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Simulado: Professor - Educação Física - Educação Física - SEDUC AL

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De acordo com a história da educação física brasileira, julgue os itens a seguir. A gênese da educação física brasileira recebeu forte influência dos métodos ginásticos europeus, que expressavam a cientificidade da educação física no Ocidente com base em princípios biológicos e positivistas.
Julgue os itens seguintes, referentes a competição e cooperação no esporte. Nas aulas de educação física, os esportes coletivos levam os alunos a vivenciar situações de competição e de cooperação, quando há interação com os adversários da equipe oposta e integração com os companheiros da mesma equipe.
Julgue os itens seguintes, referentes a competição e cooperação no esporte. As atividades e os esportes se distinguem por características específicas: se individuais, como o alpinismo, enfatiza-se a competição entre os participantes; se coletivos, como o remo, com duas ou mais pessoas em uma mesma embarcação, a ênfase recai sobre a cooperação.
Tendo como base uma perspectiva crítica de avaliação em educação física, julgue os próximos itens. A nota ou menção obtida na avaliação do desempenho motor representa o aspecto fundante das estratégias avaliativas nas aulas de educação física.
Ao aprenderem novas habilidades motoras, os alunos passam por fases, conhecidas como inicial/cognitiva, intermediária/associativa e final/autônoma. Na fase intermediária, o aluno apresenta dificuldade de identificar, por si, seus erros, razão por que executa os movimentos de forma inconsistente.
De acordo com a história da educação física brasileira, julgue os itens a seguir. O período da esportivização da educação física brasileira situa-se entre o final do século XIX e o início do século XX, momento em que a educação física na escola passou a subsidiar a formação de atletas para o esporte de rendimento.
Ao aprenderem novas habilidades motoras, os alunos passam por fases, conhecidas como inicial/cognitiva, intermediária/associativa e final/autônoma. Na fase intermediária, o aluno apresenta maior capacidade de economizar tempo e energia, maior confiança e diminuição da quantidade de erros.
De acordo com a história da educação física brasileira, julgue os itens a seguir. O pensamento médico-higienista no Brasil produziu significativo impacto no campo profissional da educação física, fato que impulsionou o movimento político corporativo da área e a consequente criação dos conselhos regionais de educação física (CREF).
Julgue os itens que se seguem, referentes ao método do todo (global) e das partes (parcial) no ensino de habilidades motoras. O método parcial é adequado para exercícios que envolvam habilidades de alta complexidade.
Tendo como base uma perspectiva crítica de avaliação em educação física, julgue os próximos itens. A avaliação é um processo contínuo que deve expressar o desenvolvimento dos alunos ante os objetivos de aprendizagem, de forma a contemplar competências, habilidades, conhecimentos e atitudes.

Considere os seguintes padrões de conteúdo em educação física.

A – Demonstra competência em muitas formas de movimento.

B – Exibe um estilo de vida fisicamente ativo.

C – Alcança e mantém um nível de melhoria da aptidão física.

Esses padrões de conteúdo podem ser usados para identificar características essenciais em programas de educação física escolar de qualidade e para priorizar os três domínios do comportamento humano: cognitivo, afetivo e motor.

A respeito da relação entre os referidos padrões de conteúdo e os domínios de comportamento mencionados, julgue os itens que se seguem.

Os três padrões de conteúdo apresentados pertencem ao domínio afetivo, pois eles se referem a movimentos aprendidos e a níveis de desenvolvimento da aptidão física.
Quanto às possibilidades de desenvolvimento de competências e habilidades nas aulas de educação física, julgue os itens seguintes. As aulas de educação física devem possibilitar aos alunos a vivência de espaços formativos que valorizem o agir solidário, a adoção de atitudes cooperativas e o repúdio à violência e às injustiças.
Tendo como base uma perspectiva crítica de avaliação em educação física, julgue os próximos itens. Espera-se que o professor produza uma avaliação com potencial universalizador, para reconhecer padrões de movimento que estejam mais refinados e combinados com os objetivos da prática corporal trabalhada nas aulas.
Julgue os itens seguintes, referentes a competição e cooperação no esporte. O princípio da não exclusão, que propaga o direito à participação de todos os estudantes, torna importante a utilização dos jogos cooperativos nas aulas de educação física.

Em uma escola de ensino médio, o professor de educação física utilizou o teste de doze minutos, conhecido como teste de Cooper, por três vezes durante o semestre letivo, para avaliar a aptidão física relacionada à saúde de seus alunos.

À luz das teorias do treinamento, essa iniciativa do professor objetiva

fazer os alunos correrem a maior distância possível, a fim de avaliar as condições musculares deles.

Um professor disse aos alunos: “Atenção, crianças! De quantas maneiras diferentes vocês podem equilibrar um bambolê?”. E, em seguida, complementou: “Pratiquem!”.

Nessa situação, o professor adotou um estilo de ensino

de comando, pois determinou que a atividade fosse executada sem, no entanto, ter indicado o número de vezes que os alunos deveriam repeti-la.

Alunos de uma escola começaram a praticar o basquetebol e, por se encontrarem na primeira fase de aprendizagem, necessitam de um feedback extrínseco do professor, isto é, informações acerca de acertos e erros na prática do esporte.

Considerando essa situação hipotética, julgue os próximos itens, relativos à utilização do feedback extrínseco na aprendizagem da bandeja.

O professor deve informar os alunos sobre erros ocorridos a cada tentativa de prática, principalmente em se tratando de alunos da primeira fase da aprendizagem.
No que se refere ao processo ensino-aprendizagem em educação física, julgue os itens a seguir. Para desenvolver a autonomia dos alunos, o professor deverá estabelecer um ambiente pedagógico no qual os alunos possam escolher livremente o que querem fazer e como o querem fazer.

Um professor disse aos alunos: “Atenção, crianças! De quantas maneiras diferentes vocês podem equilibrar um bambolê?”. E, em seguida, complementou: “Pratiquem!”.

Nessa situação, o professor adotou um estilo de ensino

de produção divergente, o qual envolve as crianças na descoberta de novas e diferentes respostas.
De acordo com a história da educação física brasileira, julgue os itens a seguir. No período pós-1964, influenciada pelas reformas educacionais instituídas pelo regime militar, a educação física reforçou seu caráter instrumental e funcionalista, passando a ser considerada uma atividade prática voltada para o desenvolvimento físico e técnico dos alunos.

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