← Mais simulados

Simulado: Atividade Técnica - Engenharia de Software - MEC - ii

Ao Terminar de Resolver o Simulado, Clique em Corrigir para ver o Gabarito. Questões da Prova - Atividade Técnica - Engenharia de Software - MEC - ii.

2 resolveram
50% acertos
Difícil
0 gabaritaram
0 ótimo
1 bom
1 regular
0 péssimo

A respeito do gerenciamento de serviços de TI de acordo com o ITIL versão 3, julgue os itens subsequentes.

O modelo RACI (responsible accountable consulted informed) é utilizado para a definição de papéis e responsabilidades em determinados processos ou atividades; nesse modelo, a pessoa cobrada (accountable) pela atividade responde por sua execução e, para cada atividade, há um, e somente um, accountable.

Acerca de métricas e arquiteturas de sistemas, julgue os itens que se seguem.

A identificação dos ALIs somente é possível após o desenvolvimento do modelo relacional do sistema, no qual são descritos as entidades, os atributos e os relacionamentos.

Acerca de gerenciamento de defeitos de software, julgue os próximos itens.

Para encontrar defeitos em software, podem ser utilizadas diversas técnicas, sendo uma delas a técnica operacional, em que uma falha na operação do software corresponde a um defeito.

No que se refere a conceitos e garantia da qualidade de software, julgue os itens subsequentes.

A garantia de qualidade de software possui padrões, entre eles os padrões de processo, que se aplicam ao produto do software em desenvolvimento e que incluem a estrutura de documentos de requisitos.

Acerca de métricas e arquiteturas de sistemas, julgue os itens que se seguem.

A APF tem fórmulas específicas para projetos novos e para manutenção de legados, sendo compatível até mesmo para contagem de sistemas transacionais de grande porte.

Em relação aos tipos de teste de software, julgue os itens subsequentes.

Testes unitários são aplicados a uma combinação de componentes, para que sejam verificados o funcionamento em conjunto desses componentes e o atendimento dos requisitos do software como um todo.

Tendo em vista que um processo de software pode ser definido como um conjunto de procedimentos estruturados, que combina ferramentas e técnicas para produzir determinado produto, julgue os itens subsequentes.

Assim como no modelo em cascata, no RUP (Rational Unified Process) as fases de concepção, elaboração, construção e transição coincidem com as atividades técnicas do processo de desenvolvimento de software.

Julgue os itens subsecutivos, referentes à engenharia de requisitos.

A rastreabilidade dos requisitos, além de documentar as solicitações de mudança, indicando o solicitante, o motivo e a sua propriedade, ajuda a estimar os recursos de hardware e software necessários ao desenvolvimento do produto de software, permitindo um adequado gerenciamento de requisitos.

Ferramentas CASE (computer-aided software engineering) são softwares utilizados para apoiar as atividades do processo de software, como, por exemplo, engenharia de requisitos, projeto, teste etc. Julgue os itens seguintes, acerca dessas ferramentas.

Geradores de referência cruzada, analisadores estáticos e analisadores dinâmicos são exemplos de ferramentas CASE de análise de programa.

Julgue os próximos itens, a respeito de ambiente de teste de software.

A implementação do ambiente de teste deve ser feita durante a preparação do processo de teste, devendo o responsável pela execução ser identificado na matriz de responsabilidades.

Julgue os itens a seguir, relativos aos processos de teste de software.

A elaboração de scripts para teste é um dos insumos necessários na etapa de planejamento.

Acerca de gerenciamento de defeitos de software, julgue os próximos itens.

Se um usuário, ao testar uma aplicação desenvolvida para web, utilizando um navegador para acessá-lo, identifique lentidão na etapa de autenticação e dificuldades para navegar e achar facilmente os assuntos que deseja, esses tipos de defeitos são caracterizados, respectivamente, como defeito de desempenho e defeito de usabilidade.

Julgue os itens a seguir, relativos aos processos de teste de software.

Na etapa de execução, os roteiros dos testes são insumos necessários, que descrevem a relação dos casos de testes e a previsão de execução.

No que concerne a engenharia de requisitos, julgue os itens que se seguem.

A rastreabilidade de requisitos ocorre apenas na relação entre os requisitos propriamente ditos e os artefatos ou subprodutos de desenvolvimento gerados.

Em relação aos tipos de teste de software, julgue os itens subsequentes.

Para a verificação da capacidade de proteção do software, são utilizados testes de interoperabilidade.

Tendo em vista que as características de qualidade do produto de software permitem identificar uma série de fatores de influenciam na avaliação de um produto de software, julgue os itens de 125 a 127.

A usabilidade representa a facilidade de utilizar o produto. Características como atratividade, compreensibilidade, eficiência de uso, facilidade de memorização e apreensibilidade, permitem orientar uma avaliação nesse contexto.

Julgue os itens que se seguem, relativos à modelagem da informação.

Modelagem da informação consiste em um conjunto de procedimentos, técnicas, ferramentas e documentos auxiliares que ajudam os profissionais de informação em seus esforços para representar o domínio observado e os objetos informacionais pertencentes a esse domínio.

Com relação à análise e avaliação de riscos em projetos de teste de software, julgue os itens que se seguem.

Se detectar que sua equipe de teste possui metodologia inadequada para testes, o gerente de testes deve considerar esse fato como um risco para o processo de teste.

Com referência à qualidade de software e às métricas utilizadas na avaliação de processos e projetos de software, julgue os itens a seguir.

Na análise por pontos de função, as transações que podem alterar o comportamento do sistema sem que os arquivos lógicos internos sejam modificados denominam-se função do tipo transação entrada externa (EE).

Julgue os itens subsecutivos, referentes à engenharia de requisitos.

A rastreabilidade bidirecional ocorre tanto de forma horizontal quanto vertical: a vertical estabelece a dependência entre os requisitos ou produtos de trabalho em um mesmo nível, podendo ocorrer em relação aos requisitos entre si ou entre códigos de unidades dependentes; a horizontal estabelece um rastreamento a partir de um requisito fonte, passando pelos requisitos de mais baixo nível, até atingir o nível de decomposição mais baixo do produto.

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!