← Mais simulados

Simulado: Tecnologista Júnior - Biologia - Práticas Laborais - INCA - iv

Questões da Prova - Tecnologista Júnior - Biologia - Práticas Laborais - INCA - iv. Ao Terminar de Resolver o Simulado, Clique em Corrigir para ver o Gabarito.

3 resolveram
45% acertos
Difícil
0 gabaritaram
0 ótimo
2 bom
1 regular
0 péssimo

Julgue os itens seguintes, relativos ao processamento histológico dos tecidos.

Os fixadores são substâncias que visam manter a integridade dos tecidos após a morte, evitando as alterações da constituição química celular, fixando proteínas e inativando enzimas proteolíticas.

Julgue os itens a seguir, relativos à microscopia confocal.

A imagem coletada é apenas a imagem iluminada que alcança o detector, e as imagens de planos anteriores e posteriores são bloqueadas.

Acerca das aplicações dos radiofármacos na cintilografia e no SPECT, julgue os próximos itens.

O 133Xe é usado para avaliação da ventilação pulmonar na cintilografia.

Com relação ao Código Internacional de Doenças para a Oncologia (CID-O), julgue os itens seguintes.

Os códigos referentes ao comportamento biológico da neoplasia indicam se ela é benigna, se tem potencial maligno incerto, se é uma lesão maligna in situ, se é uma lesão maligna invasiva ou se é metastática.

campo da análise genômica apresentou um avanço significativo com a popularização da técnica de reação em cadeia da polimerase, ou PCR (do inglês polymerase chain reaction) em tempo real. Considerando as características dessa técnica, julgue os seguintes itens.

Na PCR em tempo real, são empregados agentes ligantes de DNA ou sondas de hidrólise, de modo a garantir a emissão de fluorescência.

Considere uma situação em que um indivíduo apresenta uma anomalia genética que reduz a atividade da enzima glicuronil transferase para cerca de 10% de sua atividade normal. Em relação aos achados laboratoriais esperados nessa situação, julgue os itens a seguir.

A anomalia em questão tem como consequência o impedimento da entrada de bilirrubina nos hepatócitos.

O microscópio óptico é um instrumento indispensável aos trabalhos laboratoriais, fornece imagens ampliadas e de grande precisão, tornando possível a observação de estruturas invisíveis à vista desarmada. Acerca das possíveis melhoras da qualidade e da resolução na imagem da microscopia óptica de luz, julgue os itens subsequentes.

Na observação de tecidos animais ou vegetais em que as células estejam justapostas, é necessário fazer finos cortes de modo que esses se apresentem translúcidos.

Julgue os itens subsequentes, acerca das técnicas de marcação para a análise por citometria de fluxo.

A utilização de EGTA no tampão de preparação de células a serem marcadas com indo-1 não é recomendada porque poderá influenciar o resultado da análise.

Julgue os itens subsequentes levando em consideração o trabalho com maior segurança dentro de um laboratório.

A contaminação com microrganismos em um laboratório pode-se dar por via aérea, cutânea, ocular e oral.

No que se refere aos métodos empregados no processamento histológico e em imunomarcações e das características microscópicas de tecidos e células, julgue os próximos itens.

Os ácinos mucosos da glândula parótida contêm grânulos secretores de zimogênio com mucopolissacarídios neutros.

Em relação à utilização da PCR em tempo real para ensaios de quantificação, julgue os itens subsequentes.

Um ensaio de quantificação absoluta, na PCR de tempo real, permite monitorar o estado de uma doença.

Julgue os itens seguintes, relativos ao processamento histológico dos tecidos.

O ácido pícrico é um fixador que tem grande ação descalcificante.

Sobre os lasers e espectros de emissão e excitação dos corantes utilizados em citometria de fluxo, julgue os itens que se seguem.

Os lasers que podem ser utilizados para citometria de fluxo provêm dos gases argônio, hélio-neônio (mistura) e criptônio e podem emitir luz em comprimentos de onda que variam aproximadamente entre 360 nm a 560 nm.

A técnica de hibridação genômica comparativa é uma técnica de citogenética molecular que visa a detecção de ganhos e perdas de DNA. Tem grande aplicação no estudo do câncer, principalmente na análise de tumores com rearranjos cromossômicos complexos. A respeito dessa técnica, julgue os itens subsequentes.

Essa técnica permite a identificação de rearranjos cromossômicos balanceados.

Considerando os aspectos de preparo, coleta e transporte de amostras referentes a análises clínicas, julgue os itens a seguir.

A coleta de sangue capilar por punção cutânea é corretamente realizada com lanceta, que deve penetrar 12 mm em região tibial anterior.

Acerca das funções dos diferentes reagentes utilizados nos protocolos empregados para o isolamento de ácidos nucleicos, julgue os itens subsequentes.

O dimetil pirocarbonato é um reagente de baixa toxicidade, pouco volátil e facilmente degradável à temperatura ambiente.

Considere uma situação em que um indivíduo apresenta uma anomalia genética que reduz a atividade da enzima glicuronil transferase para cerca de 10% de sua atividade normal. Em relação aos achados laboratoriais esperados nessa situação, julgue os itens a seguir.

Espera-se encontrar níveis de bilirrubina conjugada elevados.

Considerando os aspectos que são importantes na preparação de um esfregaço citológico, julgue os próximos itens.

Para o exame do escarro o doente deve ser orientado a executar a colheita logo após levantar e escovar os dentes, realizando cuidadosa lavagem da cavidade oral.

Julgue os itens a seguir, relativos à microscopia confocal.

A microscopia confocal proporciona um meio para observar os componentes estruturais e as variações iônicas de células vivas e de tecidos em tempo real, porém, exige um tipo de fixação específico.

O uso do microscópio confocal surgiu do desejo de se obter as imagens dos eventos biológicos que ocorrem in vivo. Entre as várias aplicações para a microscopia confocal destaca-se a obtenção de imagens valiosas de amostras vivas e de informação computadorizada tridimensional na pesquisa biológica, na análise química e de materiais, permitindo a localização tridimensional de estruturas e moléculas marcadas com fluorocromos. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

Não há nenhuma relação entre a espessura dos cortes histológicos e a penetração do fluorocromo utilizado para coloração com as propriedades de transparência do tecido que forma a amostra, na microscopia confocal. Mas o tempo de observação deve ser limitado, uma vez que os radicais livres que são produzidos durante o tempo de excitação dos fluorocromos danificam as células e tecidos não fixados.

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.