← Mais simulados

Simulado: Oficial Técnico de Inteligência - Ciência Política - ABIN - i - Questões

Simulado com Questões da Prova - Oficial Técnico de Inteligência - Ciência Política - ABIN - i. Ao Terminar de Resolver, Clique em Corrigir para ver o Gabarito.

4 resolveram
41% acertos
Difícil
0 gabaritaram
0 ótimo
0 bom
4 regular
0 péssimo
A respeito da evolução do sistema partidário brasileiro, julgue os itens a seguir. Uma das características do sistema partidário desenvolvido na vigência da Constituição Federal de 1988 é a tendência ao aumento do número de partidos com representantes na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.
Julgue os próximos itens, acerca de lobby e grupos de pressão. A continuidade ou intermitência das atividades e a dimensão da organização são critérios suficientes para se estabelecer a distinção entre grupos de pressão e partidos políticos.
Com relação ao liberalismo, julgue os itens que se seguem. Surgido com o objetivo de romper com a lógica política de antigos regimes, o liberalismo tem a defesa da propriedade como um de seus conceitos basilares.
Julgue os seguintes itens, a respeito de totalitarismo e suas origens. De acordo com Hannah Arendt, o totalitarismo destrói os grupos e as instituições que integram as relações privadas dos homens, não se limitando a isolá-los da vida pública.
No que se refere à representação política, julgue os itens seguintes. Nas últimas décadas, o pensamento feminista tornou-se elemento importante e inovador da teoria política: estabeleceu novos termos a partir dos quais é possível debater questões fundamentais sobre democracia, justiça e representação política.
A respeito da evolução do sistema partidário brasileiro, julgue os itens a seguir. O sistema de dois partidos que vigorou de 1965 a 1979 decorreu da proibição legal de criação de novos partidos.
Julgue os seguintes itens, a respeito de totalitarismo e suas origens. São elementos constitutivos do totalitarismo a ideologia totalitária, o partido único, o ditador pessoal e o uso massivo do terror.
A respeito da evolução do sistema partidário brasileiro, julgue os itens a seguir. O crescimento do Partido Republicano na década de 80 do século XIX, em razão de sua adesão à campanha abolicionista, constituiu um dos fatores de desestabilização da ordem imperial e contribuiu, dessa forma, para a proclamação da República em 1889.
Julgue os seguintes itens, a respeito de totalitarismo e suas origens. Todos os elementos constitutivos do totalitarismo que se manifestou no século XX podem ser encontrados em experiências históricas pré-modernas, como em determinados períodos do Império Romano, em alguns casos classificados como despotismo oriental e na ditadura religiosa de Calvino em Genebra.
Julgue os seguintes itens, a respeito de totalitarismo e suas origens. Os estudiosos do tema concordam que o conceito de totalitarismo seja aplicável apenas ao nazismo alemão, ao fascismo italiano e aos regimes comunistas implantados no século XX.
A respeito da evolução do sistema partidário brasileiro, julgue os itens a seguir. No período imperial, as principais divergências que opunham o Partido Liberal e o Partido Conservador tinham por objeto as liberdades civis, a participação política e a reforma social.
No que se refere à representação política, julgue os itens seguintes. Dentro da teoria da representação, a defesa de uma política de presença em vez de uma política de ideias busca evidenciar os problemas de exclusão política vividos por grupos minoritários nos espaços de representação política.
Com relação às instituições e aos processos decisórios em política externa, julgue os próximos itens. A participação do parlamento no processo decisório de política externa confere maior credibilidade para a ação externa do Estado, sobretudo nos Estados democráticos.
Com relação à formação dos Estados modernos e à ascensão do nacionalismo, julgue os itens subsequentes. A criação de estruturas burocráticas fortes e complexas consiste em uma das marcas caracterizadoras dos Estados modernos, tanto nos antigos regimes como nas sociedades constitucionais.

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.