← Mais simulados

Simulado: Recenseador - Conhecimentos Técnicos Específicos sobre o IBGE

Ao Terminar de Resolver o Simulado, Clique em Corrigir para ver o Gabarito. Questões da Prova - Recenseador - Conhecimentos Técnicos Específicos sobre o IBGE.

5 resolveram
60% acertos
Médio
0 gabaritaram
1 ótimo
3 bom
1 regular
0 péssimo

Sobre o Mapa do Setor Censitário (digital), é correto afirmar que:
A data de referência para o Teste de Homologação é:
Com base na apostila de “Estudo dos conhecimentos técnicos a serem aplicados no Teste de Homologação de Equipamentos e Sistemas do Censo Demográfico 2020”, é correto afirmar que:

Setor Censitário que abrange baixa quantidade de domicílios, ou onde não foi identificada a presença de domicílios”.

A definição acima se refere a qual tipo de Setor Censitário?

O IBGE oferece um panorama objetivo e atual do país, com a produção e a disseminação de informações de natureza estatística, geográfica e ambiental. Assinale a alternativa que corresponde a uma das atribuições do IBGE:
A abordagem correta do Recenseador contribui para uma resposta mais rápida e diminui a possibilidade de recusa do informante em prestar as informações. Neste sentido, é fundamental que o Recenseador consiga construir uma relação de parceria com o informante. Qual das condutas abaixo corresponde a uma postura adequada do Recenseador?
O domicílio só será caracterizado corretamente quando forem atendidas, simultaneamente as condições de:
As coordenadas geográficas são um importante recurso para o trabalho nos Setores Censitário. Por meio dos valores “latitude” e “longitude” consegue identificar qualquer ponto na superfície da terra. Os valores de latitude e longitude podem ser obtidos através de um receptor de sinais de satélites, que se encontra integrado ao DMC. Qual alternativa refere-se a longitude?
Com relação ao Manual do Recenseador e ao Manual de Entrevista, é correto afirmar que:
Em caso de resistência à prestação de informações ao IBGE, é necessário que o Recenseador consiga apresentar argumentos convincentes ao informante relutante. São exemplos desses argumentos, EXCETO:
Para fins de coleta, o IBGE identifica as estruturas territoriais por meio dos Setores Censitários. Qual Setor Censitário é caracterizado pela forma de ocupação ilegal de terrenos de propriedade alheia (públicos ou privados) para fins de habitação em áreas urbanas e, em geral, caracterizados por um padrão urbanístico irregular, por carência de serviços públicos essenciais e pela localização em áreas restritas à ocupação?
Sempre que necessário, o Recenseador deverá comparecer ao Posto de Coleta para que o Supervisor possa avaliar o seu trabalho e corrigir possíveis falhas. Nos casos em que o supervisar indicar a necessidade de corrigir algum dado coletado, o que deve ser feito?
Em relação ao Censo Demográfico realizado pelo IBGE, é correto afirmar que:
Não será considerada moradora no domicílio de origem, mas sim no local onde se encontrava, ainda que a ausência seja inferior a 12 meses, a pessoa que:

O Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) é o equipamento para registro e armazenamento das informações coletadas em campo. Neste dispositivo é possível acessar:

I. mapa do setor censitário (digital);

II. manual do recenseador;

III. manual de entrevista;

IV. mapa do setor censitário (papel) ;

V. questionários (básico e amostra);

VI. lista de endereço;

VII. crachá do recenseador.

Estão corretos os itens:

Sobre o Posto de Coleta, é correto o que se afirma em:
A segurança das informações é um aspecto que deve ser demonstrado nas atitudes do Recenseador, com o qual possui deveres e responsabilidades junto ao IBGE. Sobre o sigilo das informações, é correto afirmar que:

A lista de endereços, um dos recursos do Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), é composta por endereços trabalhados no setor censitário em pesquisas anteriores e é também chamada de “lista prévia”.

Assinale a alternativa que corresponde às orientações que o recenseador deverá seguir para atualizar a lista de endereços (prévia):

As alternativas abaixo referem-se ao trabalho e às características do recenseador, EXCETO a alternativa:
É de suma importância que o Recenseador apresente uma postura de trabalho adequada e use sempre o crachá de identificação. O crachá é o documento que credencia o funcionário a realizar a pesquisa para o IBGE. Sobre os itens presentes no crachá, é correto afirmar que é composto por:

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.