← Mais simulados

Simulado: Tecnologista Júnior - Semiologia e Semiotécnica - INCA

Ao Terminar de Resolver o Simulado, Clique em Corrigir para ver o Gabarito. Questões da Prova - Tecnologista Júnior - Semiologia e Semiotécnica - INCA.

0 resolveram
0% acertos
n/d
0 gabaritaram
0 ótimo
0 bom
0 regular
0 péssimo

Julgue os itens que se seguem acerca do SCUP.

O volume do SCUP coletado deve ser calculado a partir do peso líquido da coleta, assumindo 1 mL = 1 g. O sangue coletado só pode ser aceito para processamento se a quantidade coletada for igual ou superior a 50 mL, excluído o anticoagulante, ou se o número total de células nucleadas for superior a 5 × 104.

Uma mulher de 48 anos de idade, internada em UTI, apresentou sinais e sintomas urêmicos e foi submetida a diálise peritoneal intermitente aguda. Foi feita a inserção e fixação do cateter pelo médico e a solução de diálise foi sendo infundida por gravidade, controlada manualmente. O ciclo de drenagem peritoneal foi iniciado e os primeiros líquidos drenados mostravam-se sanguinolentos.

Considerando o caso clínico acima apresentado, julgue os itens seguintes.

O líquido peritoneal com um pouco de sangue é esperado no efluxo inicial, porém deve ficar claro após algumas trocas. Deve-se observar atentamente o líquido drenado e comunicar persistência de sangramentos.

Os pacientes com leucemia enfrentam inúmeras dificuldades, seja relativas às complicações geradas pela doença, seja relativas às complicações decorrentes do tratamento terapêutico, o que os obriga a internações frequentes, muitas vezes em unidades de tratamento intensivo. Acerca da assistência de enfermagem ao pacientes críticos com leucemia mieloide aguda, julgue os itens subsequentes.

A síndrome da lise tumoral é uma possível complicação nesses pacientes. Os cuidados de enfermagem envolvem a administração de grandes volumes de líquidos prescritos antes e depois do início da terapia citotóxica, acidificação urinária com pH abaixo de 7,0, a fim de se evitar o depósito do ácido úrico nos túbulos renais, administração de medicamentos prescritos, como alopurinol e resina iônica, para tratar desequilíbrios eletrolíticos, entre outros.

Em relação às fases pré-, trans- e pós-TCTH, julgue os itens que se seguem.

Na primeira etapa do TCTH, denominada condicionamento, as condutas de enfermagem são específicas para o controle da toxicidade em diferentes sistemas e da hipersensibilidade.

Julgue os itens que se seguem, referentes aos instrumentos de avaliação em cuidados paliativos.

Pacientes avaliados pela escala de Karnofsky que apresentem desempenho de 80% têm indicação precoce de assistência em cuidados paliativos.

Os pacientes com leucemia enfrentam inúmeras dificuldades, seja relativas às complicações geradas pela doença, seja relativas às complicações decorrentes do tratamento terapêutico, o que os obriga a internações frequentes, muitas vezes em unidades de tratamento intensivo. Acerca da assistência de enfermagem ao pacientes críticos com leucemia mieloide aguda, julgue os itens subsequentes.

O risco de sangramento devido a trombocitose deve ser considerado; assim, deve-se buscar sinais de equimoses e petéquias, bem como de sangramentos gastrintestinais, pulmonares ou intracranianos.

Acerca da assistência de enfermagem no controle de sintomas em cuidados paliativos, julgue os itens que se seguem.

O delirium é um distúrbio mental global que se instala progressivamente em indivíduos anteriormente lúcidos e alertas, sem associação a uma doença grave concomitante.

Considerando a conduta de enfermagem no manuseio do acesso venoso central de longa e curta permanência, julgue os itens que se seguem.

A coleta de sangue para a dosagem de ciclosporina (CSA) pela via na qual essa substância foi infundida resultará em um valor falsamente elevado, mesmo utilizando o método de descarte de sangue antes da coleta da amostra que será analisada.

Acerca dos aspectos que envolvem o cuidado dos pacientes submetidos ao TCTH, julgue os itens subsequentes.

Sialorreia, odinofagia, esofagite e sangramento são manifestações clínicas típicas de mucosite, uma das complicações pós-TCTH.

A respeito da terapêutica analgésica, julgue os itens a seguir.

A dor após radioterapia ou quimioterapia pode ocorrer devido a neuropatias e mucosites.

Julgue os itens a seguir, acerca da monitorização hemodinâmica não invasiva.

