← Mais simulados

Simulado: Técnico de Enfermagem - Enfermagem Clínica - INCA - i

Simulados, Provas e Questões - Técnico de Enfermagem - Enfermagem Clínica - INCA - i. Ao Terminar de Resolver o Teste, Clique em Corrigir para ver o Gabarito.

15 resolveram
37% acertos
Difícil
0 gabaritaram
0 ótimo
4 bom
10 regular
1 péssimo

Ao preparar um meio de cultura para bactérias, o técnico de um laboratório utilizou protocolos que demandavam o preparo das seguintes soluções: NaCR 0,9% (massa/volume); glicose 50 mmol/L; etanol 70% (volume/volume), sendo que estavam disponíveis no laboratório NaCR e glicose em pó, e etanol 95% (volume/volume). Também havia informações disponíveis sobre a massa molecular dos compostos: NaCR = 58,44 g/mol; glicose = 180,16 g/mol; etanol = 46,07 g/mol.

Em relação aos procedimentos corretos para o preparo das soluções descritas no texto acima, julgue os próximos itens.

O preparo de 100 mL da solução de etanol deve ser realizado diluindo-se 70 mL do etanol disponível em 30 mL de água.

Uma senhora com de 65 anos de idade está no segundo dia de internação para tratamento quimioterápico em infusão contínua com doxorrubicina. O único acesso venoso foi puncionado com jelco 22, fixado com esparadrapo, no primeiro dia de internação, no antebraço direito, e está com bom fluxo e refluxo venoso. O tratamento quimioterápico será iniciado no segundo dia de internação.

Com referência ao quadro clínico acima, julgue os itens a seguir.

O acesso periférico deve ser trocado por outro em local proximal em relação ao anterior ou ainda preferencialmente no outro membro. O dispositivo de escolha deve ser o scalp ou o jelco.

Em relação aos cuidados com o uso de hemocomponentes, julgue os itens seguintes.

As reações hemolíticas de causas mecânicas são provocadas pela transfusão de bolsas contendo hemocomponentes destruídos por hiperaquecimento da bolsa, congelamento inadequado, adição de medicamentos, material utilizado após o prazo de validade. Assim, a avaliação das condições da bolsa é fundamental.

Com relação à assistência de enfermagem aos pacientes em estado crítico portadores de hematopatias oncológicas, julgue os itens que se seguem.

A síndrome da lise tumoral é um conjunto de alterações metabólicas frequentemente decorrentes do tratamento de certas doenças neoplásicas hematológicas com baixa taxa de proliferação.

Acerca dos cuidados nos períodos pré e pós-operatório de tumores sólidos em pacientes pediátricos, julgue os itens que se seguem.

O volume urinário deve ser monitorado no cuidado pósoperatório de tumores sólidos, atentando a valores superiores ao cálculo da superfície corporal da criança, nas 24 horas subsequentes, devido ao risco de hipervolemia e de choque cardíaco.

Acerca dos cuidados paliativos ao paciente pediátrico oncológico, julgue os itens subsequentes.

O controle da dor e dos problemas psicológicos, sociais e espirituais, visando melhorar a qualidade de vida possível para esse paciente e a sua família, é prioridade nos cuidados paliativos.

Julgue os próximos itens, que versam acerca da assistência de enfermagem ao paciente na clínica oncológica cirúrgica.

A fim de evitar o linfedema na paciente que realizou mastectomia com esvaziamento axilar, a enfermagem deve, após verificar a pressão arterial, realizar punção venosa no membro superior homolateral à cirurgia de mama.

De acordo com Pinczowski, o tratamento da neutropenia febril, que deve ser considerado urgência medica, é rotineiramente realizado em ambiente hospitalar, onde são utilizados serviços de enfermagem especializados e antibióticos de amplo espectro de forma empírica. A partir dessa assertiva, julgue os itens a seguir.

Neutropenia é o fator isolado mais importante para a predisposição a infecção em pessoas com câncer que estejam sob tratamento oncológico.

Acerca das complicações clínicas decorrentes da terapia antineoplásica, julgue os itens a seguir.

Os agentes hormonais inibem a síntese do RNA, diminuem o nível de estrogênio, podendo causar hipercalcemia, icterícia e retenção de sódio.

Com relação à pediatria oncológica e aos cuidados com a criança com dor, julgue os próximos itens.

A escala de faces é ferramenta importante na avaliação da dor em crianças, uma vez que é particularmente adaptada para ajudá-las a descreverem a dor.

Acerca da prevenção e do controle de infecções, julgue os próximos itens.

O padrão universal de prevenção e controle deve ser adotado por todos os profissionais da saúde envolvidos na assistência à criança dependendo do tipo de doença inicialmente diagnosticada.

A respeito dos tumores primários no cérebro, julgue os seguintes itens.

O tumor sólido rabdomiossarcoma é também classificado como sarcoma de partes moles.

A respeito dos tumores primários no cérebro, julgue os seguintes itens.

Com a descoberta da quimiossensibilidade dos tumores de Wilms, foi adotada a quimioterapia como forma de tratamento, não sendo mais indicado o tratamento por radioterapia em qualquer situação.

Julgue os próximos itens acerca da pressão arterial média (PAM) e pressão intracraniana (PIC).

O líquido cefalorraquidiano (LCR) constitui 10% do volume craniano, é produzido pelos plexos coróide dos ventrículos cerebrais em uma razão de 20 mL/h; sua absorção é igual à sua produção.

Considerando aspectos pré-analíticos de preparo, coleta e transporte de material para análises clínicas, julgue os itens a seguir.

Caso o paciente apresente uma fístula artério-venosa que tenha sido implantada há mais de 10 dias, a fístula deve ser utilizada como local preferencial para coleta de sangue.

Tão logo seja coletado, o sangue deve ser processado para a produção de hemocomponentes seguros para sua utilização, após solicitação médica, segundo normas técnicas devidamente regulamentadas na RDC n.° 153/2004. Julgue os itens subsequentes, acerca de hemocomponentes.

O plasma fresco congelado tem, a partir da data da doação, a validade de 24 meses, se for armazenado à temperatura de 20 ºC negativos.

A respeito dos tumores primários no cérebro, julgue os seguintes itens.

Os neuroblastomas são também chamados de nefroblastomas, apresentando-se como uma massa abdominal assintomática.

A busca incansável por medidas de prevenção e controle de infecção é uma rotina nas unidades de terapia intensiva (UTI). Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

A máscara e óculos devem ser usados como barreira de proteção, sendo mandatório o uso de aventais de tecidos ou impermeáveis, para reduzir o risco à exposição de patógenes hematogênicos.

A busca incansável por medidas de prevenção e controle de infecção é uma rotina nas unidades de terapia intensiva (UTI). Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

As razões fundamentais para o uso de luvas são proteger os funcionários da transmissão de microrganismos de um paciente para outro e reduzir o risco de transmissão dos microrganismos presentes nas mãos da equipe em procedimentos variados.

O controle hídrico em pacientes críticos é de suma importância para adequar sua demanda metabólica. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens.

A correção da hipovolemia visa manter a oferta de oxigênio aos tecidos, sobretudo pelo aumento do débito cardíaco e da pressão arterial.

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!