← Mais simulados

Simulado: Técnico Tecnologia da Informação - Engenharia de Software - BANRISUL

Ao Terminar de Resolver o Simulado, Clique em Corrigir para ver o Gabarito. Questões da Prova - Técnico Tecnologia da Informação - Engenharia de Software - BANRISUL.

1 resolveram
10% acertos
Muito difícil
0 gabaritaram
0 ótimo
0 bom
0 regular
1 péssimo

Assinale a alternativa que apresenta os estados possíveis de um defeito, definidos por padrão, na ferramenta MantisBT 2.0.

___________ se preocupa com todos os aspectos do desenvolvimento de sistemas computacionais, incluindo engenharia de hardware, software e processo; e _________ é uma disciplina da engenharia que se preocupa com todos aspectos da produção de software, desde os estágios iniciais da especificação do sistema até sua manutenção, quando o sistema já está sendo usado.

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto acima.

Considere as seguintes afirmações sobre Manutenção de Software.

I - Manutenção de software é o processo geral de mudança em um sistema depois de liberado para uso.

II - As pesquisas concordam que a manutenção de software ocupa uma proporção menor dos orçamentos de TI do que o desenvolvimento e, portanto, os esforços durante o desenvolvimento do sistema para produção de um sistema manutenível não reduzem os custos gerais durante a vida útil do sistema.

III - Existem três diferentes tipos de manutenção de software: (1) correção de defeitos; (2) adaptação ambiental (quando algum aspecto do ambiente – tal como hardware, plataforma do sistema operacional ou outro software de apoio – sofre uma mudança); e (3) adição de funcionalidade.

Quais estão corretas?

O cronograma de um projeto não difere muito do cronograma de qualquer esforço de engenharia multitarefa. Portanto, ferramentas e técnicas generalizadas de cronogramas podem ser aplicadas com poucas modificações aos projetos de software. As interdependências entre as tarefas, por exemplo, podem ser definidas por meio de uma rede de tarefas, denominada ___________ em que tarefas são definidas para o produto como um todo ou para funções individuais.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto acima.

Os testes de segurança são projetados para investigar vulnerabilidades no ambiente, sendo tarefa do testador de segurança identificar pontos vulneráveis. Considere os seguintes elementos de segurança.

I - Firewall (bloqueadores contra ataques)

II - Autenticação

III - Criptografia

Quais podem ser implementados para proteção contra essas vulnerabilidades?

Capping é uma das formas de limitar o consumo de CPU de um conjunto específico de dispatchable units. Assinale o tipo de capping utilizado para aplicar capping a um conjunto de service class, em um Sysplex.

Considere as seguintes afirmações sobre processos de software.

I - Um processo de software é um conjunto de atividades relacionadas que levam à produção de um produto de software.

II - Os processos ágeis são uma categoria de processo de software em que o planejamento não é gradativo e, por isso, torna-se mais difícil alterar o processo de maneira que reflita as necessidades de mudança dos clientes.

III - Em organizações nas quais a diversidade de processos de software é reduzida, os processos de software podem ser melhorados pela padronização. Isso possibilita uma melhor comunicação, além de redução no período de treinamento, e torna mais econômico o apoio ao processo automatizado.

Quais estão corretas?

Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando cada risco potencial de um projeto de software às técnicas de gerenciamento de risco correspondentes.

(1) Insuficiência e/ou problemas de pessoal

(2) Cronograma e orçamento não realistas

(3) Desenvolvimento das funcionalidades erradas

(4) Desenvolvimento de uma interface com o usuário errada

(5) Constante mudança de requisitos

(6) Problemas com componentes desenvolvidos por terceiros

(7) Insuficiência de desempenho

( ) Inspeção; análise de compatibilidade.

( ) Reúso de software; depuração dos requisitos; estimativas detalhadas de esforço e custo. ( ) Simulação; modelagem; instrumentação; ajuste fino.

( ) Prototipação; uso de cenários de uso; caracterização do usuário (funcionalidade, estilo, carga de trabalho).

( ) Políticas de atração de talentos; treinamento; consolidação da equipe.

( ) Uso de abstração e ocultação da informação; desenvolvimento incremental.

( ) Pesquisa com usuários; análise da organização cliente e da missão do produto; participação do cliente na elicitação de requisitos.

A sequência numérica correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

A qualidade de serviço de um fluxo de pacotes que segue a mesma rota pode ser caracterizada pelos parâmetros:
Assinale a situação em que melhor se aplica a técnica de teste pairwise (combinação de pares).

Considere as seguintes afirmações sobre objetivos de teste.

