← Mais simulados

Simulado: Técnico de Enfermagem - Enfermagem Clínica - INCA - ii

Simulados, Provas e Questões - Técnico de Enfermagem - Enfermagem Clínica - INCA - ii. Ao Terminar de Resolver o Teste, Clique em Corrigir para ver o Gabarito.

4 resolveram
26% acertos
Difícil
0 gabaritaram
0 ótimo
0 bom
3 regular
1 péssimo

Acerca da assistência de enfermagem nas cirurgias oncológicas e suas complicações, julgue os itens a seguir.

Os tumores malignos neurológicos são neoplasias invasivas e qualquer tentativa de removê-las causaria deficit neurológico irreversível. Os tumores do sistema nervoso central não se metastizam.

A respeito dos linfomas de Hodgkin e não Hodgkin (LNH), julgue os itens que se seguem.

A depleção linfocitária é o subtipo mais avançado do LNH e geralmente, está associada com estágios mais avançados (III e IV) e com a síndrome da imunodeficiência adquirida e ocorre em 5% dos casos, em idades 5 a 10 anos.

De acordo com Pinczowski, o tratamento da neutropenia febril, que deve ser considerado urgência medica, é rotineiramente realizado em ambiente hospitalar, onde são utilizados serviços de enfermagem especializados e antibióticos de amplo espectro de forma empírica. A partir dessa assertiva, julgue os itens a seguir.

Neutropenia febril é um efeito colateral inesperado em pacientes que estão recebendo radioterapia antiálgica em coluna vertebral e bacia, sem quimioterapia pregressa.

Julgue os próximos itens, relativos a medidas para se evitar o risco ocupacional durante manuseio de quimioterápicos.

Todo material contaminado, como roupas de cama, vestimentas do paciente, toalhas e roupas de uso pessoal devem ser manipulados com luvas de procedimento e acondicionado em saco plástico com o símbolo de material contaminante.

Tão logo seja coletado, o sangue deve ser processado para a produção de hemocomponentes seguros para sua utilização, após solicitação médica, segundo normas técnicas devidamente regulamentadas na RDC n.° 153/2004. Julgue os itens subsequentes, acerca de hemocomponentes.

O concentrado de plaquetas é uma suspensão de plaquetas em plasma, preparado mediante a centrifugação de uma unidade de sangue total, coletada em tempo não superior a 15 minutos. Esse concentrado pode, também, ser obtido por aférese.

Considerando que o transporte intra-hospitalar ou extra-hospitalar de pacientes, principalmente daqueles em estado crítico, expõe esses pacientes a vários riscos, julgue os itens seguintes.

O transporte extra-hospitalar é realizado sempre que houver a necessidade de recursos humanos, diagnósticos, terapêuticos e de suporte avançado de vida que não estejam presentes no local onde se encontra o paciente.

Um senhor de 71 anos de idade, com diagnóstico de tumor gástrico avançado, foi gastrectomizado parcialmente e possui uma gastrojejunostomia. Há três semanas, ele vem apresentando anorexia progressiva e perda de peso importante. Além disso, ele tem uma escara de decúbito em região do calcâneo direito.

O plano de cuidados ao paciente acima deve incluir

a pesagem diária, cuidados com jejunostomia, verificação de sinais vitais a cada 4 horas, encorajamento à verbalização de sentimentos sobre seu diagnóstico e prognóstico.

A respeito de quimioterapia, julgue os itens que se seguem.

São considerados critérios para a avaliação da resposta na terapêutica radiológica e quimioterápica: resposta parcial, semiparcial, recaída, representadas em porcentagem de redução do tumor.

Julgue os próximos itens, relativos às complicações médicas mais comuns em oncologia.

Síndrome da lise tumoral é uma emergência oncológica causada por destruição de células tumorais após quimioterapia ou radioterapia.

Com relação à neutropenia e à plaquetopenia, julgue os itens seguintes.

A administração de fatores de crescimento, como o G-CSF, é importante na neutropenia, mesmo quando ela é causada pela ação das drogas citotóxicas ou não.

No atendimento a um paciente com quadro de sonolência excessiva, hipotensão grave, sudorese e taquipneia, sem sinais visíveis de sangramento, deve-se

manter o paciente sob vigilância, chamar imediatamente o enfermeiro responsável e aguardar equipe médica para primeiros procedimentos.

Um senhor de 71 anos de idade, com diagnóstico de tumor gástrico avançado, foi gastrectomizado parcialmente e possui uma gastrojejunostomia. Há três semanas, ele vem apresentando anorexia progressiva e perda de peso importante. Além disso, ele tem uma escara de decúbito em região do calcâneo direito.

O plano de cuidados ao paciente acima deve incluir

a identificação das necessidades do paciente, oferecendo-lhe ajuda e estabelecendo comunicação efetiva com ele e com os demais cuidadores.

Com relação à neutropenia e à plaquetopenia, julgue os itens seguintes.

A avaliação dos exames laboratoriais é necessária para pacientes com quadro de trombocitopenia, devido ao risco de trombose arterial e venosa.

Denomina-se nadir o período pós-quimioterapia em que o número de leucócitos é o mais baixo, o qual se verifica entre 7 e 14 dias pós-quimioterapia. Pacientes neutropênicos tendem a ter infecções mais severas e frequentes, principalmente se o nadir persistir por mais de 10 dias. Nesse período,

deve-se avaliar o paciente à procura de sinais de infecção e caso esta esteja presente, deve-se combatê-la mediante a administração de drogas por meio de cateter, sob a estrita observância da técnica asséptica pertinente.

Acerca da humanização e da assistência de enfermagem ao paciente crítico, julgue os itens a seguir.

É premissa básica que a busca da humanização não deve comprometer a segurança do paciente nem transpor as barreiras éticas e legais.

As doenças cardiovasculares continuam sendo a principal causa de mortalidade no Brasil. Acerca da parada cardiorrespiratória e de recomendações pertinentes, julgue os próximos itens.

Normalmente, a primeira medicação a ser utilizada em qualquer modalidade de parada cardiorrespiratória é a epinefrina na dose de 1 mg a cada 5 minutos em bólus EV, seguida de 20 mL de solução fisiológica, no limite máximo de 10 ampolas.

A respeito dos tumores primários no cérebro, julgue os seguintes itens.

A capacidade de infiltração local, nas partes sólidas pelo plano muscular, pela fáscia, e por linfonodos regionais e metatásticos é característica do rabdomiosarcoma.

Considerando que o transporte intra-hospitalar ou extra-hospitalar de pacientes, principalmente daqueles em estado crítico, expõe esses pacientes a vários riscos, julgue os itens seguintes.

No transporte terrestre de ambulâncias, os pés do paciente devem estar voltados para a frente da ambulância, pois a aceleração brusca do veículo pode causar hipertensão e aumento da pressão venosa central no paciente.

Com relação ao atendimento ao candidato para doação sanguínea, julgue os itens a seguir.

Um homem, de 65 anos de idade, hipertenso, que, no atendimento, apresente pressão arterial sistólica de 140 mmHg e diastólica de 90 mmHg, em uso de captopril, pode realizar a doação.

A respeito da coleta de hemocomponentes, julgue os itens a seguir.

Uma das complicações da coleta é a punção arterial acidental, porém, se acontecer, é permitido continuar a coleta, desde que o profissional coletor permaneça ao lado do paciente, pois esta acontecerá em um período curto devido à velocidade do fluxo sanguíneo arterial.

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!