← Mais simulados

Simulado: Técnico em Ótica - Física - Óptica - Fundação Universidade de Brasília

Simulados, Provas e Questões - Técnico em Ótica - Física - Óptica - Fundação Universidade de Brasília. Ao Terminar de Resolver o Teste, Clique em Corrigir para ver o Gabarito.

0 resolveram
0% acertos
n/d
0 gabaritaram
0 ótimo
0 bom
0 regular
0 péssimo

Com relação às técnicas gerais para observação ao microscópio óptico, julgue os itens que se seguem. A lamínula deve ser disposta na platina, presa pelas garras ou pinças, e sua posição deve ser regulada pelo charriot.
A distância focal da lente de um microscópio de luz tem que ser grande, quando comparada ao raio de curvatura da lente.
Com relação aos processos de manutenção e limpeza de lentes de microscópios e de seus componentes, julgue os itens a seguir. Para a limpeza de lentes binoculares que apresentem uma camada de plástico ou resina, é necessário aplicar sobre as lentes uma solução com acetona.
A lente mais externa de um microscópio de luz é plana.
A respeito do sistema mecânico de um microscópio de luz e de aspectos relacionados aos tipos de lentes utilizadas nesses equipamentos, julgue os próximos itens. A parte ótica de um microscópio de luz contém diafragma, fonte luminosa, lente ocular e lente objetiva.
Com relação às técnicas gerais para observação ao microscópio óptico, julgue os itens que se seguem. Se, durante uma troca de lentes objetivas, a imagem desaparecer, é recomendável retornar à objetiva anterior e reiniciar o processo de focalização.
Com relação a estereomicroscópios e a microscópios de luz, julgue os itens que se seguem. De modo geral, o estereomicroscópio é mais indicado que o microscópio de luz para análises da superfície de rochas.
Com relação a estereomicroscópios e a microscópios de luz, julgue os itens que se seguem. O estereomicroscópio pode fornecer uma visão tridimensional da amostra.
Com relação aos processos de manutenção e limpeza de lentes de microscópios e de seus componentes, julgue os itens a seguir. Nas regiões periféricas das lentes, mais distantes do foco, pode-se utilizar material mais abrasivo, como palha de aço, por exemplo, para limpeza profunda.
Com relação às técnicas gerais para observação ao microscópio óptico, julgue os itens que se seguem. Na utilização desse tipo de microscópio, é conveniente que a lamínula escolhida seja de espessura adequada ao tipo de preparação, para evitar a produção de aberrações esféricas.
A respeito do sistema mecânico de um microscópio de luz e de aspectos relacionados aos tipos de lentes utilizadas nesses equipamentos, julgue os próximos itens. O critério de Rayleigh, usado no cálculo da resolução de um equipamento ótico, é uma função exclusiva do diâmetro de abertura da lente.
Com relação às técnicas gerais para observação ao microscópio óptico, julgue os itens que se seguem. É indicado que a observação de uma preparação seja iniciada utilizando-se a lente objetiva de maior aumento.
O poder de ampliação do microscópio de luz é alterado eletronicamente.
Com relação aos processos de manutenção e limpeza de lentes de microscópios e de seus componentes, julgue os itens a seguir. Após o uso de lente objetiva de imersão, não deve ser removido o óleo sobre a lente, para que seja mantido um filme protetor do material sobre ela.
Com relação aos processos de manutenção e limpeza de lentes de microscópios e de seus componentes, julgue os itens a seguir. O tecido usado para a limpeza das lentes deve ser de material suave e que não solte fibras.
Com relação a estereomicroscópios e a microscópios de luz, julgue os itens que se seguem. No estereomicroscópio, a iluminação é feita apenas por cima das amostras, em diferentes ângulos, enquanto no microscópio de luz a iluminação parte de baixo da amostra.
Com relação aos processos de manutenção e limpeza de lentes de microscópios e de seus componentes, julgue os itens a seguir. O movimento de limpeza em zigue-zague sobre as lentes é mais indicado do que o movimento em forma espiral, do centro para a borda, ao longo da superfície.
Para que o microscópio de luz proporcione um aumento significativo da imagem, basta apenas uma única lente para captar a iluminação externa.
Com relação às técnicas gerais para observação ao microscópio óptico, julgue os itens que se seguem. Para se estabelecer foco, recomenda-se dispor a lamínula o mais próximo possível da lente e, em seguida, manipular os parafusos macrométrico e micrométrico para ajustar as distâncias.
Uma característica diferencial dos microscópios de luz é a possibilidade de se fazer neles um ajuste na casa do milionésimo do metro.

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!