← Mais simulados

Simulado: Analista de Sistemas - Engenharia de Software - Petrobras - v

Simulados, Provas e Questões - Analista de Sistemas - Engenharia de Software - Petrobras - v. Ao Terminar de Resolver o Teste, Clique em Corrigir para ver o Gabarito.

1 resolveram
15% acertos
Muito difícil
0 gabaritaram
0 ótimo
0 bom
0 regular
1 péssimo

Em uma aplicação distribuída que possua uma camada de objetos de negócio localizada no servidor da aplicação, há a necessidade de comunicação entre processos que estão sendo executados nas máquinas cliente e servidora. Para implementar essa comunicação, é possível o uso do padrão Fachada Remota (Remote Facade), do catálogo P of EAA. Nesse contexto, considere as afirmações a seguir.

O uso do padrão Fachada Remota para intermediar chamadas a processos em execução por um servidor de aplicações, a partir de um cliente fisicamente remoto, aumenta o desempenho da aplicação.

PORQUE

Uma característica do objeto Fachada Remota é que ele implementa parte da lógica de negócio no lado cliente, o que diminui a quantidade de chamadas necessárias ao servidor.

Analisando as afirmações, conclui-se que

Uma das características do Processo Unificado (Unified Process) é ser dirigido a casos de uso (use case driven). Nesse contexto, analise as afirmações a seguir.

O modelo de casos de uso representa o comportamento de um sistema, conforme percebido do ponto de vista externo a esse sistema.

PORQUE

A construção do modelo de classes conceituais de um sistema pode usar como ponto de partida o modelo de casos de uso.

A esse respeito, conclui-se que

Na engenharia de software, o gerenciamento de configuração de software tem como objetivo

No Projeto de Interfaces de software modelados e projetados segundo o paradigma da orientação a objetos, diversos artefatos da UML 2.0 são utilizados para a construção do mapa de navegação das telas. Um diagrama NÃO adequado a essa tarefa é o de

Sobre métricas estudadas pela engenharia de sofware, pode-se afirmar que:

I - um número alto de operações sobrescritas corresponde a uma métrica de software e indica que a superclasse usada pode não ser uma classe-mãe apropriada para a subclasse;

II - a complexidade ciclomática é caracterizada pelo número de caminhos independentes no código e determina o limite superior para o número de testes que devem ser executados, garantindo que todas as instruções serão executadas pelo menos uma vez;

III - COCOMO e Ponto de Função são técnicas de medição cujo principal objetivo é estimar o esforço necessário para a construção do software.

É correto o que se afirma em

Em uma reunião com um dos principais interessados (stakeholders) de um projeto, é pedido ao gerente para adiantar a entrega final do projeto. O que poderia ser feito para atender a esse pedido?

O Padrão de Projeto Decorador é formado por uma hierarquia de classes cuja classe mais genérica representa um componente ou um componente abstrato. Para o padrão ser útil, essa classe deve ser diretamente especializada em, pelo menos, outras duas classes que representam um(a)

Em Projeto de Interfaces de Software, estilos de interação são as formas por meio das quais os usuários se comunicam ou interagem com os sistemas computacionais. Dentre as formas abaixo, qual NÃO representa um estilo de interação de uma interface de software?

A verificação de software é um processo mais abrangente que o processo de validação de software.

PORQUE

O objetivo da validação é assegurar que o sistema atenda às expectativas do cliente, enquanto que a verificação envolve testes de correção do produto.

Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que

A ISO 9001:2000 se baseia em princípios de gestão da qualidade. São exemplos desses princípios:

No contexto de qualidade de software e métricas de software, coesão e acoplamento são medidas

A arquitetura de 3 camadas é comumente utilizada no desenvolvimento de aplicações para Internet. Nesse tipo de arquitetura, a lógica da aplicação é dividida entre as camadas físicas cliente, servidor de aplicação e banco de dados. NÃO é característica deste tipo de arquitetura o(a)

Em uma empresa de software, foram mapeados os processos a seguir.

• Desenvolvimento Inicial de Software: processo em que, a partir de um Escopo Inicial de Projeto validado pelo cliente, será desenvolvido o Projeto do sistema. O Desenvolvimento Inicial de Software se inicia a partir do momento em que o Escopo Inicial do projeto esteja documentado, ajustado e aprovado. Esse processo vai ter duração flexível, de acordo com a complexidade do projeto.

• Instalação de Infraestrutura: esse processo só é iniciado quando, ocasionalmente, se deseja montar um novo laboratório, ou uma nova sala de apoio da empresa. Ele utiliza o Documento de Infraestrutura gerado por um outro processo, que vai conter todos os dados de execução da montagem da infraestrutura. Sua duração vai depender do tipo de infraestrutura que se está pedindo: se for uma sala, a duração é de 1 semana, se for de um laboratório, será de 2 semanas.

• Levantamento de Negócios: esse processo é cumprido pela equipe de vendas, que é fixa, e se destina a fazer um levantamento inicial de um sistema que foi vendido, produzindo um Escopo Inicial de projeto, que será validado pelo cliente ao final do processo; deve ser cumprido em até 2 semanas, independente da complexidade do sistema e inicia-se com um Documento de Viabilidade e um Contrato Inicial de Projeto, indicando que o cliente já acordou os termos desse projeto. Considere as afirmativas abaixo, que são resultados da análise sobre o que foi dito desses processos.

I - O processo de Desenvolvimento Inicial de Software faz parte do grupo de processos principais e críticos da empresa, pois influencia diretamente a satisfação do cliente e a operacionalização do produto da empresa e tem uma séria dependência do tempo, que faz com que haja impactos no resultado financeiro da empresa, caso gere atrasos.

II - O caso de a duração do processo de Instalação de Infraestrutura ser dependente do tipo de ambiente (sala ou laboratório) pode indicar que esse processo possui, na verdade, dois subprocessos principais: um relativo à Instalação de Infraestrutura de Sala e outro, à Instalação de Infraestrutura de Laboratório, sendo que a decisão de qual subprocesso seria ativado dependeria da entrada, que é o Documento de Infraestrutura .

III - Há uma indicação de que os processos de Desenvolvimento Inicial de Software e de Levantamento de Negócios sempre vão depender de forma direta do processo de Instalação de Infraestrutura, pois qualquer atraso em uma atividade do processo de Instalação de Infraestrutura pode paralisar o Levantamento de Negócios e atrasar o Desenvolvimento Inicial de Software e, deste modo, pode-se interpretar o processo de Instalação de Infraestrutura como um processo crítico.

IV - O Levantamento de Negócios é um processo paralelo ao processo de Desenvolvimento de Inicial de Software; a entrada de ambos os processos seria originária de um mesmo processo anterior e sua saída não influencia o processo de Desenvolvimento Inicial do Software (que não depende dela) e, pelo fato de sua duração e equipe serem fixas, gera menos impacto financeiro na empresa.

Está (estão) correta(s) APENAS a(s) alternativa(s)

Duas equipes de desenvolvimento de software diferentes obtiveram os seguintes resultados durante sua fase de teste:

- a equipe A encontrou 345 erros, por mês, nos testes de software de um sistema antes da entrega;

- a equipe B encontrou 184 erros, por semana, nos testes de software de um sistema antes da entrega.

Considerando-se que o mês de trabalho teve 30 dias e a semana 7 dias, tratando-se de indicadores de desempenho e avaliação,

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!