← Mais simulados

Simulado: Auxiliar Institucional - Agricultura Agropecuária - IPHAN

Questões da Prova - Auxiliar Institucional - Agricultura Agropecuária - IPHAN. Ao Terminar de Resolver o Simulado, Clique em Corrigir para ver o Gabarito.

2 resolveram
38% acertos
Difícil
0 gabaritaram
0 ótimo
1 bom
1 regular
0 péssimo

A presença de nascentes, perenes ou não, é grandemente influenciada pela capacidade de armazenamento de água da chuva no solo e pelas condições topográficas da bacia hidrográfica e é reflexo da existência de água armazenada em aquíferos. A manutenção da intensidade do seu fluxo e da qualidade da água depende, entre outros fatores, de medidas de proteção do solo e da vegetação em seu entorno. A água das nascentes, que serve para abastecer córregos e rios, pode ser utilizada para diversos fins. Para o consumo humano, é necessário armazená-la de maneira a garantir sua qualidade física, química e microbiológica.

Com relação ao tema tratado no texto, julgue os itens a seguir.

São consideradas nascentes de primeira magnitude aquelas que possuem taxa média de descarga pequena, mas que aumenta conforme aumenta a magnitude.
A respeito das práticas de enxertia e poda em plantas de parques e jardins, julgue os itens que se seguem. A poda de limpeza deve ser feita com a retirada de ramos secos e doentes, sempre cortando-se na parte seca para não contaminar a parte verde das plantas.
O maracujazeiro tem grande importância econômica, social e alimentar no Brasil e em diversos países. Ele pode ser utilizado no consumo in natura e na indústria de sucos, sorvetes, doces, geleias, além de possuir larga utilização como alimento funcional e como planta ornamental em parques e jardins, em razão da grande variedade de cores e formatos de flores e folhas. No que se refere a propagação, sistema de condução e práticas culturais e fitossanitárias essenciais ao cultivo do maracujazeiro, julgue os próximos itens. Doenças fúngicas, bacterianas e viróticas podem causar severos danos aos pomares de maracujazeiro comercial, o que pode reduzir a vida útil desses pomares para cerca de dois anos; por isso, essas doenças devem ser controladas com o manejo preventivo, com o uso, por exemplo, de variedades tolerantes e rotação de cultura e a prática do controle curativo.
Com relação aos métodos de propagação, instalação, formação de canteiros e viveiros de plantas de parques e jardins, julgue os itens seguintes. A seleção de mudas de melhor qualidade, a eliminação de plantas atípicas e com sintomas de ataque de doenças e pragas e o melhor desenvolvimento de mudas, em maiores espaços e ambientes, estão entre as principais vantagens da repicagem de mudas nas estufas e viveiros.
O maracujazeiro tem grande importância econômica, social e alimentar no Brasil e em diversos países. Ele pode ser utilizado no consumo in natura e na indústria de sucos, sorvetes, doces, geleias, além de possuir larga utilização como alimento funcional e como planta ornamental em parques e jardins, em razão da grande variedade de cores e formatos de flores e folhas. No que se refere a propagação, sistema de condução e práticas culturais e fitossanitárias essenciais ao cultivo do maracujazeiro, julgue os próximos itens. A propagação do maracujazeiro por semente é a mais praticada atualmente no Brasil, podendo ser feita por via sexuada e assexuada (estaquia e enxertia).
A respeito de irrigação e barragem, julgue os itens que se seguem. Em um sistema de aspersão convencional com diâmetro único, para a obtenção de pressão no início de uma lateral (parte da linha principal onde estão instalados os aspersores) disposta em declive sobre o terreno, deve-se somar à pressão de serviço a altura de elevação do aspersor, 75% da perda de carga na lateral e 50% do desnível ao longo da linha lateral.
A respeito das práticas de enxertia e poda em plantas de parques e jardins, julgue os itens que se seguem. O uso da poda verde proporciona melhor arejamento, com a retirada de ramos improdutivos e o desponte de ramos produtivos, mas pode resultar na morte de parte do sistema radicular e na abertura de ferimentos que facilitam a entrada de patógenos e a disseminação de doenças.

A presença de nascentes, perenes ou não, é grandemente influenciada pela capacidade de armazenamento de água da chuva no solo e pelas condições topográficas da bacia hidrográfica e é reflexo da existência de água armazenada em aquíferos. A manutenção da intensidade do seu fluxo e da qualidade da água depende, entre outros fatores, de medidas de proteção do solo e da vegetação em seu entorno. A água das nascentes, que serve para abastecer córregos e rios, pode ser utilizada para diversos fins. Para o consumo humano, é necessário armazená-la de maneira a garantir sua qualidade física, química e microbiológica.

Com relação ao tema tratado no texto, julgue os itens a seguir.

