico pode ser planimétrico, quando somente as projeções horizontais dos contornos e os pontos medidos são representados sobre um plano básico de referência, ou altimétrico, quando são medidas as alturas desses pontos acima do plano horizontal da base.

5 Questão 483818 | Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

Acerca dos conceitos de rumos e azimutes magnéticos e verdadeiros, julgue os itens subsequentes.

Rumos e azimutes magnéticos são parâmetros medidos com auxílio de agulha imantada, em relação à direção norte-sul magnéticos.

6 Questão 483860 | Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

No que se refere a cartografia, julgue os seguintes itens.

A diferença angular entre o norte geográfico e o norte da quadrícula é denominada divergência meridiana.

7 Questão 483940 | Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

Julgue os itens de 76 a 92, relativos a conceitos básicos fundamentais para um topógrafo.

As curvas de nível sempre se cruzam, independentemente do terreno.

8 Questão 484180 | Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

Julgue os itens de 76 a 92, relativos a conceitos básicos fundamentais para um topógrafo.

Perfil topográfico é a representação cartográfica de uma seção horizontal da superfície terrestre.

9 Questão 484183 | Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

Julgue os itens a seguir, relativos aos conceitos de azimute e rumo.

Se o rumo-ré de A-3 é N 38º E, então o rumo de 3-A é N 38º E.

10 Questão 484333 | Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

Julgue os itens de 76 a 92, relativos a conceitos básicos fundamentais para um topógrafo.

A latitude de um ponto é o ângulo formado entre a normal e o elipsoide nesse ponto e o plano do meridiano de Greenwich.

11 Questão 484405 | Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

Julgue os itens de 76 a 92, relativos a conceitos básicos fundamentais para um topógrafo.

O Sistema de Referência da América do Sul (SAD69: South American Datum of 1969) é geocêntrico.

12 Questão 484481 | Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

Julgue os itens a seguir, relativos aos conceitos de azimute e rumo.

Se o rumo de A-2 é S 47º E, então o azimute de A-2 é 233º.

13 Questão 484486 | Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

Acerca de levantamento topográfico, julgue os próximos itens.

Pode-se realizar três tipos de nivelamento usando teodolitos: trigonométrico, estadimétrico e geométrico.

14 Questão 484597 | Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

Julgue os itens de 76 a 92, relativos a conceitos básicos fundamentais para um topógrafo.

Importante para todos os profissionais que trabalham com topografia, o Projeto de Infraestrutura Geoespacial Nacional (PIGN) é um projeto de cooperação técnica, assinado em 2004, entre a sede canadense da Agência Internacional de Desenvolvimento e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC). A parte canadense é coordenada por instituições canadenses governamentais e privadas, e a brasileira, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

15 Questão 484658 | Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

Julgue os itens de 76 a 92, relativos a conceitos básicos fundamentais para um topógrafo.

Em uma carta topográfica na escala 1:50.000, um milímetro na carta equivale a 50.000 centímetros no terreno.

16 Questão 484720 | Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

Acerca dos conceitos de rumos e azimutes magnéticos e verdadeiros, julgue os itens subsequentes.

O ângulo entre a direção N-S verdadeira ou geográfica e a direção N-S magnética é conhecido como declinação magnética e varia com o tempo e com o local. A declinação magnética é sempre medida na ponta norte, do norte geográfico para o norte magnético.

17 Questão 484984 | Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

No que se refere a levantamentos cadastrais, julgue os itens que se seguem.

Marcos são elementos que definem e testemunham, em qualquer época, a existência e a direção dos rumos divisórios. Podem ser de madeira, de pedra ou de concreto. Quando de madeira, devem ser de árvore que tenha grande resistência ao apodrecimento.

18 Questão 485137 | Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

Acerca de instrumentos e métodos usados para execução de serviços topográficos, julgue os itens a seguir.

Entre os processos de determinação de áreas, inclui-se o método das pesagens, por meio do qual se pode determinar a área de uma planta, usando-se uma balança de precisão, com base no princípio de que a relação entre as superfícies de dois pedaços de papel homogêneos e de mesma espessura é a mesma que há entre os respectivos pesos.

19 Questão 485203 | Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

Julgue os itens a seguir, relativos aos conceitos de azimute e rumo.

Se o azimute-ré de A-5 é 20º, então o azimute de A-5 é 200º

20 Questão 485327 | Geografia, Cartografia, Técnico de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE, Ensino Médio, 2009

Quando se mede a distância entre dois pontos e a trena utilizada não tem exatamente o comprimento que está marcado nela, o resultado da medida está errado. O comprimento real de uma trena de trabalho é definido como o valor encontrado quando se compara o comprimento desta trena com outra trena-padrão tida como correta. O comprimento nominal desta trena de trabalho é o valor que ela deveria fornecer para determinada medida. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Considere que foi realizada uma medida de uma distância DE utilizando-se uma trena, obtendo-se como resultado 101,10 m. Considere também que se constatou posteriormente que a trena utilizada na determinação da medida estava com 20,05 m de comprimento em lugar dos 20 m exatos. Nessa situação, a distância real de DE medida pela trena é igual a 100,85 m.

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