I - A definição dos critérios de aceitação deve idealmente ocorrer depois do contrato do sistema ser assinado, pois os critérios de aceitação não fazem parte do contrato, embora possam ser acordados entre o cliente e o desenvolvedor.

II - O processo de teste deve demonstrar ao desenvolvedor e ao cliente que o software atende aos requisitos propostos.

III - Um dos objetivos do processo de teste é descobrir situações em que o software se comporte de maneira incorreta, indesejável ou de forma diferente das especificações.

Quais estão corretas?

Considere as seguintes afirmações sobre qualidade de software.

I - Uma gestão de qualidade efetiva estabelece a infraestrutura que dá suporte a qualquer tentativa de construir um produto de software de alta qualidade.

II - Um produto útil fornece o conteúdo, as funções e os recursos que o usuário final deseja, satisfazendo as exigências definidas explicitamente pelos interessados. Além disso, satisfaz a um conjunto de requisitos implícitos (por exemplo, facilidade de uso) que é esperado de todo software de alta qualidade.

III - Um software de alta qualidade gera benefícios para a empresa de software, bem como para a comunidade de usuários finais. A empresa fabricante do software ganha valor agregado pelo fato de um software de alta qualidade exigir menos manutenção, menos correção de erros e menos suporte ao cliente. A comunidade de usuários ganha um valor agregado, pois a aplicação fornece a capacidade de agilizar algum processo de negócio.

Quais estão corretas?

Considere as seguintes afirmações sobre a relação entre requisitos e teste de software.

I - A correção, a completude e a consistência do modelo de requisitos não terão forte influência sobre a qualidade de todos os produtos seguintes do desenvolvimento de software, pois o que importa para o teste é o código fonte.

II - Um dos princípios gerais das boas práticas de engenharia de requisitos é que os requisitos devem ser testáveis, isto é, o requisito deve ser escrito de modo que um teste possa ser projetado para ele. Um testador pode então verificar se o requisito foi satisfeito.

III - Testes baseados em requisitos são uma abordagem sistemática para projeto de casos de teste em que cada requisito é considerado, derivando-se, assim, um conjunto de testes para ele.

Quais estão corretas?

A estrutura de um catálogo ICF é composta por um conjunto de arquivos específicos que contêm diversas informações sobre outros arquivos, tais como volume, informação de alocação, propriedade, extensões, etc. Em qual tipo de arquivo, da estrutura de catálogo ICF, são guardadas as informações de extensões de um arquivo VSAM?
As alternativas abaixo apresentam características importantes que devem ser consideradas para o teste de aplicativos móveis, EXCETO uma. Assinale-a.
No desenvolvimento de software, o processo de teste resulta na produção de distintos artefatos. Dentre estes, documentos. Sobre o documento Plano de Teste, assinale a alternativa que apresenta o elemento que NÃO faz parte desse artefato.

As definições de atributos de qualidade abaixo representam uma meta para todo projeto de software.

_____________ é um atributo de qualidade avaliado levando-se em conta fatores humanos, estética, consistência e documentação como um todo. _____________ é um atributo de qualidade avaliado medindo-se a frequência e a severidade das falhas, a precisão dos resultados gerados, o tempo médio entre defeitos, a capacidade de se recuperar de uma falha e a previsibilidade do programa. _____________ é um atributo de qualidade medido considerando a velocidade de processamento, o tempo de resposta, o consumo de recursos, vazão (throughput) e eficiência.

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do texto acima.

Uma métrica de qualidade que traz benefícios tanto para o projeto quanto para o processo é ___________, que essencialmente é uma medida da habilidade de filtragem das ações de garantia de qualidade e controle quando são aplicadas através de todas as atividades da estrutura de processo e que também pode ser usada no projeto para avaliar a habilidade de uma equipe para encontrar erros antes que passem para a próxima atividade na estrutura do software ou para a próxima ação da engenharia de software.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto acima.

Considere as afirmações abaixo sobre subprogramas.

I - Um subprograma é ativo se, depois de ter sido chamado, iniciou a execução, mas ainda não a concluiu.

II - Toda unidade de programa chamadora é suspensa durante a execução do programa chamado, o que implica a existência de somente um subprograma em execução em qualquer dado momento.

III - O controle sempre retorna ao chamador quando a execução do subprograma se encerra.

Quais estão corretas?

Teste estático de código é realizado por ferramentas que analisam o código à procura de potenciais problemas. Considere os problemas abaixo.

I - Problemas de uso de memória e ponteiros nulos.

II - Violação de padrões de código, de acordo com alguma configuração.

III - Vulnerabilidades de segurança.

Quais problemas podem ser detectados por meio de ferramentas de análise estática?

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!