Simulado: Professor - Pedagogia - Processo de Ensino Aprendizagem - SEE SP - ii

20 questões | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC, Ensino Superior | Comentar (0)

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1 Questão 321852 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC, Ensino Superior, 2011

Alunos com distúrbios neuromotores como a paralisia cerebral muitas vezes apresentam problemas de visão, como desequilíbrio muscular ocular ou estrabismo; erros de refração (miopia ou hipermetropia); ambliopia; nistagmo, entre outros. Do ponto de vista pedagógico, que medida o professor pode tomar para contemplar as necessidades especiais do aluno com problemas visuais associados ao quadro neuromotor?

2 Questão 322171 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC, Ensino Superior, 2011

Atenção: Considere a situação abaixo para responder às questões de números 21 a 35.

Em uma Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo/HTPC, os professores discutiam que o direito de toda criança à educação implica uma série de desafios para os sistemas escolares e suas escolas. Uma professora recém-formada, que pela primeira vez estava atuando em sala de aula, pediu às colegas mais experientes que esclarecessem alguns aspectos que para ela não eram claros. Disse que iria colocar uma série de questões e que ficaria grata se pudesse contar com a resposta das colegas.

A profissão de tradutor e intérprete de Libras e de Língua Portuguesa é fundamental na inserção escolar de pessoas usuárias de Língua de Sinais. O papel desse profissional é

3 Questão 322225 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC, Ensino Superior, 2011

Com relação ao uso de cadeiras e/ou cadeiras de rodas pelos alunos com deficiência física é correto afirmar que

4 Questão 322264 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC, Ensino Superior, 2011

Há diversos recursos de tecnologia assistiva desenhados para que alunos com distúrbio neuromotor, que afeta os membros superiores, tenham maior autonomia nas atividades pedagógicas em sala de aula. No caso de Gustavo, 9 anos, que tem paralisia cerebral e apresenta movimentação involuntária, a solução que promoverá a leitura de O menino maluquinho, de Ziraldo é:

5 Questão 322549 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC, Ensino Superior, 2011

A prancha alfabética baseada na configuração do teclado é denominada

6 Questão 322691 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC, Ensino Superior, 2011

Alguns critérios devem orientar a disposição dos pictogramas na prancha. Sobre a composição da prancha de comunicação suplementar e alternativa, está correto afirmar que

7 Questão 322855 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC, Ensino Superior, 2011

Atenção: Considere a situação abaixo para responder às questões de números 21 a 35.

Em uma Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo/HTPC, os professores discutiam que o direito de toda criança à educação implica uma série de desafios para os sistemas escolares e suas escolas. Uma professora recém-formada, que pela primeira vez estava atuando em sala de aula, pediu às colegas mais experientes que esclarecessem alguns aspectos que para ela não eram claros. Disse que iria colocar uma série de questões e que ficaria grata se pudesse contar com a resposta das colegas.

O que nós, professores, devemos fazer para que os alunos surdos dominem bem a escrita e a leitura?

8 Questão 323026 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC, Ensino Superior, 2011

Dada a diversidade dos alunos, o ensino não pode se limitar a proporcionar sempre o mesmo tipo de ajuda e intervenção ? é preciso diversificar os tipos de ajuda: fazer perguntas ou apresentar tarefas que requeiram diferentes níveis de raciocínio e realização; possibilitar respostas positivas, melhorando-as quando são insatisfatórias; não tratar de forma diferente os alunos com rendimento abaixo do esperado; estimular constantemente o progresso pessoal etc. Para que tudo isso seja possível, é preciso

9 Questão 323199 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC, Ensino Superior, 2011

Luana, 6 anos, apresenta malformação congênita do tubo neural, hidrocefalia associada, com desvio de líquido cefalorraquiano por válvula. Apresenta falta de controle de esfíncteres (usa fraldas) e se locomove com cadeira de rodas. É compatível com essa descrição:

10 Questão 323292 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC, Ensino Superior, 2011

Resultados de pesquisa sobre mediações da aprendizagem da língua escrita por alunos com deficiência mental, conforme o documento MEC/SEESP (2006/2007), indicam que esses alunos

11 Questão 323338 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC, Ensino Superior, 2011

Na avaliação de aprendizagem do aluno surdo, não se pode permitir que o desempenho linguístico interfira de maneira castradora no desempenho acadêmico, visto que esse aluno, em razão de sua perda auditiva, já tem uma defasagem linguística no se refere à língua portuguesa (falada e/ou escrita). Portanto, o professor deverá considerar

12 Questão 323534 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC, Ensino Superior, 2011

Quando o aluno com deficiência física não consegue realizar a seleção direta do item pretendido na sua prancha eletrônica, há abordagens de seleção indireta por processo de

13 Questão 323675 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC, Ensino Superior, 2011

Quando uma criança nasce sem um dos membros superiores devido a uma malformação congênita, ou se ela perde um membro por acidente, coloca-se em movimento a discussão sobre uso de uma prótese estética ou funcional. Como integrante da equipe de profissionais que trabalham com a criança que rejeita a prótese, cabe ao professor

14 Questão 324181 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC, Ensino Superior, 2011

O documento Atendimento Educacional Especializado ? Deficiência Mental (MEC/SEESP, 2007), ao tratar da terminalidade desse atendimento, orienta que ela deve ocorrer

15 Questão 324238 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC, Ensino Superior, 2011

Considerando a realidade da escola pública no Brasil, a cadeira adaptada mais adequada para um aluno em ‘estudo do meio’ de dia inteiro em um museu de história é

16 Questão 324291 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC, Ensino Superior, 2011

A distrofia muscular é uma doença de origem genética ou hereditária e natureza geralmente progressiva. Segundo Cardona Martín et al., está correto afirmar:

17 Questão 324705 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC, Ensino Superior, 2011

Segundo o documento MEC/SEESP (2007), a pura repetição de uma ação coloca o aluno com deficiência mental em uma posição inferior diante do conhecimento. Para romper com práticas estéreis e alienantes, o atendimento educacional especializado deve contemplar atividades como

18 Questão 325023 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC, Ensino Superior, 2011

O atendimento educacional especializado para o aluno com deficiência mental deve privilegiar o desenvolvimento e a superação daquilo que lhe é limitado, conforme MEC/SEESP (2006). Tal orientação implica

19 Questão 325183 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC, Ensino Superior, 2011

Para qual quadro de deficiência física seria necessário garantir mobiliário com tampo de mesa inclinado com bordas, apoio para pés, cinturões pélvicos, assento em cunha pendente?

20 Questão 325322 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC, Ensino Superior, 2011

Dos fatores que podem provocar a paralisia cerebral, são riscos pós-natais a

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