Quando o fluxo de água ocorre apenas na estação chuvosa, as nascentes são consideradas temporárias; no caso de o fluxo surgir apenas durante a chuva e durar poucos dias ou horas, elas são consideradas efêmeras.
O maracujazeiro tem grande importância econômica, social e alimentar no Brasil e em diversos países. Ele pode ser utilizado no consumo in natura e na indústria de sucos, sorvetes, doces, geleias, além de possuir larga utilização como alimento funcional e como planta ornamental em parques e jardins, em razão da grande variedade de cores e formatos de flores e folhas. No que se refere a propagação, sistema de condução e práticas culturais e fitossanitárias essenciais ao cultivo do maracujazeiro, julgue os próximos itens. Os sistemas de condução em espaldeira e latada têm sido os mais utilizados no cultivo do maracujazeiro, sendo o primeiro o que apresenta maior produtividade por hectare no caso de ambos terem dois metros de altura.
A recomendação de nutrição e adubação das plantas exige dos técnicos conhecimentos dos processos físicos, químicos, fisiológicos e bioquímicos, dada a interação da planta com os substratos químicos, que podem ser absorvidos, translocados e acumulados nos procedimentos de nutrição e adubação. Quantidades deficientes ou excessivas de nutrientes podem não cumprir suas funções e gerar distúrbios nas plantas. A esse respeito, julgue os próximos itens. Ocorre o antagonismo quando o cálcio (Ca2+) favorece a absorção exagerada de cobre (Cu2+) disponível na solução do solo.
Com relação às características dos fertilizantes e corretivos aplicáveis ao solo e às folhagens das plantas para a correção e a manutenção de níveis de fertilidade adequados, julgue os seguintes itens. O cloreto, o nitrato e o sulfato de potássio são as fontes mais comuns de fertilizantes potássicos, sendo o sulfato de potássio o que apresenta a mais baixa solubilidade.
A respeito das práticas de enxertia e poda em plantas de parques e jardins, julgue os itens que se seguem. A boa compatibilidade com o enxerto, a boa resistência às condições adversas, como o estresse hídrico, e a tolerância às doenças de solo incluem-se entre as principais características dos melhores porta-enxertos de mudas de parques e jardins.
A batata-doce pode ser utilizada como planta ornamental, como raiz tuberosa comestível, na alimentação animal e, ainda, como potencial fonte de produção de álcool. Acerca do cultivo e das práticas culturais e fitossanitárias essenciais no cultivo da batata-doce, julgue os itens a seguir. O fato de o ataque de insetos do solo causar prejuízos apenas na parte aérea da batata-doce sem danificar as raízes tuberosas permite dispensar o uso de agrotóxicos que poluem o ambiente, especialmente em jardins onde se cultiva batata-doce ornamental.

O uso adequado do solo e a adoção de um conjunto de práticas e procedimentos conservacionistas visam, não somente diminuir as forças do processo erosivo, mas também propiciar um melhor manejo do solo, para recuperar ou manter sua capacidade produtiva para a obtenção de melhor viabilidade econômica.

Tendo o texto precedente como referência e considerando os vários aspectos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

O sistema de plantio direto, como prática conservacionista em solo com boa agregação, relaciona-se a maior emissão líquida de gases de efeito estufa quando comparado ao solo sob aração e gradagens.
A batata-doce pode ser utilizada como planta ornamental, como raiz tuberosa comestível, na alimentação animal e, ainda, como potencial fonte de produção de álcool. Acerca do cultivo e das práticas culturais e fitossanitárias essenciais no cultivo da batata-doce, julgue os itens a seguir. Atualmente, em decorrência de exigências do mercado consumidor, se cultiva batata-doce com várias cores e formatos de folhas (ornamentação), casca e polpa da raiz, com preferência para a raiz de formato tipo fusiforme, ideal para o consumo in natura.
Acerca da implementação e da manutenção de parques e jardins, julgue os itens subsequentes. Implantados geralmente em espaços vazios, com espécies exóticas e visando, sobretudo, a padrões estéticos, os parques urbanos têm papel na conservação da natureza.
Com relação aos métodos de propagação, instalação, formação de canteiros e viveiros de plantas de parques e jardins, julgue os itens seguintes. Em regiões de clima quente, as estufas para a produção de mudas de espécies utilizadas em parques e jardins devem ser cobertas com plástico de polietileno de baixa densidade (PEBD) aditivado anti-ultravioleta com espessura de aproximadamente cem mícrons e altura de pé direito de dois metros, o que possibilita um microclima favorável ao cultivo dessas espécies.
Acerca da implementação e da manutenção de parques e jardins, julgue os itens subsequentes. Parques urbanos podem servir para recreação e lazer, favorecer a conservação de solos, proporcionar maior infiltração de águas, aumentar a aeração e estimular o desenvolvimento de práticas de educação ambiental, possibilitando a utilização democrática do espaço público.

A presença de nascentes, perenes ou não, é grandemente influenciada pela capacidade de armazenamento de água da chuva no solo e pelas condições topográficas da bacia hidrográfica e é reflexo da existência de água armazenada em aquíferos. A manutenção da intensidade do seu fluxo e da qualidade da água depende, entre outros fatores, de medidas de proteção do solo e da vegetação em seu entorno. A água das nascentes, que serve para abastecer córregos e rios, pode ser utilizada para diversos fins. Para o consumo humano, é necessário armazená-la de maneira a garantir sua qualidade física, química e microbiológica.

Com relação ao tema tratado no texto, julgue os itens a seguir.

Recomenda-se que o barreiro para a captação da água de chuva seja construído com a menor profundidade possível e com superfície livre extensa, com o plantio de árvores ao seu redor.
A batata-doce pode ser utilizada como planta ornamental, como raiz tuberosa comestível, na alimentação animal e, ainda, como potencial fonte de produção de álcool. Acerca do cultivo e das práticas culturais e fitossanitárias essenciais no cultivo da batata-doce, julgue os itens a seguir. Os nematoides de galhas devem ser controlados de forma preventiva, com o uso de clones tolerantes ou resistentes, ou de forma curativa, pois podem causar sérios prejuízos no cultivo de batata-doce ornamental ou comercial.

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.