A monitorização eletrocardiográfica contínua exige a presença de três eletrodos colocados na região anterior do tórax, os quais permitem a avaliação das derivações DI, DII, DIII, aVR, aVL e aVF.

Em relação aos cuidados de enfermagem com o paciente cirúrgico durante a cirurgia e na recuperação pós-anestésica, julgue os itens subsequentes referentes a competências do enfermeiro, critérios de avaliação do paciente, posicionamento no leito e gravidade das úlceras de compressão.

A posição de proclive consiste em elevação da cabeceira, os pés são abaixados, oferecendo melhor acesso à cabeça e ao pescoço. Essa posição é indicada para cirurgias de ombro, cabeça e pescoço, oftalmológicas e cirurgias plásticas de face, nariz entre outras.

Em relação ao TCTH, julgue os itens de 65 a 70.

Paciente em TCTH em uso de Ciclosporina A deve ser orientado quanto a alguns cuidados no uso desse medicamento, a saber: a necessidade de adesão rigorosa ao horário de administração, a importância de ingeri-la com alimentos, a possibilidade de ingeri-la com outras medicações, a exemplo do Tacrolimus, bem como a necessidade de comunicar ao médico quando for incapaz de ingeri-la devido efeitos colaterais gastrointestinais.

As drogas vasoativas são utilizadas com a finalidade de restaurar a pressão de perfusão tecidual de alguns pacientes hemodinamicamente instáveis, com certa frequência, em ambientes de unidades de tratamento intensivo. Acerca desse assunto, julgue os itens abaixo.

A dobutamina é um agonista dos receptores beta cardíacos, tem efeito inotrópico positivo e não causa liberação de noradrenalina endógena. O início de sua ação ocorre em poucos minutos após a administração e o seu tempo de meiavida plasmática é de 2 minutos, sendo ela excretada pela urina.

A pele é um órgão de proteção importante, capaz de manter a homeostase do indivíduo. Julgue os itens a seguir, acerca dos cuidados e da avaliação da integridade da pele.

No exame físico da pele, deve-se realizar a palpação, observando-se textura, umidade, temperatura, mobilidade, turgor e edema.

Julgue o item abaixo, relativo à humanização em UTI.

É importante haver o acolhimento do paciente admitido na UTI e(ou) do familiar deste, buscando apresentar-se com o nome e cargo, explicando os propósitos da internação e o planejamento inicial de cuidados a ser instituído; além disso, deve-se tratá-lo(s) por seu(s) próprio(s) nome(s), utilizando terminologia compatível para o entendimento da situação.

A coleta de sangue na placenta poderá ser realizada com a placenta ainda in útero ou após a sua dequitação (ex-útero). Se optar pela coleta ex-útero, a placenta deverá ser suspensa por um membro da equipe, com auxílio de compressas de gaze, favorecendo a gravidade. A retirada da placenta quando manual deverá ser cuidadosa, visto que a fragmentação da mesma acarreta em perdas significativas de sangue de cordão.

A neutropenia caracteriza-se por valores de neutrófilos inferiores a 2.500/mm3. Valores menores ou iguais a 1.000/mm3 demonstram neutropenia severa e moderada, respectivamente. A ocorrência de febre associada a neutropenia caracteriza uma emergência oncológica.

Com respeito aos critérios de inclusão e exclusão de doadoras de sangue do cordão umbilical e placentário (SCUP), julgue os itens a seguir.

São candidatas à doação de SCUP as gestantes que satisfaçam pelo menos uma das seguintes condições: idade entre 18 e 36 anos, inclusive, que tenha se submetido, no mínimo, a duas consultas pré-natais documentadas; idade gestacional igual ou superior a 35 semanas, peso fetal igual ou superior a 2.000 g, bolsa rota há menos de 12 horas, trabalho de parto sem anormalidade, ausência de processos infecciosos durante a gestação e doenças que possam interferir com a vitalidade placentária.

Julgue os itens que se seguem em relação à sistematização da assistência de enfermagem perioperatória (SAEP) e sobre anestesia e analgesia.

Anestesia regional é definida como uma perda reversível da sensação quando um anestésico local é injetado para bloquear ou anestesiar a condução nervosa a uma extremidade ou região do corpo. Um exemplo é a anestesia raquidiana.

Em relação ao TCTH, julgue os itens de 65 a 70.

Entre as complicações iniciais do transplante de células TCTH e seus aspectos clínicos incluem neutropenia, anemia e trombocitopenia, podendo ser mais comum em pacientes com anemia aplásica ou naqueles que recebem transplantes de doadores sem parentesco.

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!