← Mais simulados

Simulado: Atividade Técnica - Ciência da Computação - Banco de Dados - MEC

Simulados, Provas e Questões - Atividade Técnica - Ciência da Computação - Banco de Dados - MEC. Ao Terminar de Resolver o Teste, Clique em Corrigir para ver o Gabarito.

1 resolveram
100% acertos
Muito fácil
1 gabaritaram
1 ótimo
0 bom
0 regular
0 péssimo

Julgue o item abaixo, relativo a bancos de dados textuais.

Em um banco de dados textual com hiperligações, em linguagem natural, os dados são altamente restringidos e suportam alto grau de computação.

Com relação a modelagem de dados e OLAP, julgue os próximos itens.

As crosstabs, ou tabulações cruzadas, podem apresentar várias dimensões, em que são consideradas variáveis independentes, e a interseção entre as células da tabela contém valores de variáveis dependentes correspondentes a elas.

A respeito de portais corporativos, bancos de dados textuais e tipos de dados, julgue os itens a seguir.

Diferentemente dos bancos de dados relacionais, os textuais não possuem índices para recuperação da informação, haja vista não terem campos específicos. Em vez de índices, esses bancos de dados possuem stopwords, que são palavras-chaves utilizadas como base nas consultas de dados.

Julgue os itens seguintes, a respeito de dependência funcional e normalização.

Quando um esquema de relação tem mais de uma chave, cada uma delas é denominada chave-candidata, e, nesse caso, deve-se decompor a relação com base nas dependências funcionais até que somente uma chave primária permaneça na relação.

Julgue os itens seguintes, a respeito do modelo relacional.

Entidades podem ser classificadas por meio de seus atributos identificadores; assim, uma entidade pode ser classificada em entidade forte, entidade fraca e entidade associativa.

Acerca de normalização de dados, julgue os itens subsecutivos.

A normalização de tabelas em um banco de dados relacional elimina a fragmentação dos dados, reduzindo o espaço exigido para armazená-los.

A respeito da modelagem de dados, julgue os itens que se seguem.

Um esquema lógico de dados é o resultado da implementação dos requisitos identificados na modelagem conceitual sob a ótica da abordagem relacional.

Julgue os itens a seguir, referentes a online analytical processing (OLAP).

A técnica roll-up é a combinação de células de uma ou mais dimensões definidas em um cubo.

Um banco de dados representa algum aspecto do mundo real, chamado de universo do discurso; alterações nesse universo refletem-se no banco de dados. Acerca de banco de dados, julgue os itens a seguir.

A definição de estruturas de armazenamento das informações, a definição dos mecanismos para a manipulação dessas informações e a garantia de segurança das informações armazenadas diante de falhas ou acesso não autorizado são características do gerenciamento de informações no uso de sistemas de banco de dados.

Com relação à modelagem de dados, julgue os próximos itens.

Um agregado é tratado como uma entidade composta por um único relacionamento, servindo para que relacionamentos múltiplos sejam decompostos.

Julgue os itens a seguir, referentes a online analytical processing (OLAP).

A técnica slice-and-dice consiste em fazer uma exploração em diferentes níveis de detalhe das informações, possibilitando analisar informação tanto diariamente quanto anualmente, partindo da mesma base de dados.

Com relação a modelagem de dados e OLAP, julgue os próximos itens.

Um drill down corresponde a ir de um nível mais baixo para um nível mais alto de agregação, ao passo que um drill up permite uma navegação pelas hierarquias em direção contrária.

Julgue os itens subsequentes, referentes a exportação e importação de bases de dados.

Uma das alternativas para a transferência de dados de um servidor para outro, ou para a realização de cópias de segurança (backup), é utilizar a exportação, ferramenta presente em todos os SGBDs disponíveis no mercado.

Acerca de modelagem de dados, julgue os próximos itens.

Uma restrição importante das entidades de um tipo entidade é a chave ou restrição de unicidade. Um tipo entidade tem, geralmente, um ou mais atributos, denominado atributo-chave, cujos valores são distintos para cada uma das entidades do conjunto de entidades e podem ser usados para identificar cada entidade univocamente.

Tendo em vista que o SQL, embora padronizado pela ANSI e pela ISO, possui variações e extensões produzidas pelos diferentes fabricantes de sistemas gerenciadores, julgue o item abaixo.

No nível de isolamento 1 definido no SQL ANSI-92, nenhum bloqueio é considerado ou honrado ao se lerem dados nesse nível de isolamento.

Julgue os itens seguintes, a respeito do modelo relacional.

No modelo relacional, um subconjunto de um produto cartesiano de uma lista de domínios define uma relação.

Julgue os itens subsequentes, referentes a exportação e importação de bases de dados.

Ainda que se tenha o cuidado de manter a compatibilidade de versão do banco de dados, de logar com privilégios de administrador e de manter toda a configuração do ambiente de origem, os dados de origem, durante a importação de dados, não chegarão íntegros ao destino, devido à ocorrência de problemas de acentuação e perda de caracteres especiais.

Julgue os itens subsecutivos, referentes a arquitetura e políticas de armazenamento de dados e funções.

Slotted-page é uma técnica utilizada para a organização de registros dentro de um único bloco e exige que não haja ponteiros assinalando diretamente para os registros.

Julgue os itens a seguir, relativos à transformação do modelo conceitual.

Na criação do banco de dados físico, é recomendável deixar fora do banco de dados os módulos de software (procedures etc.) que utilizem e manipulem dados, a fim de se evitarem problemas de segurança e desempenho.

No que concerne a workflow e gerenciamento eletrônico de documentos e processos, julgue os itens que se seguem.

A document imaging é uma das tecnologias que auxiliam no gerenciamento eletrônico de documentos por meio de captura de imagens de documentos físicos, do controle de qualidade, assim como da indexação.

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!